Buscar

Questionário (atividade motora e ludicidade) (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Alunos: Yuri Alexandre Viana da Silva (04045308); João Vitor de Alcantara Barreto(04042025)
Professor: Mauro Silva Turma: 5NTA 
O objetivo da Psicomotricidade Funcional é educar de forma sistêmica as variadas condutas motrizes com relação às dificuldades encontradas por uma criança ou adulto. Procura assim, uma maneira de melhorar a integração do indivíduo na vida escolar e social.
Esta área é uma divisão da Educação Física usando alguns tipos de exercícios que buscam a reeducação motora, aonde o responsável conduz a sessão sendo o exemplo, desta forma o indivíduo começa a se exercitar com o intuito de sanar prováveis dificuldades motoras. Exemplos de exercícios: Correr, descer, pular e subir.
É um trabalho realizado de forma direta, onde o profissional, no caso o Psicomotricista (nome dado a este profissional habilitado), planeja as atividades onde ele irá cultivar e realizar uma série de exercícios psicomotores com desígnios já pré-estabelecidos com o intuito de desenvolver a área motora a ser trabalhada.
Depois de um tempo de trabalho, o Psicomotricista dirige as crianças durante sua execução onde novamente ele atua como exemplo, em seguida as crianças devem seguir os movimentos todas as vezes que forem requeridas. O principal objetivo das práticas da Psicomotricidade Funcional é com relação ao ato motor.
Não trabalha com o indivíduo como um todo, é uma prática que se faz necessária em alguns episódios ou em algumas ocasiões, mas acredita-se que somente ela não é satisfatória quanto à abordagem da psicomotricidade que desenvolve e trabalha sobre o indivíduo no seu conjunto, onde é trabalhada a cognição, mente, afetividade e corpo. Os trabalhos práticos da Psicomotricidade Funcional variam de acordo com a linha teórica que o Psicomotricista adota.
QUESTIONÁRIO
1. O principal objetivo da Educação Física nos primeiros anos de vida é o desenvolvimento motor, e só o Profissional de Educação Física tem a capacitação para tal”. Diante do exposto diga o que é o
desenvolvimento motor.
R: É o aspecto do comportamento motor concernente com o estudo das mudanças observadas na realização de movimentos, abrangendo todas as alterações observadas em termos motores, sendo assim um processo por toda vida;
2. Como auxiliar no desenvolvimento motor?
R: Atividades lúdicas e fáceis como incentivá-los a atirar a bola, construir torres com elementos como caixas ou latas, dar pequenas tarefas como buscar algum objeto, oferecer potes e frascos para que eles abram e fechem tampas são tarefas que estimulam o desenvolvimento motor nesta fase inicial.
3. O que é coordenação motora grossa?
R: Na coordenação motora grossa observa-se o uso dos grandes grupos musculares, e as atividades devem desenvolver de forma mais eficiente as habilidades de correr, pular, chutar, subir e descer escadas.
4. O que é coordenação motora fina?
R: execução de movimentos que demandem controle muscular, particularmente dos pés e mãos. O ato de desenhar, pintar ou manusear pequenos objetos faz com que haja desenvolvimento da coordenação motora.
5. Como estimular o desenvolvimento motor?
R: Para estimular o desenvolvimento infantil, os jogos e brincadeiras devem fazer parte do cotidiano infantil.
6. Habilidades como pular, andar, saltar e correr exigem coordenação motora. Essas habilidades são classificadas como:
R: habilidades motoras grossas.
7. Os humanos apresentam uma grande capacidade de realizar tarefas minuciosas, como escrever, fazer crochê, bordar e digitar. Essas tarefas são realizadas graças à nossa coordenação motora, que vamos aperfeiçoando durante o nosso desenvolvimento. As habilidades motoras que requerem precisão são chamadas de:
R: habilidades motoras finas.
8. O encéfalo faz parte do Sistema Nervoso Central e é responsável por coordenar várias atividades do nosso organismo. Analise as alternativas a seguir e marque a alternativa que indica corretamente a parte do encéfalo relacionada principalmente com a coordenação motora:
R: Cerebelo
9. Graças à nossa capacidade de coordenação motora, conseguimos realizar atividades como locomoção e escrita. Sobre essa importante capacidade, marque a alternativa incorreta:
R: A coordenação motora, por estar relacionada com estímulos cerebrais, não pode ser estimulada.
10. Que elementos da motricidade podem ser trabalhados?
R: Habilidades como motricidade global, motricidade fina, esquema corporal, equilíbrio, organização temporal, organização espacial são devidamente trabalhadas.

Continue navegando