Buscar

DISCURSIVAS FINAIS E REDAÇÕES DE METODOLOGIA DA ARTE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DISCURSIVA FINA L 1: Escutar uma música, contemplar uma poesia, apreciar um quadro, observar uma fotografia, uma apresentação de teatro ou dança conduzem o sujeito à fruição, a envolver - se com a obra. De acordo com seus estudos, sustentado por Duarte Júnior (1988), disserte sobre a expressão ? Fruir arte? 
RESPOSTA ESPERADA: Fruir arte envolve conhecimento a respeito da obra, do artista que desenvolveu a arte , no contexto com seu entendimento de mundo. Esse encontro ( interpretação da arte ) do artista pode conduzir à fruição, que é uma sensibilidade inteligente de compreender a obra a partir dos contextos: do autor, do seu e do mundo. 
 DISCURSIVA FINAL 2: O desenho infantil traz informações relevante s não só ao desenvolvimento da criança, como também a respeito de sua cultura, a forma que ela vê o mundo. Você já deve te r visto muitos quadros que representam as brincadeiras de rodas. O desenho de crianças em círculo não é algo tão fácil de se representar, ainda mais pelas próprias crianças, pois precisam compreender melhor desenhos em planos e em perspectiva. Como ajudar as crianças a compreender melhor esses desenhos para então poder representá - los de forma mais coerente ? 
RESPOSTA ESPERADA: Para a criança ter noção do plano e perspectiva, é fundamental que se trabalhe o que se pretende desenhar em algo concreto. Por exemplo, convide os alunos a brincarem de roda ( música) ?Ciranda cirandinha...? Após isso, apresentar obras de artistas que exploram rodas de crianças. Convide os alunos a representarem estas rodas e m massinha de modelar, mostrando sempre a posição dos bonecos. Ao final, pedir que desenhem o que modelaram anteriormente . 
 DISCURSIVA FINAL 3: A gravura se origina a partir da estampa feita de uma matriz. Essas matrizes podem ser confeccionadas com diferentes materiais, entre eles podemos citar a xilogravura, feita com madeira, a calcogravura, feita em metal e a litogravura, feita com pedra. A partir dos estudos realizados, disserte sobre os materiais que podem ser usados e como pode ocorrer o trabalho com a gravura em sala de aula. 
RESPOSTA DO LIVRO: Muitos artistas de renome trabalharam com a gravura. Em sala de aula você poderá utilizar as bandejinhas de isopor para desenvolver a técnica com os alunos. Além de proporcionar um efeito muito próximo da xilogravura, pois as crianças de verão afundar o desenho no isopor, é um material que não apresenta riscos para ser manuseado. Além disso, é possível também fazer o procedimento inverso, trabalhando com barbante sobre o traçado do desenho sobre tampas de caixas e bandejas de isopor e , neste caso, o efeito é contrário, o que fica com a cor da tinta é o desenho. Outra opção para a sala de aula é a gravura com legume s. Com a utilização de legumes como batatas, por exemplo, é possível conseguir um efeito próximo ao carimbo, o que também pode ser utilizado para o trabalho com gravuras. 
 DISCURSIVA FINAL 4: A Missão Artística Francesa veio ao Brasil , trazida por Joachim Lebreton, em conjunto com artista encarregados de mudar a concepção popular de arte, com enfoque nos desenhos e pintura. Disserte sobre o que a Missão Francesa criou no Brasil. 
DISCURSIVA FINAL 5: Com relação aos objetivos para o ensino da arte no Ensino Fundamental, os PCN abordam os conteúdos em um conjunto articulado entre contexto e aprendizagem em arte , tendo como base os três eixos norteadores: a produção, a fruição e a reflexão. Descreva a que ação refere - se cada um dos eixos norteadores. 
RESPOSTA DO LIVRO: Partindo dos objetivos para o ensino da Arte no Ensino Fundamental, este documento aborda os conteúdos em um conjunto articulado entre contexto e aprendizagem em arte , tendo como base os três eixos norteadores: a produção, a fruição e a reflexão. 
• Produção: enquanto fazer artístico e experiência poética e estética da criança. 
• Fruição: enquanto momento de leitura da obra e arte. 
• Reflexão: enquanto momento de contextualização histórica da arte . 
 
REDAÇÃO 1: A cultura de um país é um patrimônio histórico que deve ser acessível a toda população. Barbosa (2002) atenta que é impossível conhecer a cultura de um país sem conhecer a sua arte . Considerando a afirmação de Barbosa, escreva uma redação sobre o seguinte tema: 
A IMPORTÂNCIA DA ARTE NA VIDA DAS PESSOAS. 
RESPOSTA ESPERADA: A Arte enquanto conhecimento cultural e histórico promove desenvolvimento da construção humana sensível por meio da comunicação e expressão das civilizações desde a antiguidade. 
Esse conhecimento permite um entendimento de mundo mais amplo, proporcionando a união da nossa racionalidade com a nossa emoção e a nossa atividade corporal. 
A prática da arte em nossa sociedade é sem dúvidas um elemento fundamental para construirmos a 
nossa própria identidade , contudo, o contato com outras artes de outros grupos culturais nos proporciona o aprendizado e um melhor convívio com pessoas, o que amplia a nossa visão de mundo. 
 
 REDAÇÃO 2: Escutar uma música, contemplar uma poesia, apreciar um quadro, observar uma fotografia, uma apresentação de teatro ou dança conduzem o sujeito à fruição, a envolver - se com a obra. De acordo com seus estudos, sustentado por Duarte Júnior (1988), disserte sobre a expressão : Fruir arte. 
RESPOSTA ESPERADA: Fruir arte envolve conhecimento a respeito da obra, do artista que desenvolveu a arte, no contexto com seu entendimento de mundo. Esse encontro ( interpretação da arte) do artista pode conduzir à fruição, que é uma sensibilidade inteligente de compreender a obra a partir dos contextos: do autor, do seu e do mundo. 
 
 REDAÇÃO 3: O principal representante do canto orfeônico do ensino da música brasileira no Brasil foi o compositor Heitor Villa- Lobos. Seu talento foi essencial para trazer à tona aspectos de uma música brasileira, com foco na cultura popular e regional , participando de vários momentos importante . Considerando esta informação, escreva uma redação com o tema: 
A CONTRIBUIÇÃO CULTURAL DO MAESTRO E COMPOSITOR HEITOR VILLA-LOBOS.
REDAÇÃO 4: O faze r artístico, a apreciação e a reflexão são os três eixos que norteiam o trabalho pedagógico da área de Artes e compreendem o desenvolvimento cultural e histórico das crianças através do contato com a obra de arte e sua apreciação e reflexão. Considerando esta informação, escreva uma redação com o tema: 
O FAZER ARTÍSTICO, A APRECIAÇÃO E A REFLEXÃO NO ENSINO DE ARTE. 
RESPOSTA DO LIVRO: • Fazer artístico – centrado na exploração, expressão e comunicação de produção de trabalhos de arte por meio de práticas artísticas, propiciando o desenvolvimento de um percurso de criação pessoal . 
• Apreciação – percepção do sentido que o objeto propõe, articulando-o tanto aos elementos da linguagem visual quanto aos materiais e suportes utilizados, visando desenvolver, por meio da observação e da fruição, a capacidade de construção de sentido, reconhecimento, análise e identificação de obras de arte e de seus produtores. 
• Reflexão – considerado tanto no faze r artístico como na apreciação, é um pensar sobre todos os conteúdosdo objeto artístico que se manifesta em sala, compartilhando perguntas e afirmações que a 
criança realiza instigada pelo professor e no contato com suas próprias produções e as dos artistas.

Continue navegando