Buscar

AVALIAÇÃO DE AD1 - GET I - 2019 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo
GESTÃO DE EMPREENDIMENTOS TURÍSTICOS I
	
	Prof. Coordenador(a): Dra. Bianca de França Tempone Felga de Moraes
	Data: 
	Tutoria à Distância: 
	Pólo: Nova Iguaçu
	Aluno (a): 
	Período: 2º
	Mat.: 
	
Avaliação à Distância – 1 (AD1)
Observações importantes: Essa avaliação contém uma questão. A questão valerá até 10,0 (dez) pontos. 
Questão Única: Faça a leitura atenta das orientações abaixo, para a realização de uma resenha crítica. Você deverá escolher uma das aulas que foram estudadas, que estão na plataforma (aulas 1 ou 2 ou 3 ou 4 ou 5), para elaborar a resenha crítica.
Formatação: A resenha deverá ser desenvolvida em no máximo três páginas. O número mínimo de páginas são duas. Deverá ser utilizado o espaçamento 1,5, a fonte é Times New Roman ou similar e o tamanho da fonte é 12. O texto deverá estar no modo justificado.
Desenvolvimento – A resenha crítica, deverá conter os seguintes itens: palavras chaves do texto (máximo quatro), resumo sobre o texto/assunto, análise crítica individual sobre o texto, paralelo com a realidade e recomendação com justificativa da obra, para um determinado público.
Boa avaliação !
	
Resenha: Segmento hoteleiro: estrutura e caracterização do Setor
_Willian Cléber Domingues Silva
Resumo: Mostra-se como um todo o seguimento hoteleiro representado por sua infraestrutura turística e econômica e sua importância na economia. A expansão e o crescimento dos nichos de mercado até hoje, onde se definem os padrões de consumo do luxo ao econômico.
A forma de gestão do setor hoteleiro no Brasil, onde os estudos mostraram o a administração familiar como predominante no país.
Falaremos também sobre as práticas ambientalmente corretas nas quais as redes adotam para seus estabelecimentos, os serviços prestados, e sua importância, como alimentação por exemplo.
Resenha: Com todo o avanço da sociedade em diversos âmbitos sociais, culturais e tecnológicos, vieram também a curiosidade, a necessidade e a facilidade de se deslocar, por diversos motivos, tanto lazer, quanto trabalho e saúde, por exemplo.
Com todo esse crescimento, o meio teve que se adequar para receber e usar de forma lucrativa toda essa movimentação turística de forma concreta, não apenas momentânea.
Mostra-se o crescimento econômico no setor hoteleiro desde 1908 com a chegada da família real. E com a visão internacional em alta, empresas de outros país se interessaram para investir em hospedagem aqui no Brasil, de certa forma nos ajudando muito no setor de recepção. Com a diversidade agora instalada, temos o Nicho de mercado, que divide literalmente os níveis ou gostos com clareza; Isso quer dizer que faz a divisão de setores de luxo de um setor mais econômico, dando opção e controle para as empresas e seus hóspedes.
Com os nichos definidos e as várias opções de hotéis e hospedagem, se inicia um grande negócio de competição financeira no setor de viagem, o crescimento das grandes metrópoles, obrigando o investimento em melhorias urbanas, de segurança e limpeza, trazendo assim ainda mais visitantes e movimentando ainda mais a economia local, trazendo para possíveis empreendedores a chance de conseguir público para negócios paralelos, pois a movimentação expande grandemente.
Apesar dos estudos mostrarem que o Brasil tem se esforçado para alcançar melhores resultados no turismo e assim por consequência, sua economia, usando o estado do Rio de Janeiro por exemplo, que é um lugar de belezas inenarráveis e naturais, onde o número de turistas caiu em potencial, nos faz refletir a falta de segurança como um dos principais fatores para o espanto dos turistas, fazendo com que escolham outros destinos para sua viagem, afetando a economia do local. A falta de investimento gera consequências.
Falando um pouco sobre a forma de gestão, podemos ver profissionais muito mais preparados, independentes e criativos. Como o estudo mostrou, dados da Embratur mostram que predominam no Brasil, empreendimentos independentes de gestão familiar, isso não quer dizer que os mesmos não estejam preparados para a recepção adequada, muito pelo contrário, geralmente prestam serviços de qualidade e o turista acaba se apegando ao tipo de recepção mais intima. Outro ponto que torna as hospedagens mais chamativas e atraentes a diversos tipos de hóspedes, é a questão ambiental. A sociedade acaba cobrando um pouco dessa questão, porém os próprios gestores veem de forma sustentável, lucro próprio e um atrativo a mais para seu estabelecimento.
Os serviços prestados, são pontos chaves para o bem estar e o acolhimento do turista, coloca-se a alimentação como principal, porém de acordo com o espaço oferecido, os empreendedores veem como forma de atrativos, por exemplo, estacionamento no local, internet gratuita, área de jogos, dentre outras opções de serviços.
Toda e qualquer melhoria no local, traz benefícios claros para todos, outra forma de lucro, é a locação do espaço para eventos.
Fala-se muito de lucro, mas desde que todo serviço e acolhimento seja feita de maneira adequada, respeitando e atendendo com qualidade e trazendo melhorias para todos, que mal tem?
 
Nicho de mercado – Segmento de mercado constituído por um limitado número de consumidores.
Embratur – Instituto Brasileiro de Turismo
Recomenda-se a leitura para profissionais e estudantes da área de turismo, hotelaria e gestão que queiram saber um pouco mais sobre o crescimento e empreendedorismo na área.

Continue navegando