Buscar

TAREFA_4_AVALIAO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM
DISCIPLINA: ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE II - ALTA COMPLEXIDADE
ATIVIDADE 
(4º AVALIAÇÃO)
DISCENTE: Maria Luiza Dantas da Silva.
ASSUNTO: Trauma de extremidades e osteomusculares.
QUESTÃO 01 (1,0 ponto) – Analisando as colunas estabeleça as relações:
	(A) Perda da congruência, com deslocamento entre os ossos de uma articulação.
	(C) Laceração e desprendimento de partes moles.
	(B) Distensão inelástica dos ligamentos e/ou cápsula articular, causando algum grau de instabilidade articular, temporária ou definitiva.
	(D) Lesão de tecidos moles, produzida pela força de um trauma direto.
	(E) Laceração (estiramento ou ruptura) parcial ou total do músculo, do tendão ou de ambos.
A – Entorse 
B – Luxação 
C – Avulsão
D – Contusões
E – Distensões 
QUESTÃO 02 (1,0 ponto) – Sobre o trauma de extremidades, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( V ) Fraturas fechadas ou internas são aquelas em que os ossos quebrados permanecem no interior do membro sem furar a pele.
( V ) Fraturas abertas ou expostas são aquelas em que os ossos quebrados saem do lugar, rompendo a pele e deixando exposta uma de suas partes. Esse tipo de fratura necessita de profilaxia para infecções.
( V ) Gera graves lesões em partes moles, como músculos, tendões, ligamentos, com incapacidade de movimentar a área lesionada.
( V ) As fraturas em geral devem ser imobilizadas com talas e fixadas em pelo menos quatro pontos: acima e abaixo das articulações e acima e abaixo da fratura.
QUESTÃO 03 (3,0 pontos) – CASO CLÍNICO: Paciente MRD, 52 anos, vítima de trauma automobilístico, durante o atendimento pelo SAMU após avaliação inicial, foi observado a presença de fratura exposta no fêmur direito (com sangramento ativo/volumoso), possível fratura nos membros superiores, além de avulsão na mama direita e lacerações pelo corpo. Durante a estabilização apresentava Glasgow: 10 (AO: 2; RV: 4; RM: 4), hemodinamicamente instável, em franca insuficiencia respiratória (IRpA) sinais vitais: FC: 156bpm; FR: 33 mrpm; PA: 80x45(68) mmHg. Como enfermeiro(a) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), responda as seguintes questões:
Quais os passos iniciais para o atendimento desta vítima?
Qual o diagnóstico de Enfermagem prioritário para este caso?
Elenque três cuidados de Enfermagem.
RESPOSTA DA QUESTAO 03: 
 Para pacientes com hemorragia grave, exsanguinante, a circulação com controle da hemorragia se torna o primeiro passo no APH ao paciente que sofreu trauma. Conter a hemorragia antes de tudo, logo após se faz necessário reconhecimentos dos sintomas para paciente em choque :pele fria, úmida e pegajosa; PAS<90mmHg;FC>100 bpm;FR:>28mrpm. No atendimento ao paciente grave em choque é necessário avaliar a responsividade, manter a via aérea pérvia, estabilizar a coluna cervical, oferecer oxigênio sob mascara não reinalante e puncionar dois acessos calibrosos com jelcro número 16 ou 18 para infusão de liquido.
 Realizar avaliação secundária :coletar história SAMPLA, monitorizar oximetria de pulso e sinais vitais, realizar a prevenção da hipotermia e remover roupas molhadas e usar manta térmica ou cobertor.

Outros materiais