Buscar

Resumo - Prova de Fisiologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Bioenergética
ATP – Adenosina Trifosfato Fosfato
Via Anaeróbia Alática (ATP-CP)
não precisa de oxigênio para fornecer energia e não produz lactato
 A ATPase faz a quebra de ATP 
A enzima que quebra a Creatina Fosfato (CP) é a CK creatina quinase 
A ATPase quebra o ATP libera o fosfato e forma energia e assim fica ADP. Portanto vou precisar de mais fosfato para formar mais energia. Ai a CK vai e quebra a creatina fosfato e libera o fosfato para ressentizar a ATP.
Exercícios de alta intensidade. Ex: corrida de 100 m em 9 s igual ao Bolt, uma única repetição com mt intensidade
Ela é uma energia limitada, pois as nossas células têm pouca fosfocreatina. Então ela consegue fazer isso por pouco tempo e poucas vezes, e em média por 15 segundos e depois acaba e usamos outras fontes de energia. E nossa intensidade e rendimento tem que diminuir para continuar produzindo energia. Ex: porque que não conseguimos fazer muitas repetições com cargas altas, pois a fosfocreatina acaba para ressentetizar o Atp. 
Via Anaeróbia Lática (sistema glicolítico)
Sistema que quebra a glicose para fornecer energia para o nosso corpo
Não precisa de oxigênio e produz lactato
Alta intensidade e curta duração
A glicose vem principalmente dos carboidratos 
Aerobio
Qual a divisão mais potente e com a maior capacidade de gerar energia?
A mais potente anaeróbia alática e com a maior capacidade de gerar energia aeróbia. 
O metabolismo aeróbio pode usar vários substratos para gerar energia (carboidrato, proteína ou gordura). Qual dos três gera a maior quantidade de ATP?
Gordura – 129 ATPS
Carboidrato (glicose) – 38 ATPS
Carboidrato (anaeróbio) – 2 a 3 ATPS
Quanto a glicose é processada no citosol e na mitrocondria é metabolismo aeróbio (38 ATPS)
Quanto é metabolizada só no citosol é metabolismo anaeróbico lático. (2 a 3 ATPS)
Como a fosfocreatina é ressintetizada após o exercício? 
Através do metabolismo aeróbio. O metabolismo aeróbio gera ATP e pega esse ATP gera energia e pega essa energia para reformar o fosfato com a creatina, e com isso gerar a fosfocreatina. A reação da fosfocreatina que é degradada pela creatina quinase (CK), que gera fosfato e gera energia que é a forma mais rápida e mais potente de gerar energia, se eu usei a energia sobrou creatina e fosfato no citosol e a forma de ressentizar a fosfocreatina é colocando energia de onde vem a energia? Da degradação da ATP que serão sintetizadas pelo metabolismo de gordura, depois do exercício ou quando a intensidade dele diminuir. 
O que é EPOC?
O consumo de oxigênio que existe após o exercício em quantidades superioras há que existia antes de começar o exercício. 
O EPOC compreende que fase? 
Rápida – a ressíntese da fosfocreatina 
Lenta – excesso de catecolamina (adrenalina e noradrenalina)
A magnitude do epoc vai depender da magnitude do exercício quanto mais intenso o exercício mais catecolaminas mais a gente liberou mais a fase lenta vai ter. 
Quais as funções das catecolaminas?
Acelerar o metabolismo. 
Pois ela acelera as reações enzimáticas, isso gera mais calor e isso tem haver com a EPOC pois aumenta o consumo de oxigênio. 
Você faz exercício intenso gera catecolamina, parou o exercício não dá tempo de degradar toda a catecolamina imediatamente, enquanto ela permanecer no sangue vai estar acelerando o metabolismo que está produzindo mais calor e que está fazendo você consumir mais oxigênio (fase lenta do EPOC)
Catecolaminas (são secretadas pela glândula suprarrenal)
Todo o neurônio pós-ganglionar do sistema nervoso simpático secreta noradrenalina (que é responsável pela luta e fuga). 
No contexto hemodinâmico – aumentar a frequência cardíaca, aumentar o volume de ejeção de sangue, aumentar a constrição dos vasos (e com isso se eu aumento a constrição dos vasos e aumento a força de contração do coração eu aumento a pressão e quem ta fazendo isso é a ação conjunta do SNS com as catecolaminas, são elas que acarelarm a velocidade do sangue e aumenta a pressão para fazer o sangue circular o sangue mais rápido. 
Metabolicamente – estimula a degradação de gorduras do tecido adiposo (e com isso aumenta a quantidade de ácidos graxos no sangue – que é importante pois você vai fugir e precisa de substrato para formar ATP. Como seu neurônio precisa de glicose e como glicose é um substrato para contração muscular, as catecolaminas estimulam a degradação de glicogênio hepático para jogar glicose no sangue , e como seu musculo usa glicogênio para gerar energia as catecolaminas se ligam no receptor da fibra muscular e estimulam a glicogênese (que é a degradação de glicogênio) e a geração de energia. 
Degradam gordura, degrada glicogênio na fibra e no musculo, acelera o metabolismo, aumenta o debito cardíaco, casa vasoconstrição (que gera aumento de pressão). 
As catecolaminas e o SNS aumentam a ventilação e causam broncodilatação (para entrar mais ar no alvéolo).
Como o lactato é produzido na fibra muscular cardíaca e esquelética? 
O coração é um órgão que tem muita mitocôndria pois só tem fibra do tipo I pois é um órgão iminentemente aeróbio. Se o acido graxo é o substrato que gera mais ATP o coração vai usar acido graxo, sendo que quando o coração é exigido (e quando o coração é exigido? Qauando aumenta o duplo produto – frequência cardíaca e pressão arterial sistólica , que determina quanto estamos exigindo do coração em termos de demanda de oxigênio –
Quando ele precisa de muito oxigênio, ou seja, quando o duplo produto é alto a gente começa a desviar o metabolismo de lipídios em direção ao metabolismo de glicose, e como ele não tem essa via aerobia muito eficiente ele vai usar a glicose aerobicamente (que é mais eficiente para gerar energia) 
A glicose tem um rendimento melhor (porque para fazer 129 ATPS com a godura eu vou precisar consumir mt mais oxigênio do que fazer 38 ATPS com a glicose.
Um moleca de oxigênio gera 6,3 ATPS quando está no metabolismo de glicose.
Uma moleca de oxigênio gera 5,6 ATPS quando está no metabolismo de gordura.
O coração tem que ser flexível ele tem que usar a acil-coa do acido graxo para formar acetil-coa (gordura) e quando precisar tem que conseguir usar a glicose para formar acetil-coa. 
Quando o coração só usa a gordura para gerar energia, pois o seu coração nunca aumenta o duplo produto (ele só está em repouso) ele se adapta a usar gordura e perde a capacidade de transportar o piruvato para dentro da mitocôndria, ou seja, ele perde a flexibilidade metabólica. Efeito colaretal. 
A hipóxia resulta em um aumento de concentração de NADH no citosol. A glicose fomra NADH e o NADH é transportado para a mitocôndria para erar ATP, mas quando o NADH chega na mitocôndria não tem oxigênio para aceitar eletron, então o NADH começa a acumular e esse acumulo de NADH torna-se possível a síntese de lactato porque esses hidrogênios que estão ligados ao NADH eles são transportados para o piruvato e quando o piruvato aceita 2 hidrogenios ele forma o lactato. 
Então o lactato só é formado no coração quando tem hipóxia. 
E quando temos hipóxia no coração? Só quando temos obstrução coronárians. 
O coração não é um órgão que produz lactato, porém ele consume abundantemente.
Por ter mt NADH livre ele consume muito lactato.
Só podemos produzir hipóxia por uma fisiopatológica no coração
As fibras do Tipo I só produzem lactato por hipóxia.
As fibras musculares têm os dois tipos de fibra, 
A diferença a fibra do tipo I pra do Tipo II. As fibras do tipo II tem menos mitocôndria e para compensar essa menor capacidade de gerar energia aerobia, ela tem maior atividade glicose e uma fibra/célula que tem uma maior quantidade glicolítica (gera mais NADH), mas tem menos mitocôndria e ai as vezes ela não consegue usar todos o hidrogênio na mitocondria e para resolver esse “problema” ela pega alguns hidrogênio e entrega ao piruvato e forma lactato. Então toda a vez que a gente usa fibra do tipo II, a gente produz lactato. 
O lactato não é causa de fadiga mt pelo contrario ele só é um indicador de intensidade,
ele é útil por conta disso. Se eu tiver condição de medir o lactato no sangue eu estou medindo a intensidade metabólica do exercício, que é distinta da intensidade do coração. Ex: quando a gente corre e vai aumentando a velocidade existe uma proporção entre o batimento cardíaco e o metabolismo do musculo esquelético, mas quando fazemos musculação isso não existe, exemplo eu faço um supino com uma carga enorme onde metabolicamente eu estou exigindo coisas que meu coração não ta acompanhando, mas porque, porque não da tempo, não da tempo nem de subir a frequência cardíaca. 
 O que é linear do lactato?
O linear tem 2. 
O primeiro – logo no inicio estamos com uma quantidade basal de lactato no sangue pois nossas hemácias não tem mitocôndrias e elas produzem lactato o tempo inteiro, e geram energia anaeróbia. 
O lactato está em quantidade constante em repouso, a gente começa fazer exercício não acontece nada se e o exercício é de baixa intensidade, a gente aumenta um pouquinho a intensidade e não acontece nada também enquanto estivermos usando a fibra do tipo I, ai vamos aumentando a intensidade do exercício e quando passa a usar a fibra do tipo II ai aumenta um pouquinho. 
O segundo – é definido como o ponto aonde a produção do lactato equivale a minha capacidade de remoção do lactato pelas fibras do Tipo I. Ele corresponde ao linear ventilatório ex: você vai aumentando a intensidade do exercício, quando a gente não é mais capaz de falar, porque a nossa ventilação ta ofegante. O linear ventilatório representa uma quantidade de CO² em excesso no sangue, e porque temos uma quantidade de CO² maior do que deveria no sangue? Porque o lactato agora que ta chegando no sangue e ele está chegando com um próton, esse próton se combina com bicabornato que ta no sangue e gera CO² e aguá. Então o aumento da quantidade de lactato no sangue depois SEGUNDO linear gera também um aumento de quantidade de CO² e isso gera estímulos para os quimiorceptores gerarem a ativação do tronco cerebral para poder hiperventilar, e ai eu tenho o linear ventilatório que coincide com o segundo linear do lactato. (linear ventilatório)
Durante um exercício prolongado (por muito tempo – com mais de 1h de dura)ção), nesse tipo de exercício não da para fazer uma intensidade máxima. 
Intensidade máxima aeróbia (VO² maxima)
50 min.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais