Buscar

questionario contratos

Prévia do material em texto

1-Na denominada teoria geral dos contratos, o jogo e a aposta são considerados contratos:
a) Comutativos
 b) Certificados
c) Aleatórios
d) Gratuitos
e) Contra prestacionais
2-Sobre os contratos, verifica-se que:
a) a expressão maior da liberdade em contratar está no princípio da autonomia da vontade, o qual prevalece na interpretação contratual, salvo em casos excepcionais em que vigem limites impostos pela função social do contrato
b) a boa-fé contratual representa um princípio de negociação aberta e justa, o qual se traduz formalmente em cláusulas contratuais claras e compreensíveis e materialmente em um novo patamar de isonomia entre os contratantes, que leve em consideração suas diferenças.
c) os vínculos jurídicos contratuais são dotados de funções individuais, para o atendimento aos propósitos específicos das partes e função social, a qual busca o socialmente útil e tem por finalidade típica o atendimento aos seus objetivos privados.
d) os critérios lógico-formais devem prevalecer em sua interpretação, uma vez que, sem a observância de tais critérios, haveria insegurança jurídica entre os contratantes, vício que inviabiliza a própria manutenção do negócio jurídico idealizado pelas partes.
e) sua tutela requer adequado controle sobre a equitativa distribuição dos riscos nas operações econômicas, não podendo, o juiz, entretanto, agir de forma a alterar a equação econômico-financeira, inicialmente estabelecida pelo vínculo jurídico entre as partes.
3- Relativamente às expressões ius cogens e ius dispositivum:
a) Referem-se a uma distinção já superada nos tempos atuais.
b) Dizem respeito às regras imperativas e às permissivas.
c) As partes sempre podem convencionar em contrário.
d) A maioria das normas jurídicas não se enquadra nesses conceitos.
4- De acordo com as normas do Direito Civil sobre contratos, o(a)
a) silêncio é considerado equiparado à pessoa ausente.
b) silêncio da empresa presume a não aceitação da proposta.
c) proposta de contrato obriga o proponente nesse caso.
d) proposta é considerada retratada, em havendo silêncio da empresa.
e) proposta perde a sua validade no prazo se ausente a aceitação
5- Nos termos do Código Civil, a liberdade de contratar será exercida em razoe nos limites da função social do contrato sendo que os contratantes são obrigados a guardar, assim na conclusão do contrato, como em sua execução, os princípios de probidade e boa-fé. Assim, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta:
I – Em regra, a proposta de contrato obriga o proponente, salvo se o contrário não resultar dos termos dela, da natureza do negócio, ou das circunstâncias do caso.
II – A liberdade de forma é princípio contratual básico que não admite exceções, vez que assegurada pela autonomia da vontade.
III - A boa-fé objetiva é princípio contratual com várias funções, não se limitando à interpretação do negócio jurídico.
IV - Pelo princípio da liberdade contratual, é lícito às partes estipular contratos atípicos, desde que sua escolha recaia sobre um dos previstos no Código Civil.
V – O princípio do “pacta sunt servanda" não admite exceções, uma vez que qualquer revisão do contrato atentaria contra o princípio da boa-fé.
a) Apenas as assertivas I, II e III são verdadeiras.
b) Apenas as assertivas I e III são verdadeiras.
c) Apenas as assertivas II e V são verdadeiras.
d) Apenas as assertivas I, III e IV são verdadeiras.
e) Apenas as assertivas I, II e IV são verdadeiras.
6- Sobre os efeitos da boa-fé objetiva, é INCORRETO afirmar que
a) servem de limite ao exercício de direitos subjetivos.
b) resultam na proibição do comportamento contraditório.
c) qualificam a posse, protegendo o possuidor em relação aos frutos já percebidos.
d) servem como critério para interpretação dos negócios jurídicos.
e) reforçam o dever de informar das partes na relação obrigacional.
7-Em atenção ao conceito e efeitos do Princípio da Boa-fé Objetiva, é correto afirmar que:
a) Sua incidência se dá exclusivamente no período contratual.
b) A análise do comportamento das partes prescinde do elemento anímico do agente.
c) Seus efeitos se restringem a uma única função no ordenamento jurídico, servindo como cânone interpretativo.
d) Não exige um padrão ético de conduta das partes, objetivamente adequado aos padrões de lealdade e honestidade.
e) As partes não têm que, necessariamente, adotar um padrão linear de comportamento, permitindo-se a adoção de comportamentos contraditórios.
8-A alternativa correta, de acordo com os novos princípios contratuais, é:
a) A boa-fé objetiva é um preceito que, embora previsto no Código Civil, pode ser afastado pela vontade das partes, desde que expressamente convencionado.
b) Ao revogarem os princípios clássicos, os novos princípios exigem uma relação contratual mais clara, transparente e equilibrada, com a tutela da parte mais fraca.
c) A função social dos contratos possui, segundo posição majoritária da doutrina e jurisprudência, dois principais efeitos: mitiga a autonomia da vontade e atenua o princípio da relatividade dos efeitos dos contratos.
d) O princípio do equilíbrio econômico-financeiro dos contratos impede qualquer mínimo desequilíbrio porventura existente nas relações contratuais, criando, assim, um equilíbrio objetivo no tráfego jurídico de massas.
e) É possível que as partes, a qualquer momento, desistam das negociações preliminares, ainda que se tenha criado a legítima expectativa na outra parte de que o contrato seria celebrado, independentemente de perdas e danos.
9- No que diz respeito às normas jurídicas, à prescrição, aos negócios jurídicos e à personalidade jurídica, julgue o item a seguir.
Em observância ao princípio da conservação contratual, caso ocorra o vício do consentimento denominado lesão, a parte lesionada pode optar pela revisão judicial do negócio jurídico, ao invés de pleitear sua anulação.
 ( x )Certo ( ) Errado
10- Julgue o item subsequente com base nas disposições do Código Civil acerca de bens, fatos jurídicos e prescrição.
Denomina-se representação a relação jurídica em que uma pessoa se obriga perante terceiro por meio de ato praticado em seu nome por representante, cujos poderes são conferidos por lei ou por mandato.
 ( x )Certo ( ) Errado
11-Quanto ao momento da formação dos contratos, há que se distinguir aqueles que se formam entre presentes e entre ausentes. A dificuldade em se precisar em qual momento se deve considerar formado o contrato entre ausentes, apresenta algumas teorias. Dentre elas, se considerar não haver retratação do aceitante, o Código Civil adota a teoria da
A) informação propriamente dita.
b) informação da subespécie cognição.
c) declaração propriamente dita.
d) declaração da subespécie cognição.
e) declaração da subespécie expedição.
12- Não ocorre evicção quando:
a) por decisão judicial;
b) contrato gratuito;
c) contratos onerosos;
d) por decisão administrativa;
e) hasta pública.
13- Sobre contratos, é INCORRETO afirmar:
a) Nos de execução continuada, se a prestação de uma das partes se tornar excessivamente onerosa, em virtude de acontecimentos extraordinários e imprevisíveis, poderá o devedor pedir a resolução do contrato.
b) A exceção de contrato não cumprido aplica-se a todos os contratos.
c) Os benéficos devem ser interpretados de forma restrita.
d) É proibido o que tem por objeto herança de pessoa viva.
e) É possível a manifestação tácita de vontade em matéria contratual, quando não for necessária que seja expressa.
14 - A quantidade de contratos celebrados nos dias de hoje é muito expressiva. Pode-se dizer que é um instrumento jurídico de grande relevância no mundo contemporâneo. O contrato é a mais comum e importante fonte de obrigação, cuja formação depende da presença de, pelo menos, duas partes. Face ao exposto, é corretoafirmar:
a) no contrato de prestação de serviços, não se tendo estipulado, nem chegado as partes ao acordo, fixar-se-á a retribuição segundo os índices oficiais regularmente estabelecidos para o tempo de serviço e sua qualidade.
b) no silêncio do contrato de empreitada, a obrigação do empreiteiro de fornecer os materiais é presumida.
c) no contrato de doação, é anulável a doação de todos os bens sem reserva de parte ou renda suficiente para a subsistência do doador.
d) o contrato preliminar, exceto quanto à forma, deve conter todos os requisitos essenciais ao contrato a ser celebrado.
e) no contrato de compra e venda, até a tradição, em regra, os riscos pela perda da coisa objeto do contrato correm por conta do comprador.
15- Sobre as condições gerais dos contratos, indique a alternativa correta.
a) Nos contratos de adesão, são anuláveis as cláusulas que estipulem a renúncia antecipada do aderente a direito resultante da natureza do negócio.
b) O estipulante pode reservar-se o direito de substituir o terceiro designado no contrato, independentemente da sua anuência e da do outro contratante.
c) O contrato preliminar, e também quanto à forma, não necessita conter todos os requisitos essenciais ao contrato a ser celebrado.
d) As cláusulas resolutivas expressa e tácita operam de pleno direito, independentemente de interpelação judicial.
e) Pode o adquirente demandar pela evicção, mesmo sabendo que a coisa era alheia ou litigiosa.
16- Assinale a alternativa incorreta: 
( ) O novo código Civil é uma tentativa de reeducação dos envolvidos contratuais através de deveres de conduta obrigatórios, nascidos através de modernos princípios e imperativos éticos 
 ( ) A maneira de provar o vínculo contratual é livre, baseado no livre convencimento do juiz . 
 ( ) A validade da declaração de vontade não dependerá de forma especial, senão quando a lei expressamente a exigir. 
 ( x ) A boa fé objetiva serve com o parâmetro para analisar o abuso de Direito, pois comete ato ilícito aquele que, ao exercê-lo , excede manifestadamente os limites ditados pelo fim econômico e social do contrato 
 ( )O antigo sistema contratual era baseado no princípio da boa-fé objetiva e da possibilidade de relativização

Continue navegando