Buscar

trabalho Circuitos elétricos

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL 
DO OESTE DO PARANÁ
GRADUAÇÃO EM QUÍMICA
 Física Geral III – 2° ano
KENNDROA VOLNES DE ARAUJO OKAMURA
Resumo de circuitos em série e paralelo
Pesquisa apresentada na disciplina de Física Geral III da Universidade Estadual do Oeste do Paraná como parte da avaliação do 2° bimestre, sob a supervisão da Prof.ª Pós-Dr. Graciele Berndt.
Toledo – Paraná
		Novembro de 2017
Circuitos elétricos 
A palavra circuito nos remete a um caminho fechado onde o fim é também o começo. O termo circuito elétrico é explicado como sendo um ou mais caminhos fechado em que se percorre a corrente elétrica, simples assim como parece. Mas é necessário entender outros elementos presentes em um circuito elétrico. 
Todo circuito elétrico funcional é composto por uma fonte de tensão, podendo ser uma tomada, uma bateria, uma pilha, uma associação de varias pilhas ou qualquer outra fonte onde haja uma diferença de potencial elétrico. O segundo elemento de um circuito é uma carga que irá consumir energia elétrica e transforma-la em energia utilizável para o ser humano, podendo ser uma lâmpada, um resistor, um motor etc. Por último; condutores elétricos (cabos elétricos) que conduzam esta corrente elétrica entre a fonte que a produz e a carga que a consome.
Para complementar o circuito, podem ser colocados adicionalmente componentes de controle e comando das cargas, como, por exemplo; um interruptor para ligar e desligar a lâmpada deste circuito.
Componentes fundamentais do circuito elétrico
Circuitos são sistemas compostos de componentes elétricos, onde os sinais observados (incluindo-se as entradas e as saídas) são tensões e correntes.
CIRCUITO ELÉTRICO
Vamos definir um circuito elétrico como sendo uma interconexão de componentes elétricos onde circulam cargas elétricas. Para entender o conceito de carga elétrica, vamos recorrer à teoria atômica clássica em que um átomo é constituído de um núcleo, carregado positivamente (cargas positivas), e de elétrons que orbitam ao seu redor e são carregados negativamente (cargas negativas). De acordo com a teoria atômica, sempre que uma carga elétrica se movimenta há a liberação ou absorção de energia pela mesma. A carga elétrica é medida em coulombs (C), sendo que a carga de um elétron corresponde a 1,602 x 10-19 C. Na análise de circuitos elétricos, iremos considerar sempre as carga elétricas negativas. Ao movimento de tais cargas ao longo do circuito elétrico, dá-se o nome de corrente elétrica, que matematicamente é definida como sendo:
 i (t)= 
Na equação i(t) é a corrente elétrica e q(t) é a carga elétrica. A unidade de corrente elétrica é o ampère, sendo que 1 A corresponde a 1 coulomb por segundo (1 C/s).
Circuito elétrico é um circuito fechado. Ele começa e termina no mesmo ponto e é formado por vários elementos que se ligam e, assim, tornam possível a passagem da corrente elétrica. É um conjunto formado por um gerador elétrico, um condutor em circuito fechado e um elemento capaz de utilizar a energia produzida pelo gerador. 
Circuito série e paralelo.
O circuito descrito acima, configura um circuito simples de apenas uma carga, mas caso seja necessária a ligação de mais de uma carga estas podem ser configuradas de duas maneiras, a primeira em série e a segunda em paralelo.
Quando as cargas estão em série a corrente elétrica não terá nenhuma divisão pois somente haverá um caminho para que a mesma percorra. Caso as cargas estejam em paralelo, haverá um ponto no circuito onde a corrente elétrica irá ser dividida pois haverá mais de uma caminho para ela percorrer. Veja a figura abaixo:

Continue navegando