Buscar

APOL_1_Estética e Filosofia da Arte

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Nota: 100
Questão 1/5 - Estética e Filosofia da Arte
Considere a seguinte citação:
“Toda ação humana visa a um fim, e o fim da tragédia é a catarse. [...] Aristóteles pretende que a tragédia grega purifique o homem de seus males e de seus vícios, que ela cumpra sua missão ética”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NOYAMA, Samon. Estética e filosofia da arte. Curitiba: InterSaberes, 2016. p. 46.
Tendo em vista a citação e os conteúdos da Aula 1 (Vídeo 5, Tema 4: A poética de Aristóteles) sobre o significado de catarse para Aristóteles, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	É colocar para dentro.
	
	B
	É elaborar alguma atividade.
	
	C
	É a busca pela felicidade.
	
	D
	É a prática da filosofia.
	
	E
	É colocar para fora, purificar.
Você acertou!
Esta é a afirmativa correta. De acordo com a Aula 1 (Vídeo 5, Tema 4: A poética de Aristóteles, 11'56" a 13'47"), Aristóteles entende que a tragédia é uma forma mais elevada de arte e define que o fim da tragédia é a catarse que, para ele, é expurgar, colocar para fora, purificar o homem de seus males e de seus vícios.
Questão 2/5 - Estética e Filosofia da Arte
Leia a citação a seguir:
“O ideal na Idade Média é o santo: precisamente aquele que aniquila o sensual e o animal. [...] O inverso disto é a concepção do Renascimento. A beleza sensual glorifica na sua própria raiz as manifestações mais altas da arte”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BAYER, Raymond. História da Estética. Lisboa: Estampa, 1978, p. 103.
O termo Renascimento surge do fato de que os artistas europeus daquele período histórico buscaram retornar aos ideais estéticos gregos como uma maneira de se desvencilhar da estética cristã do período medieval. De acordo com o fragmento acima e os conteúdos do livro-base Estética e Filosofia da Arte sobre a posição do homem no Renascimento, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	o homem é uma criação divina por isso deve “amar a deus sobre todas as coisas”.
	
	B
	o homem é o lobo do homem.
	
	C
	o homem é um instrumento do Diabo capaz de levar a humanidade à perdição.
	
	D
	que a arte é ilusória e afasta o homem da verdade divina
	
	E
	o homem é a medida de todas as coisas.
Você acertou!
“O homem está no centro de todas as coisas, conceito que marca o caráter humanista do renascimento [...] a substituição de Deus pelo homem, operação que determinou os rumos da filosofia moderna, também teve grande importância para a história da arte e da estética” (livro-base, p. 90-91)
Questão 3/5 - Estética e Filosofia da Arte
Leia a citação a seguir:
“A beleza não é uma qualidade das próprias coisas, existe apenas no espírito que as contempla, e cada espírito percebe uma beleza diferente”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HUME, David. Do padrão do gosto. In: Hume. São Paulo: Nova Cultural, 1999 (Os Pensadores), p. 335.
De acordo com a citação acima e os conteúdos do livro-base Estética e Filosofia da Arte em relação ao pensamento de Hume, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	os critérios de Belo e Feio são universais e invariáveis.
	
	B
	as questões relacionadas ao gosto advêm da experiência que temos com as coisas e não das coisas em si.
Você acertou!
“Hume deixa isso bem claro ao defender que há regras fixas sim, porém elas não são determinadas a priori pela razão, mas pela experiência, como para todas as ciências práticas” (livro-base, p. 113).
	
	C
	ninguém se acha feio.
	
	D
	é impossível delimitar critérios gerais para a beleza.
	
	E
	que a beleza é uma ilusão dos sentidos.
Questão 4/5 - Estética e Filosofia da Arte
Leia a passagem a seguir:
“O historiador e o poeta não se diferenciam pelo fato de um usar a prosa e o outro, versos. A obra de Heródoto poderia ser versificada, com o que não seria menos obra de história, estando a métrica presente ou não. A diferença está no fato de o primeiro relatar o que aconteceu realmente, enquanto o segundo, o que poderia ter acontecido. Consequentemente, a poesia é mais filosófica e mais séria do que a história, pois a poesia se ocupa mais do universal ao passo que a história se restringe ao particular”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ARISTÓTELES. Poética. In: Aristóteles. São Paulo: Nova Cultural, 2011 (Coleção Os Pensadores), p. 55.
Uma das passagens mais famosas da Poética, de Aristóteles, é aquela em que o filósofo faz uma comparação entre a obra do poeta (escritor) e a do historiador. E a inesperada conclusão do filósofo é que a literatura teria um potencial mais filosófico do que a história, já que esta última estaria presa aos fatos enquanto a literatura não. De acordo com a passagem acima e os conteúdos do livro-base Estética e Filosofia da Arte, Aristóteles afirma que a poesia é mais filosófica que a história porque...
Nota: 20.0
	
	A
	a poesia permite explorar mais a fundo as possibilidades do ser humano, enquanto a história se atém aos fatos.
Você acertou!
“em linhas gerais, ele afirma que a tragédia é mais séria e filosófica do que a história, o que significa dizer que a ficção é mais filosófica do que a realidade [...]. Ou seja, você tem mais condições e oportunidades de entender uma história se ela for bem contada do que se ela for um agrupado de muitas evidências”. (Livro-base, p. 54)
	
	B
	a poesia está mais próxima dos deuses.
	
	C
	a história é uma imitação em terceiro grau do mundo das ideias.
	
	D
	a história não é escrita em versos.
	
	E
	a poesia não tem nenhum compromisso com a verossimilhança.
Questão 5/5 - Estética e Filosofia da Arte
Leia a passagem a seguir:
“Conta Platão que era opinião geral no seu tempo ter sido Homero o educador de toda a Grécia. [...] Nem a apaixonada crítica filosófica de Platão conseguiu abalar o seu domínio, quando buscou limitar o influxo e o valor pedagógico de toda a poesia”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JAEGER, Werner. Paideia. São Paulo: Martins Fontes, 1995, p. 61.
Homero é o nome a quem se atribui a autoria de dois dos maiores poemas da história da literatura Ocidental, a Ilíada e a Odisseia. No entanto, mais que um poeta, a obre de Homero representa um tipo de narrativa que congregava poesia, literatura e mitologia. Isto ocorre porque estas funções, do poeta, do escritor e do narrador de mitos estavam todas misturadas na Grécia antiga. De acordo com a passagem acima e os conteúdos do livro-base Estética e Filosofia da Arte, sobre Homero é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	os livros de Homero foram importantes até o fim do Império Romano, depois foram esquecidos.
	
	B
	as obras atribuídas a Homero influenciaram toda a cultura ocidental, até nossos dias.
Você acertou!
“Os dois poemas atribuídos a Homero são obras de valor inestimável, não apenas pelas características de forma e conteúdo, que se tornaram elementares para o desenvolvimento da literatura ocidental, mas também pelo fato de terem fundado alguns valores imprescindíveis para a cultura ocidental, dos quais somos, ainda hoje, devedores ou perseguidores”. (Livro-base, p. 29)
	
	C
	a poesia de Homero era puro entretenimento e não tinha nenhum valor pedagógico.
	
	D
	na mitologia grega, Homero foi o pai de Aquiles e de Hércules.
	
	E
	Homero foi o primeiro escritor da história a assinar as suas obras.

Continue navegando