Buscar

Agenda 03 - A Importância do Planejamento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Agenda 03 - A Importância do Planejamento
Imagine que um grande amigo seu, sabendo que você está fazendo este curso resolva convidá-lo para administrar uma pequena papelaria. Ele conta que, no bairro, há um outro negócio semelhante ao dele. E nos últimos meses ele tem perdido a freguesia para uma terceira papelaria, recém-aberta, maior e mais moderna que a dele. 
Diante desse cenário, quais seriam suas primeiras atitudes? 
Com o que você se preocuparia? 
Qual seria seu plano estratégico? 
Como você recuperaria os antigos clientes? 
Faça um levantamento especificando quais seus objetivos, as ações para alcançá-los, e quais pontos importantes devem ser levados em consideração (prazos, recursos etc.)
Respostas
Nosso primeiro passo será fazer um levantamento dos pontos que nos faz perder clientes, logo chegaremos à conclusão que temos um novo concorrente em um estabelecimento maior e mais moderno.
A partir deste ponto, vamos atuar em uma pesquisa direta com nossos clientes para levantarmos pontos como: satisfação no atendimento, recursos disponíveis, melhorias no atendimento, sugestões, etc.
1° PESQUISA. 
O primeiro passo para o sucesso de uma papelaria é conhecer para quem você vai vender. Efetuamos a pesquisa, de quem eram seus clientes, qual a principal demanda, analisamos a região onde estava localizada a papelaria, a satisfação no atendimento, os recursos disponíveis, possíveis melhorias no atendimento, etc. 
A papelaria está localizada no centro de negócios cheios de escritórios, logo, seu produto principal não poderia ser materiais escolares, estes por sua vez podem fazer parte dos produtos, porém não em grande quantidade. Dessa forma, tendo um bom conhecimento do seu público, ele poderá investir em um estoque mais assertivo e poderá oferecer, além dos materiais de primeira necessidade, produtos agregados e especiais, aqueles produtos que seu cliente ainda nem sabe que vai precisar.
Levando em consideração os outros pontos, concluímos também que deveríamos organizar melhor nosso estabelecimento, destacando melhor nossos produtos e agregando um ambiente melhor para nossos clientes, além de ter um diferencial não ofertar apenas produtos, mas sim começar a ofertar nossos serviços, impressões, encadernações, xerox, garantir o fornecimento no prazo de determinados suprimentos e etc, ter sim um público alvo definido, mas não deixar de atender as necessidades de outros públicos, procurar fidelizar novos clientes e recuperar clientes antigos.
2° COMUNICAÇÃO E INOVAÇÃO.
Efetuamos mudanças nos itens da papelaria, para uma melhor identificação visual dos clientes. Dividimos os materiais, em produtos especiais e produtos de necessidade. 
Por exemplo, o cliente entra na papelaria, para comprar algo de sua necessidade, um bloco de anotações, próximo aos blocos, colocamos canetas e marca textos, pois atrairá o cliente, que tinha a necessidade apenas do bloco de anotações. 
Além dos produtos de necessidade e os produtos agregados, iremos oferecer produtos especiais, sendo inovadores, e que atinjam o nosso maior público alvo, os empresários. 
No novo layout da papelaria, colocamos os produtos que nos dariam mais lucros logo na entrada, junto com os materiais/produtos mais atrativos, dessa forma o cliente ao adentrar em nossa loja passa por várias "tentações", até chegar ao fim da loja, que se encontra os produtos de necessidade, como bloco de anotações, que estarão junto com os materiais agregados.
Colocamos mais iluminações no interior da loja, a fim de proporcionar um maior conforto ao cliente, e valorizar os produtos.
Utilizar as mídias sociais para promover a papelaria e atrair novos clientes. iremos iniciar vendas também pela internet e assim ganhar um dinheiro extra, e oferecer serviços de delivery sem custo apartir de um determinado valor. E iremos investir em algo que vá além da comercialização de materiais, ou seja, vamos oferecer cursos que ensinem sobre a utilização das máquinas vendidas, como por exemplo, impressoras, calculadoras etc. 
Iniciaremos ações de telemarketing ativo, para tentar fidelizar novos clientes e manter os antigos, renegociando contratos e valores, conseguir novos fornecedores, pretendendo poder ofertar os mesmos produtos com um menor custo, visando otimizar os lucros e melhor atender nossos clientes, ofertar também nossos serviços etc.
Então estabelecemos como objetivo:
Recuperar nossos clientes (95%);
Inovar nosso sistema de atendimento (Internet, televendas e sistema Delivery);
Aumentar o volume de vendas;
Aumentar no número de clientes (50%);
Realizando essas ações, apresentando as mudanças e investimentos adequados a nossa situação atual, estipula-se que em cerca de 30 dias 95% dos nossos clientes “perdidos” retornem a comprar conosco, aumentando nosso volume de vendas, gerando retorno do valor do investimento e com o boca-a-boca, um aumento de pouco mais 50% de novos clientes em até 60 dias.
Tendo em vista que o concorrente pode a qualquer momento realizar promoções a altura para recuperar os clientes.
3° PREVISÃO DE FUTURO
Para fidelizar clientes, iremos realizar parcerias com as empresas para oferecer descontos e facilidades para os nossos clientes.
Realizar uma análise de riscos para identificar os prós e contras.
Realizar um estudo para a possível inserção de outsourcing de equipamentos de impressão. 
4° FLEXIBILIDADE
Análise de novas oportunidades de mercado e negócios, procurando sempre se manter a frente dos concorrentes etc. a fim de estar apto a possíveis mudanças nos negócios e ter fácil adaptação as adversidades.

Outros materiais