Buscar

PCC 1

Prévia do material em texto

PCC 1º PERIODO
Matemática
A matemática é a ciência dedutiva que se dedica ao estudo das propriedades das entidades abstratas e das suas relações. Isto significa que a matemática trabalha com números, símbolos, figuras geométricas, etc. A partir de axiomas e seguindo raciocínios lógicos, a matemática analisa estruturas, magnitudes/grandezas e vínculos das entidades abstratas. Isto permite, uma vez detectados certos padrões, formular conjecturas e estabelecer definições às quais se chegam por dedução.
A matemática trabalha com quantidades (números) mas também com construções abstratas não quantitativas. A sua finalidade é prática, uma vez que as abstrações e os raciocínios lógicos podem aplicar-se em modelos que permitem desenvolver cálculos, contas e medições com relação física.
Pode-se dizer que quase todas as atividades humanas têm algum tipo de relação com a matemática. Esses vínculos podem ser evidentes, como no caso da engenharia, ou ser menos relevantes, como na medicina ou na música.
A falta de interesse dos alunos é um fator significativo na vida do professor, uma vez que há uma barreira muito grande de se expressar o conteúdo, uma sugestão é 
levar o calculo matemático a maior proximidade da realidade dos alunos. Fazer dela um pensamento mais pratico do que abstrato. Algo que possam comparar com a realidade vivenciada por eles. 
HISTORIA DA MATEMÁTICA
Evolução da matemática como processo sócio-cultural - Consideramos importante que o futuro professor entenda a evolução da matemática como parte de um processo sócio-cultural, entendendo como a matemática está ligada à cultura humana. Para que a matemática escolar seja compreendida como resultado da ação humana de entender e explicar o mundo e suas experiências nele, o ensino da matemática nas escolas teria que enfatizar a natureza contextual da disciplina. Para propiciar aos seus alunos experiências de natureza contextual, o professor deve entender a evolução da matemática dessa maneira. Exemplos de contextos históricos, acessíveis aos alunos, que motivaram a construção matemática incluem a divisão de terras, o pagamento de taxas, a divisão de pão, a construção de obras (incluindo altares religiosos), dentre muitos outros. 
Professores que têm uma perspectiva histórica da evolução da matemática como processo de construção humana, são capazes de utilizar a experiência e a realidade cultural dos seus alunos para escolher problemas motivadores e contextuais. Trabalham a proposta etnomatemática conforme sugerida por D’Ambrosio (1985, 1990, 1993, 1995, 1999ª, 1999b). Também são esses os professores que se utilizam da matemática como instrumento para desenvolver uma crítica às injustiças sociais (Frankenstein, s/d, 1987, 1989, 1991, 1995; Gutstein, 2001, 2002, 2003; Knijnik,1996; Monteiro, 1998), utilizando problemas cotidianos para incentivar a construção de conhecimento matemático dos alunos, simulando com eles o processo histórico de construção de conhecimento pela humanidade.
INFORMÁTICA
A disciplina informática, tem a função de ensinar as partes de um computador e suas funções, conhecer o funcionamento de um sistema operacional e saber como são classificados os diversos tipos de softwares existentes; utilizar as terminologias de internet e segurança da informação; usar os softwares do pacote Microsoft Office 2007, revelando os aspectos básicos dessas ferramentas, para uso profissional e acadêmico; habilitar o aluno a formular um método para solução de um problema numérico e de matemática financeira de forma que esse método possa ser implementado em planilha de cálculo. Enquanto aluno, posso utilizar diversos aplicativos e jogos para raciocino lógico e questões básicas e avançadas da matemática, enquanto professor, auxiliar aos alunos a utilização dos recursos disponíveis para essa finalidade.
HOMEM E SOCIEDADE
Esta disciplina tem como eixo a compreensão da cultura como construtora do comportamento coletivo humano, vista através da antropologia. Confrontar o conhecimento da ciência antropológica com idéias comuns do dia-a-dia. A antropologia nos mostra o quanto somos produto do meio em que se vive, tomando consciência disso pode-se definir um novo comportamento, com novos valores. Desde o surgimento da espécie humana no planeta, tem-se observado o quão surpreendente é sua capacidade de inteligência, de organização social e adaptação a diferentes ambientes naturais. Nesta disciplina se estuda a natureza humana, cultura e processos de socialização. 
INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOS
Interpretação e produção de textos serve para você, aluno, exercitar o uso da língua e de outras linguagens de forma mais consciente tanto no curso, quanto no dia-a-dia. A proposta é, apresentar o que é leitura, como ler, as estratégias usadas antes, durante e pós-leitura. Levar a produção de uma escrita objetiva e lúcida, expressando-se. É abordada na disciplina, a importância da leitura como fonte de conhecimento e participação na sociedade. Diferentes linguagens como verbal e não verbal, formal e informal. Noções de textos como: descritivo, narrativo, argumentativo, expositivo, opinativo e injuntivo. Aborda ainda, gêneros discursivos, complemento gramatical,e escrita e produção criativa e acadêmica, como intuito de fazer o aluno conhecer bem a escrita ao final do curso.

Continue navegando