Buscar

questoes de administrção

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Pergunta 1
“No processo de gestão, os administradores vêm cada vez mais procurando adotar em suas empresas estratégias diferenciadas de seus adversários com a finalidade de possibilitar sua longevidade no mercado. Para isso, no desenvolvimento de gestão e operacional são adotadas ferramentas estratégicas que contribuem para que as metas organizacionais sejam alcançadas.”
GOMES, E. L.; SILVA, W. A. C. Uma análise das ferramentas estratégicas e sua contribuição para a longevidade das empresas da região da grande BH. In: IX CONGRESSO VIRTUAL BRASILEIRO DE ADMINISTRAÇÃO. Anais Eletrônicos... Disponível em: <www.convibra.com.br/upload/paper/2012/32/2012_32_4783.pdf>. Acesso em: 11/08/2016.
 
A partir dessa informação e do conteúdo estudado no texto-base da disciplina, compreende-se que a integração de sistemas, o benchmarking, o custeio baseado em atividades e as iniciativas de qualidade são considerados os quatros fatores que compõem que tipo de ferramenta estratégica na cadeia de suprimentos? 
	
	a.
	Cadeia de Suprimentos.
	
	b.
	Reengenharia logística.
	
	c.
	Logística global.
	
	d.
	Logística integrada.
	
	e.
	Cadeias produtivas.
Pergunta 2
Leia com atenção o texto a seguir:
 
“A importância, sempre elevada, atribuída a esse processo baseia-se no fato de que muitas vezes essa é a única avaliação de serviço percebida pelos clientes da empresa distribuidora de bens. Com a gestão eficiente dos canais de distribuição, a percepção do valor agregado pela empresa pode ser maior ou menor, e contribuir significativamente para a retenção de clientes e o posicionamento da marca da empresa no mercado ante a concorrência”.
ARBACHE, F. S. Gestão de logística, distribuição e trade marketing. Rio de Janeiro: FGV, 2015.
 
Este trecho da obra contextualiza a grande importância de se realizar um processo de distribuição eficaz, pois isso refletirá diretamente no market share da empresa.
Com base nas informações expostas acima e no conteúdo da disciplina, sobre distribuição física é possível afirmar que:
 
I. O componente de composição de custo de um produto, denominado “custo de operação logística”, representa 35% de sua totalidade e 5% do custo direto de fabricação.
II. A administração de materiais compreende somente as operações de inbound e outbound por serem operações consideradas críticas, porém geradoras de melhorias processuais.
III. O Warehouse Management System (WMS) auxilia na maximização e gerenciamento de espaço em um armazém, podendo ser integrado ao ERP e sua implantação pode ser de alto custo para a organização.
IV. Uma das principais funções do MRP é manter níveis aceitáveis de estoque que possam gerar um nível de serviço elevado para as reduções de custo das operações.
 
Agora, assinale a alternativa que representa as afirmações corretas:
	
	a.
	Somente as afirmativas I e II estão corretas.
	
	b.
	Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
	
	c.
	Somente as afirmativas I e IV estão corretas.
	
	d.
	Somente as afirmativas III e IV estão corretas.
	
	e.
	Somente as afirmativas II e III estão corretas.
Pergunta 3
“Por outro lado, os elementos de integração tática se desenvolvem pela constante interação entre os parceiros nas tomadas de decisões conjuntas e no compartilhamento de informações e incentivos logísticos, o que permite aumentar a confiança, a flexibilidade na resolução de contingências e a dependência entre as partes.”
VIEIRA, J. G. V.; YOSHIZAKI, H. T. Y.; HO, L. L. Um estudo sobre colaboração logística entre indústria de bens de consumo e redes de varejo supermercadista.  Gestão Produção, São Carlos, v. 16, n. 4, p. 556-570, out./dez. 2009. Disponível em: <www.scielo.br/pdf/gp/v16n4/a06v16n4>. Acesso em: 19/07/2016.
 
O trecho do artigo relata o nível de integração tática da Gestão de Suprimentos e evidencia características para resolução de contingências.
Com base nessas informações e no conteúdo da disciplina, assinale a alternativa que corresponde ao que se diz respeito ao planejamento para contingências:
	
	a.
	Controle de diminuição de materiais obsoletos.
	
	b.
	Grande rotatividade de produtos.
	
	c.
	Aumento do estoque gradativo.
	
	d.
	Ocorrência de eventualidades.
	
	e.
	Diminuição do estoque virtual.
Pergunta 4
Leia atentamente o excerto a seguir:
 
“A competitividade no meio empresarial se apresenta no âmbito da cadeia de suprimentos, que havia sido negligenciada durante muito tempo. A adoção de sistemas de gestão mais modernos e a busca constante por processos mais eficientes tornaram-se fatores-chave de sucesso no ambiente empresarial.”
DI SERIO, L. C.; SAMPAIO, M.; PEREIRA, S. C. F. A evolução dos conceitos de logística: um estudo na cadeia automobilística no Brasil. RAI: revista de administração e inovação, São Paulo, v. 4, n. 1, p. 125-141, maio de 2007. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79076/83148>. Acesso em: 19/07/2016.
 
O trecho acima demonstra que a evolução da logística é um exemplo de competitividade, pois se torna mais estratégica do que operacional em relação à redução de custos e concorrência na cadeia de suprimentos. Com base nessas informações, analise as afirmativas abaixo e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas:
 
I. (  ) Aprimoramento da tecnologia da informação como fator de diferencial estratégico.
II. (  ) Todos os custos logísticos são conhecidos pelas empresas de pequeno a grande porte.
III. (  ) Foram desenvolvidos veículos capazes de realizar entregas sem restrições.
IV. (  ) Quanto maior o nível de serviço no atendimento das demandas, menor é o custo operacional.
 
Agora, assinale a alternativa correta:
	
	a.
	F, F, V, V.
	
	b.
	V, F, V, F.
	
	c.
	V, V, F, V.
	
	d.
	F, V, F, F.
	
	e.
	V, V, F, F.
0,2 pontos   
Pergunta 5
Leia atentamente o excerto a seguir:
“Gerenciamento da cadeia de suprimentos é um termo surgido mais recentemente e que capta a essência da logística integrada e inclusive a ultrapassa. O gerenciamento da cadeia de suprimentos destaca as interações logísticas entre as funções [...]”.
BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos/logística empresarial. 05. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006, p. 27.
 
O trecho apresentado acima se refere à área de logística que, no caso, comunica-se com diversas outras áreas dentro da organização para integrar atividades. Ela também possui funções que têm por objetivo melhorar a gestão dos processos. Para isso, o setor logístico realiza uma interface ligada diretamente a duas áreas distintas, consideradas principais nessa relação. De acordo com o texto-base da disciplina, assinale qual alternativa que corresponde a essas áreas:
	
	a.
	Publicidade e Engenharia.
	
	b.
	Contabilidade e Vendas.
	
	c.
	Financeiro e Compras.
	
	d.
	Diretoria e Recursos Humanos.
	
	e.
	Produção e Marketing.
0,2 pontos

Outros materiais