Buscar

1° SIMULADO INTERNACIONAL

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201408098585)
	Acerto: 0,0  / 0,2
	(CESPE / Juiz Federal Substituto - TRF5R / 2005) O Estado estrangeiro está sujeito à jurisdição brasileira quando pratica atos de gestão, como, por exemplo, a contratação de jardineiro.
		
	
	certo, pois a imunidade entre os Estados é absoluta.
	
	certo pois os Estados estrangeiros sempre estão sujeitos à jurisdição brasileira.
	 
	certo pois diferente dos atos de império, nos atos de mera gestão os Estados Estrangeiros não contam com imunidade de jurisdição.
	 
	errado, pois a imunidade entre Estados é absoluta.
	
	errado, pois diferente dos atos de gestão, nos atos de império os Estados Estrangeiros não contam com imunidade de jurisdição.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201408103902)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	No âmbito do direito internacional, a soberania, importante característica do palco internacional, significa a possibilidade de:
		
	
	celebração de tratados sobre direitos humanos com o consentimento do Tribunal Penal Permanente.
	
	a Organização da Nações Unidas dominar a legislação dos Estados participantes.
	 
	igualdade entre os países, independentemente de sua dimensão ou importância econômica mundial.
	
	celebração de tratados sobre direitos humanos com o consentimento do Tribunal Penal Transitório.
	
	um Estado impor-se sobre outro.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201407940923)
	Acerto: 0,0  / 0,2
	(OAB/RS 2008.3/CESPE) Considerando o sentido jurídico de território, tanto em direito internacional público quanto em direito constitucional, assinale a opção incorreta.
		
	
	(...)
	
	Em sentido jurídico, o território nacional é mais amplo que o território considerado pela geografia política, pois abrange áreas físicas que vão além dos limites e das fronteiras ditadas por esta.
	
	O território, em sentido jurídico, pode ser mais ou menos abrangente, a depender de manifestações unilaterais dos Estados soberanos.
	 
	O território nacional, em sentido jurídico, pode incluir navios e aeronaves militares, independentemente dos locais em que estejam, desde que em espaço internacional e sob a condição de que não se trate de espaço jurisdicional de outro país.
	 
	O território nacional, em sentido jurídico, pode possuir contornos inexatos, conforme ocorre na delimitação da projeção vertical do espaço aéreo.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201407923722)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Com relação ao Direito Internacional Privado, é CORRETO afirmar:
		
	
	d) Constitui o conjunto de normas internas de cada país que têm por finalidade o tratamento das relações jurídicas entre Estados-Partes e Organizações Internacionais.
	
	b) Constitui o conjunto de normas válidas para todos os países que sejam signatários de tratados internacionais, especificamente nas matérias tratadas;
	
	a) Constitui o conjunto de normas válidas para todos os países do mundo;
	 
	c) Constitui o conjunto de normas internas de cada país que tem por finalidade determinar qual direito material deve ser aplicado, naquele país, aos fatos e atos internacionais;
	 
	d) Constitui o conjunto de normas internas de cada país que têm por finalidade o tratamento das relações jurídicas entre pessoas de nacionalidades diversas.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201407124687)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	32 Exame da OAB/RJ Segundo o Art. 38 do Estatuto da Corte Internacional de Justiça, são fontes do direito internacional as convenções internacionais
		
	
	o costume internacional, os princípios gerais de direito, os atos unilaterais e as resoluções das organizações internacionais
	
	o costume, os atos unilaterais e a doutrina e a jurisprudência, de forma auxiliar.
	 
	o costume internacional, os princípios gerais de direito, as decisões judiciárias e a doutrina, de forma auxiliar, admitindo, ainda a possibilidade de a Corte decidir ex aequo et bono, se as partes concordarem
	
	o costume, princípios gerais de direito, atos unilaterais, resoluções das organizações internacionais, decisões judiciárias e a doutrina
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201408103899)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A Conferência de Bretton Woods (1944), realizada no ocaso da Segunda Guerra Mundial, é considerada um marco na história do Direito Internacional no século XX porque:
		
	 
	estabeleceu as bases do sistema econômico e financeiro internacional, por meio da criação do Banco Mundial - BIRD, do Fundo Monetário Internacional - FMI e do Acordo Geral de Tarifas Aduaneiras e Comércio - GATT.
	
	criou o sistema internacional de proteção aos direitos humanos, a partir da adoção da Declaração Universal dos Direitos Humanos, do Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos e do Pacto Internacional de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais.
	
	inaugurou uma nova etapa na cooperação política internacional ao extinguir a Liga das Nações e transferir a Corte Internacional de Justiça para a estrutura da então recém-criada Organização das Nações Unidas - ONU.
	
	criou o Tribunal de Nuremberg, corte ad hoc responsável pelo julgamento dos principais comandantes nazistas e seus colaboradores diretos pelos crimes de guerra cometidos durante a Segunda Guerra Mundial.
	
	inaugurou uma nova etapa na cooperação política internacional ao manter a Liga das Nações e transferir a Corte Internacional de Justiça para a estrutura da então recém-criada Organização das Nações Unidas - ONU.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201407235627)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(Prova: CESPE - 2012 - Instituto Rio Branco - Diplomata - 2ª Etapa ) Considerando as fontes de direito internacional público previstas no Estatuto da Corte Internacional de Justiça (CIJ) e as que se revelaram a posteriori, bem como a doutrina acerca das formas de expressão da disciplina jurídica, assinale a opção correta.
		
	
	e) Ainda que não prevista em tratado ou no Estatuto da CIJ, a invocação crescente de normas imperativas confere ao jus cogens manifesta qualidade de fonte da disciplina, a par de atos de organizações internacionais, como resoluções da ONU.
	 
	b) A expressão não escrita do direito das gentes conforma o costume internacional como prática reiterada e uniforme de conduta, que, incorporada com convicção jurídica, distingue-se de meros usos ou mesmo de práticas de cortesia internacional.
	
	d) Em face do caráter difuso da sociedade internacional, bem como da proliferação de tribunais internacionais, verifica-se no direito internacional crescente invocação de decisões judiciais antecedentes, arroladas como opinio juris, ainda que não previstas no Estatuto da CIJ.
	
	c) As convenções internacionais, que podem ser registradas ou não pela escrita, são consideradas, independentemente de sua denominação, fontes por excelência, previstas originariamente no Estatuto da CIJ.
	
	a) De acordo com o Estatuto da Corte da Haia, a equidade constitui, apesar de seu caráter impreciso, fonte recorrente e prevista como obrigatória na resolução judicial de contenciosos internacionais.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201407233162)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Os insurgentes, como movimento armado de uma população, mesmo exercendo poderes similares ao do Estado, não pode ser reconhecido como tal para fins de direito LOGO os insurgentes não são jamais considerados pessoa de direito internaciional.
		
	
	Apenas a primeira alternativa está correta.
	
	A segunda alternativa está correta.
	
	Ambas as alternativas são verdadeiras.
	
	A primeira alternativa está correta.
	 
	Ambas as alternativas são falsas.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201407950229)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Paul Reuter define tratado internacional como sendo "uma manifestação de vontades concordantes, atribuídas a dois ou mais sujeitos de direito internacional, e destinada a produzir efeitos jurídicosem conformidade com as normas de direito internacional."  Assinale a opção em que figurem, tão só, exemplos de sujeitos de direito internacional
		
	
	Indivíduos, ONGs, Organizações Internacionais e Santa Sé ou Estado do Vaticano
	
	Estados, organizações governamentais e empresas multinacionais
	 
	Estados, Mercado Comum do Sul (Mercosul) e Santa Sé ou Estado do Vaticano
	
	Estados. Organizações das Nações Unidas e ONGs
	
	Estados, Santa Sé ou Estado do Vaticano, organizações não-governamentais e indivíduos
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201410278643)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Quanto ao "EX AEQUO ET BONO", pode-se afirmar que:
		
	
	Trata-se de Costume Internacional plenamente aceito no mundo contemporâneo.
	 
	É fonte estatutária, mas só pode ser utilizada pela julgador para autorizado pelas partes da contenda.
	
	Apresenta-se como a verdadeira "ordem pública" internacional.
	
	Não é fonte estatutária, mas pode ser utilizada nos julgamentos.
	
	Faz parte da Jurisprudência Internacional.

Continue navegando