Buscar

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
As alternativas a seguir referem-se á distinção entre cultura e civilização. Leia e assinale a correta:
TODAS AS ALTERNATIVAS ANTERIORES ESTÃO CORRETAS.
As proposições a seguir se referem ao Renascimento. Analise-as: E assinale a alternativa correta:
APENAS A IV ESTÁ ERRADA, POIS, APESAR DAS GRANDES DESCOBERTAS DO RENASCIMENTO, NÃO FOI NESTE PERÍODO QUE ACONTECEU A INVENÇÃO DA MÁQUINA A VAPOR, NEM A RECOLUÇÃO INDUSTRIAL.
 
As proposições a seguir referem-se á educação da Grécia antiga, especialmente ao significado de educação cívica, presente no período arcaico, Analise-as com atenção: Assinale a alternativa correta:
APENAS A PROPOSIÇÃO I ESTÁ CORRETA 
NO PERÍODO ARCAICO OCORREM VÁRIAS MUDANÇAS NA VIDA POLÍTICA, SOCIAL, CULTURAL, E ECONÔMICA DOS GREGOS COM O DESENVOLCIMENTO DAS CHAMADAS CIDADES-ESTADO, AS POLIS QUE COLABORAM COM O ESTABELECIMENTO DA CHAMA EDUCAÇÃO CÍVICA OU SEJA, UMA EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA, CAPAZ DE FORMAR BONS CIDADÃOS COMPROMETIDOSS COM OS INTERESSES DE SUA SOCIEDADE
As proposições a seguir referem-se á educação na Grécia Antiga, especialmente ao significado de ‘’educação heroica ou cavalheiresca’’ presente no período homérico. Analise-as com atenção:
APENAS AS PROPOSIÇÕES I E IV ESTÃO CORRETAS 
I. A educação heroica ou cavalheiresca do Período Homérico tem sua origem e base em dois poemas épicos atribuídos a Homero: Ilíada e Odisseia. Ao tratar das venturas e desventuras dos heróis Aquiles e Ulisses, seus feitos de virtude, honra, superioridade, conquista dos objetivos, coragem, perseverança e cumprimento do dever, servem de modelo permanente para a juventude.  
IV. No Período Homérico, a sociedade grega era uma sociedade de tempos heroicos e guerreiros, portanto a educação neste periódo - chamada heroica ou cavalheiresca - é fortemente alicerçada nos conceitos de honra e valor, no espírito de luta e sacrifício, bem como nas capacidades e feitos individuais.  
Aluno e discípulo de Platão, Aristóteles considera, tal, como mestre, que a educação deveria ser pública e ter como objetivo a virtude. Foi um grande filósofo, educador e pedagogo. Em relação a educação e virtude de Aristóteles, todas as alternativas estão corretas, exceto:
PARA ARISTÓTELES, PODE-SE ENSINAR O QUE É VIRTUDE , MAS NÃO ADIANTA NEM O ENSINO E NEM A PRÁTICA DA VIRTUDE SE O INDIVIDUO NÃO FIZER OS EXERCÍCIOS DE MEDITAÇÃO E ABSTRAÇÃO ACERCA DO IDEAL DE VIRTUDE.
Alegoria da Caverna é um texto que faz parte do livro VII de a República de Platão, retratado no trecho da história em quadrinhos, de forma lúdica, por Mauricio de Souza. O mito da caverna, como chamamos, e uma metáfora criada pelo filósofo, que busca explicar a condição de ignorância em que vivem os seres humanos e o que seria necessário para atingir a verdade (mundo real), baseado na razão acima dos sentidos (doxa). Nessa obra Platão busca justificar a necessidade da educação na criação de um novo cidadão, com o qual seria possível construir um mundo melhor e mais JUSTO. Platão deixa entrever que a educação deve ser um processo para aquisição de novos conhecimentos. Como a sociedade estava dividida em três classes sociais: os governantes, os guardiões e os produtores estas realizavam diferentes tipos de trabalhos. Pela divisão de trabalho ele delineia três tipos de educação a dos produtores que ocorre no local de trabalho com aprendizado técnico a dos guardiões guerreiros. Dentro da divisão de Platão, a quem caberia governar?
AO FILÓSOFO 
LEIA O TEXTO E ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:
‘’O espírito de liberdade, nascido com o homem livre por natureza, tem sido senhor de si mesmo desde que viu a luz do mundo [...] Desde o exato instante em que um monarca, piloto adormecido no regaço do ócio ou do interesse, nada faz pelo bem de seus vassaios, faltando com os seus deveres, rompem-se também os vínculos de sujeição e dependência de seus povos. Este é o sentir de todo home justo de opinião dos verdadeiros sábios[...] desapareça a penosa e funesta noite da usurpação e amanheça o claro e luminoso dia da liberdade’’
Em texto, de 1809, pode ser caracterizado como: 
ILUMINISTA DEVIDO ENTRE OUTRAS POSSIBILIDADES, Á IDENTIFICAÇÃO DO DIREITO NATURAL Á LIBERDADE E RESISTÊNCIA DIANTE DA OPRESSÃO CRÍTICA AO ABSOLUTISMO E AOS PRIVILÉGIOS DA NOBREZA OCIOSA E VALORIZAÇÃO DA RAZÃO.
As proposições a seguir referem-se ao significado do ideal educativo denominado ‘’kaloskagathia’’. Analise-as: Assinale a alternativa correta:
APENAS A II ESTÁ CORRETA
O IDEAL EDUCATIVO DENOMINADO ‘’KALOSKAGATHIA’’ BUSCA ALCANÇAR ALÉM DE HONRA E GLÓRIA, A EXCELÊNCIA FÍSICA E MORAL SENDO QUE OS ATRIBUTOS QUE O HOMEM DEVEM PROCURAR REALIZAR SÃO A BELEZA (KALOS) E A BONDADE (KAGATOS). PARA ISTO A EDUCAÇÃO IMPLICA EM DOIS ELEMENTOS FUNDAMENTAIS A GINÁSTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO CORPO. E A MÚSICA (ALIADA A LEITURA E AO CANTO) PARA O DESENVOLVIMENTO DA ALMA.
QUESTÕES DISCURSIVAS:
ELABORE UM PEQUENO TEXTO QUE CONTEMPLE O SIGNIFICADO DE ‘’EDUCAÇÃO HERÓICA PU CAVALHEIRESCA’’ PRESENTE NO PERÍODO HOMÉRICO NA GRÉCIA ANTIGA.
A LITERATURA DISPONÍVEL INFORMA-NOS QUE NA GRÉCIA ANTIGA A EDUCAÇÃO ERA MAIS DEMOCRÁTICA SE COMPARADA Á EDUCAÇÃO DE OUTROS POVOS. É CONSENSO ENTRE OS ESTUDIOSOS DESSA QUESTÃO A PERCEPÇÃO DE QUE ESSA EDUCAÇÃO MAIS DEMOCRÁTICA EXISTIA EM VIRTUDE DO DESENVOLVIMENTO DE ALGUNS VALORES CULTURAIS GREGOS FUNDAMENTAIS PARA A EDUCAÇÃO. CITE ALGUNS DESSES VALORES:
DISCORRA ACERCA DAS CARACTERÍSTICAS DA EDUCAÇÃO DURANTE O RENASCIMENTO
EXPLIQUE O SENTIDO DE EDUCAÇÃO PARA PLATÃO E PARA ARISTÓTELES

Outros materiais