Buscar

9- Quais são os tipos de pneumonia? Pneumonia lobar - lobo inteiro. Consolidação lobar com substituição do ar dos alvéolos por infiltrado inflamat...

9- Quais são os tipos de pneumonia?

Pneumonia lobar - lobo inteiro. Consolidação lobar com substituição do ar dos alvéolos por infiltrado inflamatório. Bronquíolos terminais com aspectos de congestão -> hepatização vermelha -> hepatização cinzenta (processo de cicatrização) -> resolução 10-14 dias. Infiltrado neutrofílico.
Broncopneumonia - todo o hemitóraces. Múltiplos focos de inflamação distribuídos pelo parênquima pulmonar. Regiões pontuais de acometimento. Pensar em bactéria - não há padrão de grande consolidação, há padrão de múltiplos focos.
Pneumonia intersticial - difusa (vírus e pequenos grupos de bactérias). Septos alveolares alargados por edema e infiltrado de mononucleares. Acometimento predominante no interstício (dificulta trocas gasosas). Espaço alveolar, geralmente, é menos comprometido. Espessamento septal por edema e infiltrado linfomononuclear. Ocorre de maneira mais difusa.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Existem diferentes tipos de pneumonia, sendo eles: 1. Pneumonia lobar: caracterizada pela consolidação de um lobo inteiro do pulmão, com substituição do ar dos alvéolos por infiltrado inflamatório. Apresenta aspectos de congestão nos bronquíolos terminais, evoluindo para hepatização vermelha e, posteriormente, hepatização cinzenta durante o processo de cicatrização. Geralmente, a resolução ocorre em um período de 10 a 14 dias. O infiltrado é predominantemente neutrofílico. 2. Broncopneumonia: ocorre o acometimento de múltiplos focos de inflamação distribuídos pelo parênquima pulmonar. Não apresenta um padrão de grande consolidação, mas sim múltiplos focos. Geralmente está associada a infecções bacterianas. 3. Pneumonia intersticial: é caracterizada por um acometimento difuso do parênquima pulmonar, sendo causada principalmente por vírus e pequenos grupos de bactérias. Nesse tipo de pneumonia, os septos alveolares ficam alargados devido ao edema e ao infiltrado de células mononucleares. O comprometimento é predominante no interstício, dificultando as trocas gasosas. O espaço alveolar geralmente é menos afetado. Ocorre um espessamento septal devido ao edema e ao infiltrado linfomononuclear. É importante ressaltar que essas são apenas algumas das formas de classificar a pneumonia, e existem outras classificações mais detalhadas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais