Buscar

Questionário do livro Direito Fundamentais

Prévia do material em texto

Questionário do livro Direito Fundamentais
História e classificação dos direitos fundamentais
Explique sucintamente as duas principais teorias acerca da base dos Direitos Fundamentais.
A teoria do Jusnaturalismo defende que o direito é independente da vontade humana, ele existe antes mesmo do homem e acima das leis do homem, para os jusnaturalistas o direito é algo natural e tem como pressupostos os valores do ser humano, e busca sempre um ideal de justiça. O direito natural é universal, imutável e inviolável, é a lei imposta pela natureza a todos aqueles que se encontra em um estado de natureza.
A teoria Juspositivismo/posivista é contrário do que defende a corrente jusnaturalista (jusnaturalismo), a Corrente Juspositivista (juspositivismo) acredita que só pode existir o direito e consequentemente a justiça através de normas positivadas, ou seja, normas emanadas pelo Estado com poder coercivo, podemos dizer que são todas as normas escritas, criadas pelos homens por intermédio do Estado.
O direito positivo é aquele que o Estado impõe à coletividade, e que deve estar adaptado aos princípios fundamentais do direito natural.
Explique quais as mudanças foram trazidas para os Direitos Fundamentais de acordo com cada uma das Constituições brasileiras.
A Constituição de 1824, trouxe os Direitos Fundamentais que já traziam princípios(Art 175) da igualdade e legalidade, livre manifestação de pensamento, impossibilidade de censura prévia, liberdade religiosa, liberdade de locomoção, inviolabilidade de domícilio, possibilidade de prisão somente em flagrante delito ou por ordem da autoridade competente, fiança, príncipio da reserva legal e anterioridade da lei penal, independência judicial, príncipio do juíz natural, livre acesso aos cargos público, abolição de açoites, da tortura, da marca de ferro quente e tidas as mais oenas cruéis, individualiszação da pena, respeito à dignidade do preso, direito de propriedade, liberdade de profissão, direito de invenção, inviolabilidade das correspondências, responsabilidade civil do Estado por ato funcionários públicos, direito de petição gratuidade do ensino público primário.
A Constituição de 1891, já era previsto os Direitos Fundamentais sendo mantidos e acrescentados o direito de reunião e associação, algumas garantias penais e incluin-se o habeas corpus, que anteriormente só era previsto em legislação ordinária. O artigo 72 diz “A Constituição assegura a brasileiros e a estrangeiros no paiz a inviolabilidade dos direitos concernentes á liberdade, á segurança e á propriedade, nos termos seguintes:
§1º Ninguém pode ser obrigado a fazer, ou deixar fazer alguma cousa, senão em virtude de lei.
§2º Todos são iguaes perante a lei.
A Republica não admitte privilegios de nascimento, desconhece fóros de nobreza, e extingue as ordens honorificas existentes e todas as prerogativas e regalias, bem como os titulos nobiliarchicos e de conselho.”
Outros direitos que foram acescentado foi a gratuidade do casamento civil e a garantia a ampla defesa, prevista no parágrafo 16 do artigo 72.
A Constituição de 1934, teve uma inovação no Título IV “Da Ordem Econômica e Social”, trazendo em seu artigo 121: “A lei promoverá o amparo de produção e estabelecerá as condições do trabalho, na cidade e nos campos, tendo em vista a proteção social do trabalhador e os intereses econômicos do Pais”. Além de garantir a igualdade salarial e a proibição de trabalho para menores de 14 anos.
A Constituição de 1946, posteriormente à ditadura militar, houve a promulgação da Constituição de 1946, com uma nova ordem democrática, que somente teria fim com o término do golpe militar de 1946. Sendo previsto no artigo 141, os direitos e garantias individuais, no artigo 157 e 158 os Direitos Sociais.
A Consituição de 1967, foi marcada pela supremacia Estatal imperava no regime militar e o mesmo ocorreria em relação aos Direitos Fundamentais. André de Carvalho Ramos acerca do art 151: “Contudo, o art 151 trouxe a ameaça explícita aos inimigos do regime, determinando que ‘aquele que abusar dos direitos indiviaduais previstos nos §§8º, 23, 27 e do 28 do artigo anterior e dos direitos políticos, para atentar contra a ordem democrática ou praticar corrupção, incorrerá na suspensão destes últimos direitos pelo prazo de dois a dez anos, declarada pelo Supremo Tribunal Federal”.
A Constituição de 1988, é um símbolo na transição do Brasil para um Estado Democrático de Direito. Considerando-se que dois dos alicerces do Estado Democrático de Direito são a cidadania e a dignidade da pessoa humana, conrfome previsto no artigo 1º, incisos ll e lll da Constituição Federal, resta evidente que tais direitos são também bases da democracia.
Observa-se que a previsão constitucional de tantos Direitos e Garantias Fundamentais, busca a existência e aplicação de um Estado Democrático.
Ulysses Guimarães diz que a constituição de 1988 é uma “Consituição Cidadã”, pois ampliou os Direitos e Garantias Fundamentais até então previstos.
Flávia Piovesan fala sobre as metas a serem alcançadas “Por sua vez, construir uma sociedade livre, justa e solidária, garantir o desenvolvimento nacional, erradicar a pobreza e a marginalização, reduzir as desigualdades sociais e regionais e promover o bem de todos, sem peconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação, constituiem objetivos fundamentais do Estado brasileiro consagrados no art 3º da Carta de 1988”.
Os Direitos Fundamentais trazidos na Constuição de 1988 já haviam sido previstos nas Constituições anterioes?
Sim, pois a Constituição de 1988 faa sibre a liberdade, uma sociedade livre e justa, onde e o preconceitos não seria mais tolerado.
Explique a classificação dos Direitos Fundamentais de acordo com a Constituição de 1988.
Direitos Indivíduais e Coletivos, Nacionalidade, Direitos Políticos, Direitos Sociais e Direitos Solidários.
O que são Direitos Individuais? Exemplifique.
Direitos individuais homogêneos são aqueles que dizem respeito a pessoas que, ainda que indeterminadas num primeiro momento, poderão ser determinadas no futuro, e cujos direitos são ligados por um evento de origem comum. Tais direitos podem ser tutelados coletivamente muito mais por uma opção de política do que pela natureza de seus direitos, que são individuais, unidos os seus sujeitos pela homogeneidade de tais direitos num dado caso. A defesa dos direitos individuais homogêneos teve início nos Estados Unidos em 1966, através das chamadas "Class actions". Ex. Recall de veículos.
O que são Direitos Coletivos? Exemplifique.
Direitos coletivos constituem direitos transindividuais de pessoas ligadas por uma relação jurídica base entre si ou com a parte contrária, sendo seus sujeitos indeterminados, porém determináveis. Há também a indivisibilidade do direito, pois não é possível conceber tratamento diferenciado aos diversos interessados coletivamente, desde que ligados pela mesma relação jurídica. Como exemplo, citem-se os direitos de determinadas categorias sindicais que podem, inclusive, agir por meio de seus sindicatos. Trata-se do interesse de uma categoria.
Explique o Direito à Nacionalidade.
Trata do vínculo político-jurídico que liga um indivíduo ao território de um determinado Estado, fazendo com que esse individuo passe a integrar o seu povo e, por consequência, desfrute de direitos e submeta-se a obrigações.
O que são Direitos Políticos? Esses direitos limitam a atuação Estatal?
Os direitos políticos serve um conjunto de regras constitucionalmente fixadas, referentes à participação popular no processo político. Dizem respeito, em outras palavras, à atuação do cidadão na vida pública de determinado país. Sim, pois é um dever do cidadão fazer parte da politica, como George Marmelstein diz “O exercício pleno da cidadania participativa é um pressuposto básico para a democracia”
Explique Direitos Solidários. Exemplifique sua resposta.
São as metas e objetivos traçados pelo Estado brasileiro, sendo previsto no artigo 3º. “ Art. 3º Constituemobjetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:
I - construir uma sociedade livre, justa e solidária;
II - garantir o desenvolvimento nacional;
III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;
IV - “promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.”
Explique Direitos Sociais. Exemplifique sua resposta.
Direitos sociais são os direitos que visam garantir aos indivíduos o exercício e usufruto de direitosfundamentais em condições de igualdade, para que tenham uma vida digna por meio da proteção e garantias dadas pelo estado de direito.
Dimensões ou gerações de Direitos Fundamentais
Qual seria a terminologia correta para a classificação dos Direitos Fundamentais: Dimensões ou Gerações? Exemplifique sua resposta. 
A termologia mais adequada é “dimensão”, isso porque a denominação “geração” pressupõe a ideia de que a ciação de uma nova geração exclui a existência da anterior.
Explique quais são os Direitos Fundamentais de Primeira Dimensão.
São interesses da primeira dimensão os direitos indivíduais, civis e políticos, que trazem o valor da liberdade dos indivíduos.
Explique quais são os Direitos Fundamentais de Segunda Dimensão.
Os direitos da segunda dimensão trazem ao Estado a obrigação de fazer, ou seja, de garantir aos indíviduos os direitos sociais, econômicos e culturais.
Explique quais são os Direitos Fundamentais de Terceira Dimensão.
Tratam-se de direitos de solidariedade ou fraternidade.
Explique quais são os Direitos Fundamentais de Quarta Dimensão.
A quarta dimensão é composta por direitos democráticos, direito ao pluralismo, bioética e manipulação genética.
Explique quais são os Direitos Fundamentais de Quinta Dimensão.
Direito á paz. 
A criação de uma nova dimensão dos Direitos Fundamentais exclui as anteriores? Exemplifique a sua resposta.
Não, pois elas (dimensões) acrescentam direitos sem eliminar os anteriores.
Qual a principal função dos Direitos Fundamentais de Primeira Dimensão?
A conquista do respeito às liberdades individuais.
O que ressultou na necessidade de criação da Quarta Dimensão dos Direitos Fundamentais? Exemplifique sua resposta.
Com os avanços no campo da engenharia genética, surgiram várias formas de manipulação do patrimônio genético e ela pode trazer riscos à existência humana.
Direitos Fundamentais
Conceitue Direitos Fundamentais.
Reflete o alcance de interesses individuais e coletivos, abrangendo direito á nacionalidade, direitos políticos, direitos sociais e direitos solidários.
O que é Direitos Fundamentais segundo Alexandre de Moraes.
“ O conjunto institucionalizado de direitos e garantias do ser humano que tem por finalidade básica o respeito á sua dignidade, por meio de sua proteção contra o arbítrio estatal, e o estabelecimento de condições mínimas de vida e desenvolvimento da personalidade humana pode ser definido como direitos humanos fundamentais”.
Explique a historicidade dos Direitos Fundamentais.
Os Direitos Fundamentais possuem caráter histórico, já que passaram por diversos acontecimentos evolutivos para se tornarem o que são atualmente, por exemplo, o direito a livre manifestação do pensamento, apresentado na Constituição de 1988, tornou-se importante somente depois da censura ocorrida na época da ditadura militar.
O que significa dizer que os Direitos Fundamentais são universais?
São direitos que se destinam a todos os seres humanos sem qualquer forma de distinção. São universais, pois alcançam todos os indíviduos. Eles se ramificam e atingem todos os indivíduos.
Os direitos Fundamentais são absolutos?
Não, pois possuem limitações. Exemplificadamente, como forma de restrição, podemos falar da proteção do direito a vida, em que é prevista a possibilidade de pena de morte no caso da guerra declarada.
Explique a imprescritibilidade dos Direitos Fundamentais?
Os direitos fundamentais não sofrem qualquer alteração em razão do decurso do tempo, independentemente de serem utilizados ou não, permanecem invocáveis.
Decadência é a perda do direito;
Prescrição seria a perda da pretensão do direito.
Os Direitos Fundamentais podem ser vendidos?
Não, podis são inalienáveis, justamente porque não são passíveis de valoração econômica, não podendo dessa forma serem vendidos, nem doados. As exceções é o direito à propriedade, eu é alienável e passível de venda.
Os individuos podem abrir mão dos Direitos Fundamentais garantidos pela Constituição Federal?
Os direitos fundamentais não são objeto de renúncia pois é irrenunciavél. Por mais que o individuo queira abrir mão não consegue, pois qualquer manifestação de vontade será nula pois é uma violação contra o direito de existir/vida.
Explique a indivisibilidade dos Direitos Fundamentais.
Os Direitos Fundamentais são um conjunto, não podem ser analisados de maneira separada, isolada. Se desrespeitar um, você estará desrespeitado todos.
Diferencie Direitos Fundamentais de Garantias Fundamentais.
Os Direitos Fundamentais são o bem da vida a ser tutalado. 
As Garantias Fundamentais, configuram-se de forma de assegurar esses direitos e, sendo assim, são instrumentos assecuratórios.
Diferencie “eficácia vertical” e “eficácia horizontal” dos Direitos Fundamentais.
Eficácia vertical, é pensado na relação existente entre o cidadão e o Estado, ou seja, a eficácia dos Direitos Fundamentais nas relações entre um poder hierarquicamente superior, o do Estado, com ralação ao indivíduo.
Eficácia horizontal, observa a eficácia dos Direitos Fundamentais em relação a violações ou obrigações de terceiros.
Aplicabilidade e destinatários dos direitos fundamentais
De acordo com a Constituição Federal qual a aplicabilidade dos Direitos Fundamentais?
A aplicabilidade é imediata às normas de direitos fundamentais, o que significa afirmar dizer que tais interesses independem de qualquer outro ato normativo.
O que significa dizer que a aplicabilidade dos Direitos Fundamentais é imediata?
Significa dizer que a constituição buscou assegurar esses interesses sem qualquer necessidade de outra norma que o preveja.
A proteção constitucional dos Direitos Fundamentais pecisa de complemento normativo?
Depende do caso, pode ocorrer que o lesgislador deixa “em branco” algum aspecto normativo para que outra lei a estabeleça. Pode ocorrer normas autoexecutáveis.
Quem são os destinatários dos Direitos Fundamentais?
Pessoas físicas e pessoas jurídicas.
As pessoas jurídicas são desinatárias de Direitos fundamentais? Explique.
Sim, isso ocorre porque a administração pública é formada por diversos orgãos e entidades que atuam de frma autônoma uns dos outros.
A pessoa jurídica tem garantia ao direito á vida?
Não, mas tem direito à existência, proteção do direito à segurança, à propriedade, àproteção tributária e etc.
Os estrangeiros em território nacional são destinatários de direitos fundamentais? Explique
Sim, pois os direitos fundamentais são universais e são aplicados a todos.
O que significa dizer que a norma é “autoexecutável”?
São normas de aplicação imediata, já que são completas e podem ser aplicadas por si só.
As pessoas jurídicas podem ser vítimas de crimes contra a honra?
Sim, des que atingem a honra objetiva, como a calúnia e a difamação; Elas não poderão ser vitimas de injúria, pois é delito que atinge a honra subjetiva. Porém o STJ afirma que pessoas jurídicas não podem ser consideradas vitimas de crimes contra a honra.
Pessoas juridicas de direito público são destinatárias de direitos fundamentais?
Sim.
Rol de direitos fundamentais
Do que se trata o direito à dignidade da pessoa humana? Explique.
Pode-se dizer que tal princípio busca reconhecer a todos as pessoas alguns direitos básicos, mínimos a uma vida digna, pela simples razão de serem seres humanos.
Explique a previsão do direito à vida. Quando se inicia esta proteção?
A vida se inicia com a fecundação do óvulo pelo espermatozoide, resultando, então em uma nova vida, que é caracterizada pelaformação de ovo ou zigoto. E a partir dai, com o fenimeno da nidação, que é a implantação do embrião no útero materno.
Explique no que consiste o direito a igualdade.
Consiste em que o Estado deverá estabelecer mecanismos para que se torne efetiva a proteção da isonomia, buscando-a entre os individuos e proibindo qualquer forma de discriminação arbitraria, assim assegurando aos cidadãos que todos são iguais perante a lei, sem qualquer distinção.
O que seria o critério discriminatório? Tal diferenciação é permitida?
O critério discriminatório é splicar um tratamento desigual apenas na medida das desigualdades dos individuos. Sim des que não fuja do objetivo da norma de discriminação arbitrária e violar o direito à isonomia.
Discorra sobre o direito à liberdade
O direito à liberdade consiste em admitir que uma pessoa possa exercer o seu livre arbítrio sem sofrer qualquer influência para a sua tomada de decisões. Sendo previsto no incisos VI,XIX,XVI, XVII, XXXII, LXXII do artigo 5º.
Podemos compreender portanto que o direito a liberdade é caracterizado por deixar que o individuo realize as suas escolhas, de acordo com suas opiniões pessoais e suas escolhas diárias de acordo com as suas preferencias.
Explique o princípio da legalidade.
O princípio da legalidade deixa claro que o individuo somente será obrigado a realizar, ou deixar de realizar, atos previstos em virtude de lei.
Um ato considerado ilicito deverá estar previsto em lei e a previsão deverá ser anterior à sua prática por um individuo. O particular, portanto, poderá agir até os limites da lei. 
O artigo 5º, inciso XXXIX, CF diz “não há crima sem lei anterior que o defina, nem pena sem prévia cominação legal”.
Os direito à privacidade e intimidade são direitos fundamentais? Explique no que consiste a proteção destes direitos.
Sim, pois o direito a intimidade está ligada ás relações subjetivas e intimas do individuos. E o direito a privacidade é conexa aos demais relacionamento das pessoas.
Explique a proteção do direito a reunião.
É um direito que consiste na possibilidade de livre manifestação do pensamento de maneira coletiva, devendo ser realizado sempre com fins licitos e de maneira pacifica.
Discorra sobre o direito de associação. Os individuos são obrigados a se associar?
O direito de associação, previsto no art 5º, XVII, XVIII, XIX, XX e XXI da CF brasileira, nada mais é do que a liberdade de agragação para fins ilicitos, vedadas as associações paramilitares.
Cumpre consignar que ral direito é facultativo, ou seja, ninguem poderá ser obrigado a associar-se.
Explique o que seria o devido processo legal.
É direito que garante ao individuo a possibilidade de defesa em relação aos demais, já que abrange aos demais, já que abrange a proteção da pessoa no tocante ao seu direito de liberdade, assim como assegura a todos iguais condições de defesa em relação ao Estado.
Proteção dos direitos fundamentais
Explique a possibilidade de direitos humanos serem equiparados a direitos fundamentais.
O tratado tem que obrigatoriamente prever a proteção de Direitos Humanos, após isso passa pelo aprovação em cada casa do congresso nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, serão recebidos no ordenamento juridico brasileira como status de emenda constitucional.
O rol de direitos fundamentais é exemplificativo? Exeplique sua resposta
Sim, pois a constituição federal só tutela o acrescimo apenas daqueles casos previstos. 
Qual as possiveis formas de acréscimo de direitos fundamentais?
Pode ser através de tratados internacionais, ou ganhando status de emenda constitucional.
Os tratados de direitos humanos poderão ser recepcionados no ordenamento jurídico brasileiro com status de emenda constitucional?
Sim, des que seja aprovado nas duas casas, em dois turnos e 3/5 dos votos.
Qual inovação foi trazida pela emenda constitucional 45 para os direitos humanos e fundamentais?
A inovação foi a diferenciação dos direitos fundamentais de garantias fundamentais.
O que significa dizer que os direitos fundamentais são cláusulas pétres?
Pois os direitos fundamentais não podem ser alterados por emendas constitucionais, já que as normas constitucionais tem carater rigido, assim dizendo que possui uma forma de alteração mais dificil.
As cláusulas pétreas poderão ser alteradas?
Não, pois as clausulas petreas não podem ser objeto de emenda constitucional para seu retrocesso ou restrição, somente poderão ser acrescidos novos direitos, ou expandidos os já existentes.
Os direitos fundamentais são protegidos de que maneira?
São protegidos como clausulas petreas.
Os direitos fundamentais e os direitos difusos, coletivos e individuais homogêneos
O que são direitos metaindividuais ou transindividuais?
Os direitos metaindividuais, ou coletivos em sentido amplo, podem ser entendidos como o gênero, do qual fazem parte os direitos difusos, os coletivos em sentido estrito e os individuais homogêneos.
Qual o alcance da proteção dos direitos transindividuais?
O alcance é para todos, pois tratam de direitos coletivos.
Explique o que são direitos difusos.
São aqueles em que há indeterminação dos sujeitos. Os titulares não podem ser precisados, mas estimados. Alcançam um número indeterminado de pessoas.
Explique o que são direito coletivos.
Direitos coletivos constituem direitos transindividuais de pessoas ligadas por uma relação jurídica base entre si ou com a parte contrária, sendo seus sujeitos indeterminados, porém determináveis. Há também a indivisibilidade do direito, pois não é possível conceber tratamento diferenciado aos diversos interessados coletivamente, desde que ligados pela mesma relação jurídica. Como exemplo, citem-se os direitos de determinadas categorias sindicais que podem, inclusive, agir por meio de seus sindicatos. Trata-se do interesse de uma categoria.
Explique o que são direitos individuais homogeneos
São direitos metaindividuais por ficção juridica. Admitem a tutela coletiva com o proposito de garantir o acesso ao poder judiciario. Em ultima analise, são direitos individuais.
Diferencie direitos difusos de direitos coletivos
Os direitos coletivos em sentido estrito, por sua vez, têm como características a transindividualidade real restrita; a determinabilidade dos sujeitos titulares - grupo, categoria ou classe de pessoas -, unidos por uma relação jurídica-base; a divisibilidade externa e a divisibilidade interna; a disponibilidade coletiva e a indisponibilidade individual; a irrelevância de unanimidade social e a reparabilidade indireta.
Os direitos difusos são aqueles que possuem a mais ampla transindividualidade real. Além disso, têm como características a indeterminação dos sujeitos titulares – unidos por um vínculo meramente de fato -, a indivisibilidade ampla, a indisponibilidade, a intensa conflituosidade, a ressarcibilidade indireta - o quantum debeatur vai para um fundo.
Discorra sobre o direito de reunião.
É um direito que está em consonância com o art. 21 do Pacto Internacional sobre os direitos civis e politicos (no Brasil, promulgado pelo decreto n. 592, de 06/07/1992).
Em quais casos são proibidos o direito da reunião?
São proibidos quando frustarem outra reunião anteriormente coonvocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente, sendo previsto no artigo 5º, inciso XVI.
O direito a reunião poderá ser realizado com finalidade paramilitar? Por quê?
Não, pois é uma reunião pacifica e sem armas, que tem por objetivo do interesse da segurança nacional, da segurança ou ordem públicas, ou para proteger a saúde ou a moral públicas ou os direitos e as liberdades das demais pessoas. 
Mecanismo de efetivação dos direitos fundamentais
Os direitos fundamentais estão previstos na constituição federal somente no artigo 5º? Explique
Não, também são previstos em tratados internacionais.
De que maneira os direitos fundamentais são protegidos em nosso ordenamento jurídico?
São protegidos de forma adicional e subsidiário, somente podendoser invocado se o Estado brasileiro se mostrar omisso ou falho na tarefa de proteção dos direitos fundamentais.
Explique o regime ordinário dos direitos fundamentais
Quanto ao regime ordinário dos direitos fundamentais, o Brasil adota o sistema repressivo que, não ostante a denominação é o mais generoso, pois opera para sancionar afrontas.
Explique o refime extraordinário dos direitos fundamentais.
Constituem-se em restrições excepcionais, pois são casos em que a constituição federal reconhece a possibilidade de limitação ou supressão temporária de direitos e garantias fundamentais, por exemplo, estado de defesa e de sítio.
O que são remedios constitucionais?
Ou tutela constitucional das liberdades, são os meios, ações judiciais ou direito de petição, postos à disposição dos individuos e cidadaos para provocar a intervenção das autoridades competentes, visando sanar ilegilidades ou abuso de poder.
Os remedios constitucionais são direitos fundamentais ou garantias fundamentais? Explique
São garantias que tem por propósito a realização do amparo, proteção e defesa dos direitos fundamentais.
Qual o direito fundamental amparado pelo Habeas Corpus? Em quais casos caberá ao paciente ingressar com o pedido de habeas corpus?
Liberdade de locomoção, sendo possivel ingressar com o pedido nos casos de ilegalidade ou abuso de poder.
Explique o cabimento do mandado de segurança.
É uma garantia constitucional em favor de quem possui direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, que é negado ou ameaçado por autoridade pública ou agentes particulares no exercicio de atribuições do poder publico.
Explique o cabimento do habeas data
É uma garantia constitucional em favor de quem possui informações relativas à sua pessoa, constantes de registros ou banco de dados de entidades govermentais ou de carater publico e delas não tem conhecimento, ou lhe é vedado o acesso, e ainda para a retificação de dados proprios, quando não se prefira faze-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo.
No entanto, se houver recusa no fornecimento de informações sobre terceiros, o remedio adequado é o mandado de segurança.
Discorra sobre o estado de defesa.
Opera-se para enfrentar ameaças à ordem publica ou a paz social em virtude de grave e iminente instabilidade institucional ou por calamidades de grandes proporções na natureza.
Sendo determinado pelo Presidente da Republica, ouvidos o conselho da republica e o conselho de defesa nacional (cujos pareceres não detém caráter vinculativo), que deverá submeter o decreto, em 24 horas, com a respectiva justificação, a apreciação do congresso nacional, que decidirá por maioria absoluta dentro de dez dias do seu recebimento.
São medidas temporarias, vigerá por até 30 dias, sendo permitida uma dilação por idêntico período.

Continue navegando