Buscar

Prova discursiva Portugues

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (211429)
Metodologia e Conteúdos Básicos de Língua Portuguesa (LET21)
Prova: 601127
QUESTÃO:
1. Os PCN enfatizam que uma das finalidades do ensino fundamental é a de que os alunos sejam capazes de fazer uso das diferentes linguagens, no sentido de expressar seus pensamentos, atendendo a variadas intenções e situações de comunicação. Considerando a necessidade e a viabilização dos mais variados gêneros, descreva as principais diferenças entre gênero e tipologia textual.
RESPOSTA ESPERADA:
Os tipos textuais estão presentes nos gêneros e podem ser caracterizados pela descrição, injunção, exposição, narração e argumentação. Num texto como a bula de remédio, por exemplo, temos a presença do injuntivo e de várias outras tipologias, como a descrição e a predição. Como exemplos de gêneros, podemos citar: telefonema, sermão, romance, bilhete, aula expositiva, reunião de condomínio etc. A nomeação dos gêneros textuais abrange um conjunto aberto e praticamente ilimitado de designações concretas, determinadas pelo canal, estilo, conteúdo, composição e função. Quanto à tipologia, a mesma abrange um conjunto limitado de categorias, determinadas por aspectos lexicais, sintáticos, relações lógicas, tempo verbal.
QUESTÃO:
2. Estudamos que o homem dispõe de recursos verbais e não verbais para se comunicar. Escreva as características da linguagem que contemplam o código verbal e o não verbal.
RESPOSTA ESPERADA:
A linguagem verbal é representada através da fala ou escrita que se concretiza numa determinada língua e se manifesta por palavras. É linear, ou seja, signos e sons que a constituem ocorrem um após o outro no tempo da fala ou no espaço da linha escrita.
A linguagem não verbal pode manifestar-se através da pintura, da mímica, da dança, dos sinais luminosos, dentre outros. Os vários signos podem ocorrer simultaneamente. Quando contemplamos um quadro, captamos de maneira imediata o conjunto de seus elementos e, depois, por um processo analítico, decompomos essa totalidade.
QUESTÃO:
3. Kristeva (1974, p. 64), ao se manifestar sobre a intertextualidade, afirma que “todo texto se constrói como mosaico de citações, todo texto é absorção e transformação de outro texto”. Escreva sobre as características da intertextualidade e a sua importância na sala de aula.
RESPOSTA ESPERADA:
O conceito de intertextualidade descarta a ideia do texto como entidade fechada e enfatiza que uma determinada criação pode ser elaborada a partir de outra. Na atividade de leitura, a identificação de elementos intertextuais pode ser uma maneira de explorar o texto, uma oportunidade a ser desenvolvida na sala de aula, pois põe em evidência o conhecimento prévio, necessário para reconhecê-la. O ensino de Língua Portuguesa deve conter propostas interativas com vistas a promover o desenvolvimento de habilidades linguísticas de leitura e escrita, bem como desenvolver no aluno a capacidade de identificar um intertexto. É um modo de conscientizar os alunos quanto à existência desse recurso e também uma maneira criativa de verificar se os alunos são capazes de compreender o texto como um produto histórico-social, relacioná-lo a outros textos já lidos e admitir a variedade de leituras por ele suscitadas.

Outros materiais