Buscar

ATIVIDADE 4 -

Prévia do material em texto

Informações do teste
	Descrição
	
	Instruções
	
	Várias tentativas
	Não permitido. Este teste só pode ser feito uma vez.
	Forçar conclusão
	Este teste pode ser salvo e retomado posteriormente.
 Estado de Conclusão da Pergunta:
PERGUNTA 1
Leia o trecho a seguir.
“Estrutura de administração de carreiras é o conjunto de políticas e processos estabelecidos e divulgados pelas empresas, visando maior atratividade e facilidade de análise por parte dos profissionais do mercado, melhor negociação entre as partes, bem como otimizados planos de carreira e administração de pessoas, conciliando as necessidades e expectativas das pessoas e das empresas”.
Fonte: OLIVEIRA, D. P. R. Plano de carreira: foco no indivíduo. Como elaborar e aplicar para ser um profissional de sucesso. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2013. p. 35. 
Considere o trecho acima e analise as seguintes afirmações:
A organização deve estabelecer o tipo de carreira que pode propor, em compatibilidade aos seus objetivos estratégicos, e definir os percursos de carreiras, considerando graus de complexidade, remuneração e competências exigidas.
A organização deve estar continuamente oferecendo formação e desenvolvendo competências internamente, além de priorizar o recrutamento interno, dando oportunidades de movimentação das pessoas nas estruturas de carreira definidas.
A organização não deve interferir no planejamento e gestão de carreiras dos seus empregados, pois o indivíduo é responsável pela própria carreira e deve buscar atividades de capacitação, autoconhecimento, oportunidades internas e assessoria.
A organização deve possuir gestores com perfil formativo, ou seja, que tenham habilidades de comunicação, promovam autonomia e autoconhecimento dos seus colaboradores, assumindo o papel de tutor e/ou coach do seu grupo.
Assinale a alternativa que indica as afirmações que se referem a políticas coerentes com estruturas de administração de carreiras em organizações.
	
	a.
	I, II e III.
	
	b.
	III, apenas.
	
	c.
	I, II e IV.
	
	d.
	I e IV. 
	
	e.
	II, III e IV.
0,2 pontos   
PERGUNTA 2
“O protagonismo está associado à ideia de termos um projeto profissional consciente. Significa saber aonde se quer chegar e como e agir de forma consistente e coerente com o nosso propósito. As pessoas que têm um projeto levam vantagem em relação àquelas que não têm, porque focam seus investimentos, gerenciam o seu desenvolvimento, olham o mercado e a organização com os próprios olhos, e não com os olhos dos outros, tendo uma visão mais ampla das oportunidades.” (DUTRA, 2017).
DUTRA, J. S. Gestão de carreiras: a pessoa, a organização e as oportunidades. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2017. p. 55. Disponível em: <https://uninorte.blackboard.com/webapps/ga-bibliotecaSSO-BBLEARN/homeMinhaBiblioteca>. Acesso: 08/09/18.
Considere o trecho acima para avaliar as proposições que seguem e a relação entre elas.
I. Os indivíduos estão cada vez mais se apropriando da responsabilidade pelo planejamento e gestão de suas carreiras.
PORQUE
II. As organizações estão promovendo ações direcionadas a dar suporte aos indivíduos na gestão de suas carreiras.
A respeito dessas proposições, assinale a alternativa correta.
	
	a.
	As proposições I e II são falsas.
	
	b.
	A proposição I é falsa e a proposição II é verdadeira.
	
	c.
	A proposição I é verdadeira e a proposição II é falsa.
	
	d.
	As proposições I e II são verdadeiras, mas a II não é justificativa da I.
	
	e.
	As proposições I e II são verdadeiras e a II é justificativa da I.
0,2 pontos   
PERGUNTA 3
Costa (2010) afirma que, em gestão de carreira, “No nível individual, é preciso que a organização ofereça ferramentas de apoio ao desenvolvimento, não necessariamente estruturando os degraus da escada corporativa, mas com instrumentos de autoconhecimento, esclarecimento sobre o tipo de responsabilidade e recompensas das oportunidades internas e do mercado de trabalho, devolutiva (feedback) constante sobre o desempenho e as competências para o cargo atual e as possibilidades futuras, respeito às necessidades pessoais e familiares de cada um, ou seja, à diversidade da força de trabalho.”
COSTA, L. V. Conciliação de Expectativas de Carreira entre as Pessoas e as Organizações. In: DUTRA, J. S. Gestão de carreiras na empresa contemporânea. São Paulo: Atlas, 2010. p. 146. Disponível em: <https://uninorte.blackboard.com/webapps/ga-bibliotecaSSO-BBLEARN/homeMinhaBiblioteca>. Acesso em: 07/09/18.
Para pôr em prática ações coerentes com estas necessidades, algumas organizações têm oferecido orientação e assessoria aos seus colaboradores em diferentes formatos de intervenções.
Analise as situações descritas, e relacione-as com os tipos de intervenção listados abaixo.
1. Quando Maria começou a trabalhar na fábrica de móveis, João, operário antigo e experiente, ensinou o trabalho para ela. Primeiro ele trabalhava e ela observava, depois ela trabalhava e ele observava e corrigia, mostrava de novo e tirava dúvidas, até ela trabalhar em autonomia. João continua dando suporte a Maria, passa para ver como está indo o trabalho e fica à disposição para tirar alguma dúvida.
2. José fez o curso Técnico Eletricista e foi contratado como aprendiz na fábrica de geladeiras. Jorge está ensinando na prática o que ele aprendeu no curso e supervisiona suas atividades, corrigindo, orientando e tirando dúvidas. Quando terminar o contrato como aprendiz, se ele for bem avaliado, poderá passar a operário e daí vai trabalhar em autonomia.
3. Ana é assistente administrativo em uma empresa de Information Technology. Ela esteve afastada por três meses, por problemas de saúde: estava muito estressada. Faz um mês que ela voltou e já discutiu ou brigou com cinco colegas. Ela achou que não estava legal e foi falar com a Paula, psicóloga da empresa. Elas combinaram de se encontrar dois dias por semana para conversarem, até que ela se sinta melhor.
4. Pedro foi selecionado como trainee pela emissora de TV. Ele será treinado nas áreas administrativa, comercial e de marketing, com o objetivo de endereçá-lo a uma carreira na empresa. Contrataram Carlos, um consultor que o atende individualmente. Pedro está achando muito interessante, pois Carlos conversa com ele, fazendo perguntas que o ajudam a refletir sobre o quer no seu futuro e, em oito encontros, conseguirá estruturar seu plano de carreira.
(3 ) Counseling
(2 ) Tutoring
(4 ) Coaching
(1 ) Mentoring
Assinale a alternativa que apresente a sequência correta.
	
	a.
	2, 3, 1, 4.
	
	b.
	4, 2, 3, 1.
	
	c.
	4, 1, 3, 2.
	
	d.
	3, 2, 4, 1.
	
	e.
	1, 4, 2, 3.
0,2 pontos   
PERGUNTA 4
“Para muitos de nós é necessário rever valores, de certo modo na contramão daqueles enunciados na academia e por muitas organizações. “Vestir a camisa” tem ganhado um novo significado: trabalhar o tempo necessário para alcançar êxito e progredir de carreira, mantendo a saúde e fortalecendo a qualidade de vida. Em outras palavras, precisamos aprender que o foco não é somente a carreira. A esse aprendizado, autores da Psicologia têm denominado de adaptabilidade de carreira” (BOEHS; COSTA, 2017).
BOEHS, S. T. M.; COSTA, A. B. Integração da carreira aos demais âmbitos da vida: estratégias para o bem-estar e a satisfação de vida. In: BOEHS, S. T. M.; SILVA, N. Psicologia positiva nas organizações de trabalho: conceitos fundamentais e sentidos aplicados. São Paulo: Vetor, 2017. p. 183.
Considere o trecho acima e seus conhecimentos sobre adaptabilidade de carreira para analisar as situações descritas e reconhecer aquelas que exemplificam o conceito.
I. Maria ama matemática. Enquanto cursava a faculdade de Ciências Contábeis, ela percebeu que o mercado de trabalho oscilava. Fez um concurso público e trabalha na Secretaria da Fazenda.
II. José perdeu os pais quando tinha 18 anos e teve que cuidar dos cinco irmãos menores. Conseguiu um emprego como aprendiz em uma fábrica de sapatos e depois foi promovido a operário. Ele gosta muitodeste trabalho e está se especializando.
III. Ana cresceu ajudando sua mãe a preparar doces, a entregar, a cuidar da contabilidade, a divulgar o trabalho nas redes sociais. Ela estudou Gastronomia, mas faz estágios em diversas áreas, para aprender bastante sobre diversas atividades.
IV. Paulo é extrovertido. Quando menino vendia as figurinhas duplas do seu álbum e comprava gibis, e os vendia depois de ler. Ele resolveu estudar Marketing e nunca teve um emprego fixo. Ele fica de olho em oportunidades melhores.
Assinale a alternativa que indica situações de adaptabilidade de carreira.
	
	a.
	II, IV.
	
	b.
	I, apenas.
	
	c.
	III, IV.
	
	d.
	III, apenas
	
	e.
	I, II, III.
0,2 pontos   
PERGUNTA 5
Na era pós-industrial, o trabalho não é mais determinante do papel principal na vida dos indivíduos. Na atualidade, considerada a era da informação, os papéis dos indivíduos vão muito além dos papéis ocupacionais. Estes se ampliam em um “arco-íris”, incluindo e dando força aos papéis relacionados à vida familiar, à participação na comunidade e em outras instituições como a escolar, religiosa, esportiva, etc.
Fonte: COELHO, J. A. Organizações e carreiras sem fronteira. In: COSTA, I. S. A.; BALASSIANO, M. Gestão de Carreiras: dilemas e perspectivas. São Paulo: Atlas, 2010.
Essa ampliação na gama de papéis assumidos pelos indivíduos remete ao conceito de adaptabilidade de carreira, que tem entrado com frequência nos discursos que se referem ao planejamento e gestão de carreiras na atualidade.
O que exatamente quer dizer adaptabilidade de carreira? Assinale a alternativa que traz o conceito mais adequado a este termo.
	
	a.
	Adaptabilidade de carreira é uma competência necessária em tempos competitivos, como os que estamos vivendo nas últimas décadas, e implica em ser tolerante, transigente, agindo com bondade e mantendo a qualidade de desempenho durante a carreira, nas ocasiões em que a organização dará oportunidade, primeiro, a um outro colaborador.
	
	b.
	Adaptabilidade de carreira é uma nova competência necessária aos indivíduos, representada pela habilidade em lidar com o dinamismo do mercado de trabalho e da sociedade, adequando-se às novas circunstâncias de imprevisibilidade relacionadas às funções do trabalho, da carreira e da vida pessoal, identificando projetos e direcionando a carreira.
	
	c.
	Adaptabilidade de carreira é a competência relacionada à correção no modo de agir na progressão de carreira, envolvendo a justiça, a isenção, a lisura, a honestidade, a neutralidade e o comprometimento organizacional. Tal competência é útil para que a empresa tenha a imparcialidade necessária para valorizar seus profissionais mais competentes.
	
	d.
	Adaptabilidade de carreira é uma nova competência exigida aos trabalhadores na atualidade, representada pelo esforço em manter-se em eventuais funções desviadas dos seus objetivos centrais de carreira, no interesse de prosseguir no percurso e, na sequência, haver a posição de carreira almejada.
	
	e.
	Adaptabilidade de carreira é vista como uma nova competência, mas na realidade é uma competência que adquiriu importância na atual realidade dinâmica do mercado de trabalho, pois significa pensar a própria carreira com a assessoria de um coach, ou com o eventual suporte da organização para a qual presta serviços.
0,2 pontos   
PERGUNTA 6
Leia o trecho a seguir.
Holland (apud MAGALHÃES; GOMES, 2007, p. 96) “propôs um modelo tipológico de personalidades vocacionais que tem dominado a pesquisa sobre interesses nos últimos 20 anos. [...] os interesses vocacionais são uma expressão da personalidade, e indivíduos de uma mesma profissão possuem personalidades e histórias de desenvolvimento similares. As personalidades vocacionais podem ser de seis tipos: realista (R), investigativo (I), artístico (A), social (S), empreendedor (E) e convencional (C) (RIASEC)”.
Fonte: MAGALHÃES, M. O.; GOMES, W. B. Personalidades vocacionais e processos de carreira na vida adulta. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 12, n. 1, p. 95-103, jan./abr. 2007. p. 96. 
Considerando o modelo RIASEC, relacione as colunas das descrições dos profissionais com as siglas resultantes dos tipos de personalidade vocacional dos sujeitos.
 
Maria é proprietária de um atelier de alta costura. Antes de criar os vestidos, ela gosta de conversar bastante com as clientes para entender os estilos delas e propor algo bem coerente com eles.
Ana é técnica de software em uma empresa de Information Technology. Ela gosta de ficar trabalhando no seu computador, matutando sobre os programas, tanto que nem vê o mundo lá fora.
José é analista de orçamento. Ele é o tipo de pessoa que tem os pés na terra, metódico, eficiente, prático, estável e ambicioso. Escolheu a carreira certa pra ele.
João é um arquiteto paisagista. Ele tem imaginação, é pouco convencional e corajoso, ao mesmo tempo em que é curioso, observador, prático e estável.
(3_) CER
(2_) RCI
(4_) AIR
(1_) EAS
Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta da segunda coluna.
	
	a.
	1, 4, 2, 3.
	
	b.
	2, 3, 1, 4.
	
	c.
	4, 3, 1, 2.
	
	d.
	2, 1, 3, 4.
	
	e.
	3, 2, 4, 1.
0,2 pontos   
PERGUNTA 7
Leia o trecho a seguir.
“Desde a década de 60, pesquisadores como Edgar Schein, Chris Argyris e Harry Levinson estudam os acordos implícitos da relação empregador-emprega- do, a que denominaram contrato psicológico. Esse contrato não escrito refletia as expectativas mútuas para a relação de trabalho e assegurava a estabilidade do vínculo em troca da dedicação aos objetivos organizacionais”.
Fonte: MARTINS, H. T. Gerenciamento da Carreira Proteana: Contribuições para Práticas Contemporâneas de Gestão de Pessoas. In: COSTA, I. S. A.; BALASSIANO, M. Gestão de Carreiras: dilemas e perspectivas. São Paulo: Atlas, 2010. p. 82.
 
Considere o trecho acima e seus conhecimentos sobre contrato psicológico proteano para avaliar as proposições, a seguir, e a relação entre elas.
 
O contrato psicológico proteano se caracteriza por ser do tipo relacional,
 PORQUE
                               II. o contrato relacional supõe um relacionamento longo e satisfatório para as partes.
Assinale a alternativa correta.
	
	a.
	A proposição I é falsa e a proposição II é verdadeira.
	
	b.
	As proposições I e II são verdadeiras, mas a II não é justificativa da I.
	
	c.
	As proposições I e II são falsas.
	
	d.
	A proposição I é verdadeira e a proposição II é falsa.
	
	e.
	As proposições I e II são verdadeiras, e a II é justificativa da I.
0,2 pontos   
PERGUNTA 8
Teixeira, Costa e Cavalheiro (2008) dizem que as descrições dos tipos de personalidade vocacional, “são apenas protótipos que caracterizam casos extremos; a maioria das pessoas apresenta uma mescla dos seis tipos do modelo.”
TEIXEIRA, M. A. P.; CASTRO, G. D.; CAVALHEIRO, C. V. Escalas de interesses vocacionais (EIV): construção, validade fatorial e consistência interna. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 13, n. 1, p. 179-186, jan./mar. 2008. p. 180. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pe/v13n1/v13n1a20.pdf>. Acesso em: 21/08/18.
Os tipos prototípicos são aqueles que formam o modelo RIASEC: Realístico (R), Investigativo (I), Artístico (A), Social (S), Empreendedor (E) e Convencional (C).
Assinale com V as alternativas verdadeiras e com F as falsas a respeito das características prototípicas dos tipos de personalidade vocacional.
(f ) Atividades que exijam relacionamento interpessoal e habilidade verbal estão entre as preferidas pelo tipo Realista.
(v ) As principais características do tipo Convencional são o senso prático, a conformidade, o conservadorismo e a meticulosidade.
(v ) O tipo Artístico é interessado em atividades livres e pouco sistematizadas, que envolvam a manipulação de materiais físicos, verbais ou humanos.
(f ) O tipo Empreendedor tem interesse em ajudar e não é impulsivo.
(f ) Adaptar-se ao ambiente utilizando a inteligência, isto é, das suas habilidades cognitivas,espírito científico e curiosidade intelectual, é uma característica do tipo Social.
(f ) O tipo Investigativo tem interesse por coisas e atividades manuais, mecânicas, agrícolas e físicas, ou que supõem a aquisição de habilidades técnicas em detrimento das sociais.
Assinale a alternativa com a sequência correta.
	
	a.
	F, F, F, V, V, V.
	
	b.
	V, V, F, F, V, F.
	
	c.
	V, V, V, F, F, V.
	
	d.
	F, F, V, V, F, F.
	
	e.
	F, V, V, F, F, F.
0,2 pontos   
PERGUNTA 9
Leia o excerto abaixo.
“Uma cultura de coaching pode alimentar a liderança. E quando o coaching alinha o desenvolvimento do indivíduo, da equipe e da organização para uma definição mútua de sucesso, então o coaching se torna liderança. A liderança através do coaching oferece uma direção estratégica e prática para todos”.
Fonte: LYONS, L. O coaching no cerne da estratégia. In: LYONS, L.; GOLDSMITH, M.; FREAS, A. Coaching: o exercício da liderança. Rio de Janeiro: Campus, 2003. p. 54.
No planejamento e gestão de carreiras, o coaching pode ser um serviço contratado pela organização para assessorar seus colaboradores, mas, além disso, é estratégico desenvolver nos gestores as competências docoaching, promovendo um novo estilo de liderança.
Reflita sobre as afirmações acima e analise as seguintes proposições, assinalando V, para aquelas verdadeiras e F, para as falsas, no que diz respeito às características do gestor-coach.
(v_) É necessária grande habilidade interpessoal.
(f_) O gestor define o percurso de carreira do empregado.
(f_) A autoconfiança é do indivíduo, não depende do gestor.
(f_) O gestor deve colaborar, limitando a autonomia dos indivíduos.
(f_) O indivíduo deve ser independente do apoio do gestor.
(v_) O gestor deve praticar feedback constante. 
Assinale a alternativa que contenha a sequência correta.
	
	a.
	F, F, V, V, F, F.
	
	b.
	V, F, F, F, F, V.
	
	c.
	V, V, V, F, F, V.
	
	d.
	V, V, F, F, V, F.
	
	e.
	F, F, F, V, V, V.
0,2 pontos   
PERGUNTA 10
Dutra (2017) diz que ter um projeto de carreira “Significa saber aonde se quer chegar e como e agir de forma consistente e coerente com o nosso propósito. As pessoas que têm um projeto levam vantagem em relação àquelas que não têm, porque focam seus investimentos, gerenciam o seu desenvolvimento, olham o mercado e a organização com os próprios olhos, e não com os olhos dos outros, tendo uma visão mais ampla das oportunidades.”
DUTRA, J. S. Gestão de carreiras: a pessoa, a organização e as oportunidades. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2017. p. 54. Disponível em: <https://uninorte.blackboard.com/webapps/ga-bibliotecaSSO-BBLEARN/homeMinhaBiblioteca>. Acesso em: 09/09/18.
Como explica o autor acima, haver um plano de carreira é importante e dá visibilidade ao profissional. Para preparar seu plano de carreira, o indivíduo precisa realizar uma sequência de ações e reflexões e para tanto tem disponível uma série de ferramentas.
Avalie a lista de ferramentas abaixo e coloque-as em ordem de utilização para a elaboração de um plano de carreira.
(4 ) 5W2H
(2 ) SWOT
(1 ) RIASEC
(5 ) PDCA
(3 ) SMART
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	a.
	4, 2, 1, 5, 3.
	
	b.
	2, 3, 5, 1, 4.
	
	c.
	5, 1, 2, 4, 3.
	
	d.
	3, 1, 5, 4, 2.
	
	e.
	1, 4, 3, 2, 5.
0,2 pontos

Continue navegando