Buscar

AV1 2º semestre BIOQUIMICA

Prévia do material em texto

HISTÓRIA E ANTROPOLOGIA DA NUTRIÇÃO 
	Etnocentrismo pode ser entendido como a percepção que temos da cultura do outro a partir da nossa própria cultura. Quando achamos estranho, curioso, incomum ou mesmo nojento algum hábito alimentar de pessoas ou povos, estamos sendo etnocêntricos, porque essa percepção dos nossos próprios hábitos, costumes e valores. Sendo assim, o nutricionista deve sempre relativizar, ou seja:
		
	
	Transformar a diferença em hierarquia, entender quais são as culturas superiores e inferiores para facilitar a sua atuação profissional.
	
	Não transformar a diferença em hierarquia, entender que é preciso respeitar as culturas inferiores no exercício de sua profissão.
	
	Transformar as diferenças na hierarquia em para que não haja mais cultura superior e inferior, integrando as culturas menores ao saberes que fundamentam a profissão.
	
	Não transformar a diferença em hierarquia, pois não há cultura superior ou inferior, boa ou má, mas sim com dimensões diferentes de riqueza.
	
	Apropriar-se da riqueza das diferentes culturas para ampliar suas possibilidades de atuação profissional.
	Respondido em 26/09/2019 16:28:40
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201905166451)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Podemos definir cultura como tudo aquilo que o homem transforma, de acordo com suas necessidades e demandas. Isso também ocorre com a alimentação, que foi constantemente modificada ao longo da história, incluindo todos os signos e rituais que envolvem a sua prática, que também, mudam de uma cultura para a outra. Isso pode ser percebido, por exemplo, no comportamento e percepção sobre:
		
	
	O que é comestível, como comer, quando comer, com quem comer.
	
	O que é comestível, porque comer, quando comer, onde comprar.
	
	O que é venenoso, porque comer, quando comer, onde comprar.
	
	O que é venenoso, como comer, de quem comprar, com quem comer.
	
	O que é comestível, porque comer, de quem comprar, onde comprar.
	Respondido em 26/09/2019 16:30:26
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201905166458)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Das alternativas abaixo, qual a que melhor expressa a diferença entre o que é alimento e o que é comida?
		
	
	Alimento é qualquer substância nutritiva que pode ser ingerida com prazer, de acordo com regras sociais, dessa forma não é apenas uma substância alimentar, mas um modo, um estilo, um jeito de alimentar-se. Enquanto que comida diz respeito a tudo o que se come para manter a vida.
	
	Alimento é qualquer substância nutritiva que pode ser ingerida para manter a vida, de acordo com um modo, um estilo, um jeito de alimentar-se. Enquanto que comida diz respeito a tudo o que se come com prazer de acordo sem regras sociais.
	
	Alimento é tudo aquilo que se come livre de interferências culturais, como por exemplo o cozimento. Comida é tudo o que se come com interferência cultural em seu processo de preparo.
	
	Alimento é qualquer substância nutritiva que pode ser ingerida para manter a vida. Enquanto que comida diz respeito a tudo o que se come com prazer de acordo com regras sociais, dessa forma não é apenas uma substância alimentar, mas um modo, um estilo, um jeito de alimentar-se.
	
	Alimento é tudo o que se come com interferência cultural em seu processo de preparo. Comida é tudo aquilo que se come livre de interferências culturais, como por exemplo o cozimento.
	Respondido em 26/09/2019 16:31:25
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201905166459)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Podemos definir a comensalidade como a prática do comer juntos, partilhando, (mesmo que desigualmente) a comida. É o momento de partilhar sensações e reforçar a coesão dos grupos sociais aos quais fazemos parte, família, escola, religiosidade, amigos. De uma maneira geral ela compõem um ritual coletivo. De acordo com essa definição, não podemos considerar como exemplo de comensalidade:
		
	
	Um jantar de namorados a luz de velas.
	
	Um lanchinho rápido no ônibus a caminho da faculdade.
	
	Um almoço de comemoração de aniversário entre amigos.
	
	Um jantar de negócios.
	
	A ceia de natal em família.
	Respondido em 26/09/2019 16:31:55
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201905166469)
	Acerto: 0,0  / 1,0 
	O que consideramos como tabu alimentar, com seus signos, seus sentidos simbólicos, muitas vezes é o que dá corpo à dieta alimentar, incluindo as restrições alimentares de algumas pessoas. Pensando nisso, para promover uma alimentação saudável, respeitando-se a cultura e as tradições de cada um, é preciso:
		
	
	Pensar a alimentação a partir de uma imposição do biológico (aspectos nutricionais) ao sociocultural (tabus).
	
	Pensar a alimentação a partir de um diálogo entre o biológico (aspectos nutricionais) e sociocultural (tabus).
	
	Pensar a alimentação a partir de uma superação do biológico (aspectos nutricionais) pelo sociocultural (tabus).
	
	Pensar a alimentação a partir de uma suplantação do biológico (aspectos nutricionais) sobre o sociocultural (tabus).
	
	Pensar a alimentação a partir de um confronto entre o biológico (aspectos nutricionais) e sociocultural (tabus).
	Respondido em 26/09/2019 16:35:41
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201905166467)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Tabus alimentares são restrições, proibições alimentares que dialogam com diferentes saberes de uma determinada sociedade. Geralmente eles estão associados com alguma dimensão sagrada, um conjunto dogmático religioso ou mítico que ditam o que não faz bem, para quem, e porque. Esse tabu pode ter relação com um ciclo da natureza humana, com  fenômenos da natureza, com períodos do ano. Das alternativas abaixo, qual pode ser utilizada como exemplo de um tabu alimentar?
		
	
	Nos Estado Unidos se come muito Fast Food.
	
	Pessoas celíacas não podem ingerir glúten.
	
	Em alguns Estados do Nordeste não se tem hábito de comer feijão preto.
	
	Católicos não podem comer carne durante a semana santa.
	
	A alimentação dos Japoneses é abundante em peixes e vegetais.
	Respondido em 26/09/2019 16:35:23
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201905166465)
	Acerto: 0,0  / 1,0 
	O conjunto de elementos que entendem a alimentação como uma cadeia conectada desde o setor produtivo, terra e indústria, até o descarte daquilo que consumimos é chamado de:
		
	
	Hábitos Alimentares
	
	Sistemas Alimentares
	
	Cultura Alimentar
	
	Mecanização alimentar.
	
	Modelos alimentares.
	Respondido em 26/09/2019 16:36:10
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201905166502)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Hábitos alimentares são o "conjunto de rituais que rodeiam o ato alimentar no seu sentido estrito. A definição de uma refeição, sua organização estrutural, a forma da jornada alimentar (número de refeições, formas, horários, contextos sociais), as modalidades de consumo (comer com garfo e faca, com a mão, com o pão), a localização das refeições, as regras de localização dos comensais e outros aspectos variam de uma cultura à outra e no interior de uma mesma cultura, de acordo com os grupos sociais." (POULAIN, Jean-Pierre; DA COSTA PROENÇA, Rossana Pacheco. O espaço social alimentar: um instrumento para o estudo dos modelos alimentares Food social space a tool to study food patterns. Revista de Nutrição, v. 16, n. 3, p. 253, 2003.)
Sendo assim podemos afirmar que hábitos alimentares:
		
	
	Tratam-se de práticas alimentares esporádicas de uma cultura alimentar específica em um espaço menor dentro dessa cultura.
	
	Tratam-se de práticas alimentares frequentes de uma cultura alimentar específica em um espaço menor dentro dessa cultura.
	
	Tratam-se de práticas alimentares irregulares de uma cultura alimentar específica em um espaço menor dentro dessa cultura.
	
	Tratam-se de práticas alimentares incomuns de uma cultura alimentar específica em um espaço menor dentrodessa cultura
	
	Tratam-se de práticas alimentares contraculturais de uma cultura alimentar específica em um espaço menor dentro dessa cultura.
	Respondido em 26/09/2019 16:37:05
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201905166541)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Muitos são os tabus alimentares em razão de religiões. As restrições impostas podem ser bastante rígidas, com proibições a ingestão de alimentos específicos, podem ser pontuais, como a proibição apenas por determinados períodos, ou mais flexíveis, como em casos que os tabus conflitem com a comensalidade.
Abaixo temos algumas religiões com exemplos de algum(ns) de seu(s) tabu(s). Marque a opção cuja relação esteja incorreta.
		
	
	Islamismo: proibição do consumo de carne de porco e bebida alcóolica.
	
	Hinduísmo: proibição do consumo de carne bovina.
	
	Judaísmo: proibição ao consumo de carne de porco, moluscos e frutos do mar.
	
	Candomblé: restrição ao consumo de galinha dangola.
	
	Cristianismo: restrição ao consumo de carne vermelha durante a quaresma (ou durante a semana santa).
	Respondido em 26/09/2019 16:37:56
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201905166540)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	O candomblé de base iorubá tem uma relação muito forte com a alimentação. A cozinha de santo, ou culinária de terreiro, é um complexo culinário que tem como princípio básico a ideia de que os alimentos possuem uma energia vital, chamada de axé, e a alimentação é um dos principais canais de equilíbrio da energia dos indivíduos, e de harmonia deste e de sua comunidade e com o mundo. O tabu religioso é uma marca dessa cozinha e recebe o nome de quizila, variando de acordo com os preceitos e orientações ritualísticas para cada indivíduo. Nesse sentido os tabus são mais individualizados do que gerais. Sabendo disso, cabe ao nutricionista, no exercício da profissão:
		
	
	Desprezar essas restrições ao pensar a alimentação de seus praticantes.
	
	Considerar as restrições gerais da religião que ao pensar a alimentação de seus praticantes.
	
	Ignorar as restrições individuais da religião ao pensar a alimentação de seus praticantes.
	
	Ignorar os praticantes da religião.
	
	Conscientizar os praticantes sobre esses tabus, pois elas podem prejudicar a alimentação.
	Respondido em 26/09/2019 16:38:44

Continue navegando