Buscar

Educação Física: Saberes e Práticas

Prévia do material em texto

Aula 10: 
1 - Ao desenvolver um trabalho utilizando os diferentes conteúdo da cultura corporal o educador deve buscar a problematização dos diferentes saberes. O ato de refletir e debater sobre as diferentes práticas auxilia na formação de educandos: 
 Críticos 
2 - De acordo com Freire (2010), a educação física n necessita de construir uma concepção que privilegie essencialmente os a aspectos humanos. Nesse sentido, ao se desenvolver os gestos e os movimentos em aula, é necessário: 
Desenvolver habilidades motoras que sejam significativas com a realidade dos alunos 
3 - Vimos durante as nossas aulas que ¿o ser humano aprendiz será feliz quando lhe for possibilitada uma Educação I integral, na qual o corpo é um espaço privilegiado deformação, sendo assim podemos afirmar que: 
A tarefa educativa deve ser desenvolvida em um ambiente lúdico, onde exista a liberdade de expressão. 
4 - L eia o texto abaixo e assinale a alternativa correta: A escola ao inserir as a atividades lúdicas no projeto político pedagógico precisa conceber o educando como um Ser integral, lembrando que o ensino não deve apenas visar o conteúdo das disciplinas tidas como prioritárias, pois cada indivíduo possui conhecimentos e necessidades que o faz perceber e compreender o mundo de forma diferenciada. A o observarmos a aprendizagem de crianças e jovens fica evidente como a inserção de atividades como a dança, o esporte, a luta, o jogo e a ginástica ampliam sua forma de pensar e agir no mundo. Isto também precisa ser considerado no momento de o professor conceber a escolha da metodologia e os critérios de aval ligação. Baseado neste conceito, na s avaliações das aulas de Educação Física na escola o Professor deve: 
Avaliar o aluno conforme seu próprio desenvolvimento, levando em consideração a individualidade corporal de cada um. 
5 - A relevância da disciplina Conteúdo, Metodologia e Prática de Ensino da Educação Física como componente curricular do C urso de Pedagogia representa uma área de conhecimento de múltiplas confluências teórico-práticas que potencializam princípios estruturantes sobre o corpo em movimento e o ente grã nesse mundo de exigências e de possibilidades. Nesta direção podemos afirmar que a educação por meio do movimento será crítica na medida em que: 
Desenvolva um conhecimento apreendido p ela ação refletida e não apenas um conhecimento que se apresenta pelo simples ato motor. 
6 - Em sua evolução na estrutura curricular, a Educação Física Escolar teve associadas ao seu desenvolvimento diferentes metodologias e concepções de ensino. Baseando-se nas concepções da Educação Física brasileira, todas as a afirmativas estão corretamente descritas nas proposições abaixo, EXCETO: 
Uma concepção progressista, cujo objetivo é canalizar energias e também proporcionar o progresso esportivo nas escolas.
Aula 09: 
1 - Ao observarmos o universo infantil percebemos a existência de diferentes formas de brincar em todos os ambientes frequentados pelas crianças. Partindo deste princípio a escola é vista pelo educando como um lugar em que o lúdico também deve estar presente, porém é comum encontrarmos educadores que NÃO valorizam este tipo de ação. Segundo os estudos do Prof. João Batista Freire, ao estudar as implicações pedagógicas do jogo, este tipo de atitude traduz uma arrogância intelectual por parte dos professores, aça o que se justifica em função da crença existente no ambiente escolar de que: 
O conhecimento significativo é apenas aquele que a escola reconhece como tal 
 2 - Desde o nascimento, o ser humano como sujeito histórico busca, de alguma forma e em movimento, construir a sua própria “arte de viver em Paz” (WEIL, 1993). Assinale a alternativa que NÃO está adequada à afirmativa do autor. 
 O ser humano procura p praticar o jogo mecanicamente não se preocupando com nenhum outro aspecto, seja o afetivo ou o cognitivo. 
3 - A intervenção do professor no desenvolvimento de um jogo infantil, deve ser: Como observador, participante e animador; 
4 - Jogos populares são aqueles conhecidos também como jogos de rua, em que seus elementos podem ser a letrados ou decididos pelos próprios j jogadores, com variação no número de participantes e uma flexibilidade de regras, assim como, não são necessários recursos materiais mais sofisticados, pois a gênese dos jogos populares está na cultura popular. A respeito dos Jogos Populares ou Tradicionais podemos afirmar:
I) São jogos desenvolvidos em ruas e quintais. 
 II) Os recursos materiais são complexos e não podem ser de sucatas. 
III) São passados de geração para geração. 
IV) Faz-se necessária uma preparação anterior. 
Assinale a opção que contém as afirmativas corretas: 
I e III. 
5 - Ao estudarmos sobre as implicações pedagógicas do ato de jogar encontraremos diferentes teorias que contribuem para ratificar a inclusão do lúdico no ambiente escolar. Para Huizinga (1999) o desenvolvimento de uma civilização acontece a través do ato de jogar, envolvendo diferentes ações que nos ajudam a pensar a relação com o mundo e com o outro. Para João Batista Freire ao utilizar o jogo enquanto estratégia pedagógica o educador precisa tomar alguns cuidados: 
 I - Ao usar o jogo como atividade pedagógica o educador precisa ter o cuidado para não o descaracterizar. 
II - Durante uma atividade interdisciplinar o que precisamos privilegiar é o conteúdo a ser aprendido, pois o ato de jogar é secundário.
 III - Ao desenvolver uma atividade interdisciplinar ensinar o conteúdo não deve ser o único objetivo a ser alcançado. 
 IV - O jogo não o pode ser visto a penas como uma atividade motivacional pois é parte do currículo escolar. 
Estão corretas: 
 Apenas as proposições I, III e IV 
 6 - É quando a criança tem presente, ao mesmo t empo, as representações de dois objetos. Por exemplo, um carro e um bloco de espuma. A criança é capaz de captar as semelhanças e diferenças dessas representações; ela está consciente que está brincando de ‘faz de conta', denotando a capacidade de se colocar no lugar d e outro personagem. Esta visão se enquadra numa perspectiva do jogo: 
 Simbólico
Aula 08: 
1 - Ao estudarmos sobre as implicações pedagógicas do ato de jogar encontraremos diferentes teorias que contribuem para ratificar a inclusão do lúdico no ambiente escolar. Para Huizinga (1999) o desenvolvimento de uma civilização acontece a través do ato de jogar, envolvendo diferentes ações que nos ajudam a pensar a relação com o mundo e com o outro. Para João Batista Freire ao utilizar o jogo enquanto estratégia pedagógica o educador precisa tomar a alguns cuidados: 
 I - Ao usar o jogo como atividade pedagógica o educador precisa ter a cuia dado para não o descaracterizar. 
II - Durante uma atividade interdisciplinar o que precisamos privilegiar é o conteúdo a ser aprendido, pois o ato de jogar é secundário. 
 III - Ao desenvolver uma atividade interdisciplinar ensinar o conteúdo não deve ser o único objetivo a ser alcançado. 
IV - O jogo não pode ser visto apenas como uma atividade motivacional, pois é parte do currículo escolar. 
Estão corretas as afirmativas: 
 I, III e IV. 
 2 - Como chamamos ao que demandou um tempo útil à recuperação (física ou psíquica) do trabalhador, numa perspectiva de consequência da Revolução Industrial que passou a regulamentar a duração da jornada de trabalho. 
 Tempo de lazer. 
 3 - Mediante aos contextos apresentados em aula sobre a v vivência do lazer no mundo contemporâneo, parece importante perceber que é quase uma unanimidade defender a presença do lúdico, do jogo ou da brincadeira na cultura do lazer. Nesse sentido, ao tomar-se e a discussão trazida por Bracht (2003), é fundamental que se compreenda o lazer como parte constitutiva da cultura na sua dimensão criativa e produtiva. Neste sentido, as atividades corporais desenvolvidas nas aulas de educação física escolarpara crianças e adolescentes do ensino fundamental devem ser escolhidas segundo a alguns critérios; dentre eles, o l fazer. Dos aspectos citados abaixo, indique aquele que NÃO OBEDECE aos critérios da ludicidade. 
Explorar situações fechadas, sem variações; 
4 - A concepção conservadora de viés funcionalista está muito presente no conceito de lazer r podendo ser encontrada em diferentes instituições, segundo afirma Oliveira (2004). Assinale a opção correta sobre a abordagem Utilitarista. 
Que procura recuperar a força de trabalho do sujeito a partir do lazer, desconsiderando todas as outras variáveis que influem nesta recuperação; 
5 - Em nossas a aulas descobrimos que os conteúdos sobre prática de atividade física, trabalho, recreação e lazer são indispensáveis a um processo pedagógico que tenha por pretensão educar o ser humano para alcançar uma consciência criativa, emancipada e humanizada. Hoje, encontramos na mídia um forte a pelo para o conhecimento e a vivência de práticas esportivas, influenciando diretamente a forma de estarmos no mundo. Quanto à possível relação entre conteúdos esportivos veiculados pela televisão, a formação crítica do discente e a atuação do professor de Educação Física, é CORRETO afirmar que: 
 O processo de não identificação do trabalhador com o produto de seu trabalho gera a alienação, ocultando as relações sociais que estruturam a sociedade. 
 6 - O capitalismo usufrui da natureza (na forma de matéria-prima) e do ser humano (materializado na força de t trabalho do trabalhador) Co mó se fossem peças descartáveis, passíveis de substituição a cada possível falha que venham a apresentar. A busca incontrolável pela obtenção de fontes de lucro tende a causar vários problemas no ecossistema:
 I- Descongelamento de calotas polares. 
II- D despoluição de grandes centros urbanos. 
 III - Desmatamento indiscriminado.
 IV- Desequilíbrio climático. 
 As alternativas I, III e IV estão corretas.
Aula 07
 1 - Os objetivos d e uma a ula que tem como título "A cultura corporal na dinâmica escolar fazendo a diferença social na vida cotidiana", deve favorecer uma reflexão crítica sobre as necessidades básicas do desenvolvimento humano (sono, higiene, alimentação...) e as implicações práticas do exercício da sua vida cotidiana (na comunicação, nas brincadeiras, nos estudos...). I. Identificar práticas da Educação Física Escolar como prática da cultura corporal. II. Relacionar a cultura corporal e a dinâmica escolar cidadã. III. Pontuar conteúdos básicos da Educação Física Escolar para a prática na vida cotidiana. IV- Explicitar as circunstâncias gerais de estabelecimento da sociedade capitalista que, na busca por sua perpetuação, vale-se de elementos para a intensificação da alienação humana, em detrimento da sua emancipação. Assinale a alternativa correta. 
As Alternativas I, II e III estão corretas. 
2 - As escolas são consideradas lugares de intercruzamento de culturas, entre elas, a cultura da escola. Essa última sintetiza os sentidos que as pessoas dão às coisas, gerando um padrão coletivo de pensar, perceber e agir nesse ambiente. No que se refere à cultura escolar, assinale a opção correta 
Para se enxergar a escola, nos sentidos amplo e metafórico, é preciso captar os significados, os valores, os modos de convivência, as formas de agir e de resolver problemas adotados por essa escola. 
3 - Desde o nascimento, o ser humano como sujeito histórico busca, de alguma forma e em movimento, construir a sua própria "arte de vive r em Paz" (WEIL, 1993), de transformar o desconhecido em conhecido; de repensar o diferente com a possibilidade de crescimento e aprendizagem a partir da compreensão dos limites e d as possibilidades; e de recriar sua cultura humana. Assim sendo, O conhecimento origina-se da experiência. 
Logo, as diferentes práticas corporais vividas pelos sujeitos nas mais diversas e complexas manifestações culturais vão se definir como facilitadoras ou de entraves nos movimentos de assimilação, de acomodação e de adaptação do humano. 
Porque, O ser humano vive num universo de representações socioculturais, que na valorização dos opostos e das divergências compõem uma variada combinação de influências, que estão presentes nos ambientes educativos da sua vida cotidiana: seus hábitos sociais, adequação do uso do conhecimento, práticas culturais. 
 Marque a Afirmativa Correta: 
 As duas asserções são verdadeiras e a segunda justifica a primeira. 
 4 - A cultura corporal é caracterizada pelos contextos do desenvolvimento humano, presentes em 
todo percurso da civilização humana. Sendo assim: 
Favorece a problematização d a construção do movimento ao longo da história da humanidade.
5 - Daólio (1995) afirma que o corpo é uma síntese da cultura, porque expressa elementos específicos da sociedade da qual faz parte. O homem, através do seu corpo, vai assimilando e se apropriando dos valores, normas e costumes sociais. Ao associarmos a concepção de Daólio á teoria do professor João Batista Freire (2010), em seu livro Educação de corpo inteiro: teoria e prática de Educação Física, em que este afirma que o desenvolvimento da motricidade está diretamente associado à cultura em que um indivíduo está inserido, concluímos que a aprendizagem de atividades corporais precisa ser significativa para o educando e que os conteúdos nas aulas de educação física devem contribuir com a formação da cidadania. Partindo desses pressupostos assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as afirmativas abaixo e escolha a resposta certa: 
(___) O homem está dotado de uma orientação e d e uma capacidade de intercâmbio com o mundo, e toda sua motricidade é uma procura intencional do mundo que o rodeia. 
(___) O que está faltando, numa concepção de Educação Física que privilegie, acima de tudo o humano, é ver a lém do percebido: é enxergar o movimento carregado de intenções, de sentimentos, de inteligência, de erotismo. 
(___) Uma prática de Educação Física humanista, privilegia heranças militaristas, isto é, preparar as crianças para campeonatos esportivos competitivos onde a prática baseia-se em quem comanda e o que obedece. 
(___) Uma Educação Física significativa valoriza a atividade cultural da própria criança, por exemplo, um brinquedo ou jogo, para desenvolver movimentos considerados básicos. 
(___) A Educação Física precisa desenvolver atividades repetitivas para desenvolver as habilidades motoras, fazendo com que o aluno seja um reprodutor de movimentos. 
 V V F V F 
 
6 - No Norte e Nordeste do Brasil, predominantemente no Maranhão, vive um grupo étnico, os índios Canela, que de tempos em tempos participam de jogos de recreação infantil, entre os quais destaca -se a corrida. Nela, os índios participam correndo por um percurso determinado. Todos os participantes atingem a chegada, independente de ser o primeiro ou o último. Entretanto, todos os outros comemoram a faça nha, independente da equipe que venceu. O caso acima relatado sugere uma relação de produção incomum no esporte convencional, valorizando princípios defendidos como 
valores importantes na organização dos conteúdos escolares. O jogo descrito se baseia essencialmente em: 
Competição e solidariedade.
Aula 6
1 - Na práxis educacional, o educador deve ser aquele que tem a responsabilidade de dar a direção ao ensino e o educando àquele que aprende e se desenvolve no processo de aprendizagem, formando-se tanto como sujeito ativo de sua história pessoalcomo da história humana. Quanto à interação entre educador-educando, Freire (2002) realçou que as ações pedagógicas devem refletir o respeito e o compromisso firmados entre esses parceiros do processo educ acional, sendo necessário ter, como ponto de partida, a exigência dos educadores assum irem a sua autoridade profissional, enquanto líderes democráticos, ao conduzirem esse processo e a orientação das atividades, resguardando a autonomia e a liberdade discente, no processo ensino-aprendizagem. LUCKESI (1994) assinala que o educador, que se encontrar num nível acima de desenvolvimento das suas capacidades e detém um pata mar cultural mais elevado, deverá ser o grande estimulador do progresso discente, pois estão no contexto de relações sociais definidas, onde docente/discente. 
 Se relacionam, realizando o processo educativo. 
2 - Nos anos iniciais faz-se necessário que o professor ( a) construa um ambiente estimulante para os alunos levando-os a conhecer, descobrir, explorar a diversidade de movimentos, suas possibilidades e limitações. Neste sentido cabe ao professor (a) intervir de modo a: 
 Propiciar aprendizagem que parta de situações globais, simples e diversificadas. 
3 - Considerando as exigências de qualidade e de ética profissional nas intervenções, o profissional de educação física NÃO deverá: 
Estimular e fomentar o direito de todas as pessoas às atividades físicas apenas por vias formais 
4 - A Educação física escolar segundo a L DB é uma atividade curricular obrigatória, devendo fazer parte do projeto político peda gógico das instituições de ensino e ter profissionais h abilitados para seu desenvolvimento. Segundo as nova s tendências filosóficas um professor a o realizar no ambiente escolar um trabalho que tenha como princípio a educação da motricidade precisa conceber a relação corpo e movimento na Educação Física a partir de uma perspectiva: 
Cultural
5 - A problematização dos conteúdos da disciplina integrará conceitos estruturantes para a reconstrução do currículo e das práticas corporais que, a partir da Educação Física Escolar: 
 Desconstruirá a ideia dominante do aprendizado corporal enquanto técnica 
adestradora de corpos objetos. 
6 - É comum que os alunos tragam para as aulas de Educação Física comentários a respeito de seus ídolos esportivos e que queiram reproduzir seus movimentos e estilos de comportamento. A respeito disso, o professor age corretamente quando: 
Respeita tais manifestações dos alunos, mas os estimula a descobrirem sua forma própria de se movimentar e de ser;
 
 1 - Pensar a inclusão da disciplina Conteúdo, Metodologia e Prática de Ensino da Educação Física na estrutura curricular do curso de pedagogia significa: 
Criar possibilidades para uma ação pedagógica qu e favoreça as manifestações corporais vinculadas à história do ser humano. 
2 - A inclusão da disciplina Conteúdo, Metodologia e Prática de Ensino da Educação Física na estrutura curricular do curso afirma a sua relevância no fazer pedagógico como conhecimento de múltiplas confluências conceituais. Neste sentido, podemos afirmar que d o ponto de vista educativo-pedagógico, pode-se dizer que a base para uma aprendizagem significativa na área de educação física está marcada na qualidade: 
 Da comunicação corporal que vai revelar o sujeito da história. 
3 - A Educação Física tem recebido contribuições de outras áreas do conhecimento como a Psicologia, a Sociologia, a Antropologia gerando dife rentes interpretações históricas sobre o corpo humano e suas práticas cotidianas. Em se tratando do uso do corpo é correto afirmar que: 
 O uso do corpo é histórico e socialmente determinado. 
4 - "Nunca se falou tanto em corpo como neste tempo que tanto o profana. Nas fábricas, o corpo do operário atrela-se ao ritmo da máquina, como C haplin critica em Tempos Modernos. Por que os agricultores, que fazem tantos trabalhos físicos, não possuem corpos atléticos? Seus corpos, em geral, são duros, rígidos, contraídos, porque usados apenas como ferramentas e não como expressão do ser que somos nessa indivisível unidade corpo-espírito.FreiBe⊙JornaldoBrasil,14jun.2001 
O culto a o corpo é uma expressão que denota algo acompanhando o homem na sua trajetória histórica. Entre outros espa ços de a ula, o ambiente da quadra com aulas de ginástica e esporte está entre a queles em que este fenômeno se manifesta com mais intensidade. Ne le, o professor de Educação Física deve incentivar o treinamento físico e os cuidados estéticos. Não pode, entretanto, desprezar possíveis exageros incompatíveis com o bem-estar físico e emocional de seus alunos. Com base no texto, pode-se afirmar que, para cumprir seu papel na sociedade, o profissional de Educação Física deve: 
Orientar o aluno quanto às inter-relações dos problemas sociais com a prática d e exercícios físicos. 
5 - O corpo, com tantas atitudes equivocadas diante de tantas demandas nas práticas cotidianas impostas pela globalização, aumenta o risco de sua existência e se fragmenta num servir depreciado. Com isso, podemos afirmar que: 
 Motivada, principalmente pelos meios de comunicação, nossa história tem sido 
marcada pelos fazeres p adronizados e pelos apelos de con servas culturais direcionados para os movimentos de repetições indesejáveis. 
6 - A inclusão da disciplina Conteúdo, Metodologia e Prática de Ensino da Educação Física na estrutura curricular do curso afirma a sua relevância no fazer pedagógico como conhecimento de múltiplas confluências conceituais. Neste sentido, p odemos afirmar que do ponto de vista educativo-pedagógico, pode-se dizer que a base para uma aprendizagem significativa na área de educação física está marcada na qualidade: 
 Da comunicação corporal que vai revelar o sujeito da história. 
7 - S egundo o art. 26 da Lei 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), a Educação Física é um componente curricular obrigatório da educação básica e deve integrar-se à proposta pedagógica da escola, sendo a sua prática facultativa em alguns casos, EXCETO: 
 Estudante que tenha mais de 30 anos de idade. 
 
8 - "Os anos setenta foram anos de contrastes. Iniciou com o apogeu do golpe militar no Brasil, do regime implantado pelos militares, mas ta mbém foi do declínio d este regime. Foram anos de massiva propaganda, anos de ditadura, falta de liberdade, censura e perseguições. Mas também foram anos de resistência, f ormada pelos intelectuais, estudantes, operários, a rtistas. Foi também a década em que o futebol esteve em pauta contribuindo para alienação do povo salientado pelo título de tri-campeão mundial, bem no começo da década "noventa milhões em ação". Os objetivos e propostas educacionais da Educação Física sof reram diversas alterações desde a sua introdução no currículo escolar, no final do século XI X. Porém estas perspectivas pedagógicas não aconteceram de forma isolada do contexto político e social em que estavam inseridas. De acordo com o texto acima, de que forma a Educação Física atuou no período da ditadura militar, no Brasil? 
Valorizando as atividades esportivas, os campeonatos esco lares, principalmente como forma de manutenção da Ordem e do Progresso, pelo controle do corpo. 
 
9 - Com base nos indicadores estruturantes que orientama pedagogia do movimento e seu desdobramento prático, considera-se a partir d e Freire & Scaglia (2003) que a escolha dos conteúdos que farão parte dos planos pedagógicos deverá ser coerente e envolver, entre outros, princípios elementares que desenvolvam uma prática pedagógica de qualidade. Podemos afirmar que são princípios propostos por esses autores os expostos a seguir, com EXCEÇÃO de: 
Os planos pedagógicos d evem contemplar atividades que separem o suj eito do objeto, isto é, que dicotomizem o praticante dos objetos do jogo. 
 
10 - Em se tratando da Educação Física, no âmbito formal, SOARES et al (1992) assinala que se refere ao conhecimento de uma área denominada: 
 Cultura Corporal.

Continue navegando