Buscar

AD1 - GESTÃO 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
Nome: Cristiane de Oliveira Vieira
Matrícula: 17112080352
Polo: Petrópolis
AD1 – 2ª ATIVIDADE – ESTUDO DE CASO
Análise de Estudo de Caso
	Observe algumas situações no cotidiano escolar que são desafios à ação do Coordenador Pedagógico.
	Escolha dois para analisar a partir da mídia TV PUC/SP, analisando as práticas dos Pedagogos baseados nos argumentos das entrevistas.
b) O uso do celular pelos alunos na escola durante as aulas está regulamento pelo regimento interno da prefeitura do Rio de Janeiro, mas os alunos estão constantemente desrespeitando a regra de não usá-lo na sala de aula. O sumiço destes aparelhos no interior da escola nos desvia do trabalho pedagógico, bem como potencializa outros problemas como o bullying cibernético, o assédio moral e a evasão escolar. Este é um desafio da equipe gestora. Ela tem buscado a parceria do grêmio e do Conselho Escola Comunidade para construção de um projeto para dar conta desse problema.
O coordenador pedagógico tem a tarefa de ter uma relação escola-família e é um articulador da instituição escolar, articulador, também, do projeto político-pedagógico enraizando-o na escola. Com isso, a equipe gestora é a função de cuidar das questões do ensino-aprendizagem trabalhando com os professores melhorando o processo do ensino-aprendizagem, fazendo com que os alunos aprendam os conteúdos que lhes são disponibilizados. As questões disciplinares, como podemos verificar no relato acima, com o uso dos celulares, estão juntas com as questões pedagógicas, por isso, deve-se criar estratégias e projetos, para que haja melhoria e, para isso, é preciso que exista a participação de todos os membros da instituição. Quando a questão disciplinar é tratada por um coletivo, o resultado pode ocorrer de forma eficaz. O coordenador, por ser o grande articulador da escola, pode trabalhar com frentes e projetos para, assim, minimizar o mal comportamento dos alunos.
d) Alguns pais da turma 1401 estão insatisfeitos com o trabalho da professora. Eles reclamaram comigo, coordenadora pedagógica, a ausência do ensino de gramática, como exercícios sobre verbo e classe gramaticais; na matemática, reclamam que os exercícios são insuficientes e precisam de mais problemas. Neste encontro, apresentei o currículo da rede municipal, nosso projeto pedagógico, nossa prioridade pelo trabalho com letramento e estrutura textual, assim como os descritores bimestrais. Marcamos outro encontro na próxima semana com a docente para que abordássemos com ela as demandas dos pais e como temos construído o processo ensino-aprendizagem.
Como foi dito no comentário acima, o coordenador pedagógico tem a tarefa de ter uma relação escola-família e é um articulador da instituição escolar, articulador, também, do projeto político-pedagógico enraizando-o na escola. Ele é quem vai articular com os familiares sobre essas questões, mostrando, como está no relato acima, o projeto político-pedagógico para que eles possam entender o que os seus filhos estão aprendendo e o que aprenderão. É o coordenador que vai organizar uma reunião com os pais para conversar e discutir sobre os questionamentos que eles têm sobre suas insatisfações no trabalho da professora. Nessa reunião será possível compreender o que os pais esperam da instituição e expor o que a instituição constrói no processo de ensino-aprendizagem.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais