psicologia_educacao
41 pág.

psicologia_educacao


DisciplinaPsicologia da Educação Fael56 materiais336 seguidores
Pré-visualização11 páginas
FIXAÇÃO 1
Questão 1
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com as descobertas de Piaget, ao interagir com o meio, a criança passa a construir \u201cesquemas\u201d a respeito da realidade, cada vez mais complexos e orientados para uma maior adaptação dela ao meio no qual ela se encontra. Conforme as descobertas de Piaget, há dois atributos universais no desenvolvimento do pensamento humano. Um deles é a organização do mundo. O outro, a adaptação. É por meio de novas experiências que a pessoa adapta seu pensamento ao mundo. Isso acontece através de dois processos:
Escolha uma:
a. A adaptação e a organização;
#Gabarito: A assimilação e a acomodação. Cap. 3, p. 47 e 48.
b. A acomodação e a organização;
c. A assimilação e a acomodação;
d. A adaptação e assimilação;
e. A organização e assimilação;
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: A assimilação e a acomodação;.
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Em 1913, o autor lançou o Manifesto Behaviorista. Influenciado pela concepção de ciência da época, ele afirmava que a Psicologia deveria estudar apenas o comportamento, e não processos mentais e sobrenaturais. Ele não afirmava que tais processos não existiam, apenas indicava que não era possível estudá-los cientificamente, por isso não deveria ser objeto de estudo da Psicologia. O behaviorismo refere o autor foi denominado posteriormente por Skinner de Behaviorismo Metodológico, pois enfatizava o método de estudo como importante para definir o que deveria ou não ser objeto da Psicologia. Marque a alternativa a qual destaca o autor segundo as características acima mencionadas.
Escolha uma:
a. John Watson
Resposta correta: John Watson \u2013 livro Psicologia da Educação, cap.01 \u2013 p. 23.
b. Gustav Fechner
c. Millenson
d. Wilhelm Wundt
e. Ernest Weber
Feedback
A resposta correta é: John Watson.
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Ha, autores que caracterizam a Psicologia da Educação como uma disciplina-ponte entre a Psicologia e a Educação (COLL; PALACIOS; MARCHESI, 1996). No entanto, a educação não é uma área de conhecimento, como a Psicologia. O que é, então, a educação? Segundo Brandao (1981), a educação teria a função de:
Escolha uma:
a. Transformar a sociedade por meio da repressão e do compartilhamento da cultura entre determinados povos;
b. Transforma o meio social por meio da repressão e do compartilhamento da cultura indígena;
c. Transformar a educação por meio da expansão e do compartilhamento da cultura entre determinados povos;
d. Mediar a educação por meio da repressão e do compartilhamento da cultura indígena;
e. Transformar e manter a sociedade por meio da transmissão e do compartilhamento da cultura entre as gerações.
#Gabarito: Transformar e manter a sociedade por meio da transmissão e do compartilhamento da cultura entre as gerações. Cap. 01, p. 24.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Transformar e manter a sociedade por meio da transmissão e do compartilhamento da cultura entre as gerações..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Para que o professor possa programar ensino é necessário apresentar e executar alguns processos, de maneira mais ampla basicamente oito etapas gerais são necessárias, a primeira etapa é denominada como Propor objetivo geral. Diante disso assinale a alternativa que apresenta ao que se refere à etapa Propor objetivo geral em um programa de ensino.
Escolha uma:
a. Refere-se aos aspectos do ambiente com os quais o aprendiz irá lidar após formado e naquilo que precisa ser produzido por meio de suas ações e o que terá que apresentar.
b. Refere-se a um conhecimento abrangente que deve ser ensinado por partes, iniciando pelos comportamentos intermediários que compõem o ensino.
c. Refere-se ao professor construir atividades que viabilizem o desenvolvimento tanto de comportamentos que estão em cadeia como comportamentos pré-requisitos àqueles que são objetivos de ensino.
d. Refere-se à escolha do comportamento-objetivo a ser ensinado. É aquele que o professor identificou como atuação do aluno a ser apresentada em seu cotidiano ou ambiente profissional que em geral, é abrangente.
Gabarito Comentado: Alternativa correta é Refere-se à escolha do comportamento-objetivo a ser ensinado. É aquele que o professor identificou como atuação do aluno a ser apresentada em seu cotidiano ou ambiente profissional que em geral, é abrangente. Conforme capítulo 5 do livro Psicologia da Educação/ Fernanda. B. Luiz; Gabriel. G. de Luca; Fabiana. B. Fonseca \u2013 Curitiba: Editora FAEL, 2013. P.131. A elaboração do programa de ensino é composta de, basicamente, oito etapas gerais. Propor objetivo geral A proposição do objetivo geral em um programa de ensino se refere à escolha do comportamento-objetivo a ser ensinado. É aquilo que o professor identificou como atuação do aluno a ser apresentada em seu cotidiano ou ambiente profissional e que, em geral, é abrangente. Por exemplo, ao programar o ensino do comportamento de dirigir um carro, vemos que envolve muitos outros comportamentos, como \u201cligar o carro\u201d, \u201cpisar na embreagem\u201d, \u201cidentificar a função de cada comando do veículo\u201d, \u201ctrocar as marchas\u201d etc.
e. Refere-se a processos apresentado pelo professor (ou alguém nesse papel) ao programar ensino que trata da \u201cavaliação de procedimento de ensino\u201d.
Feedback
A resposta correta é: Refere-se à escolha do comportamento-objetivo a ser ensinado. É aquele que o professor identificou como atuação do aluno a ser apresentada em seu cotidiano ou ambiente profissional que em geral, é abrangente..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Alguns teóricos da história da psicologia organizaram diversas tendências teóricas para a sua atuação, assim como, diversos estudos foram dedicados ao desenvolvimento do conhecimento acerca do fenômeno psicológico. Existem várias abordagens que determinam objetos e métodos diferentes de estudos sobre este fenômeno, enfatizando aspectos distintos entre elas. Podemos considerar afirmativas as seguintes abordagens da psicologia.
I \u2013 Psicanálise.
II - Análise do Comportamento (Behaviorismo).
III \u2013 Darwinismo.
IV \u2013 Cognitivismo.
V \u2013 Existencialismo.
As abordagens corretas da psicologia são verdadeiras nas alternativas:
Escolha uma:
a. Apenas a V
b. II, III, IV e V
c. I, II, IV e V.
A história da psicologia é composta de diversos estudiosos que se dedicaram para desenvolver conhecimento acerca do fenômeno psicológico. Aquilo que deve ser objeto de estudo da Psicologia e métodos de observar o fenômeno psicológico se constituíram em contradições em diferentes contextos. (...) Cada pesquisador foi influenciado por características de contextos distintos, que inclui períodos históricos diferentes. É por isso que, na Psicologia, há diferentes abordagens ou escolas psicológicas: cognitivismo, existencialismo, análise do comportamento, psicanálise, sócio-histórica, por exemplo.
d. I, III, IV e V
e. I, II, III e V
Feedback
A resposta correta é: I, II, IV e V..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A psicologia é uma ciência que estuda tanto o comportamento humano, como os seus processos mentais e a relação entre eles, compreendendo e observando o indivíduo na sua totalidade. A psicologia surgiu a partir do desejo do homem de entender a si mesmo, ou seja, seus fenômenos psicológicos. E o conhecimento sobre si mesmo pode se produzir de várias formas, são elas:
 I - Senso comum.
II - Ciência.
III - Filosofia.
IV - Arte.
V - Imaginação.
As afirmações corretas em relação às formas possíveis de produção de conhecimento acerca dos fenômenos psicológicos são:
Escolha uma:
a. I, III, IV, V
b. I, II, III, IV
I, II, III e IV estão corretas \u2013 \u201cExistem diferentes formas de produzir conhecimento. A ciência, a Filosofia, a Arte, a Religião e até mesmo o Senso Comum são processos de conhecer (...) O aspecto fundamental que difere um processo do outro é o método utilizado para produzir o conhecimento. (pág 10 cap.1 do material