Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

FELIPE SOARES PINHEIRO DA SILVA – RA 8019774
ATIVIDADE CICLO 
(Portfólio e Prática/Projeto)
								
RIO DE JANEIRO
2019
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
	Curso: Bacharelado em Educação Física
	Disciplina: Disfunções Orgânicas, Atividade Física e Saúde
	Tutor: Thiago Silva
	R.A.: 8019774
	Aluno: FELIPE SOARES PINHEIRO DA SILVA
	Turma: (escreva o código da turma – veja na SAV)
A Importância da Atividade Física como elemento 
Fundamental para a Promoção de Saúde
Fundamentado nas leituras indicadas, responda as seguintes questões: 
1) O estudo do artigo Sedentarismo, exercício físico e doenças crônicas de Gualano e Tilucci (2009) objetivou levar, principalmente profissionais da Educação Física, a reflexão, tomando como ponto de partida o papel da inatividade física sobre a etiologia das doenças crônicas e revelar o imenso potencial do exercício físico como agente terapêutico. Após leitura do artigo e da Unidade 1, responda: 
a) Qual o efeito da inatividade física na população infantil, adulta e idosa?
Inicialmente devemos entender que a inatividade física é aquela ação no qual a pessoa não tem um gasto de energia necessário quando realiza atividades físicas. Essa inatividade é preocupante pois pode gerar graves transtornos aos indivíduos que não as realizam, principalmente aquelas ligadas ao sistema cardíaco, entre outras como derrames, pressão, doenças articulares. Esses tipos de doenças exemplificadas acima podem ocorrer com mais frequência na população adulta e idosa. Já na população infantil o maior risco que pode apresentar é o aumento da obesidade, pois nessa fase as crianças precisam ter um gasto energético igual ou maior ao que ingerem pois estão em fase de crescimento.
b) Qual o papel do Educador Físico na inserção da atividade física na promoção de saúde? Quais são os desafios? 
O principal papel do educador físico quando insere essas atividades físicas dentro do tema da promoção de saúde e justamente atrais o seu publico alvo para a importância que ela tem sobre a pratica e seus benefícios para a saúde. Outro papel importante a esse educador físico é a fiscalização de como o aluno esta praticando essa atividade física e orientação de como ele pode realizar da melhor forma, seja para o bem estar, para o alto rendimento ou apenas só para o lazer.
O maior desafio que ele tem é justamente esse, fazer com que a sociedade consiga de alguma forma participar de alguma atividade física, assim mostrar todos os benefícios que essa atividade vai trazer a quem a realiza.
2) Já, o artigo A política Nacional de promoção da saúde e a agenda da atividade física no contexto do SUS “aborda a institucionalização da promoção da saúde com a aprovação da Política Nacional de Promoção da Saúde e a escolha da temática da atividade física-práticas corporais como uma de suas prioridades. São apresentadas as ações desenvolvidas pelo Ministério da Saúde na indução e sustentabilidade de estratégias de redução do fator de risco do sedentarismo no contexto do Sistema Único de Saúde” (MALTA et al, 2009.) Após a leitura desse artigo e das Unidades 1 e 2 do CRC Disfunções orgânicas, atividade física e saúde, comente as ações desenvolvidas pelo Ministério da Saúde para reduzir o fator de risco do sedentarismo. 
O sedentarismo para muitos é definido como a não realização, ou a realização em baixa quantidade, de atividades físicas. Acredito que hoje é um dos problemas que mais assola nossa população pois muitos são as desculpas dadas para essa não pratica de atividade física. 
Em se tratando de um caso grave e de interesse público, o Ministério da Saúde vem buscando criar soluções para alcançar de alguma forma esse publico para mostrar a importância dessas atividades, atingindo assim o publico de casa, e principalmente começando pelo público escolar.
Campanhas de cunho educativo, uma serie de programas para incentivar a realização de atividades ao ar livre, criação de ginasticas em praças públicas, revitalização de complexos esportivos e implantação de programas esportivos para todos os públicos, essas foram algumas formas encontradas pelo governo para combater o sedentarismo, e com isso tentar de alguma forma aumentar a pratica esportiva, e diminuir assim o risco da obesidade, dando a população ferramenta para que se tenha uma qualidade de vida melhor.
Além disso, o Ministério da Saúde busca através de ações orçamentarias politicas incluir mais verba em programas voltados pra saúde, como realização de investimentos em pesquisas que incentivem a promoção da saúde, descentralizar recursos do fundo nacional para aumentar o numero de projetos esportivos, aumentar o programa orçamentário anual para uma melhor qualificação desse promoção.
3) Em um estudo de delineamento transversal realizado por SIQUEIRA et al © Disfunções Orgânicas, Atividade Física e Saúde Claretiano - Centro Universitário | 11 (2009), no artigo Aconselhamento para a prática de atividade física como estratégia de educação à saúde, revelou que as prevalências de aconselhamento à prática de atividade física nas unidades básicas de saúde mostraram-se baixas, tanto para o grupo de adultos quanto para o de idosos, independente da região ou do modelo de assistência, especialmente se considerarmos que as unidades básicas de saúde devem ser porta de entrada do sistema de saúde e, portanto, nestes locais deveria existir uma ação integrada entre as diversas áreas de conhecimento da saúde, no sentido de beneficiar a população e promover mudanças significativas em direção a um estilo de vida saudável. Diante de tais informações, responda: 
a) O que você entendeu por estudo transversal? 
O estudo transversal seria aquele estudo que se norteia em ações do dia a dia das pessoas, se auxiliando em temas interdisciplinares para com isso chegar a uma melhor formação do indivíduo. Através desse estudo iremos criar planilhas e verificar o desenvolvimento das pessoas que realizaram um determinado evento dentro de um tempo estipulado, podendo com isso planejar novas ações. 
b) Qual o papel do Educador Físico para atuar em uma Unidade Básica de Saúde relacionado ao aconselhamento à Pratica de atividade Física? 
Dentro dessa temática o educador físico tem como principal papel unir o exercício físico que deve ser praticado a uma melhoria na informação de promoção de saúde, sempre respeitando a individualidade de cada um, para com isso chegar a um melhor rendimento dos praticantes. Como já falamos anteriormente outra importante função desse educador seria de com uma sistemática interdisciplinar intervir da melhor forma e com o interesse de promover a saúde para qualquer um praticante, seja ele qual for sua condição, trabalhando com isso fatores sociais, que são fundamentais dentro da temática do esporte e saúde.
4) De forma geral, os estudos experimentais são largamente utilizados na área de Educação Física, como exemplo, a verificação de efeitos do treinamento físico frente as patologias e suas respostas agudas e crônicas. Com o intuito de verificar a atividade física como estratégia de prevenção ou terapêutica, comente a sua ideia de realizar uma pesquisa epidemiológica dentro da área de atuação do educador físico. 
Dentro dessa temática e usando o exemplo prático do meu trabalho, usaria esse tipo de pesquisa no campo da escolinha de futebol de praia na qual eu trabalho diariamente. Eu pegaria a turma do sub 15, e escolheria 9 alunos específicos, sendo 3 deles com peso baixo, 3 deles com peso normal, e 3 deles acima do peso. Estipularia o tempo de pesquisa de 2 semanas, e começaria a observar nessas semanas como foi o desenvolvimento dos grupos e de cada indivíduo, dentro da perspectiva da cognição e do gesto motor dentro de cada publico alvo atingido dentro desse trabalho.
Esse tipo de pesquisa é importante pois irá mostrar como os grupos reagem dentre essas situações e se dentro de cada grupo tem alguma diferença muito significativa, assim sendo podemosobter resultados macros e micros, podendo no final ter uma resposta padrão de acordo com o fisiológico de cada adolescente.
5) O American College Sport Medicine (2011) recomenda em suas diretrizes, um programa de Exercícios Físicos que inclua aquisição das aptidões cardiorrespiratória, força e flexibilidade, em volumes e intensidades suficientes para a prevenção de doenças crônicas degenerativas em indivíduos aparentemente saudáveis de todas as idades. Além disso, esses programas podem ser adaptados de acordo com as condições ou necessidades específicas do indivíduo. A partir desta premissa, exemplifique um programa de exercícios físicos para uma população com obesidade leve em uma Unidade Básica de Saúde com cada capacidade física a ser trabalhada e o objetivo de cada uma delas.
Seguindo essa premissa, iremos elaborar uma sessão de treinos para a população com obesidade leve. Para essas atividades iremos usar um mês de treinamentos e nesse mês dividiremos as sessões em 3 dias de treinos. Iremos dividir os dias de treinos em fases de exercícios, onde começaremos com uma ativação corporal, na qual trabalharemos exercícios cardiorrespiratórios e algumas práticas de resistência e melhoria no movimento corporal. Após isso iremos fazer um trabalho físico com intuito de melhorar a resistência e trabalhar o cognitivo dos praticantes, aumentando assim o aumento de perda calórica. No fim iremos fazer um bate papo para falar sobre a importância de uma má alimentação e a falta que esses exercícios irão fazer no dia a dia desse público, o que pode acarretar numa problemática nesses exercícios e na evolução diária do aluno.
Outros exercícios que podermos ir colocando no dia a dia são caminhadas, corridas, trabalhos com bola, treinamentos funcionais e outros importantes para o desenvolvimento cardiorrespiratório, flexibilidade, treinamento de força, e de postura corporal.
É importante sempre buscarmos despertar em nosso publico alvo sentimentos de prazer, que levem eles a buscar sempre o melhor, além de melhorar assim seu condicionamento físico, psicológico e social.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
BUCIOLI, S. A. Preparação Física Geral. Batatais: Claretiano, 2016.
HAMILL, J.; KNUTZEN, K. M. Bases biomecânicas do movimento humano. Rio de Janeiro: Manole, 1999.	
GUEDES, D.P. et al. Níveis de prática de atividade física habitual em adolescentes. Revista Brasileira de Medicina Esportiva. v. 7, n. 6, - nov./dez. 2006.
PINHO, R.A de. Nível habitual de atividade física e hábitos alimentares de adolescentes durante período de férias escolares. Dissertação (Mestrado em Educação Física) curso de Pós-Graduação em Educação Física, Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis 1999 110p.

Mais conteúdos dessa disciplina