Buscar

Teste de conhecimento Topicos interdisciplinares - 02

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	A identidade humana só é reconhecida e estabelecida ante um grupo. Ou seja, o ser humano só se faz como tal diante de outro, seu semelhante, com o qual estabelece mecanismos diversos de interação constantes. (FERREIRA, 2009, p. 28). A partir da leitura do excerto acima, podemos afirmar que:
		
	
	Nas sociedades complexas, as inter-relações perderam sua função.
	 
	Os grupos sociais só são importantes para manter a ordem social.
	 
	Os seres humanos são seres socioculturais.
	
	A criação da identidade nada tem a ver com o convívio com o grupo.
	
	Ao ser humano não faz a menor falta a vida em sociedade.
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A Filosofia surgiu pela necessidade de explicação racional da realidade em oposição à interpretação mítica, isto é, uma explicação coerente, justificada por argumentos lógicos e não contraditórios, formando pensamentos, ideias e conceitos. Assim, a Filosofia é a formação:
		
	 
	Do pensamento crítico, justificado e sistemático.
	
	Do pensamento coerente, matemático e científico.
	
	Do pensamento rigoroso, organizado e sistemático.
	
	Do pensamento crítico, místico e científico.
	
	Do pensamento sistemático, matemático e coerente.
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	"É entendida como o produto material e imaterial de toda a atividade humana, que foi se acumulando desde nossas origens, quando passamos a viver em grupo. Ao mesmo tempo, é por meio dela que se dá a identificação entre os indivíduos e seu meio social e/ou o reconhecimento dos grupos e sociedades distintos." O excerto acima traz a definição de:
		
	 
	Cultura
	
	Ser humano
	
	Sociedade
	 
	Religião
	
	Identidade
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Sobre as origem da Filosofia Ocidental, é correto afirmar:
		
	
	Está vinculada à publicação do livro a República de Platão, em torno do século IV a.C., quando as diferentes formas de conhecimento foram impressas em pergaminhos.
	 
	Surgiu na Grécia, em torno do século VI a.C., quando os gregos perceberam que as explicações míticas não eram suficientes para explicar os fenômenos da natureza.
	
	Está relacionada com as conquistas gregas do Oriente por Alexandre Magno, em torno do século III a.C., e o fenômeno denominado Helenismo pelos conquistadores.
	
	Surgiu com os primeiros relatos do historiador Heródoto, em torno do século V a.C., ao refletir sobre o significado da vitória contra os persas na Batalha de Maratona.
	
	Tornou-se uma disciplina de reflexão e crítica proporcionada pela conquista da Grécia pelos romanos, em torno do século II a.C., e a transferências de sábios para a cidade de Roma.
	R

Continue navegando