Buscar

VT 1 Basquete

Prévia do material em texto

MATRÍCULA N°	600583253 NOME: PABLO DE MELO
CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA TURMA: N1 PROF: Alexandre Medeiros de Andrade
VT de Basquetebol Cód: 2714 Valor: Nota:
Uberlândia, 23 de Agosto de 2017 VISTO DO PROFESSOR
 CENTRO UNIVERSITÁRIO DO TRIÂNGULO
 Quais as capacidades motoras condicionais básicas no basquetebol?
 Exemplifique cada uma delas.	
 R= As capacidades motoras condicionais básicas no basquetebol são divididas em 3 capacidades em sua totalidade: Força, Resistência e Velocidade.
 
 Força: a força se faz necessária para que haja uma melhor execução dos movimentos específicos do jogo, subdividindo-se em força de salto, que é a força capaz de impulsionar o atleta para que faça uma bandeja ou um arremesso por exemplo, a força de Sprint, essencial para mudança de direção e movimentações diversas durante o jogo e a força de resistência, que é a condição que permite o atleta a manter a qualidade dos movimentos durante toda a partida.
 Resistência: a resistência do atleta divide-se também em 4 vertentes, a GERAL e AERÓBIA, que é a capacidade que vai manter a condição básica do atleta durante a partida e também uma maior condição de recuperação entre uma partida e outra. A outra parte que acomete a resistência é a ESPECÍFICA e ANAERÓBICA, que conforme explicado anteriormente na Força de Resistência, é responsável para dar condições ao atleta nas mais diversas movimentações específicas, velocidade, mudança de direção rápida, saltos, entre outros.
 Velocidade: a velocidade é responsável em permitir que o atleta, num jogo de basquetebol, onde as condições de jogo são muito dinâmicas, contra-ataques, dribles, mudança de direção rapidamente, a capacidade da velocidade é quem vai tornar tudo isso possível a um atleta durante a partida.
	
 Quais os fundamentos de defesa e de ataque no basquetebol?
	Os fundamentos da defesa acontecem sem a posse de bola, acometendo-se em maior controle corporal, posição defensiva, preenchimento de espaço no campo de defesa, podendo ser em conjunto ou individual, as exceções de defesa quando há um contato com a bola é, durante um bloqueio de arremesso, o chamado “toco”, e durante um rebote, por exemplo, o adversário arremessa uma bola, que não entra no aro, mas rebate pra fora da tabela, enquanto a equipe de defesa “pega o rebote”, transformando automaticamente em atacante na jogada, que os fundamentos serão explicados posteriormente.
 Os fundamentos do ataque ocorre quando a equipe está com a posse de bola, e inclui em drible, passes, arremessos e até mesmo uma recuperação de uma bola arremessada não convertida pela equipe de ataque, o chamado rebote de ataque.
 “Para aprender a ter sucesso, é preciso primeiro aprender a fracassar.”
 				 Michael Jordan

Continue navegando