Buscar

Mecanismo de Agressão e Defesa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Prática supervisionada
Mecanismo de Agressão e Defesa
1) Os sinais cardeais da inflamação são:
 a) calor, rubor, dor e agitação. 
b) agitação, sudorese, estresse e dor. 
c) estresse, calor, agitação e sudorese. 
d) edema, agitação, estresse e dor. 
e) dor, rubor, calor e edema.
Resposta: alternativa E
2) A respeito da inflamação crônica, analise as assertivas a seguir: 
I) A inflamação crônica sempre tem início após a inflamação aguda. 
II) A inflamação crônica inespecífica é observada em resposta à patologias auto-imunes. 
III) Os granulomas imunogênicos são arranjos celulares observados na resposta inflamatória crônica que apresentam como característica uma alta renovação celular e ausência de vascularização.
 IV) O objetivo do granuloma de corpo estranho é digerir o agente agressor, e um exemplo é o que ocorre com materiais cirúrgicos esquecidos em cavidades abdominais. 
V) A reposta inflamatória crônica inespecífica é caracterizada microscopicamente pelo predomínio de células epitelióides circundadas por linfócitos e plasmócitos. Estão corretas:
 (a) II e IV
 (b) III e V 
(c) II e III 
(d) IV e V 
(e) I e II
Resposta: Alternativa C
3) (EsFCEx – Veterinária/2009) Sobre o processo inflamatório agudo, analise as afirmativas abaixo, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F” quando se tratar de afirmativa falsa e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
 (v ) Os leucócitos podem prolongar a inflamação e ocasionam lesão tecidual. 
(v ) Inicialmente existe vasoconstricção e depois ocorre uma vasodilatação. 
(f ) As citocinas são mediadores da inflamação produzidas principalmente por mastócitos.
 (f ) Os radicais livres de oxigênio são benéficos ao processo por destruir bactérias e prolongar a inflamação.
 a) F – V – F – V 
b) V – F – V – F 
c) V – V – F – F 
d) F – V – V – F 
e) F – F – V – V
Resposta: alternativa C
4) (UFF – Residência Médica/20017) Criança é atendida no Setor de Emergência com achados clínicos e laboratoriais sugestivos de apendicite aguda. Exame histopatológico confirma esse diagnóstico. A inflamação aguda observada é caracterizada principalmente por exsudação de fluido e proteínas plasmáticas (edema) e migração predominante de: 
(A) neutrófilos. 
(B) macrófagos. 
(C) fibroblastos. 
(D) plasmócitos. 
(E) células gigantes multinucleadas
Resposta:
5) (TRF 2ª região – Medicina do trabalho/ 2017) Psoríase trata-se de uma doença inflamatória crônica da pele e articulações, imunomediada, de base genética, com grande polimorfismo de expressão clínica. Sobre esse tema, assinale a alternativa INCORRETA.
a) em 50% a 80% dos casos são identificadas alterações ungueais, especialmente onicólise e depressões cupuliformes. 
b) A psoríase se manifesta, na maioria das vezes, por placas eritemato-escamosas, mal delimitadas, frequentemente pruriginosas, em áreas fotoexpostas na pele. 
c) Na psoríase eritrodérmica, pode-se notar o acometimento de mais de 90% da superfície corporal, de caráter subagudo ou crônico e comprometimento do estado geral. 
d) Na psoríase em gotas, ocorrem pequenas pápulas eritemato-escamosas que predominam no tronco e raiz dos membros, ocorrendo, geralmente, em adolescentes ou adultos jovens, muitas vezes após quadros infecciosos.
Resposta: Alternativa B
6- Diferencie órgãos linfóides primários e secundários especificando sobre o amadurecimento das células e locais geração de resposta imune.
Resposta:
Orgãos linfóides primarios:
Timo, A função do timo é promover a maturação dos linfócitos T que vieram da medula óssea até o estágio de pró-linfócitos que vão para os outros tecidos linfoides, onde se tornam ativos para a resposta imune. Porém, o timo também dá origem a linfócitos T maduros que vão fazer o reconhecimento do organismo para saber identificar o que é material estranho ou próprio do organismo.
Medula ossea, a medula como órgão linfoide primário é capaz de formar pro - linfócitos que vem das células totipotentes. O Pró-linfócito não é capaz de realizar uma resposta imune, então se dirige aos órgãos secundários para se desenvolver. A célula multipotente mielóide e linfoblastos T irão ao timo para formar linfócitos T.
Orgãos linfóides secundarios:
Linfonodos, linfonodos são órgãos pequenos em forma de feijão que aparecem no meio do trajeto de vasos linfáticos. Normalmente estão agrupados na superfície e na profundidade nas partes proximais dos membros, como nas axilas, na região inguinal, no pescoço... Também encontramos linfonodos ao redor de grandes vasos do organismo. Eles filtram a linfa que chega até eles, e removem bactérias, vírus, restos celulares, etc.
No córtex encontramos nódulos linfáticos, ricos em linfócitos B em processo de maturação
Os linfócitos T são encontrados numa região que fica entre o córtex e a medular, chamada de região paracortical. Neste local, os pró-linfócitos T viram linfócitos T maduros e capazes de realizar a resposta imune
Baço, é o maior órgão linfático secundário do organismo e tem como função imunológica, a liberação de linfócitos B, T, plasmócitos, e outras células linfoides maduras e capazes e capazes de realizar uma resposta imune para o sangue e não para a linfa.
Tonsilas e Placas de Peyer, as tonsilas são aglomerados de nódulos linfáticos revestidos apenas de epitélio. As tonsilas eram conhecidas como amigdalas, e estão localizadas na cavidade bucal (tonsilas palatinas) próximas ao arco palatofaríngeo, na parte posterior da língua (tonsilas linguais), e na parte posterior da nasofaringe encontramos as tonsilas faríngeas.
7- Descreva o processo de apresentação de antígenos e explique a importância deste processo para a resposta imunológica.
Resposta: 
Processamento e apresentação do antígeno são processos que ocorrem no interior da célula e que resultam na fragmentação de proteínas (proteólise), associação dos fragmentos com moléculas do MHC, e expressão das moléculas “peptidio-MHC” na superfície onde elas poderão ser reconhecidas pelo receptor de célula T na célula T. Entretanto, a etapa que leva à associação de fragmentos de proteína com moléculas de MHC diferem no MHC classe I e classe II. Moléculas de MHC classe I apresentam produtos de degradação derivados de proteínas intracelulares (endógenas) no citosol. Moléculas de MHC classe II apresentam fragmentos derivados de proteínas extracelulares (exógenas) que estão localizadas em um compartimento intracelular. É de grande importancia para o reconhecimento de patogenos que estão de frequente mudança, facilitando os linfocitos T e B a identificar o patogeno, caso os linfocitos não idetifique o patogeno, iram reconhecer as celulas apresentadoras e se ligarem a ela.
8- Descreva a relação entre os receptores do tipo Toll e as moléculas PAMPs?
Resposta: 
A Imunidade inata permite entender como o organismo detecta a presença de organismos, como ele inicia a resposta imunológica, e como o SI composto por células, por proteínas e citocinas consegue distinguir uma variedade de microorganismos e processos patológicos e como detectar porções de tecido morto existentes nas regiões adjacentes a injúrias de qualquer tipo. Hoje se sabe da existência dos TOLL-LIKE RECEPTORS (TLR) que são receptores de reconhecimento padrão, principalmente os PAMPS (PADRÕES MOLECULARES ASSOCIADOS À PATÓGENOS). A imunidade inata é conhecida por ter MECANISMOS PRÉ-EXISTENTES. Trata-se da PRIMEIRA LINHA DE DEFESA DO HOSPEDEIRO CONTRA PATÓGENOS, confundida no passado como sendo inespecífica respondendo da mesma forma a qualquer antígeno com a mesma intensidade (vírus, bactéria, helminto), m as graças à descoberta dos Toll-Like Receptors (TLR ou RECEPTORES DE RECONHECIMENTO PADRÃO – PRR) desvinculou-se desse ideal aderindo-se a especificidade da resposta imune inata.
9- De que maneira os receptores do tipo Toll contribuem na resposta imunológica?
Resposta:
Um dos mais importantes mecanismos da imunidade inata é os receptores, caso haja a entrada de microorganismoa imunidade inata vai ser ativada e montada para estimular a imunidade adaptativa, mas vai ser ativada pelos mecanismos da imunidade inata, principalmente pelas principais células, as APCs – células apresentadoras de antígenos, principalmente as células dentriticas, que faz em a ligação entre a imunidade inata e a adaptativa, que detecta o antígeno, processa ele e expressa via MHC para ativar o linfócito.
10 – Qual é a importância das células endoteliais para o processo inflamatório?
Resposta:
a célula endotelial é um componente funcionalmente ativo da parede vascular, capaz de mostrar diversas propriedades metabólicas, de síntese e regenerativas, estando implicada na regulação de vários fenômenos, tais como: fluxo sangüíneo, coagulação, proliferação de células da parede vascular, reatividade imunológica, resposta do organismo a estímulos patogênicos.
11 – Por que a descoberta da coloração de Gram foi de grande importância no diagnóstico das doenças infecto-contagiosas?
Resposta:
É chamado de coloração de Gram o método de coloração utilizado para diferenciar espécies bacterianas em dois grupos, bactérias gram-positivas e gram-negativas. Entre os fatores que irão diferenciar gram-positivos de gram-negativos, está a coloração das bactérias, a composição e propriedades químicas e físicas das paredes celulares.

Continue navegando