Buscar

A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO EM PACIENTE COM OSTEOMIELITE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO EM PACIENTE COM OSTEOMIELITE 
Adriely Sousa dos Santos
Igor Romário de Sousa Fernandes
Lucivânia da Silva Bruno
Mikaele Soares Santana
Ronilda Bandeira de Sousa Silva
1 INTRODUÇÃO
A atuação do Enfermeiro em relação a pacientes com Osteomielite é de suma importância e necessidade, uma vez que se torna necessário o desenvolvimento de ações de enfermagem que garantam resolutividade, conforto e atendimento humanizado objetivando a minimização do sofrimento do paciente e de seus familiares, uma vez que a osteomielite não tem cura, porém há tratamento.
O presente trabalho apresenta um estudo bibliográfico que evidencia os principais cuidados de enfermagem, efetividade e relevância perante pacientes com osteomielite.
2 OBJETIVO
O objetivo do estudo é verificar na literatura a importância da intervenção de enfermagem em pacientes com osteomielite.
3 METODOLOGIA
Trata-se de uma revisão bibliográfica exploratória com abordagem qualitativa na qual utilizou-se artigos disponíveis no Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), em relação a atuação do enfermeiro frente ao paciente com osteomielite, onde objetiva investigar a compreensão preliminar do tema. 
 A pesquisa foi realizada em outubro de 2019 onde foi lido vários artigos e selecionados 4 que tinham mais relação com o tema.
4 RESULTADOS E DISCURSÃO
O tratamento da Osteomielite pode ser com antibióticos ou com métodos cirúrgicos. Os antibióticos efetivos tanto contra organismos Gram-positivos como Gram negativos são administrados até que os resultados aconteçam. A cirurgia pode ser necessária para drenar abscessos para estabilizar a coluna, a fim de evitar lesões.( Merck Sharp e Dorme corp, 2019).
De acordo com o enfermeiro Alisson Daniel Fernandes da Silva formado na UFMS O papel do enfermeiro é essencial para a recuperação do paciente pois ele irá fazer a administração de medicamentos como analgésicos e sedativos, drenagem local através de perfurações ósseas e com limpeza cirúrgica. O enfermeiro irá promover cuidados com os ferimentos, tentar reduzir as dores e aliviar a tensão causada pelas mesma. Tentará promover um ambiente confortável e tranquilo, orientar o paciente a aceitação da dieta líquida e alimentar, atentar para ferida cirúrgica e sinais de infecção e orientar o paciente sobre a adesão ao tratamento.
5 CONCLUSÃO
Portanto a osteomielite crônica é causada por uma infecção, geralmente é acometida nos membros inferiores, mais podendo ocorrer nos membros superiores também complicações por fraturas expostas, pode acarreta osteomielite crônica. O tratamento é discutível, por alguns casos porém o enfermeiro tem o papel principal nessa assistência prestada. Ele prestará os cuidados adequados e especializado em casa caso.
REFERÊNCIAS
ANDRANDE, Daniela. Artigo: O papel do enfermeiro no tratamento das osteomielites. Ano 2017.
BARROS, José Wagner de, Constantino Jorge Calapodopulos, Décio José Oliveira e Paulo Miki Júnior. Artigo: Tratamento das Oesteomielites Crônicas. Ano 1992.

Continue navegando