Buscar

ptg desenvolvimento! Anhanguera

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ser professor de educação física é promover a prática de esportes no meio escolar. É compartilhar o conhecimento adquirido através de anos de estudos. É escolher a humanização através do respeito e da educação. É comemorar diariamente por cada conquista alcançada pelos seus alunos. 
Muito mais que transmitir um conhecimento, o professor tem o importante papel de educar a criança, preparando-a para os desafios que encontrará no dia a dia e ensinando-a pensar e questionar o mundo ao seu redor. O professor tem como ferramentas diárias da profissão o ato de educar e instruir. É instruindo que o professor transmite o conhecimento ao aluno que, ao ser educado, aprende a utilizar esse conhecimento da melhor maneira, preparando-lhe para o mundo externo. 
Tornar-se um professor exige muito esforço, conhecimento, comprometimento e amor pelo trabalho docente, além de estar preparado para conviver com diversos obstáculos que a educação do nosso país enfrenta diariamente. 
No Brasil, a profissão de docente registrou um crescimento no número de profissionais nos últimos anos. O motivo foram os esforços do governo de oferecer e dar o direito de acesso gratuito à educação para todos. Ao passo que, em 1950 apenas 36,2% das crianças de 7 a 14 anos tinham acesso à escola, e já em 1990 esse índice subiu para 88%. A partir de 1986, a educação no Brasil se transformou com a garantia da universalização do Ensino Fundamental, ocorrendo uma demanda muito grande por profissionais qualificados devido ao grande número de crianças acessando a escola. Atualmente, os índices de atendimento na Educação Infantil, de 6 a 14 anos, chegam a 98,5%. 
Porém, os investimentos na área da educação pública não acompanharam o seu crescimento, criando um ambiente de pouca valorização ao professor, causando preocupação na qualidade do ensino e criando desmotivação nos profissionais da educação. 
Atualmente, o professor enfrenta diversos desafios, além da desvalorização salarial, que dificultam a sua docência em sala de aula. O ritmo acelerado da sociedade, a grande quantidade de informações, o acesso a diversas tecnologias e as mudanças diárias que acontecem no mundo, faz com que os professores precisem absorver toda essa informação e já converter em práticas para seus alunos, demandando tempo dentro e fora da escola. 
Outra questão desfavorável nos dias de hoje, é a pequena participação das famílias na educação de suas crianças, fazendo com que, muitas vezes, além de ser professor, o educador precise ocupar um papel a mais na sua profissão, aconselhando crianças em questões psicológicas e identificando problemas familiares. E junto a um mundo cheio de atrações acessíveis na palma de nossas mãos, faz com que o interesse do aluno pelas aulas vá diminuindo cada vez mais. Criando ambientes desfavoráveis ao ensino, sem interesse por ambos os lados.
Somado a esses obstáculos, o professor de Educação Física, que ainda vê a sua matéria sendo pouco valorizada, vem tentando mostrar que a suas aulas não se dão apenas em torno das bolas de futebol, basquete, vôlei, etc., é uma das matérias que mais apresenta aspectos preventivos, em relação à saúde e o bem-estar, auxiliando o aluno em seu saber corporal. 
As aulas de Educação Física também são vistas como um momento de escape pelos alunos, que hoje em dia, em um mundo tão acelerado, não encontram tempo para realmente ficarem longe da tecnologia e das ondas de informações. Assim, nas aulas de Educação Física o professor deve criar um momento de bem-estar com os alunos, com atividades de descontração, brincadeiras, permitindo assim uma maior socialização entre eles. 
O professor vai precisar de tempo para conhecer melhor seus alunos, criar uma parceria com eles, podendo assim ministrar suas aulas com maior qualidade de ensino.
A agenda escolar também é um fator muito importante para obter qualidade de ensino e uma melhor atuação na área, o professor de Educação Física deve estar sempre atento ao calendário escolar, pois é ele que mostra a quantidade de horas dos professores de cada matéria, as avaliações, cursos, feriados, as férias, períodos em que o ano se divide, os dias letivos, as atividades extracurriculares (como campeonatos interclasse, festa junina, entre outros) e as atividades pedagógicas (como trabalho coletivo na escola, conselho de classe e paradas pedagógicas), deve também preparar suas aulas, diários, avaliações, atividades didáticas, práticas, acompanhar e avaliar o projeto político-pedagógico em ação, o docente deve também estar sempre atualizado.
Para Gasparin (2011), torna-se necessário que professores sejam capacitados a fim de que compreendam que intrínseca relação teoria e prática. “O trabalho de todo o processo educativo apresenta-se como um grande instrumento na transformação de um indivíduo mais autônomo e humano” (GASPARIN, 2011, p.122).
Portanto, mais do que nunca, o professor deve se atualizar, participando de cursos e palestras de formação continuada direcionados à sua área, seja para aprimorar os saberes adquiridos ou para superar as lacunas que normalmente ficam durante o processo de formação inicial.
 Esperamos um futuro com professores sempre aptos a proporcionar ensino de qualidade e competência para nossos jovens, é preciso garantir que o processo de aprendizado seja completo, universalizado e moderno, transformando cada aluno em um potencial transformador social e, por que não, futuros líderes que valorizarão o setor de educação como pilar básico da sociedade.
 Esperamos que os futuros professores sejam mais valorizados e respeitados dentro das escolas, é evidente que em nosso país é preciso de soluções que vão além da retórica e discurso inflamado, é preciso repensar como será a escola do futuro, um futuro onde haja condições dignas de ensino, escolas com infraestrutura adequada, professores qualificados e motivados para uma melhor formação dos nossos alunos.
 Algumas medidas já sinalizadas em alguns estudos para um futuro melhor na educação:
- Estimular a escolha pelo magistério, com concessão de bolsas para licenciados.
- Reformulação da jornada de trabalho dos professores.
- Planos de carreira com piso digno.
 Algumas dessas propostas já são iniciativas oficiais, muitas são bandeiras de movimentos pela melhoria da educação, porém nenhuma se transformou em política de estado.
 Uma reflexão sobre os problemas enfrentados pelos professores em ação, no seu dia-a-dia, significa estar observando e, também, participando desta ação. Isto quer dizer que os alunos em formação devem ter oportunidades, as mais frequentes possíveis, de travar contato efetivo com os professores nos seus atos profissionais diários. Não para julgar os professores, segundo teorias preconcebidas, mas, sim, para tentar colocar-se no lugar deles, e, a partir daí, tecer suas considerações e representações a respeito das práticas pedagógicas, para assim se sentirem mais preparados e confiantes em sua nova jornada. 
 Os alunos de Licenciatura que logo serão os novos professores, devem estar preparados para trabalharem em equipe, pois precisaram construir uma relação agradável tanto com seus alunos e pais, como também com seus colegas docentes., precisaram ser criativos para manter seus alunos focados e participativos para um melhor rendimento escolar e também precisam estar preparados para se dedicarem ao máximo para uma melhor formação de outros novos profissionais da área.

Continue navegando