Buscar

Roteiro de Estudos Periodontia UFPR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Anatomia do periodonto
01 Em qual momento da ontogênese ocorre a formação do periodonto de sustentação?
Durante o estágio de capuz as células ectomesenquimais formam o órgão dental que contem folículo dentário, o qual, origina os tecidos periodontais de suporte
01a Qual a principal função do periodonto?
Inserir o dente no tecido ósseo dos maxilares e manter a integridade da superfície da mucosa mastigatória da cavidade oral
02 Qual a importância da lâmina reticular epitelial de Hertwig para formação do cemento radicular?
após a desintegração da bainha epitelial de Hertwig as células indiferenciadas do folículo dental entram em contato com a superfície dentinária recém-formada da raiz, induzindo essas células a se diferenciarem em cementoblastos.
03 Diferencie o epitélio oral do epitélio juncional.
O epitélio oral é pavimentoso estratificado ceratinizado tem função protetora que a crista e a superfície externa da gengiva marginal e a superfície da gengiva inserida. O epitélio juncional consiste em uma faixa de epitélio escamoso estratificado não queratinizado firmemente aderido à superfície dental.
04 Qual o mecanismo de relação entre o epitélio juncional e o esmalte dentário?
O epitélio juncional é uma estrutura especializada que forma uma barreira na superfície do dente que prevenir a colonização pelo biofilme bacteriano patogênico, A quebra dessa barreia é um dos primeiros processos que ocorre durante o desenvolvimento da doença periodontal.
05 Explique a interface entre o epitélio oral e lâmina própria.
A lâmina própria é o tecido conjuntivo da gengiva ela é dividia em duas camadas uma delas é a papilar que esta subjacente ao epitélio oral e forma projeções papilares entre as cristas epiteliais.
06 Quais os principais grupos de fatores de fibras colágenas no tecido conjuntivo?
Circulares, Dentogengivais, Dentoperiósteas, Transeptais 
07 Quais os principais grupos de feixes de fibras colágenas do ligamento periodontal?
Fibras da crista alveolar, Fibras horizontais, Fibras oblíquas, Fibras apicais 
08 O que são restos epiteliais de malassez?
São células da desintegração da bainha epitelial de Hertwig que estão no ligamento periodontal, essas células podem tornar-se císticos.
09 O que são fibras de Sharpey e onde se inserem?
São os feixes de fibras colágenas atravessam toda a extensão do espaço periodontal o que aumenta a resistência do ligamento. Estão inseridas nos tecidos duros do periodonto no interior do cemento e do osso.
10 Para realizar o tratamento periodontal do dente 36 quais os nervos devem ser anestesiados?
Nervo Lingual e Nervo Bucal para os tecidos moles caso o paciente apresente dor no dente deve ser feito o bloqueio do Nervo Alveolar inferior direito 
Microbiologia das doenças periodontais
01 O que é biofilme dental como se forma?
É uma comunidades de microrganismos altamente organizadas em matriz orgânica acelular. O Biofilme se forma através mecanismos de aderência dos microrganismos à película adquirida bem como de co-adesão microbiana entre espécies semelhantes ou diferentes mediadas por glicoproteínas salivares e receptores de superfície celular. Esses processos são responsáveis pela sucessão bacteriana, gerando ambientes favoráveis à colonização por bactérias patogênicas.
02 Quais os microrganismos que foram considerados potenciais patogênicos periodontais no simpósio mundial de periodontia 1996?
(Aa) Aggregstibacter actinomycetermcomitans, (Pg) Porphyromonas gingivalis, (Tf) Tannerela forsythia.
03 Cite as características e fatores de virulência do Aggregstibacter actinomycetermcomitans.
A (Aa) Gram-negativa, anaeróbica é capaz de invadir os tecidos moles e recolonizar a bolsa periodontal após a raspagem e alisamento radicular. seus fatores de virulência são leucotoxina, lipopolissacarídeos, bacteriocinas e secreção de vesículas membranosas.
04 Cite as características e fatores de virulência do Porphyromonas gingivalis.
A (Pg) bacilo Gram-negativa é uma bactéria anaeróbia presente em diversas formas de doença periodontal. Os factores de virulência são fímbrias, lipopolissacarídeo, produção de toxinas que invasão e destruição dos tecidos.
05 Cite as características e fatores de virulência da Tannerella forsythia.
A (Tf) Bastonete Pleomórfico Gram-negativa, anaeróbica capacidade de manter-se em sítios subgengivais. Os factores de virulência são atividade proteolítica expressão de citocinas pró-inflamatórias, quimiocinas.
06 Explique o complexo microbiano de Socransky.
É um Diagrama de associação entre as espécies subgengivais. Foi utilizado técnicas de análise de
conjunto e de ordem comunitária para demonstrar a presença de seis grupos microbianos específicos e relacionados na placa dental. Divididos em complexo amarelo, verde, roxo que são os colonizadores primários os Complexos laranja, vermelho são principais agentes etiológicosdas doenças periodontais.
07 Qual a mudança no perfil bacteriano da saúde para doença periodontal?
A composição e concentrações da microbiota subgengival está relacionada com a saúde e doença, a alta prevalência, contagens e proporções das espécies do complexo microbiano vermelho provoca a periodontite crônica.
Imunologia das doenças periodontais
01 Qual a condição essencial para o tecido poder desenvolver processo inflamatório?
Lesão tecidual ou infecção de microrganismos patógenos.
02 Qual a primeira linha de defesa do organismo no combate do agente agressor?
Imunidade Inata. É a primeira linha de defesa do organismo, com a qual ele já nasce. É uma resposta rápida, não específica e limitada aos estímulos estranhos ao corpo. É representada por barreiras físicas, químicas e biológicas, células e moléculas, presentes em todos os indivíduos.
02a Quais as células da Imunidade inata e suas funções?
Macrófagos estão presentes no tecido conjuntivo, ricos em lisossomas, que fagocitam elementos estranhos ao corpo. 
Neutrófilo são fagócitos capazes de emitirem prolongamentos citoplasmáticos que envolvem partículas estranhas, que são digeridas por enzimas presentes nos vacúolos celulares.
Natural Killer Cell NK são citotóxicas, ou seja, identificam as células que exibem um sinal de mal funcionamento e as destroem.
Eosinófilos: aumentam a resposta inflamatória; liberam histamina promove a morte de parasitas.
Mastócitos: liberação de grânulos como a histamina que provocar a vasodilatação e consequentemente o extravasamento de plasma, resultando em um acúmulo de líquido na região formando edema.
03 Explique o processo de migração de neutrófilos do interior do vaso até o local do agente agressor?
Os macrófagos estimulados pelos indutores da resposta inflamatória produzem citocinas, como TNF-α e IL-1, as quais induzem as células endoteliais das vênulas endoteliais a expressarem selectinas, ligantes para integrinas e quimiocinas. As selectinas medeiam a adesão fraca dos neutrófilos, as integrinas promovem a adesão forte e as quimiocinas ativam e estimulam a migração dos neutrófilos para o foco inflamatório.
04 Qual a diferença básica entre macrófagos é neutrófilos na função fagocitaria?
Os macrófagos têm altíssimo poder fagocitário, essas células fagocitam restos celulares, células mortas, proteínas estranhas por outro lado os Neutrófilos têm como principal função fagocitar bactérias e outros microrganismos que invadem nosso corpo.
05 Quais as vantagens do extravasamento plasmático para o local do agente agressor na resolução ou continuidade do processo inflamatório?
Diluição do agente agressor, dar mobilidade necessária para as células de defesa fazerem fagocitose, pressão tecidual que tem função de drenar as células pelos vasos linfáticos
06 O que são células apresentadoras de antígenos, Cite exemplos?
APC têm uma habilidade de internalizar e processar antígenos. Células de Langerhans, macrófagos e células dendríticas são APC profissionais e contribuem para o reconhecimento do antígeno e uma resposta precoce dos mecanismos de defesa do hospedeiro.07 Quais as possíveis diferenciações de um linfócitos Th0? Do que eles dependem?
Th1 ou Th2. O linfócito TH0 naive produz primariamente a IL-2, e para que ocorra a diferenciação são necessários citocinas circulantes no meio IL-12 IL4 para Th1 ou Th2 respectivamente. 
08 Cite quatro fatores defensivos da gengiva para evitar doença periodontal.
Integridade dos tecidos, Fluido gengival, Imunidade Inata, Imunidade adaptativa, 
09 O que são Metaloproteinases da Matriz?
MMPs são endopeptidases ensimas dependentes de zinco que são capazes de degradar os componentes da matriz extracelular (MEC) e colágeno. Elas têm relação com a remodelação tanto normal quanto patológica dos tecidos e diferem em algumas das especificidades de seus substratos.
10 Quais as quatro formas de lesão periodontal descrita por Page & Schroeder 1976?
As formas são: Inicial, Precoce, Estabelecida e Avançada. As lesões inicial e precoce buscaram caracterizar a histopatologia da gengiva clinicamente normal e estágios iniciais da gengivite. A lesão estabelecida destacou a gengivite crônica e a lesão avançada reflete a fase quando a gengivite progride para a periodontite associada com perdas de inserção e óssea.
Epidemiologia das doenças periodontais
01 Diferencie fator de risco indicadores de risco e fatores prognósticos.
O fator de risco é um fator ambiental, comportamental ou biológico que, se presente, aumenta diretamente a probabilidade de ocorrência de uma doença. Os indicadores de risco são fatores de risco prováveis ou putativos que têm sido identificados em estudos transversais, mas não são confirmados em estudos longitudinais. Os fatores prognósticos são características que predizem o resultado da doença, uma vez que a doença esteja presente.
02 Qual o critério é atualmente aceito para definir caso de doença periodontal destrutiva?
03 O que é, e qual o foco principal do índice periodontal de Russell Ramfjord?
O índice se baseia cada unidade dentária atribui-se uma nota segundo a ausência ou presença de sinais que indiquem alterações de normalidade. A média das notas atribuídas aos dentes representa a índice periodontal de Russell do indivíduo. Numa amostra, o índice é expresso pela média obtida dos índices individuais
04 Qual a prevalência de periodontite na população norte-americana de acordo por Eke et at 2015?
A prevalência ajustada que elimina os fatores de confundimento e 50% de casos, foi utilizada a definição de periodontite CDC AAP que leva em consideração a extinção da doença, ou seja número de sítios que apresentam uma determinada característica profundidade se sondagem e nível clinico de inserção.
05 Quais as etapas devem ser observadas para avaliação de fatores de risco de acordo com Black 1994?
06 O que são fatores de riscos putativos?
07 Cite 3 indicadores de riscos em periodontia?
Fatores genéticos relacionados ao processo inflamatório, Diabetes mellitus, Condições sistêmicas referentes ao uso de drogas que podem causar alterações periodontais 
 
08 Quais os mecanismos podem explicar que infecções periodontais leve a doenças ou complicações sistemáticas?
09 Qual a diferença entre prevalência e incidência?
A Prevalência define o número de pessoas de uma determinada população que tem uma doença ou condição durante um determinado período, Incidência a e referir ao número de novos casos surgidos em uma determinada população, num determinado intervalo de tempo.
10 descreva um desfecho real de um desfecho autógrafo?
Desfecho real é aquele que possui importância para o sujeito (Ex: perda de função, necessidade de extração), Sub-rogado é aquele que é importante para o pesquisador, mas com pouca importância para o sujeito (Ex: profundidade de sondagem) 
Fatores modificadores de resposta do hospedeiro
01 Quais os critérios para diagnóstico de diabetes mellitus através do exame complementar de sangue?
Elevados níveis de hemoglobina glicada
02 O que são AGEs Quais são as ações no organismo?
Produtos finais de glicolisação avançada, são moléculas mediadores das complicações diabéticas capazes de modificar, irreversivelmente, as propriedades químicas e funcionais das mais diversas estruturas biológicas aceleradamente no estado hiperglicêmico do diabetes.
03 O que se entende por relação bidirecional entre diabetes e periodontite?
O diabetes mellitus é uma doença de natureza crônica, que resulta de uma perturbação no metabolismo dos carboidratos em virtude de a insulina não exercer seus efeitos metabólicos. A doença
periodontal pode ser definida como um processo de infecção e inflamação que destrói os tecidos
de proteção e sustentação dos elementos dentários. O diabetes tem sido amplamente considerado
como um importante fator de risco para doenças periodontais, por sua vez, a periodontite dificulta
o controle do diabetes, sendo considerada a complicação oral mais importante do diabetes.
04 quais os mecanismos aumentam a suscetibilidade de fumantes nas doenças periodontais?
O tabagismo pode diminuir a defesa da gengiva por prejudicar o funcionamento de leucócitos nesse tecido, os fumantes frequentemente apresentam menores inflamação gengival e sangramento à sondagem que os pacientes não fumantes com a mesma quantidade de perda de inserção periodontal.
05 O que é Epúlide e por que pode-se formar especialmente durante a gestação?
Uma lesão fibrogranulomatosa e pedunculada pode, às vezes, desenvolver-se durante a gravidez, e denomina-se granuloma gravídico. É uma combinação da resposta vascular induzida pele aumento de hormônios como progesterona e efeitos estimuladores da matriz pelo estradiol contribui para o desenvolvimento do granuloma gravídico, geralmente em locais com gengivite preexistente.
06 Quais os principais efeitos do estrogênio e progesterona sobre os tecidos periodontais?
Os fatores hormonais que afetam o epitélio e aumentam a permeabilidade vascular podem contribuir para uma resposta exagerada à placa bacteriana

Outros materiais