Buscar

Broncopneumonia: Inflamação Pulmonar Aguda

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Broncopneumonia
	Conceito 
	É um processo inflamatório do pulmão, geralmente agudo, com infiltração exsudativa e celular dos alvéolos, interstícios e bronquíolos respiratórios.
	Definição 
	As pneumonias, incluindo as broncopneumonias, são processos inflamatórios, geralmente agudos, comprometendo alvéolos, bronquíolos e espaço intersticial, que adquirem características diferentes conforme o agente etiológico, idade do paciente, doença de base e seu estado nutricional e imunitário (MARCONDES, 1978).
	Fisiopatologia
	 Os agentes etiológicos são geralmente bactérias Gram negativas, estafilococos, pneumococos, estreptococos, mas também encontramos uma grande incidência de broncopneumonia por vírus e protozoários.
O agente causador alcança as vias aéreas periféricas e os pulmões, através da árvore brônquica previamente infectada. Nelas provoca uma exsudação intra-alveolar com grande hiperemia intersticial, podendo ocorrer hemorragia dentro dos alvéolos por diapedese. O pro- cesso inflamatório se dissemina por via brônquica, intersticial e hematogênica ou canalicular (poros de Cohn), podendo atingir todos os lobos do pulmão. Aparecem então múltiplos focos, isolados ou confluentes.
	Classificação 
	Comunitária – adquirida na comunidade, quando o paciente não possui internação hospitalar há mais de 14 dias.
Nosocomial – Broncopneumonia que se desenvolve com mais de 2 dias após admissão hospitalar. 
	Sinais e sintomas: 
	Febre superior a 38ºC
Dificuldade para respirar e sensação de falta de ar
Cansaço e fraqueza muscular
Calafrios
Tosse com Catarro
Aumento dos batimentos cardíacos
Lábios e pontas dos dedos azulados.
Sinais no bebê e na criança
Febre
Respiração ruidosa e rápida 
Catarro
Cansaço e sonolência 
Irritabilidade fácil
Dificuldade de dormir
Falta de apetite
	Diagnóstico 
	Os principais exames são a radiografia do tórax, tomografia computadorizada, que permite imagens mais detalhadas dos pulmões. Outros exames solicitados são a cultura do catarro e exames de sangue, como hemograma, proteína-c-reativa, ureia, gasometria.
	Tratamento médico e fisioterapêutico 
	O tratamento da broncopneumonia em grande parte dos casos pode ser feito em casa, através de remédios antibióticos, que combatem os principais microrganismos responsáveis por causar a doença. Além disso, o clínico geral ou pneumologista também pode recomendar o uso de remédios para aliviar e acalmar a tosse ou uma dieta líquida para prevenir a desidratação.
Em casos mais graves, a broncopneumonia pode levar ao internamento, onde poderá ser necessário receber oxigênio, fazer injeções de antibiótico e realizar Fisioterapia Respiratória, que ajuda a liberar as vias respiratórias.
O conhecimento atual disponível sobre as técnicas de fisioterapia respiratória como drenagem postural, percussão torácica e manobras de inspiração profunda não evidenciam benefício em crianças com pneumonia comunitária, do ponto de vista de: redução do tempo de internação, febre, melhora radiológica ou gravidade da doença. A posição supina seria suficiente para melhorar a ventilação do paciente e manter os pulmões expandidos.

Outros materiais