Buscar

Outubro Rosa - Redação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Outubro Rosa
A partir do 1 até 31 de outubro ocorre mundialmente a comemoração da campanha “Outubro Rosa”, cujo frugal símbolo é representado por um laço rosa, porém, tem um grande significado: a luta contra o câncer de mama e sua prevenção. você sabe o quanto que isto é importante? Poucas pessoas sabem que sua causa tem diversos fatores estão relacionados ao aumento de risco de desenvolver a doença, tais como a idade, fatores endócrinos e história reprodutiva, fatores ambientais e por último fatores genéticos e hereditários. Ressaltando que os principais fatores de risco comportamentais relacionados ao desenvolvimento do câncer de mama são: excesso de peso corporal, falta de atividade física e consumo de bebidas alcoólicas. 
 Com o diagnóstico de cura em mãos, muitas mulheres ainda têm um longo caminho de superações, que vão do lado fisiológico ao psicológico, antes de retomarem a vida pré-câncer de mama. Mais da metade das pacientes, cerca de 70% delas, precisa tomar medicamentos de bloqueio hormonal durante os próximos cinco a 10 anos, o que gera sintomas de menopausa precoce ou a exacerbação desses sintomas. Atividades físicas, como ioga, têm surgido como soluções salvadoras para diminuir o desconforto, além de prevenir a recidiva da doença.
 Estáticas apontam que o câncer de mama é o segundo mais prevalente entre as mulheres e representa 28% dos cânceres por ano, além de uma pesquisa feita pelo IBGE em 2012, as mortes de mulheres pelo câncer de mama aumentou em 16,7% desde do ano que foi realizado essa pesquisa. A boa notícia é que atualmente vários tipo de câncer tem cura, um de deles é o câncer de mama, após de o diagnóstico feito é essencial avaliar o tamanho da doença, este processo é chamado de estadiamento, vale muito a pena ressaltar que isto é muito importante para estimar a probabilidade de cura. Para refinar ainda mais essas previsões de cura casa estádio pode ser divido em subestádios: 
 Estádio 0. Esse estádio descreve o câncer localizado ou "in situ". Cânceres estádio 0 estão situados no "local" em que surgiram. Eles não se espalharam para tecidos próximos. Esse estádio de câncer muitas vezes é altamente curável, geralmente pela remoção cirúrgica completa do tumor. 
Estádio I. Estádio I geralmente é conhecido como câncer em "estágio inicial ou localizado". Geralmente é um câncer ou tumor pequeno que não atingiu profundamente o tecido adjacente. Ele também não se espalhou para os linfonodos ou outra parte do organismo. A mulher descrita neste estádio pode-se que os índices de cura podem chegar 90%, número que pode cair progressivamente nos outros casos
Estádio II e estádio III. Esses estádios indicam grandes cânceres ou tumores que atingiram profundamente o tecido adjacente. Eles também podem ter se espalhado para os linfonodos, mas não para outras partes do corpo. Tipicamente, são denominados "disseminação regional".
Estádio IV. Esse estádio significa que o câncer se espalhou para outros órgãos ou partes do corpo. Às vezes conhecido como câncer "avançado" ou "metastático"
Sua causa tem diversos fatores estão relacionados ao aumento de risco de desenvolver
É também muito importante ficar de olho nos sintomas, o mais comum de câncer de mama é aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular, existem tumores de consistência globosa, branda e bem definida e também há outros sintomas, veja a seguir: 
inversão do mamilo;
edema cutâneo, semelhante à casca de laranja;
dor;
retração cutânea;
hiperemia;
secreção papilar (geralmente é transparente, mas pode ser avermelhada ou rosada devido a presença de glóbulos vermelhos);
descamação e ulceração do mamilo.
Estes sintomas mexem muito com o ser mulher, com a fertilidade, com os planos de vida. Elas precisam enfrentar questões importantes sobre querer ter filhos, mudança na sexualidade, sintomas da menopausa que só viriam mais para frente. A própria questão da sexualidade, que fica escondida durante todo o tratamento, também retorna. Elas têm medo da volta ao trabalho, ‘será que eu vou dar conta?’, medo da impotência, medo do retorno da própria doença, que pode acontecer e tem mais risco nos anos seguintes ao diagnóstico de cura. Medo de voltar ao ritmo antigo, de retomar as atividades e ter de abrir mão dessa rotina pela volta da doença. A questão da finitude. Olhar para a ideia da morte e não deixar que ela nos paralise ou que nos coloque em depressão. A família e os amigos, ambos são importantes em qualquer momento, do início ao fim do tratamento. Muitas vezes, é durante o tratamento que a pessoa percebe o quanto ela é importante para os outros ao seu redor. O papel da família e dos amigos são importantes quando a mulher não aceita um aconselhamento genético, mas a família e os amigos sim. Às vezes a família adoece mais psicologicamente do que o próprio paciente, e também precisa de cuidados e acompanhamento.
A prevenção do câncer de mama não é totalmente possível em função da multiplicidade de fatores relacionados ao surgimento da doença citados no início, e de fato alguns deles não são modificáveis. De modo geral, aqueles que são considerados modificáveis. Estima-se que por meio da alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama. Controlar o peso corporal e evitar a obesidade, por meio da alimentação saudável e da prática regular de exercícios físicos, e evitar o consumo de bebidas alcoólicas são recomendações básicas para prevenir o câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor. A terapia de reposição hormonal (TRH), quando estritamente indicada, deve ser feita sob rigoroso controle médico e pelo mínimo de tempo necessário. 
A campanha Outubro Rosa tem como o objetivo principal de alertar a as mulheres e a sociedade sobre o diagnóstico precoce dessa doença crônica, sua história deu origem em 1990, na cidade de Nova Iorque, houve uma corrida onde os integrantes utilizavam um laço rosa na altura do peito e que hoje dia é conhecido como o símbolo desse movimento. O dinheiro arrecadado teve um único propósito, de informar população e alertar as pessoas sobre câncer de mama, os responsáveis por essa ação foi a fundação Susan G. Komen For The Cure, atualmente é a maior e mais bem financiada organização do câncer de mama nos Estados Unidos. Um fato impressionante é que a partir daí, a corrida acontecia normalmente todos os anos, até que no ano de 1997 outras cidades do país adquiriam a campanha. No Brasil o primeiro aparecimento desse movimento chegou em 2002, onde o Mausoléu do Soldado Constitucionalista localizado em Ibirapuera, São Paulo, ficou iluminado de rosa durante o mês. Em 2019, um desafio que circula nas redes socias, os usuários postam uma foto dele mesmo, preto e branco com a hashtag outubro rosa e o seguidor que curtia a foto, o dono do post manda uma mensagem para o destinatário informando sobre o câncer e o desafio, a mensagem fenecia pedindo-lhe para fazer o mesma atitude para ajudar na conscientização sobre o outubro rosa. 
Referências Bibliográficas:
https://www.drogarialiviero.com.br/blog/campanha-outubro-rosa/
http://www.outubrorosa.org.br/historia.htm
https://juforin.jusbrasil.com.br/artigos/240711350/como-surgiu-o-outubro-rosa
https://pt.wikipedia.org/wiki/Outubro_Rosa
https://en.wikipedia.org/wiki/Susan_G._Komen_for_the_Cure
https://www.inca.gov.br/perguntas-frequentes/o-cancer-tem-cura
https://www.vencerocancer.org.br/tipos-de-cancer/cancer-de-mama-tipos-de-cancer/cancer-de-mama-tratamento-2/
https://www.vencerocancer.org.br/cancer/diagnostico-2/estadiamento/
https://www.crbard.com.br/pt-BR/Patients-Caregivers/Cancer/cancer-stages-facts
http://saude.gov.br/saude-de-a-z/cancer-de-mama
https://www.inca.gov.br/controle-do-cancer-de-mama/acoes-de-controle/tratamento
https://www.gazetadopovo.com.br/viver-bem/saude-e-bem-estar/curei-do-cancer-de-mama-e-agora/
https://wecancer.com.br/tratamento-do-cancer-de-mama-entenda-como-e-feito-e-quais-sao-os-tipos/

Continue navegando