Buscar

AD1- Educação e Trabalho_

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO
ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Primeira Avaliação a Distância – 2019.2
Disciplina: Educação e Trabalho
Prof. Dr. Dalton Alves
Profª. Drª Fátima Chaves
Profª. Ms. Roberta Guimarães
Prof. Dr. Robert Lee Segal
	Nome: Pricila Tolentino dos Santos
	Matrícula: 19116080104
	Polo: Rio das Flores
Trilha da aprendizagem (2) Texto 4=SIQUEIRA. O que é alienação para Marx?
https://www.youtube.com/watch?v=HAPilyrEzC4 
Charlie Chaplin | Tempos Modernos (Modern Times) - 1936 –
Minha escolha por esse tema se deu pelo fato de ser o mais real que vivemos no momento, somos feito as máquinas de uma fábrica, a maioria das pessoas estão sempre trabalhando e não conseguem ver o resultado de seu trabalho e muitas vezes nem são reconhecidas no que fazem.
 O trabalho alienado surge a partir do momento em que o trabalhador perde a posse dos meios de produção e passa a ser compreendido como parte da linha de produção (assim como as máquinas e ferramentas). O trabalhador assume uma única função fundamental: gerar lucro.
 Hoje em dia para muitos o trabalho é visto como um castigo sofrimento ou dor esse fato se deve pela divisão das classes sociais os empregados são praticamente obrigados a trabalharem para seu sustento e de sua família as pessoas realizam seus trabalhos para por pura obrigação para sobreviver e não está vendo a satisfação e fazê-lo.
 O trabalhador no capitalismo não vê a hora de chegar à final de semana o trabalho se torna sofrimento.
 A rotina no trabalho pode ser compreendida como o castigo acordar cedo trabalhar e ao final do dia voltar para casa e no outro dia tudo de novo parece não ter fim e acaba virando um trabalho alienado.
 Sobre a lógica do capital o trabalho é um indivíduo que a vender sua força de trabalho se transforma em fator de produção perdendo junto ao controle do processo e do produto do trabalho o controle sobre si mesmo. A pessoa alienada estranho trabalho que executa não reconhece como o seu, pois de fato não mesmo seu.
 O filme tempos modernos de Charles Chaplin mostra esse tipo de trabalho. Ele fala de como as pessoas se comportam em seu local de trabalho quando são apenas mais uma ferramenta de trabalho, trabalha sem estímulo algum esperando que o final de semana chegue e na segunda tudo se repete novamente é tudo muito mecânico.
 O trabalho alienado gera infelicidade por que o trabalhador se sente a leio a sua própria atividade porque não trabalha para satisfazer suas próprias necessidades, mas sim do sistema capitalista.
 Algumas pessoas conseguem ver o início meio e fim de suas produções como, por exemplo, os professores, mas o fato de não serem remunerados faz com que seu trabalho passa a ser um trabalho alienado.
 O modo de produção capitalista aliena o trabalhador executa tarefas entender o motivo pelo qual está executando logo o trabalho é algo ruim.
 A separação do trabalho aliena o trabalhador e acaba desenvolvendo apenas uma de suas habilidades seja braçal ou intelectual.
 Achei esse formato de atividade muito interessante, pois ele nos abre um leque de possibilidades de escreveremos sobre o assunto que mais nos agrada, podendo expor nossas opiniões a respeito do tema estudado.

Continue navegando