Buscar

prova N2 metotologia cintifica

Prévia do material em texto

Atividades antropoloddia
PERGUNTA 1 e.
“Cada realidade cultural tem sua lógica interna, a qual devemos procurar conhecer para que façam sentido suas práticas, costumes, concepções e as transformações pelas quais estas passam. É preciso relacionar as variedades de procedimentos culturais各种文化程序com os contextos因此 em que são produzidos. As variações nas formas de família, por exemplo, ou as maneiras de habitar, de se vestir ou de distribuir os produtos do trabalho não são gratuitas. Fazem sentido para有道理os agrupamentos humanos que as vivem [...]” 
(Trecho retirado de SANTOS, José Luiz dos. O que é cultura. São Paulo: Brasiliense, 1987) 
O excerto摘抄acima refere-se: 
	
	a.
	Ao determinismo geográfico地理决定论, que afirma que práticas culturais são moldadas形状unicamente pelo meio ambiente e clima em que estão inseridas插入。. 
	
	b.
	Ao relativismo cultura文化相对主义l, que busca compreender uma cultura a partir de seus próprios termos, deixando de lado抛开julgamentos etnocêntricos民族优越感. 
	
	c.
	À ideia de evolução social, que hierarquiza as culturas tomando o progresso de suas instituições como(将 作为) 将其制度的进展作为 critério para的标准 determinar quais sociedades são mais avançadas. 
	
	d.
	À prática da etnografia人类学, que diz respeito à simples coleta de dados收集数据 feita pelo antropólogo em sociedades tribais部落 e indígenas. 
	
	e.
	Ao conceito de exotismo(异国情调)cultural文化异国情调, que explica a variedade de hábitos e crenças que encontramos nas diferentes culturas, classificando-os. 
0 pontos   
PERGUNTA 2 c. 
É possível afirmar que a prática da alteridade差异性consiste:
	
	a.
	Na experiência da diferença e na capacidade de compreensão da pluralidade cultural humana e do “outro”.
	
	b.
	Em trocas culturais entre duas partes, que tem como resultado a emergência de uma terceira cultura.
	
	c.
	Numa ação padrão, que é praticada naturalmente por todos os seres humanos.
	
	d.
	Em um julgamento de valor, no qual uma perspectiva cultural predomina sobre a outra, que por ser diferente é errada.
	
	e.
	Na alteração de valores do observador, sempre tendo em mente a hierarquia entre sociedades.
0 pontos   
PERGUNTA 3
Sobre a Antropologia e suas principais características, assinale a alternativa correta: 
	
	a.
	A Antropologia considera que a humanidade人类não é singular, e sim plural, mostrando que o diferente não deve ser entendido como inferior. A cultura é analisada em suas múltiplas dimensões.
	
	b.
	A Antropologia contesta争论,反对 determinismos biológicos e geográficos, propondo uma análise neutra中性e etnocêntrica das culturas e sociedades existentes. 
	
	c.
	A Antropologia tem como foco o estudo dos povos não-ocidentais, e por isso não conseguimos utilizar seus conceitos para estudar fenômenos contemporâneos. 
	
	d.
	Antropologia é uma ciência relativamente recente, pois começou a se desenvolver no início do século XX, em acordo com as ideias de Edward Tylor e Charles Darwin. 
	
	e.
	A Antropologia, apesar de compartilhar teorias com a Sociologia, é uma ciência que se afasta da Filosofia, da História e da Linguística, pois possui um campo de estudos próprio. 
0 pontos   
PERGUNTA 4
O etnocentrismo é um dos fenômenos estudado pela Antropologia moderna, gerando muitos debates. Considerando a abordagem que vimos sobre ele na Unidade 3, analise as informações a seguir e determine quais são corretas: 
I – O etnocentrismo é uma postura que rejeita拒绝outras culturas, considerando-as inferiores e atrasadas ou mesmo julgando-as estranhas e sem sentido.  ----- yes
II – O etnocentrismo está ligado a uma dificuldade de lidar com as diferenças, ou seja, a uma postura que se recusa enxergar拒绝看que há outros modos de vida possíveis. ---yes
III – O etnocentrismo é a perspectiva观点adotada pelos antropólogos atuais, que classificam as sociedades segundo graus de progresso tecnológico. 技术进步程度 nao
IV – O etnocentrismo, embora presente na maioria das sociedades, não pode ser relacionado a estratégias de dominação geopolítica, 地缘政治统治战略pois se trata de um mero preconceito, sem maiores consequências. 没有重大成果  nao
	
	a.
	Estão corretas as afirmações II, III. 
	
	b.
	Todas as afirmações são corretas 
	
	c.
	Estão corretas apenas as afirmações I, II e IV. 
	
	d.
	Estão corretas apenas as afirmações I e II.
	
	e.
	Estão corretas as afirmações I, II e III. 
•	Pergunta 1
	
	Sobre os patrimônios culturais, analise as afirmativas a seguir:
I O processo de construção de um determinado patrimônio dá-se naturalmente, independente das ações humanas.
II O patrimônio é resultado de construções sociais, representando uma parcela das ações humanas de um grupo.
III Carregado de dinamismo, o patrimônio é resultado de um processo seletivo, fortemente atrelado à链接memória social de um grupo.
É correto o que se afirma em:
			
	Resposta Selecionada:	 d. 
II, apenas.
Resposta Correta:	 c. 
II e III, apenas.
Feedback da resposta:	II e III, apenas.
			
•	Pergunta 2
	
	De acordo com o nosso material referencial, desenvolvemos, até os dias atuais, a prática de “patrimonizar” a cultura. Sobre o tema, analise os seguintes enunciados:
I Patrimonizar significa representar as culturas por meio de bens materiais e imateriais.
II Trata-se de uma prática que evoca apenas os bens materiais como símbolos culturais.
III Patrimonizar articula-se关键, 明确阐述的à tentativa de atribuir uma dimensão material à ideia de nação对国家的想法。.
É correto o que se afirma em:
			
	Resposta Selecionada:	 d. 
I e III, apenas.
Resposta Correta:	 d. 
I e III, apenas.
Feedback da resposta:	I e III, apenas.
			
•	Pergunta 3
	
	A relação entre a memória social e a construção de uma identidade nacional decorre de um processo dinâmico, no qual estão envolvidos diversos elementos, como, por exemplo, os patrimônios culturais. Nesse caso específico, os patrimônios são importantes porque:
			
	Resposta Selecionada:	 b. 
Representam o legado histórico e cultural das vivências de um povo, legado esse passado de geração em geração.
•	Pergunta 4
0 em 0 pontos
	
	O conceito de __ nação_ está ligado a questões identitárias, uma vez que se relaciona com o sentimento de pertencimento e união compartilhada entre os habitantes de um país.
Assinale a alternativa que apresenta o termo que preenche corretamente a lacuna:
			
	 
Resposta Correta:	 d. 
PERGUNTA 1 
1.	Patrimônio cultural é um conjunto de manifestações de cultura material e imaterial de um povo. No Brasil, nós temos o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), órgão federal responsável por preservar, divulgar e fiscalizar os bens culturais brasileiros. Esse reconhecimento e atribuição de valor价值分配são feitos por meio do tombamento倾翻,消费,临界, instrumento que atribui valor cultural a um bem material e determina sua proteção e preservação. Isso é importante porque o patrimônio cultural não é apenas nossa herança, mas sua preservação também garante a permanência e a identidade cultural de um povo.
Com base no que aprendemos ao longo do capítulo e a partir do trabalho realizado no IPHAN, analise as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas. 
I. ( f ) No acervo de mapas do在地图集合中Museu Imperial de Petrópolis está a carta corográfica地图do Império do Brasil do ano de 1857, com a planta da cidade do Rio de Janeiro e o quadro estatístico do Império do Brasil巴西帝国的统计图片, conforme os relatórios oficiais. A descrição corográfica era a descrição geográfica de uma região ou país e incluía um estudo demográfico e antropológico das povoações descritas. Portanto, trata-se de uma peça de cultura imaterial.
II. ( v ) A festa do Círio de Nossa Senhora de Nazaré é uma das mais famosas de nossa cultura imaterial do Brasil. Trata-se de uma grande procissão em devoção a Nossa Senhora de Nazaré, que existe desde 1793, e reúne milhares de pessoas no Belém do Pará. A festa ocorre sempre no segundo domingo de outubro e é uma das maiores festas católicas do mundo. 
III. ( f )O frevo é uma das principais danças tradicionais brasileiras e uma das manifestações culturais mais características do Recife. Tem origem no carnaval do século XIX, a partir da rivalidade entre 对抗as bandas militares e dos escravos que tinham se tornado livres. O frevo é uma marchinha acelerada que incorpora elementos de outras danças, como maxixe e polca. Essa dança popular é um grande exemplo de cultura material.
IV. ( v ) A partir de influências do jongo, do samba de roda baiano, do maxixe e da marcha carnavalesca, surgiram três novas formas de se fazer samba no Rio de Janeiro: o partido alto. Ele é feito no improviso de forma coletiva e cantando sobre o cotidiano. As matrizes do samba no Rio de Janeiro são cultura imaterial.
V. ( v ) Os adereços que o índios Cinta Larga usam na guerra são considerados cultura material. Eles se pintam de jenipapo, com motivos animais ou vegetais; usam seus cocares头饰de penas de gavião鹰; grossos colares de contas (bak´rĩ) no pescoço e cruzados no peito; e as cintas típicas (zalâpíáp), confeccionadas de entrecasca da árvore tauari.
Agora, assinale a sequência correta de classificação.
 
a.	F, F, F, V, V. 
 
b.	F, V, F, V, V.
 
c.	V, V, V, F, F. 
 
d.	V, V, F, F, F.
 
e.	F, F, V, V, F.
0,2 pontos 
PERGUNTA 2
1.	Leia o trecho a seguir.
“’Foi a imagem do mulato黑白混血儿的形象que prevaleceu盛行’, diz a antropóloga Lilia Schwarcz. De acordo com ela, isso ocorreu por vários motivos. O primeiro deles teria sido a这本来是aceitação, pelos pensadores do país, de que a presença africana em nossa formação era algo positivo. O marco dessa mudança de olhar(变化的样子)这种变化的标志teria 将aparecido com a publicação de Casa-Grande & Senzala, de Gilberto Freyre, em 1933. Muito antes do advento da genética moderna现代遗传学, Freyre já escrevia que: ‘Todo brasileiro, mesmo o alvo, de cabelo louro, traz na alma灵魂e no corpo a sombra, ou pelo menos a pinta, do indígena印度ou do negro’”. 
CAVALCANTE, R. A cara do brasileiro. SuperInteressante, 31 out. 2016. Disponível em: <https://super.abril.com.br/cultura/a-cara-do-brasileiro/>. Acesso em: 12/03/2018.
Em relação a formação da identidade brasileira, analise as afirmativas a seguir.
I. A identidade nacional brasileira é o produto da miscigenação entre os diferentes colonizadores europeus: as várias nações indígenas que aqui viviam e os inúmeros povos africanos trazidos como mão de obra escrava; além dos imigrantes que chegaram entre os séculos XIX e XX, como alemães, italianos e japoneses. ------yes
II. Movimentos artísticos e culturais艺术和文化运动também contribuem para a construção da identidade de uma nação. A Semana de Arte Moderna de 1922, por exemplo, abraça a identidade mestiça do povo brasileiro na obra de artistas plásticos, como Tarsila do Amaral, e escritores, como Mário de Andrade. yes
III. A identidade nacional de uma nação é dada pela herança genética遗传继承 e pelas políticas de unificação nacional. Sendo assim, o Brasil é mestiço devido a mistura genética de portugueses, índios e negros, bem como aos processos de independência, unificação do território nacional e convenção do português como idioma nacional.
IV. A identidade nacional brasileira é fruto de um processo de construção histórica, cultural e política que está em constante transformação. Na esfera política, inicia-se na Independência e ganha impulso no获得动力governo de Vargas. Com a Proclamação da República, 共和国宣言temos a criação de símbolos culturais nacionais, como a mitificação da figura de Tiradentes como herói brasileiro. yes
Está correto o que se afirma em:
 
a.	II e IV, apenas.
 
b.	II, III e IV, apenas.
 
c.	I, II e IV, apenas.
 
d.	I, II e III, apenas.
 
e.	I e III, apenas.
0,2 pontos 
PERGUNTA 3
1.	Podemos considerar o Centro Histórico de Olinda, em Pernambuco, um monumento da memória social社会记忆的纪念碑brasileira. Isso porque é um conjunto arquitetônico建筑的, urbanístico e paisagístico tombado pelo IPHAN e reconhecido como Patrimônio Mundial Cultural pela UNESCO联合国教科文组织.
Aliás, Olinda foi uma das cidades mais ricas do Brasil entre os séculos XVI e XVII. Seus prédios testemunharam histórias e registram as mudanças nos estilos arquitetônicos: edifícios coloniais, fachadas de azulejos e obras neoclássicas新古典e ecléticas不拘一格do início do século XX. Com isso, Olinda nos remete à指história, ao carnaval e à brasilidade.
Em relação à memória social, analise as afirmativas a seguir.
I. A memória possui duas perspectivas: uma individual e outra social; pois uma lembrança existe sempre em relação a algo, alguém ou um acontecimento. yes
II. A memória social é uma memória coletiva, que é acessada e mantida pelos membros de um grupo, de um povo ou de uma nação. Ela constitui as identidades de um grupo. yes
III. A preservação e a identificação de patrimônios culturais é importante para criação e preservação das memórias sociais. São os bens culturais tombados堕落的文化商品que estarão presentes e disponíveis nas memórias sociais. 保护和识别文化遗产对于创造和保存社会记忆非常重要。 它们是社会记忆中存在和可用的文化资产。 yes
IV. A memória social nunca é construída de forma coletiva, pois ela existe apenas a partir dos relatos e registros históricos oficiais de um país. 
Está correto o que se afirma em: no
 
a.	II, III e IV, apenas.
 
b.	I e IV, apenas.
 
c.	II e III, apenas.
 
d.	I, II e III, apenas.
 
e.	I, III e IV, apenas.
PERGUNTA 4
1.	Acerca da relação entre os conceitos de raça e as mudanças de visão introduzidas pela Antropologia e por outras ciências humanas, analise as seguintes assertivas:
I.	A percepção de raça passa por construções sociais que são de interesse da Antropologia (bem como de outras ciências humanas).yes
II.	O viés偏见de interpretação biológic fez parte da conceituação de raça e embasou基地"cientificamente" o racismo, porque atribuía à constituição físico-biológica das pessoas tendências em comportamentos sociais e culturais.
III. Raça é um conceito religioso que envolve a prática tradicional de cura por ervas e outros produtos puramente naturais. 
Assinale a alternativa correta:
 
a.	Apenas a assertiva I está correta.
 
b.	Apenas a assertiva III está correta.
 
c.	Apenas as assertivas I e II estão corretas.
 
d.	Apenas as assertivas II e III estão corretas. 
 
e.	Apenas a assertiva II está correta.
PERGUNTA 5
1.	Leia as assertivas abaixo sobre Patrimônio Cultural:
I. Agregar valores添加值para a união da comunidade社区团结configura um exemplo de manifestação do Patrimônio Imaterial, representado por celebrações, festas, lugares, músicas, rezas e superstições迷信, entre outros elementos. 
II. Monumentos, edifícios, trechos urbanos城市延伸e até ambientes naturais de importância paisagística(景观)重要的自然环境que tenham valor histórico, estético审美观, arqueológico考古学的, científico, 科学, etnológico ou antropológico podem vir a constituir-se em patrimônios culturais da humanidade. Yes
III. Os Patrimônios Culturais materiais e imateriais refletem a memória coletiva dos povos envolvidos em sua criação参与其创造。.
IV. Entende-se por Patrimônio Material as práticas, os rituais e os saberes de uma comunidade. Estes dividem-se em celebrações culturais e formas de expressão. nao
V. O Patrimônio Cultural Imaterial (Intangível) é toda a herança cultural de uma coletividade que faz parte dos saberes intrínsecos是内在知识的一部分do dia a dia de um povo. yes
Está correto o que se afirma em:
 
a.	II, III e IV, apenas.
 
b.	I e III, apenas.
 
c.	I, II, III, IV e V.
 
d.	I e II e V, apenas.
 
e.	I, II, III e V, apenas.
PERGUNTA 6
1.	Leia o excerto a seguir.
“A brincadeira que há anos entretém crianças e adultos no subúrbio市郊e nas comunidades do Rio ganhou título sério获得了严肃的称号e virou patrimônio cultural, histórico e imaterial do estado. De autoria do deputado副的,代表 Paulo Ramos (sem partido党), a lei que torna a prática成为的做法de origem oriental de empinar pipas 放风筝um bem do Rio de Janeiro foi sancionada被批准了 na última quinta-feira pelo governador Luiz Fernando Pezão. A diversão resiste à era dos celulares抵制手机的时代e ainda movimenta os fins de semanaem muitos cantos do Rio”.
SODRÉ, L. Brincadeira com jeito carioca, pipa vira patrimônio cultural, histórico e imaterial do Rio. O Globo, Rio de Janeiro, 04 mar. 2018. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/rio/brincadeira-com-jeito-carioca-pipa-vira-patrimonio-cultural-historico-imaterial-do-rio-22455685>. Acesso em: 22/03/2018. 
Considerando que o patrimônio cultural é um importante mecanismo político e social de reconhecimento e proteção de elementos culturais, podemos afirmar que:
 
a.	Um patrimônio cultural é escolhido por meio de votação popular. São os representantes da comunidade que decidem quais objetos, monumentos纪念碑e práticas devem ser preservados de acordo com os benefícios econômicos que trazem.
 
b.	Apenas a popularidade de um monumento ou de um costume compõe razão suficiente para que o governo possa considerá-los como relevantes na composição do patrimônio cultural. A escolha, portanto, deve obeder exclusivamente a critérios políticos e partidários.
 
c.	O tombamento de uma atividade倾覆活动, transformada em patrimônio cultural, deixou de ser停止um ato de reconhecimento oficial do Estado após a criação do IPHAN. Tal prática limitou-se apenas a homenagear光荣algumas das tradições culturais que resumem o Brasil. 
 
d.	São extremamente rígidos os critérios de avaliação de um patrimônio cultural. São levados em conta apenas a importância econômica e política dos elementos escolhidos, pois são esses critérios que representam o país internacionalmente.
 
e.	A escolha do que deve ser considerado um patrimônio cultural tem por objetivo proteger e valorizar aquilo que é culturalmente significativo para um grupo social ou comunidade. Ou seja, aquilo que evoca唤起o sentimento de pertencimento属于e identidade.
PERGUNTA 7
1.	Leia o texto a seguir. “Desde o início as religiões afro-brasileiras se fizeram sincréticas合一, estabelecendo paralelismos entre divindades(神佛)建立神灵之间的相似之处africanas e santos católicos, adotando o calendário de festas do catolicismo, valorizando a frequência aos ritos仪式e sacramentos da igreja. Assim aconteceu com o candomblé da Bahia, o xangô de Pernambuco, o tambor-de-mina do Maranhão, o batuque do Rio Grande do Sul e outras denominações, todas elas arroladas入选pelo censo人口调查do IBGE sob o nome único e mais conhecido: candomblé. Até recentemente essas religiões eram proibidas e, por isso, duramente perseguidas por órgãos oficiais. Continuam a sofrer agressões遭受侵略, hoje menos da polícia e mais de seus rivais竞争对手pentecostais五旬节派, e seguem sob forte preconceito在强烈的偏见下继续, o mesmo preconceito que se volta contra os negros independentemente de religião”. PRANDI, R. O Brasil com axé: candomblé e umbanda no mercado religioso. Estudos avançados, São Paulo, v. 18, n. 52, p. 223-238, set./dez. 2004, p. 225. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142004000300015>. Acesso em: 18/04/2018.
O histórico das diferentes religiões presentes no Brasil, a forma como elas se estabeleceram e a maneira como diferentes arranjos sociais不同的社会安排propiciam规定, 提供了 maior ou menor legitimidade合法 para determinadas crenças nos auxiliam na compreensão da realidade social brasileira. Como sabemos, a influência de preconceitos relativos a determinadas religiosidades coopera com a reiteração de重有outros tipos de discriminação.
O excerto de摘录自Prandi (2004) trata justamente sobre o sincretismo合一 e a intolerância 不包容religiosa, abordando a forma como esses dois aspectos se relacionam dentro do âmbito das(的范围)religiões de matriz africana no Brasil在巴西非洲矩阵的宗教范围内forma como esses dois aspectos se relacionam dentro do âmbito das(的范围)religiões de matriz africana no Brasil在巴西非洲矩阵的宗教范围内. Sendo assim, tendo como base essas considerações e o que estudamos, assinale a alternativa correta.
 
a.	As religiões afro-brasileiras possuem um histórico de perseguição迫害e discriminação no Brasil que está inextricavelmente有着密不可分的 atado ao附属于preconceito racial. Assim, por sofrerem diversos tipos de violência, essas religiões acís. abaram se adaptando适应e assumindo 有alguns aspectos do cristianismo dominante no pa
 
b.	Com a integração de religiões afro-brasileiras e cristãs, temos observado um crescente número de越来越多的人adeptos支撑 do que podemos chamar de “afro-cristianismo”, um movimento que abarca包含tanto um misticismo quanto uma teologia mais centralizada e conservadora.
 
c.	O catolicismo possui tal influência na atual conjuntura religiosa do país, que acaba por instituir que as demais religiões incorporem suas doutrinas, a fim de que haja maior coesão凝聚entre as religiões existentes em território nacional.
 
d.	Apesar de serem muito antigas, apenas nos últimos anos as religiões afro-brasileiras têm assumido aspectos que se aproximam do cristianismo dominante no Brasil. A aproximação de uma perspectiva cristã se dá pela tentativa de resgatar fiéis拯救信徒que têm se convertido转换a novas denominações evangélicas.
 
e.	Na atualidade, podemos observar uma abertura, por parte das religiões cristãs, para uma mescla混合de concepções构思de origem ocidental e oriental, de modo que há um engajamento generalizado na proposição de cultos e atividades ecumênicas com a participação de líderes de religiões de matriz africana.
PERGUNTA 8
1.	“Tornamo-nos conscientes de que o ‘pertencimento归属感’ e a ‘identidade’ não têm a solidez de坚固uma rocha, não são garantidos para toda a vida(一辈子),没有坚如磐石,不能保证一辈子, são bastante negociáveis e revogáveis可撤消, e de que as decisões que o próprio indivíduo toma, os caminhos que percorre运行的路径, a maneira como age你的行为方式– e a determinação de manter firme a tudo isso – são fatores cruciais关键因素tanto para o ‘pertencimento’ quanto para a ‘identidade’. Em outras palavras, a ideia de ‘ter uma identidade’ não vai ocorrer às pessoas enquanto o ‘pertencimento’ continuar sendo o seu destino, uma condição sem alternativa. Só começarão a ter essa ideia na forma de uma tarefa a ser realizada, e realizada vezes e vezes sem conta时间一遍又一遍, e não de uma só tacada射击”.
(Fonte: BAUMAN, Zygmunt. Identidade: Entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004, p. 17-18)
A partir do comentário de Bauman, analise as premissas abaixo:
I – A identidade é algo nato ao ser humano, de modo que o sujeito não recebe qualquer tipo de influência externa, pois é um ser acabado e completo por si mesmo; nao
II – A flexibilidade灵活性e o dinamismo inerentes内在活力à identidade demonstram como o fator social é fundamental no que se refere a formação identitária特性de um indivíduo, de modo que o sujeito vai se formando em contato e em relação com o mundo que o cerca; yes
III – O pertencimento é algo já preestabelecido e determinado para o sujeito, assim, cabe a pessoa a incondicional aceitação de uma dentidade já determinada; nao
IV – Identidade é uma combinação única de características身份是一种独特的功能组合e elementos que distinguem um indivíduo ou um grupo de outros grupos ou pessoas, é aquilo que singulariza挑出 o sujeito em meio à multidão人群. 
Estão corretas as afirmativas:
 
a.	II e IV
 
b.	 I, II, III e IV
 
c.	I, III e IV
 
d.	II, III e IV
 
e.	I e III
PERGUNTA 9
1.	O conceito de cultura envolve diferentes aspectos e abordagens不同方面和方法, tal como a cultura material: objetos ou materiais arquitetônicos建筑材料que têm significado para o grupo social. 
O estudo das tradições e manifestações de um povo (que não se traduzem em objetos materiais不转化为物质对象) também pode ser considerado como um dos aspectos do patrimônio cultural de um povo. 
Assinale a opção correta que apresenta o nome desse aspecto da cultura, seguido de um exemplo: 
 
a.	Cultura Imaterial e Capoeira
 
b.	Cultura Imaterial e Elevador Lacerda
 
c.	Cultura Social e Ofício das Baianas do Acarajé
 
d.	Cultura Incompleta e ruínas de fortalezas abandonadas 
 
e.	Cultura Social e Partidos Políticos
PERGUNTA 10
1.	Na Bolívia, temos o Carnaval de Oruro, uma mistura de crenças espanholas e andinas. Além das danças típicas com máscaras, há uma procissão em游行队伍que dançarinos caminham por 4km durante 20 horas sem interrupção.No fim da festa, fazem oferendas他们做奉献a Pachamama, a mãe-terra da mitologia inca. 印加神话。
PORTILHO, G. Como é o Carnaval em outros países?. Mundo Estranho, 09 fev. 2018. Disponível em: <https://mundoestranho.abril.com.br/cultura/como-e-o-carnaval-em-outros-paises/>. Acesso em: 12/03/2018.
O carnaval é uma festa que envolve música, dança e artesanato, capaz de reunir todas as classes sociais能够汇集所有社会阶层. Ou seja, o carnaval é expressão cultural. 
Sendo assim, podemos afirmar que a cultura de um país: 
 
a.	é resultado de fenômenos psicobiológicos que se desenvolveram a partir da evolução humana. Assim, as culturas também possuem diferentes estágios de evolução, ou seja, existem culturas mais primitivas, outras avançadas.
 
b.	é fruto de um processo biológico e se encontra inserido na genética de um povo. Dessa forma, a cultura é hereditária e alguns de seus aspectos podem ser rasteadas até os povos antigos.
 
c.	é determinada por fatores geográficos, na medida em que o meio ambiente e o clima são fatores decisivos决定性para o desenvolvimento cultural de um povo. 
 
d.	é formada de diversos elementos e está em transformação contínua. A cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, linguísticas e comportamentais passadas de geração em geração.
 
e.	é formada exclusivamente do encontro entre diferentes povos por meio do comércio, de guerras e casamentos. Nesse processo de troca, a cultura de um sofre ou exerce influência sobre a construção cultural do outro.
PERGUNTA 1d. b. 
De acordo com o estudo do material referencial, como podemos compreender a categoria de gênero性别类别?
	
	a.
	Trata-se de uma prerrogativa religiosa一种宗教特权que as mulheres possam não trabalhar nos dias santos.
	
	b.
	Trata-se de um conjunto de ideias, percepções e noções sobre o masculino e o feminino.
	
	c.
	Trata-se de uma forma de análise das comunidades remanescentes de的残余quilombos.
	
	d.
	Trata-se de uma categoria de diferenciação genética de sexo que acontece com os fetos no início da vida no útero胎儿早期的胎儿.
	
	
	
	
	
	
0 pontos   
PERGUNTA 2
Historicamente, as formas de inclusão e de exclusão social dos portadores de necessidades especiais variaram de maneira considerável. Nosso material referencial descreveu a visão da sociedade escravista que imperou no Brasil até o fim do século XIX. Sobre os escravos brasileiros, é correto afirmar:
a. 
Os africanos escravos com necessidades especiais eram responsabilidade do seu Senhor, cujos cuidados eram uma obrigação.
b. 
Os coolies chineses deixaram de ser trazidos para o Brasil no fim do século XIX, porque comumente davam luz à crianças com necessidades especiais.
c. 
As necessidades especiais são uma realidade recente, fruto do uso indiscriminado de remédios, portanto não existiam no século XIX.
d. 
Os africanos e afrodescendentes escravizados eram considerados bens produtivos que só serviam se saudáveis e fortes fisicamente. 被奴役的非洲人和非裔美国人被认为是生产性产品,只有在身体健康和强壮的情况下才能生产。
e. 
As crianças negras escravas que nasciam com necessidades especiais tinham direito a uma indenização custeada pelo governo imperial até o dia de sua morte
0 pontos   
PERGUNTA 3c. b. 
Acerca da relação entre os conceitos de raça e as mudanças de visão introduzidas pela Antropologia e por outras ciências humanas, analise as seguintes assertivas:
A percepção de raça passa por construções sociais que são de interesse da Antropologia (bem como de outras ciências humanas). -----yes
O viés偏见de interpretação biológica fez parte da conceituação de raça e embasou "cientificamente" o racismo, porque atribuía à constituição físico-biológica das pessoas tendências em comportamentos sociais e culturais. 生物解释的偏见是种族概念化的一部分,支持“科学”种族主义,因为它归因于人们在社会和文化行为中的物理生物构成倾向。 
Raça é um conceito religioso que envolve a prática tradicional de cura por ervas e outros produtos puramente naturais. 
Assinale a alternativa correta: ----nao
	
	a.
	Apenas as assertivas II e III estão corretas.   
	
	b.
	Apenas a assertiva I está correta.
	
	c.
	Apenas as assertivas I e II estão corretas.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
0 pontos   
PERGUNTA 4b. a. 
Vimos que a raça se firma como um conceito de base pretensamentebiológica na segunda metade do século XIX. Dentre os fatores que poderiam influenciar características como a cor da pele, formato dos olhos ou textura dos cabelos eram atribuídas a fatores como o clima, a geografia e as migrações. De que forma podemos ler, nas assertivas abaixo, 在下面的断言中, uma posição crítica关键位置a esse conceito de raça?
A raça é proveniente da 来自于natureza e não da forma como cada grupo constrói culturalmente a idéia do que é diferente, do que é bom ou do que é belo.------no posição positivo
A raça e, consequentemente, a hierarquização do que é melhor ou pior é um conjunto de construções sociais一套社会组建que procuram explicar a dominação a partir das diferenças que se encontram na fisionomia外貌de diversos grupos.---sim, posição critico
O racismo e as percepções de对...的看法raça de fato não dizem respeito a dados da realidade mundial, dizem respeito a discursos políticos específicos 具体地que distorcem a扭曲forma como as pessoas interpretam as relações sociais事实上,种族主义和种族认知并不涉及来自世界现实的数据,它们涉及扭曲人们解释社会关系方式的具体政治话语.,
Estão corretas as alternativas:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
As assertivas II e III.   
	Resposta Correta:
	b. 
Apenas a assertiva II.
	
	
Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
	 
	 
	
	De acordo com o estudo do material referencial, vimos que a raça se firma como um conceito de base pretensamente biológica na segunda metade do século XIX. Dentre os fatores que poderiam influenciar características com a cor da pela, formato dos olhos ou textura dos cabelos eram atribuídas a fatores como o clima, a geografia e as migrações. De que forma podemos ler nas assertivas abaixo uma posição crítica a esse conceito de raça?
A raça é proveniente da natureza e não da forma como cada grupo constrói culturalmente a idéia do que é diferente, do que é bom ou do que é belo.
A raça e, consequentemente, a hierarquização do que é melhor ou pior é um conjunto de construções sociais que procuram explicar a dominação a partir das diferenças que se encontram na fisionomia de diversos grupos.
O racismo e as percepções de raça de fato não dizem respeito a dados da realidade mundial, dizem respeito a discursos políticos específicos que distorcem a forma como as pessoas interpretam as relações sociais.
Estão corretas as alternativas:
	
	
	
	
		
	
	Respostas:
	a.
As assertivas I e II.
	 
	b.
As assertivas II e III.   
	 
	c.
Apenas a aassertiva III.
	 
	d.
Apenas a assertiva I.
	 
	e.
Apenas a assertiva II.
	
	
	
	
	
TESTE: ATIVIDADE 4
 
Parte superior do formulário
PERGUNTA 1
Leia o excerto a seguir. a
 
“[...] ver as coisas do mundo como uma relação capaz deter tido有um nascimento, capaz de ter um fim ou uma transformação. Ver as coisas do mundo como a relação entre elas. Ver que a verdade está mais no olhar que naquilo que é olhado看到地. [...] é não transformar a diferença em hierarquia, em superiores e inferiores ou em bem e mal, mas vê-la em sua dimensão de riqueza por ser diferença”.
 
ROCHA, E. P. G. O que é etnocentrismo. 16. ed. São Paulo: Brasiliense, 2000, p. 20.
 
O excerto摘录aborda a importância de tratarmos tudo aquilo que é diferente a partir de suas potencialidades从他们的潜力, partindo de um entendimento de从理解开始que as coisas e as pessoas se constroem por meio de diversas contingências通过各种突发事件, sejam elas históricas, sociais, econômicas, políticas, etc.
 
Sendo assim因此,, assinale a alternativa que melhor representa tal forma de compreendermos a realidade.
	
	a.
	Relativismo cultural. 文化相对主义
	
	b.
	Miscigenação.
	
	c.
	Igualdade.
	
	d.
	Representatividade. 代表性
	
	e.
	Etnocentrismo.
0,2 pontos   
PERGUNTA 2 c
Brasil, um país permeado por渗透 diferentes tipos de preconceitose discriminações, em parte部分, ainda não se reconhece como um país que — tanto individual quanto coletivamente — reforça加强了atitudes e concepções racistas种族主义e preconceituosas. Tanto no âmbito das relações cotidianas quanto em um âmbito mais jurídico e institucional更加合法和体制的框架, observamos a falta de equidade公平no acesso à educação, saúde, alimentação, trabalho, etc.
 
Assim, tendo em vista as鉴于此desigualdades históricas que assolam折磨o Brasil蹂躏巴西, 困扰着巴西e como elas se relacionam aos preconceitos e discriminações raciais perpetrado对 犯下s a pessoas negras, bem como a forma como essas violências se expressam no cotidiano das relações sociais, analise as afirmativas a seguir.
 
I. O preconceito racial brasileiro é, muitas vezes, expressado de maneira sútil一种微妙的方式, mas, nem por isso但并非如此, menos perversa不那么反常.. Ele pode ser expresso na forma de um racismo institucional制度性种族主义, de modo que exclui — de forma aparentemente legítima — e reproduz desigualdades raciais再现种族不平等. 
II. O preconceito racial se caracteriza pela manifestação individual em relação a uma raça/etnia diferente da sua, e não tem consequências与 有关 institucionais, já que somos todos iguais em direitos.
III. O preconceito racial é algo que pode ser observado de maneira esparsa如此稀疏,少见no Brasil. Apesar de 只ainda ser presente na realidade do país e vir acompanhado de preconceitos de outras naturezas, ele pouco se relaciona às desigualdades relativas à distribuição de renda, por exemplo.
IV. Em razão da miscigenação do povo brasileiro, convivemos de maneira saudável com as diferenças raciais e étnicas. Piadas, deboches e brincadeiras 开别人玩笑,嘲笑são uma expressão latente一个潜在的表达da democracia racial种族民主que vivenciamos.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	a.
	III e IV, apenas.
	
	b.
	II e IV, apenas.
	
	c.
	I, apenas.
	
	d.
	I e II, apenas.
	
	e.
	I, II e III, apenas.
0,2 pontos   
PERGUNTA 3
D
Assim, tendo em vista noções de respeito às diferenças, relativismo cultural e a compreensão do “outro” a partir de seu contexto histórico, social, econômico e político, numere as explicações a seguir com o conceito a qual se referem.
1.Etnocentrismo     
2. Processo civilizatório
3. Preconceito racial
4. Alteridade
(   1) Valoração do outro — nos mais diferentes âmbitos, seja racial, social, de gênero, etc. — a partir  de nossa  própria cultura. Dificuldade de pensar e compreender a partir da diferença, o que se expressa com a estranheza, o medo ou a violência.- Etnocentrismo 
(  4 ) A identidade do indivíduo se constrói a partir de sua relação com o outro. Nos constituímos por meio da diferença. Assim, há a capacidade de se colocar no lugar do outro, tendo a compreensão do mundo por meio da diversidade.- Alteridade
( 3 ) A vinda de imigrantes europeus para o Brasil, no século XIX, entendida, também, como um empreendimento político, a partir da compreensão de que pessoas brancas eram superiores ao restante da população.- Processo civilizatório
(   2) Trata-se de concepções pré-estabelecidas, baseadas em uma valoração que inferioriza determinada raça ou etnia. Parte de uma crença infundada de que, em razão de traços que denotam diferenças raciais, podemos atestar as capacidades cognitivas ou intelectuais, por exemplo, de uma determinada pessoa. --- Preconceito racial
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta.
	X
	a.
	2, 4, 1, 3.
	 
	b.
	1, 4, 2, 3.
	
	c.
	1, 2, 4, 3.
	
	d.
	1, 4, 3, 2.
	
	e.
	3, 2, 1, 4.
0,2 pontos   
PERGUNTA 4 
A Lei das Eleições (9.504/1997) estabelece que “cada partido ou coligação preencherá o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo” (BRASIL, 199, s.p.). Em 2009, a Lei 12.034/2009, substituiu a expressão prevista na lei anterior – “deverá reservar” – para “preenche-la” (BRASIL, 2009, s.p.)
 
Sobre a Lei das Eleições, podemos dizer que:
	
	a.
	Trata-se de uma ação afirmativa étnica一种肯定的民族行为que tem por objetivo旨在conscientizar o povo让人们意识到brasileiro de sua dívida histórica para com a população negra, marginalizada边缘化desde sua diáspor侨民a e da escravidão.
	
	b.
	Trata-se de uma ação afirmativa étnica que procura colocar em pauta a chegada de novos imigrantes ao Brasil e as diferentes formas possíveis de incluí-los em nossa sociedade.
	
	c.
	Trata-se de uma ação afirmativa ligada ao Movimento LGBTQ+ que tem por objetivo colocar em pauta as discussões da homofobia同性恋e da transfobia.
	
	d.
	Trata-se de uma ação afirmativa de gênero que busca substituir o número de homens eleitos por mulheres: o objetivo é derrubar推翻o patriarcado父权制e instituir uma ditadura feminista女权主义独裁统治.
	
	e.
	Trata-se de uma ação afirmativa de gênero que tem por objetivo contribuir para a redução da desigualdade entre os gêneros que ainda está presente na sociedade brasileira.
0,2 pontos   
PERGUNTA 5 C
Leia o texto a seguir.
 
“[...] como não podia将来时 deixar de suceder停止发生, essa orientação gerou um fruto espúrio寄生. A ideia de que o padrão brasileiro de relações entre ‘brancos’ e ‘negros’ se conformava aos fundamentos基础 ético-jurídicos伦理 - 法律 do regime republicano vigente现任共和政权. Engendrou-se生, assim, um dos grandes mitos de nosso tempo: o mito da ‘democracia racial brasileira巴西种族民主’. Admitia-se承认, de passagem que esse mito não nasceu de um momento para o outro. Ele germinou萌发longamente, aparecendo em todas as avaliações que pintavam o jugo枷锁,果汁escravo como contendo ‘muito pouco fel’ e sendo suave, doce e cristãmente humano是温柔,甜蜜和基督徒的人”.
 
FERNANDES, F. A integração do融合 negro à sociedade de classes阶级社会. São Paulo: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letra da Universidade de São Paulo, 1964, p. 309.
 
No trecho mencionado在上述段落中, Fernandes (1964) trata do mito da democracia racial, assinalando seu caráter histórico e a centralidade de uma crença em um senhor que almejava渴望uma vida digna体面的生活 e justa a seus escravos, dirimindo解决possíveis sofrimentos.
 
A respeito desse tema, analise as afirmativas a肯定的seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
 
I. ( f  ) O mito da democracia racial tem sua origem apenas no século XX, quando os negros passam a ter condições de vida iguais aos brancos, em decorrência da liberação do trabalho assalariado.
II. ( v  ) A democracia racial foi uma iniciativa político-institucional政治 - 制度倡议com o intuito de的目的promover a igualdade entre brancos e negros após a Lei Áurea. Como não teve sucesso, hoje é entendida como um empreendimento fracassado失败, ou seja, apenas um mito.
III. ( v  ) Se relaciona com o mito da democracia racial o fato de que pessoas negras, apesar de constitucionalmente possuírem os mesmos direitos e deveres de pessoas brancas, não terem acesso às mesmas garantias无法获得相同的保证e oportunidades no âmbito da vida prática e cotidiana, o que acarreta导线o agravamento de desigualdades e as mascara.
IV. ( f  ) A democracia racial é fruto da miscigenação que ocorreu em nosso país, cujas consequências se mostram frutíferas果实, visto a diversidade cultural e étnica que o Brasil apresenta.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta.
	
	a.
	F, V, F, V.
	
	b.
	V, F, V, V.
	
	c.
	F, V, V, F.
	
	d.
	F, F, V, F.
	
	e.
	F, F, F, V.
0,2 pontos   
PERGUNTA 6 D
O trecho a seguir foi escrito pelo diplomata外交官e escritor francês Arthur de Gobineau:  "Já因 não existe nenhuma família brasileira que não tenha sangue negro e índio nas veias静脉中有黑色和印度血; o resultado são compleições肤色的,浮浅的raquíticas不牢肤色发育不良que, se nem sempre repugnantes令人厌恶的, são sempre desagradáveis aos olhos对看到地感到不愉快."  (RAEDERS, 1988, p. 90) 
Há diversas questões que podem ser discutidas a partir dessa frase. Duas, contudo, chamam mais a atenção. São elas:
	
	a.
	As questões de gênero e o racismo
	
	b.
	O etnocentrismo e as questões de gênero
	
	c.
	A pós-modernidade e o racismo
	
	d.
	O etnocentrismo e o racismo
	
	e.
	A inclusão social e a pós-modernidade
0,2 pontos   
PERGUNTA 7 a
Leia o enunciado abaixo e assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) asafirmações propostas, referentes ao vídeo “A economia com propósito有目标的经济e as mudanças no ambiente de trabalho” (aprox. 8 min), que faz parte da coleção de vídeos do World of Business Ideas (WOBI), disponíveis no OneCampus®by Laureate: a sua plataforma internacional de conexão e aprendizagem!
 
Caso seja 虚拟语气现在时sua primeira visita à你第一次来访 plataforma do OneCampus®, será将来时 solicitado a você que aceite os Termos Gerais e Condições do Site. Caso precise de suporte técnico, envie um e-mail para onecampussupor批 te@laureate.net
 
Clique na imagem abaixo para assistir ao vídeo:
Aaron Hurst trata em sua palestra de uma nova fase da economia, denominada por ele de “economia de propósito”. Em seu discurso, o economista fala de aspectos da evolução humana, que considera em seus estudos diversas ciências, incluindo a Antropologia. 
	( v   )
	Em busca de uma melhoria em sua qualidade de vida e, consequentemente, de sua expectativa de vida, o homem percebeu que, ao manipular a natureza e o ambiente para atingir seus objetivos, 通过操纵自然和环境来实现其目标 recebia os mesmos benefícios advindos da evolução来自进化论. 
	(    )
	O iPhone representa a última etapa de evolução, por sua eficiência为了它的效率e velocidade - ideais de diferenciação desejados por CEOs de vários setores da economia. Seu surgimento它的出现coincide com恰逢其时os preceitos戒律 defendidos pela 陷入,捍卫economia de propósito por englobar包含tais características.
	( v   )
	A essência da的本质economia de propósito pode ser observada no apoio dado给出 aos colaboradores por seus líderes na descoberta de发现como o trabalho se liga com o que eles são enquanto seres humanos e na compreensão do que almejam他们渴望,瞄准além de recursos financeiros.
 
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
	
	
	V – F – V.
	
	
	F – V – F.
	
	
	V – V – F.
	
	
	V – V – V.
	
	
	F – F – F.
0,2 pontos   
PERGUNTA 8
Para responder a questão assista ao seguinte vídeo:  Clique aqui.
Considere o enunciado abaixo, do vídeo Sensibilidade Cultural, e as cinco propostas para completá-lo. A sensibilidade cultural é a essência da relação de aconselhamento porque o aconselhamento é baseado em _________________ .
Assinale a proposta correta.
	
	a.
	confiança, rapport融洽的关系,,conexão e empatia
	
	b.
	aceitar desafios e provocações挑衅
	
	c.
	otimismo乐观, esperança希望e convicção信念
	
	d.
	estímulo, sugestões e incentivo激励
	
	e.
	acatar mudanças e transformações接受变化和转变
0,2 pontos   
PERGUNTA 9
Para responder a questão assista ao seguinte vídeo:  Clique aqui.
O conceito de Sensibilidade Cultural permeia vários campos de conhecimento. No vídeo Sensibilidade Cultural, Colleen Logan vincula o assunto com o tema 
	
	
	do aconselhamento辅导服务
	
	
	das ciências exatas精确的科学
	
	
	da comunicação沟通
	
	
	da filosofia
	
	
	das ciências humanas人文科学
0,2 pontos   
PERGUNTA 10a
Para responder a questão assista ao seguinte vídeo:  Clique aqui.
Considere o enunciado abaixo请考虑以下, do vídeo Sensibilidade Cultural, e assinale a alternativa correta.
Quando falamos sobre ser culturalmente competentes e culturalmente autoconscientes, há a tendência de que as pessoas acreditem que esse processo 
	
	a.
	acontece de uma só vez一气呵成
	
	b.
	ocorre somente com pessoas letradas有文化的人
	
	c.
	sucede成功,发生não mais do不超过que uma vez na vida一生只发生一次
	
	d.
	transcorre de forma muito tranquila
	
	e.
	é permanente e ininterrupto不断的
	
 
	
	De acordo com o estudo do material referencial, como podemos compreender a categoria de gênero?
	
	
	
		
	
	Respostas:
	a.
Trata-se de uma categoria de diferenciação genética de sexo que acontece com os fetos no início da vida no útero.
	 
	b.
Trata-se de um conjunto de ideias, percepções e noções sobre o masculino e o feminino.   
	 
	 
	d.
Trata-se de um conceito racial de cunho biológico, tradicional da segunda metade do século XIX. 
	 
	e.
Trata-se de uma forma de análise das comunidades remanescentes de quilombos 
	
	
	
	
Pergunta 2
	 
	 
	
	Nosso material referencial nos trouxe muitas questões para refletirmos sobre a inclusão social de pessoas portadoras de necessidades especiais. Sobre o assunto, qual das afirmativas abaixo está correta?
 
	
	
	
	
		
	
	Respostas:
	a
A vantagem dos portadores de necessidades especiais é que conquanto fisicamente necessitem de ajuda, suas possibilidades intelectuais são sempre muito superiores as das pessoas normais.
 
	 
	b.
Na sociedade grega – da Antiguidade Clássica – aquelas pessoas que nasciam fisicamente diferentes eram considerados deuses e ocupavam cargos políticos e religiosos de grande importância, ainda que não tivessem nascido em famílias nobres.
 
	 
	c.
A ciência já alcançou a possibilidade de corrigir qualquer condição ou doença com a manipulação de células-tronco.
 
	 
	d.
As pessoas com necessidades especiais são um fenômeno contemporâneo que é fruto dos experimentos científicos realizados durante a Segunda Guerra Mundial.
 
	 
	e.
Em uma sociedade complexa os portadores de necessidades especiais acabam sendo encarados tendo suas condições interpretadas como individuais, não como algo social que tem implicações mais amplas.
 
	Feedback da resposta:
	Segundo o material referencial (EBOOK, 2015:12): “Em uma sociedade complexa, as pessoas que são integrantes de grupos ou classes diferentes das consideradas “normais” são efetivamente estereotipadas, estigmatizadas e segregadas. No que se refere aos portadores de necessidades especiais, por exemplo, aquilo que os diferencia é considerado algo individual – as suas limitações ou adaptações não são entendidas como algo que afeta a sociedade como um todo”.
 
 
 
 
	
	
	
Pergunta 4
	 
	 
	
	A leitura do nosso material referencial nos mostrou que diferentes sociedades criam diferentes modelos culturais do que se considera o que é bom e belo e o que não é. A imagem abaixo explora como esses padrões podem ser poucos representativos para grande parte da população. Analise a imagem e as assertivas abaixo.
O padrão de corpo estabelecido pela propaganda dificulta o processo de autoaceitação de grande parte das pessoas.
A moda é uma das áreas da cultura em que se melhor percebe as diferenças entre aqueles que produzem as roupas e o público que final consumidor.
A baixa porcentagem de gordura no corpo está comprovadamente ligada ao melhor desempenho mental. 体内脂肪含量低与心理表现有关
Estão corretas as alternativas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d.
As assertivas I e II.
	Respostas:
	a.
Apenas a assertiva III.
	 
	b.
Apenas a assertiva II.
	 
	c.
As assertivas II e III.   
	 
	d.
As assertivas I e II.
	 
	e.
Apenas a assertiva I.
	Feedback da resposta:
	Como podemos perceber pelo Material Referencial (Ebook, 2015:14):"a cultura impacta não só o modo como as pessoas convivem umas com as outras em uma sociedade, mas também no modo de valorização de si mesmas. Toda sociedade possui um tipo ideal de indivíduo que dela faz parte e isso pode implicar em exclusão, em diferentes níveis, daqueles que estão fora do padrão (...) Dessa forma, conforme a cultura, cada sociedade vê e valoriza as pessoas de determinado modo, propondo seus princípios de respeito e de ideologia e a sua relação com aqueles que são diferentes". Assim, percebemos que apenas as assertivas I e II estão corretas.
	
	
	
Pergunta 5
	 
	 
	
	Um dos pilares da globalização é o fluxo financeiro entre empresas, governos e instituições principalmente pelo avanço da tecnologia. Se a globalização, por um lado, trouxe um contato maior entre diferentes grupos sociais, por outro, intensificou: 愈演愈烈
 
	
	
	
	
		
	
	Respostas:
	a.
A movimentação de pessoas em países ricos.
	 
	b.
A transação de financiamentos globais.
	 
	c.
Os conflitos e reconfigurou a luta por espaços e direitos.
	 
	d.A movimentação de pessoas nas Américas.
	 
	e.
A movimentação de pessoas na Europa.
 
	
	
	
Pergunta 6
	 
	 
	
	Há diversos estudos sobre fenômenos que expressam problemas sobre o racismo e seu corresponde grau de violência. Neste contexto, envolvido pelos conceitos de raça, etnia e racismo, encontram-se o:
	
	
	
	
		
	
	Respostas:
	a.
Preconceito de gênero e a segregação.
	 
	b.
Preconceito no trabalho e a segregação.
 
	 
	c.
Preconceito de governos e a discriminação racial.
	 
	d.
Preconceito de empresas e a discriminação racial.
	 
	e.
Preconceito racial, a discriminação racial e a segregação.
	
	
	
Pergunta 7
0,25 em 0,25 pontos
	 
	 
	
	Aprendemos, com a leitura do material referencial, que cada sociedade desenvolve a partir de sua cultura uma espécie de padrão de beleza e de comportamento que é considerado melhor. Todos aqueles que não estão dentro desse "padrão", muitas vezes, acabam sendo vítimas de exclusão. Quais dos grupos abaixo não sofrem qualquer tipo de exclusão:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c.
Um jovem médico aproveitando suas férias.   
	Respostas:
	a.
Um cadeirante que precisa utilizar o transporte público a partir de uma parada em uma ladeira íngreme. 陡峭的斜坡 
	 
	b.
Uma mulher voltando para sua residência e andando por ruas escuras depois das 10 da noite.
	 
	c.
Um jovem médico aproveitando suas férias.   
	 
	d.
Um jovem afrodescendente residente de uma comunidade no Rio de Janeiro.
	 
	e.
Uma mulher transexual buscando vaga de emprego como professora de educação infantil.
	Feedback da resposta:
	Como podemos perceber pelo Material Referencial (Ebook, 2015:14):"a cultura impacta não só o modo como as pessoas convivem umas com as outras em uma sociedade, mas também no modo de valorização de si mesmas. Toda sociedade possui um tipo ideal de indivíduo que dela faz parte e isso pode implicar em exclusão, em diferentes níveis, daqueles que estão fora do padrão (...) Dessa forma, conforme a cultura, cada sociedade vê e valoriza as pessoas de determinado modo, propondo seus princípios de respeito e de ideologia e a sua relação com aqueles que são diferentes". Nesse sentido, podemos compreender que mulheres, afrodescendentes, cadeirantes e transexuais sofram discriminação nas situações acima descritas, ao contrário do jovem médico: homem, com ensino superior completo, em um espaço social de privilégio.
	
	
	
Pergunta 8
	 
	 
	
	Para responder a questão assista ao seguinte vídeo:  Clique aqui.
Assinale, dentre as alternativas a seguir, aquela que está em consonância com符合o conceito de Sensibilidade Cultural apresentado por Colleen Logan no vídeo Sensibilidade Cultural.
	
	
	
	
		
	
	Respostas:
	a.
Demonstrar uma intolerância acentuada ao lidar com indivíduos que não adotam a mesma postura diante de assuntos como a sexualidade.
	 
	b.
Investigar os principais problemas que os imigrantes enfrentam quando chegam a um país, especialmente no mercado de trabalho.
	 
	c.
Constatar找到que a melhor forma de lidar com a diversidade é abrir espaço para debates de cunho estritamente pessoal严格个人性质para que as pessoas possam se conhecer.
	 
	d.
Aceitar as idiossincrasias特质provenientes de diferentes grupos sociais de forma aberta e descompromissada, 各执一词 sem questioná-las ou contrariá-las. 
	 
	e.
Respeitar o indivíduo em diversos níveis, como por exemplo, sua orientação sexual, sua religião, sua raça e seu contexto social e econômico.
	
	
	
Pergunta 10
	 
	 
	
	Para responder a questão assista ao seguinte vídeo:  Clique aqui.
Assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso nas proposições abaixo. 
 
De acordo com as ideias apresentadas por Dr. Colleen Logan no vídeo Sensibilidade Cultural, para efetivar uma atitude de sensibilidade cultural em aconselhamentos,辅导 é necessário
( f  ) entender como você é e estar disposto a se submeter a terapia接受治疗.
( v  ) inserir-se em um grupo no qual você é minoria少数.
( f  ) realizar cursos de capacitação com pessoas de diversas nacionalidades.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
	
	
	
	
		
	
	Respostas:
	a.
F – V – F
	 
	b.
F – V – V
	 
	c.
V – V – F
	 
	d.
F – F – V
	 
	e.
V – V – V
	
	
	
	
	
	Atividades N1 
Qual das alternativas abaix o melhor trata da inclusão no mundo do trabalh o do Brasil nas últimas décadas? 
Resposta a. 
Correta: Adoção de políticas de inclusão包容政策tanto de natureza corporativa企业, quanto como objetivo de programas públicos de inserção de minorias. 
ATIVIDADE 4 - 
mais especificamente no Brasil, percebemos que, nas última duas décadas, se tornaram frequentes as políticas corporativas de inclusão, beneficiadas inclusive por programas públicos de inserção de minorias no mercado d e trabalho – como as vagas reservadas a portadores de deficiências e a expresidiários, por exemplo. Contudo, essas mudanças ainda passam por um processo de assimilação da população maior: para que as pessoas de algum modo excluídas ou sem acesso real aos seus direitos de trabalhar e se prover pudessem se inserir no mercado de trabalho, 
foram necessárias políticas públicas e intervenções, mas a aceitação do “diferente” requer processos mais complexos dentro do grupo. Além disso, sugerir a inclusão pode significar e reforçar que algo (alguém) esteja excluído. Omote ( 2004, p. 287) 
afirma que as coletividades humanas podem se tornar bastante inclusivas, mas o modo como essas diferentes condições são acolhidas está relacionado às “condiçõ es de existência e funcionamento de cada coletividade”. Então, como dito antes, para se tornar inclusiva, uma sociedade acaba criando ainda mais estigmas em suas relações sociais. A diversidade justifica o motivo pelo qual uma sociedade precisa ser inclusiva: há diversidades, heterogenia estrutural. Isso implica uma igualdade de direitos e mobilidade social, 社会流动,que perpassa por通过 novos estigmas歧视
de direitos e mobilidade social, que perpassa por novos estigmas. Nosso material referencial nos trouxe muitas questões para refletirmos sobre 
a inclusão social de pessoas portadoras de necessidades especiais. Sobre o assunto, qual das afirmativas abaixo está correta? 
Resposta b. 
Correta: Em uma sociedade complexa os portadores de necessidades especiais acabam sendo encarados tendo suas condições interpretadas como individuais, não como algo social que tem implicações mais amplas. 
Pergunta 8 
 os avanços ocorridos nas últimas duas décadas no Brasil, o material referencial nos mostrou que podemos afirmar que os portadores de necessidades especiais: 
Resposta Correta: a. tem sido objeto de muitas políticas públicas e corporativas de inclusão. 
Pergunta 3 
Nosso material referencial nos mostrou um padrão de exclusão crônica慢性,长期的 dos trabalhadores com necessidades especiais no mercado de trabalho brasileiro. Sobre as raízes deste padrão é correto afirmar: 
Correta: É provável que seja fruto das práticas escravistas que não prestavam qualquer ajuda para aqueles trabalhadores 
(escravos ou livres pobres) que eram, assim, descartados. 
Feedback Segundo o material referencial (E BOOK, 2015:12): “Em outro da exemplo no que se refere ao Brasil, Freyre (2006, p. 157) fala respos ta: que o regime agrário es cravista奴隶农业政策concebia o negro (após a subst ituição da mão de obra indígena) não como um ser humano, mas como um bem produtivo. Caso este se acidentasse, nascesse com necessidades especiais ou sofresse uma mutilação遭受了残害, era descartado丢弃,放弃e excluído dos demais – inclusive essa prática era prevista pela Lei do Sexagenário. Isso poderia ser uma das raízes da segregaçãoe discriminação do trabalhador com necessidades especiais na sociedade brasileira no âmbito do trabalho, como vemos na atualidade. Há uma cultura da discriminação nas esferas do trabalho em todos os campos profissionais quanto ao portador de necessidades especiais”.
Pergunta 5 Qual das alternativas abaixo define melhor o que é cidadania? 
Resposta a. Correta: Trata-se do pertencimento de um indivíduo – direitos e obrigações - dentro de uma comunidade politicamente articulada明确阐述的. 
Pergunta 6 
 O Feminismo é um movimento que cresceu consideravelmente na última década, de acordo com o estudo do material referencial, analise as afirmações abaixo:
 I- O Feminismo prega a equidade entre宣传平等 homens e mulheres. 
 II- Trata-se de um movimento exclusivamente de inserção das mulheres no mercado de trabalho; 
 III- O movimento luta pelo reconhecimento da supremacia至上,霸权das mulheres sobre os homens; 
 Resposta Correta: Somente I d. 
Pergunta 7 
Qual das alternativas abaixo define melhor o que é estigma social. 社会污名 
Resposta e. Correta: O estigma social é a desaprovação de违背 aspectos ou crenças pessoais, que vão contra normas culturais estabelecidas, o que pode levar à marginalização. 导致边缘化。
Pergunta 9 
Observe a imagem a seguir e assinale a alternativa que melhor a descreve:
 Resposta d. Correta: 
As personagens da charge não reconhecem as semelhanças entre suas situações e julgam o outro a partir de si mesmo, considerando o diferente como aberração失常. 
 Pergunta 10 
Os búzios (pequenas conchas) são jogados por sacerdotes de algum as religiões de matriz africana. O jogo dos búzios, acreditam os seguidores dessas religiões, são um a forma de entrar em contato com os orixás e sondar seus conhecimentos. Nesse sentido, os búzios estão na esfera do sagrado, para os praticantes de religiões de matriz africana . A partir dessa reflexão, assinale a alternativa correta: Resposta Selecionada: e. Embora o conceito d e profano亵渎的seja universal (vale para todo mundo em todas as religiões) , o mesmo não pode ser dito do conceito de sagrado, que depende da religião que um indivíduo professa. 
Resposta Correta: d. Sagrado神圣e profano 非神圣的não são conceitos universais, já que dependem da religião professada pelo indivíduo. 
Pergunta 10 
Considere as seguintes afirmações relativas ao vídeo Sensibilidade Cultural. 
I O desenvolvimento da sensibilidade cultural é um processo que se desenvolve em etapas. 
II Na primeira etapa, o indivíduo se conhece, com seus preconceitos e estereótipos他们的偏见和刻板印象。.
 III A segunda etapa envolve o desafio de estar ao redor de pessoas diferentes de você. 
IV Na terceira etapa, você evita fazer parte de um grupo no qual você é minoria. 
Em relação às afirmações anteriores, estão corretos os itens
 I, II, III
Pergunta 9
Sensibilidade Cultural
À medida que os negócios internacionais se intensificam, envolvendo empresas de diversas partes do mundo, torna-se cada vez mais frequente a interação de executivos de nacionalidades distintas. Quando essa interação se efetiva, realiza-se um verdadeiro encontro entre as partes; porém, nem sempre isso ocorre, dando margem a choques culturais potencialmente nocivos ao desempenho do negócio. 
Considere as seguintes afirmações, relativas ao texto e ao vídeo Sensibilidade Cultural, segundo Colleen Logan.
I Uma negociação internacional bem-sucedida, bem como um aconselhamento exitoso levam em consideração o conceito de sensibilidade cultural.
II O conceito de sensibilidade cultural abrange de forma mais significativa o relacionamento que ocorre em aconselhamentos, se comparado com situações que envolvem indivíduos de diferentes nacionalidades.
III A discriminação e o preconceito são perniciosos porque incentivam comportamentos destrutivos e violentos tanto no ambiente de trabalho quanto em situações de aconselhamento. 
	
 Pergunta 9
As reflexões sobre os diferentes aspectos da cultura fazem parte dos estudos em Antropologia.
Analise as afirmações abaixo sobre a Cultura Material:
I Cultura material é toda atribuição que diferentes grupos humanos dão a determinados objetos.
II Cultura material é o processo de atribuição de significado a comportamentos inconscientes.
III Cultura material é a metodologia de análise psicossocial utilizada para a compreensão de fenômenos puramente econômicos nas sociedades orientais.
Pergunta 9
	 
	O patrimônio cultural é “o conjunto de elementos materiais e expressões culturais legítimas de um povo ou nação”. São exemplos, respectivamente, de patrimônio material e imaterial brasileiro:
	
		
	
	Resposta Correta:
	e. 
O Cristo Redentor (Rio de Janeiro) e o Ofício das Baianas do Acarajé.
	
	
Feedback da resposta:	
O Cristo Redentor, localizado no Rio de Janeiro, é parte do patrimônio material brasileiro e o Ofício das Baianas do Acarajé,
Pergunta 3
1 em 1 pontos
	 
	 
	 
	De acordo com o material referencial e complementar, do que se trata a diversidade cultural?
	
	
	
	
		
	
	Resposta Correta:
	b. 
Trata-se da multiplicidade de grupos de pessoas que ocupam os mesmos espaços.
	Feedback da respost:
	De acordo com o material referencial (E-BOOK, 2015: 5) "A diversidade refere-se aos diferentes modos desses grupos que precisam conviver e se relacionar nos mesmos espaços".
Pergunta 4
	
	
	
	A identidade cultural brasileira não é um objeto simples de ser analisado.
Quais são os fatores relacionados à colonização do Brasil que justificam a afirmação acima? 
		
	
	Resposta Correta:
	d.
Trata-se de uma identidade que nasce do intercâmbio entre duas visões de mundo, uma (europeia) se impondo sobre a outra强加于另一方(nativa). À essa equação, adiciona-se ainda, a inserção da visão de mundo africana, importada à força.
	Feedback da resposta:
	Diz o Material Referencial: “O que precisamos compreender é que o Brasil nasceu de um intercâmbio cultural já bastante intenso (entre europeus, indígenas e, mais tarde, africanos), e esse fator influenciou enormemente na composição de nossa identidade como nação, séculos depois. É por isso que Holanda afirma que o encontro entre dois modos de enxergar o mundo (e eventualmente a subjugação do indígena nativo e do negro africano pelo europeu colonizador) é um fato rico em consequências.
	 
	Um dos fenômenos mais persistentes do século XX (devedor de séculos anteriores), é aquele que podemos definir como “um comportamento ou ação (...) oriundos da aversão厌恶情绪, por vezes, do ódio, em relação às pessoas que possuem uma origem racial diferente, seja a cor de pele, o tipo de cabelo, os traços dos olhos, etc”. 
De qual fenômeno estamos falando?
	
		
	
	Resposta Correta:
	a. 
Racismo
	Feedback da resposta:
	A descrição do enunciado refere-se ao racismo. Etnocentrismo, homofobia, transfobia e machismo também são fenômenos ligados à discriminação e, portanto, à opressão压制. Contudo, dizem respeito a aspectos diferentes. O etnocentrismo é o julgamento da cultura alheia a partir de sua própria cultura; a homofobia é o comportamento ou a ação de discriminação para com homossexuais; a transfobia, para com transexuais e o machismo, para com as mulheres.
Segundo Sérgio Buarque de Holanda, podemos usar o termo homem cordial para designar uma das principais características da identidade brasileira. Este termo se define como:
	
	
	Resposta Correta:
	a. 
A tendência ao informal, ao familiar e ao humanizado que, na verdade, mascara as hierarquias e as relações de domínio.  
非正式,熟悉和人性化的倾向,实际上掩盖了等级和领域关系 
	Feedback da respost
	Sérgio Buarque de Holanda define o homem cordial a partir, por exemplo, do uso exagerado dos diminutivos que traduz uma complacência遵从que culmina达到顶点na “propensão ao informal, ao famíliar e ao humanizado” (E-BOOK, 20150:15). 例如,最大的缩小到极限,使 “非正式变为和人文倾向
Pergunta 8
	 
	 
	 
	
Sobre o aspectocultural da Língua, observe as assertivas a seguir:
I Apesar dos regionalismos, podemos dizer que existe uma identidade linguística no Brasil.
尽管有区域主义,我们可以说巴西有一种语言特征
II A língua desempenha uma função social, na medida em que funciona como um fator de unificação nacional国家统一的一个因素.
III A língua portuguesa pode ser considerada um modo de expressão da cultura brasileira.
IV Se não houvesse a forma escrita, a fala não seria suficiente para o surgimento de uma identidade linguística.
Quais das assertivas acima estão corretas?
	
	
	
	
		
	
	Resposta Correta:
	c. 
I, II e III
	Feedback da resposta:
	Existem povos que não possuem escrita, sua tradição é apenas oral. Mesmo assim, esses povos têm identidade linguística e suas línguas exercem função social, tanto porque funcionam como um fator de unificação quanto porque também expressam uma cultura específica.
	
	
	
	
Pergunta 10
	 
	Claude Lévi-Strauss foi um dos antropólogos mais importantes do século XX, conhecido por habitar e conviver com os grupos que eram alvos de suas pesquisas. 
 
Sua categorização das etapas da pesquisa antropológica foi estudada em nosso material de referência da disciplina.  De acordo Lévi-Strauss, do que se trata a Etnografia?
	
		
	
	Resposta Correta:
	b. 
Trata-se da etapa da pesquisa antropológica que envolve o trabalho de campo, de convivência e observação do grupo estudado.
	Feedback da resposta:
	De acordo com o material referencial "Para Lévi-Strauss, o estudo da Antropologia ocorre em três etapas: a Etnografia, a Etnologia e Antropologia. A Etnografia seria o correspondente aos primeiros estágios da pesquisa, tratando do trabalho de campo e da observação; a Etnologia seria mais aprofundada, a elaboração de conclusões mais extensas que não seriam possíveis no primeiro momento (síntese)".
Pergunta 1
0 em 1 pontos
	 
	 
	 
	A imagem abaixo traz uma das maiores torcidas de futebol europeu, a torcida do Barcelona.
A teoria antropológica oferece um conceito válido para explicar o que ocorre, por exemplo, em uma torcida de futebol, na qual observamos formar-se uma estrutura de relações em que todos compartilham reciprocamente de um mesmo interesse. A esta estrutura damos o nome de:
	
	
	
	
		Resposta Correta:
	c. 
Identidade social
	Feedback da resposta:
	Segundo o Material Referencial , entende-se por “identidade social” a estrutura formada pelas relações recíprocas entre pessoas unidas por algum interesse ou característica comum e pode ser observada na torcida de um time de futebol.  
	
	
	
	Pergunta 2
Sabemos que o conceito de "raça" faz parte de uma ampla e complexa discussão, especialmente ligado aos aspectos do preconceito em suas origens no século XIX :
.A Antropologia atual não ignora o termo "raça", mas o pensa de forma bastante específica. Sobre esse contexto, analise as assertivas a seguir:
1.Para a Antropologia atual, raça existe fora das construções sociais, políticas e culturais, trata-se de um conceito completo em si só, fora do tempo e do espaço estudado.
2. Para a Antropologia atual, raça se constrói ao longo do processo histórico. Ela não é, portanto, um dado da natureza.
3 Para a Antropologia atual, nós aprendemos a enxergar raças, trata-se, portanto, de um processo cultural.
Quais das assertivas acima estão corretas?
		Resposta Correta:
	b. 
As assertivas 2 e 3 estão corretas
	Feedback da resposta:
	Tanto a assertiva II quanto a assertiva III estão corretas. A assertiva I não está correta porque ela nega algo que a Antropologia atual defende veementemente: a ideia de que o termo raça resulta, de fato, de “um misto de construções sociais, políticas e cultural nas relações sociais e de poder ao longo do processo histórico” (E-BOOK, 2015:06).
0 em 1 pontos
	 
	 Pergunta 3
	 
	A globalização é um dos fenômenos mais marcantes do século XX, ligado à revolução tecnológica. O processo de globalização do século XX gerou um paradoxo, ou contradição, do qual não se pode escapar. 你无法逃避
Assinale a opção que melhor exemplifica o processo de contradição gerado pela Globalização:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a.
Por um lado, trouxe a necessidade dos diversos grupos sociais de aprenderem uma única língua com a qual pudessem se comunicar. Por outro lado, criou o desejo desses mesmos grupos de divulgarem suas próprias línguas locais.
	Resposta Correta:
	c.
Por um lado, aumentou o contato entre diferentes grupos sociais, com diferentes desejos e necessidades políticas. Por outro lado, intensificou o conflito entre esses grupos, interferindo diretamente na luta por espaços sociais e políticos e por direitos.
	Feedback da resposta:
	O Material Referencial define esse paradoxo de forma clara, trazendo também suas consequências. Diz ele: "Se a globalização, por um lado, trouxe um contato maior entre diferentes grupos sociais, por outro, intensificou os conflitos e reconfigurou a luta por espaços e direitos. Isso se deve também ao fato de globalização suprimir a comunicação entre esses diferentes elementos - a experiência de conhecer o outro não é valorizada e isso provoca impactos econômicos, políticos, no modo de perceber o tempo, na divisão dos espaços e na estruturação social" (E-BOOK, 2015: 08).
	
	
	
Pergunta 4
0 em 1 pontos
	 
	 
	 
	A identidade cultural brasileira não é um objeto simples de ser analisado.
Quais são os fatores relacionados à colonização do Brasil que justificam a afirmação acima? 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e.
Trata-se de uma identidade que nasce do convívio harmonioso entre duas visões de mundo: a ocidental (representada pelos europeus) e as nativas (representada por indígenas e negros).
	Resposta Correta:
	d.
Trata-se de uma identidade que nasce do intercâmbio entre duas visões de mundo, uma (europeia) se impondo sobre a outra (nativa). À essa equação, adiciona-se ainda, a inserção da visão de mundo africana, importada à força.
	Feedback da resposta:
	Diz o Material Referencial: “O que precisamos compreender é que o Brasil nasceu de um intercâmbio cultural já bastante intenso (entre europeus, indígenas e, mais tarde, africanos), e esse fator influenciou enormemente na composição de nossa identidade como nação, séculos depois. É por isso que Holanda afirma que o encontro entre dois modos de enxergar o mundo (e eventualmente a subjugação do indígena nativo e do negro africano pelo europeu colonizador) é um fato rico em consequências.
	
	
	
Pergunta 6
1 em 1 pontos
	 
	 
	 
	 
Observe as seguintes assertivas.
1.A Antropologia (e outras ciências sociais) não deveriam estudar o conceito de raça, já que ele se configura como um problema exclusivo da Biologia, mesmo no século XX.
2.Não existem aspectos culturais ou sociais ligados ao conceito de raça.
3.Quando pensamos raça a partir do viés antropológico, levamos em conta a questão dos fenótipos; mas, além disto, acrescentamos questões ligadas aos valores, às produções materiais e culturais.
Responda V (Verdadeiro) ou F (Falso) para as frases acima, respectivamente:
	
	
	
	
		Resposta Correta:
	 
F-F-V   
	Feedback da resposta:
	As assertivas I e II são falsas. A Antropologia e as outras ciências sociais devem se dedicar ao conceito de raça, já que se trata, cientificamente, de uma construção social e, portanto, está na alçada dessas ciências. Logo, existem diversos fatores culturais e sociais ligados a esse conceito que, como diz a assertiva III (que é verdadeira), leva em conta não apenas " os traços fisionômicos的脸部特征, os valores, a produção material relacionada a ela, as origens do grupo que a compõe, o sangue, os traços psicológicos, etc." (E-BOOK, 2015: 9).
	
	
	
	
Pergunta 7
No mundo em que vivemos hoje, a lamentável令人遗憾situação das populações de refugiados难民pode ser considerada resultado de conflitos entre diferentes nações, povos e etnias.
Pensando nisto,porque é importante o estudo da Antropologia?
		Resposta Correta:
	c. 
Porque se trata de um campo de conhecimento que pode melhorar a compreensão do outro, do diferente, de forma tolerante e igualitária.
	
	
	Feedback da resposta:
	De acordo com o material referencial (E-BOOK, 2015:6) "Porque é uma ciência que busca compreender os fenômenos culturais e pode contribuir para a promoção da tolerância ao mostrar que o diferente não tem a conotação de inferioridade. A antropologia pode ser uma ferramenta que indica alternativas e equivalências". 
Pergunta 8
1 em 1 pontos
	 
	 
	 
	Machismo, etnocentrismo, intolerância religiosa, classismo, homofobia e transfobia são ações ou comportamentos discriminatórios, que têm em comum:
	
	
	
	
		Resposta Correta:
	a. 
A rejeição ao diferente, à多元化pluralidade
	Feedback da resposta:
	Ações e comportamentos discriminatórios, ou discriminação, “não se refere obviamente apenas à raça. Refere-se à rejeição ao diferente e perpassa o gênero, a etnia, as diferenças religiosas, as classes sociais e diversas outras categorias” (E-BOOK, 2015: 07).
	
	
	
Pergunta 10
1 em 1 pontos
	 
	Sobre a o conceito de identidade e sua relação com a alteridade e差异性 a semelhança, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
A identidade se constrói tanto no confronto com与...对峙a alteridade quanto no reconhecimento da semelhança. 身份既建立在与他人的对抗中,又建立在相似性的认同上。
	Feedback da resposta:
	Reconhecer qual é o conjunto de características que faz de um indivíduo ou grupo único pressupõe 前提reconhecer quais são as características que não lhe pertencem (pertencem ao outro; alteridade) e quais são as características que pertencem também a ele (semelhanças).
	
	
	
Pergunta 5
0,8 em 0,8 pontos
	 
	 
	 
		Resposta Correta:
	e. 
Trata-se da ciência que estuda o homem do ponto de vista da cultura.
	
	
	Feedback da resposta:
	De acordo com o material referencial "O surgimento da Antropologia foi um marco importante, pois até então não havia uma área do conhecimento que estudasse o homem do ponto da vista da cultura" (E-BOOK, 2015:6).
	
	
	
	
	Pergunta 6
	
	
	
	 
	 
Analise os possíveis exemplos do conceito Hibridismo Cultural: 文化杂合
Uma mulher inglesa que se converteu ao budismo tibetano. 皈依藏传佛教
Alguém nascido no Brasil, e descendente de alemães, que aprendeu a lutar o Kung-Fu (uma das artes marciais de origem chinesa).
Uma criança nascida na França que aprendeu a falar francês.
Um homem nascido na Argentina que compôs um tango com os seguintes intrumentos musicais: pandeiro e cuíca.
Dentre as afirmativas, estão corretos os exemplos de Hibridismo Cultural das frases:
	
		
	
	Resposta Correta:
	 
I, II e IV
	Feedback da resposta:
	Estão corretas apenas as assertivas I e IV, elas exemplificam o que o Material Referencial define como hibridismo cultural. "Como é possível perceber pontualmente esse hibridismo? Quando um grupo de mulheres ocidentais em um centro urbano decidem fazer dança do ventre sem mesmo ter origem cultural entre essas etnias tradicionais, isso é exemplo de hibridismo cultural" (E-BOOK, 2015:12). A mesma lógica está por trás da composição do tango com insturmentos brasileiros.
Pergunta 8
0,8 em 0,8 pontos
	 
	 
	 
	De acordo com o material referencial e complementar, do que se trata a diversidade cultural?
	
	
	
	
		Resposta Correta:
	d. 
Trata-se da multiplicidade de grupos de pessoas que ocupam os mesmos espaços.
	
	
	Feedback da resposta:
	De acordo com o material referencial (E-BOOK, 2015: 5) "A diversidade refere-se aos diferentes modos desses grupos que precisam conviver e se relacionar nos mesmos espaços".
	
	
	
Pergunta 9
0,8 em 0,8 pontos
	 
	 
Analise as afirmativas abaixo sobre o conceito de Cultura Híbrida: 混合文化
Cultura híbrida é aquela produzida por todo aquele grupo humano que se desenvolve em completo isolamento de outros grupos.
Cultura híbrida é aquela que se desenvolve a partir da contribuição de diferentes grupos humanos que convivem nos mesmo espaços.
Cultura híbrida diz respeito aquelas sociedades modernas do subcontinente indiano. 
Quais das afirmativas estão corretas?
	 
		Resposta Correta:
	b. 
Apenas II
	Feedback da resposta:
	Apenas a assertiva II está correta. De acordo com o material referencial: "O termo culturas híbridas refere-se ao limite entre o tradicional e o moderno, entre o elitista精英, o popular e o massivo流行和大规模. Trata-se de uma espécie de miscigenação entre diferentes culturas, ou seja, uma heterogeneidade cultural presente no cotidiano do mundo moderno".
	
	
	
	
	
	
	
	
Pergunta 5
1 em 1 pontos
	 
	 
	 
	Por meio de suas teorias, o antropólogo James Frazer procurou associar as diferenças culturais dos povos a estágios do desenvolvimento humano. 将人民的文化差异与人类发展的阶段联系起来。
De acordo com o autor: “um selvagem está para um homem civilizado assim como uma criança está para um adulto (...)”.  As ideias de Frazer podem estão associadas a que escola antropológica:
	
	
	
	
		Resposta Correta:
	b. 
进化论Evolucionista
	Feedback da resposta:
	James Frazer foi um antropólogo evolucionista que acreditava que todos os povos evoluiriam de um estágio primitivo para um estágio civilizado.     
	
	
	
Pergunta 8
	 
	 
	 
	Leia o texto abaixo:
“Não podemos fugir das influências precisas de nosso ambiente, principalmente das que atuam em nossos corpos; lembro as que se referem ao clima e à oferta de alimentos. É sabido que também o espírito se encontra sob influência dos caracteres gerais do cenário que nos cerca”.
Nestas palavras do geógrafo alemão Friedrich Ratzel, também conhecido por ser o “pai da Geopolítica”, podemos identificar qual teoria que procurou explicar a diversidade cultural no século XIX?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Determinismo biológico
	Resposta Correta:
	d. 
Determinismo geográfico
	Feedback da resposta:
	A teoria do século XIX que associa a diferença cultural de um povo a questões climática é o determinismo geográfico.

Continue navegando