Buscar

Coordenação motora grossa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Coordenação motora grossa
De 6 a 12 anos
Na coordenação motora grossa verificamos o uso de grupos de músculos maiores e o desenvolvimento de habilidades como correr, pular, chutar, subir e descer escadas, que podem ser desenvolvidas a partir de um plano sistemático de exercícios e atividades esportivas. Quando se tem déficit nessas habilidades, verificamos dificuldades, por parte principalmente de crianças, em praticar atividades esportivas, o que acaba gerando baixa autoestima.
Para ativar a coordenação motora grossa das crianças nada melhor que promover tarefas divertidas, como correr, brincar de pega-pega, pular, brincar de amarelinha e tudo aquilo que fez parte da nossa infância também.
Por isso as aulas ao ar livre são indispensáveis, porque as crianças podem estimular a coordenação motora grossa de maneira lúdica.
Segundo Gallahue e Ozmuz (2001), e Haywood (1993), crianças desta faixa etária estão no período posterior da infância ou pré-adolescência. Esse período é caracterizado por aumentos lentos, porém estáveis, na altura e no peso, e por um progresso em direção à maior organização dos sistemas sensorial e motor. As habilidades perceptivo-motoras vão gradualmente sendo refinadas com a integração sensório-motora em constante harmonia, de modo que no final desse período a criança desempenha numerosas habilidades sofisticadas. Em função da melhora que ocorre na precisão visual, nas habilidades de perseguição visual a objetos em movimento, no tempo de reação e de movimento e na integração sensório-motora, rebater bolas, andar de bicicleta e pular corda são exemplos de 188 habilidades que são aperfeiçoadas com o decorrer do tempo e com a prática. No entanto, quando crianças apresentam problemas de coordenação, atenção especial deve ser dada na organização da prática destas habilidades.
Principais atividades para a coordenação motora grossa:
Dançar, correr com ou sem apoio, equilibrar-se num pé só, brincar de pega-pega, jogar futebol, queimado, andar de bicicleta, cabra cega e entre outros.

Continue navegando