Buscar

filosofia e educação

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE PEDAGOGIA/ LICENCITATURA EM PEDAGOGIA
DISCIPLINA: FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO – CEL 0468
PROFESSOR (A) TUTOR (A): DEBORA RAQUEL ALVES BARREIRO
TÍTULO DA ATIVIDADE ESTRUTURADA: CONVERSAR DE QUALQUER ETAPA DA EDUCAÇÃO: EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSIN O FUNDAMENTAL, ENSINO MÉDIO OU SUPERIOR
ALUNO (A) AUTOR (A) DA ATIVIDADE: VALÉRIA BRITO SILVA DE SOUSA (201903558336) DATA: 02/05/2019
RELAÇÃO ENTRE EDUCADOR E EDUCANDO EM SALA DE AULA
Este relatório foi embasado através da observação e entrevista feita com o professor Ricardo Silva Aleixo formado em cinema, trabalha com fotografia e áudio visual. Relatório este que tem com finalidade observar em sua pratica curricular a relação entre professor e aluno.
Ao atuar na área da educação como professor, Aleixo aprendeu a lidar com as diferentes interações estabelecidas entre educador e educando da seguinte forma, focando primeiro em saber que desejo move o aluno querer esta dentro da sala de aula, seja ele uma perspectiva aprender um tema(assunto) ou o que a vida e o mercado de trabalho lhe impõe.
O professor tenta isolar os conflitos procurando não entender o grupo em si, mas o particular de cada um e acima de tudo o compreender o desejo de cada um está em sala de aula, pondo em prática o ouvir, permitido que o indivíduo expresse em sala a possibilidade dele ouvir e aprender que ali se tem um espaço não só de conhecimento mas também de troca.
Ricardo como orientador tem uma metodologia onde trás referencias de pesquisas literária e visual, trazendo para a turma uma leitura e apresentação, deste modo consegue dar abertura para debates, conseguindo assim com que todos façam reflexões ao material apresentado. Este professor está no mercado de trabalho em áudio visual a sete anos e no campo da educação a três anos, no seu processo formativo teve contato com vários mecanismos de educação e assim não trouxe consigo um principio de ensino tradicional, ele gosta de trabalhar com um método mais horizontal, trazendo para si como referencia o Paulo Freire que dizia:
“Ensinar existe sem aprender e vice-versa e foi aprendendo socialmente que, historicamente, homens e mulheres descobriram que era possível ensinar”
Aleixo assim como Paulo Freire, também não vê o educando como mero objeto do conhecimento do educador. O método de ensino dele vai desde o viés teórico ao pratico, dentro do seu campo de ensino que é a fotografia, assim fazendo pesquisas para poder montar seu planejamento, pois a fotografia é composta por vários elementos.
Após o termino do seu plano de aula Aleixo o pões em pratica através de dinâmicas que muita das vezes é preciso interromper esse processo por que cada grupo orientado de vez em quando tem necessidades diferente de orientação, neste caso é preciso ter um regulamento aberto para compreender o que aquele grupo precisa, tentando adaptar esse grupo trazendo a eles mais informações para que consigam apropriasse do conteúdo oferecido, ele vê a educação como processo de aprendizagem e pesquisa para ambas as partes.
Dessa forma foi observado que para o orientador entrevistado ensinar não é formar pessoas em um determinado campo acadêmico. Ensinar além de ser uma troca de experiências é trazer uma nova realidade de perspectiva formando seres humanos conscientes com pautas, conhecimentos e referencias de questionamentos que possam vir trazer questões do mecanismo da forma de ser orientado, também foi observado em sala que ele lida com os conflitos de forma centrada e passiva, pondo em pratica o não constrangimento aluno não o expondo na frente dos outros, o convidando a participar de uma conversa. Não obtendo sucesso Aleixo busca ajuda do corpo docente da instituição, porque acredita que educar um ser humano é trabalhar com consciência e com medo e desejo.

Continue navegando