Buscar

Avaliação II-Representação Temática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Silvia Silva de Souza (1389469)
	
	Disciplina:
	Representação Temática - Classificação (BIB07)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:456445) ( peso.:1,50)
	Prova:
	13577439
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A CDD foi construída sobre princípios sólidos que a tornam ideal como ferramenta geral de organização do conhecimento: notação significativa em numerais arábicos universalmente reconhecidos, categorias bem definidas, hierarquias bem desenvolvidas e uma rica rede de relacionamentos entre tópicos. Sobre o que corresponde o "ver também" no Índice da CDD, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Um termo não disponível.
	 b)
	Um termo não adotado.
	 c)
	O termo adotado.
	 d)
	Outros assuntos que podem ser úteis.
�
	2.
	A CDD foi construída sobre princípios sólidos que a tornam ideal como ferramenta geral de organização do conhecimento: notação significativa em numerais arábicos universalmente reconhecidos, categorias bem definidas, hierarquias bem desenvolvidas e uma rica rede de relacionamentos entre tópicos. Na CDD, as classes básicas são organizadas por disciplinas ou campos de estudo. A estrutura principal da CDD é apresentada nos sumários. Para que servem os sumários na CDD?
	 a)
	Para o entendimento do recurso mnemônico (repetições frequentes).
	 b)
	Para o entendimento da estrutura notacional (princípio hierárquico).
	 c)
	Para o entendimento do processo de síntese (entre as tabelas).
	 d)
	Para o entendimento da ordem de citação.
�
	3.
	O sistema de classificação decimal de Dewey (CDD) é uma ferramenta organizacional de conhecimento geral que é continuamente revisada para acompanhar o conhecimento. O sistema foi concebido por Melvil Dewey, em 1873, e publicado pela primeira vez em 1876. Com relação à Classificação Decimal de Dewey (CDD), assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Tomou como base o sistema de classificação de Harris.
	 b)
	Possui uma notação mista.
	 c)
	O grupo dos três primeiros algarismos é separado por um ponto.
	 d)
	Foi a primeira classificação bibliográfica propriamente dita a utilizar números arábicos decimais.
�
	4.
	A Classificação Decimal de Dewey está ordenada por disciplinas e assuntos, que englobam as áreas do conhecimento humano que se subdividem, mantendo uma relação hierárquica entre si. Sobre a hierarquia e a notação da CDD, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As disciplinas não são encaradas como grandes ramos do conhecimento, que englobam conceitos ou ideias menores.
(    ) É um sistema de classificação decimal.
(    ) É o oposto das classificações analítico-sintética proporcionando listas fechadas e não facetas.
(    ) É um sistema de classificação, primordialmente bibliográfica, destinado a servir de base à organização de documentos e de seus sucedâneos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - V - V - F.
�
	5.
	A Classificação Decimal de Dewey (CDD) é um dos sistemas de classificação documentária mais utilizados no mundo. A CDD contempla em seu sistema algumas classes principais. Sobre o que representa a área do conhecimento da classe 500, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Ciências sociais.
	 b)
	Línguas.
	 c)
	Generalidades.
	 d)
	Ciências puras.
�
	6.
	A Classificação Decimal de Dewey (CDD) é um dos sistemas de classificação documentária mais utilizados no mundo. A CDD contempla em seu sistema algumas classes principais. Sobre o que representa a área do conhecimento da classe 900, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Ciências sociais.
	 b)
	História e Geografia.
	 c)
	Ciências aplicadas.
	 d)
	Línguas.
�
	7.
	A Classificação Decimal de Dewey (CDD) é um dos sistemas de classificação documentária mais utilizados no mundo. A CDD contempla em seu sistema algumas classes principais. Sobre o que representa a área do conhecimento da classe 200, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Filosofia.
	 b)
	Religião.
	 c)
	Generalidades.
	 d)
	História.
�
	8.
	Na Classificação Decimal de Dewey existem as tabelas principais e as auxiliares. As tabelas principais, ou esquemas, consistem em uma extensa tabela de todos os números da CDD, indicando seus assuntos e notas explicativas para o uso. Para utilizá-los de forma correta e eficiente, é necessário conhecer e entender suas divisões (sumários) e suas instruções e notas explicativas nas classes principais e nas tabelas auxiliares. Dentre as notas explicativas, existem princípios para a escolha notacional. Sobre os princípios notacionais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Ordem de preferência e citação não devem ser consideradas quando vários aspectos, ou características de um assunto, são fornecidos na classificação.
(    ) Regra de aplicação: quando ocorre um assunto na mesma disciplina.
(    ) Tratamento completo: mais de um assunto na mesma disciplina, ou seja, uma obra sobre dois assuntos é classificada no assunto que recebeu o tratamento maior.
(    ) Regra do primeiro de dois: quando há mais de um assunto na mesma disciplina, ou seja, uma obra que apresenta dois assuntos com grau de igualdade é classificada no segundo número (assunto), na ordem em que aparece na classe principal, nos esquemas. Vale mencionar que há exceções em alguns casos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	F - V - V - F.
�
	9.
	A Classificação Decimal de Dewey é uma ferramenta de organização do conhecimento, e é composta por notação significativa em numerais arábicos universalmente reconhecidos, categorias bem definidas, hierarquias bem desenvolvidas e uma rica rede de relacionamentos entre tópico. Com relação à Classificação Decimal de Dewey (CDD), analise as afirmativas a seguir:
I- A CDD é basicamente um mecanismo de números construídos, que fornece a ordem intelectual (abstrata) e a localização física relacional.
II- A CDD é um esquema universal que trata o conhecimento como um todo, dividindo-o dentro de dez classes principais, representadas por números arábicos.
III- Para simplificar os valores ordinais das frações decimais, como Dewey as utilizou, e para facilitar os arranjos, há uma convenção: nenhum número na CDD terá menos que três dígitos.
IV- A CDD foi concebida em 1773, por Melvil Dewey.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 c)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
�
	10.
	A Classificação Decimal de Dewey (CDD) é um dos sistemas de classificação documentária mais utilizados no mundo. A CDD contempla em seu sistema algumas classes principais. Sobre o que representa a área do conhecimento da classe 000, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Literatura.
	 b)
	Filosofia.
	 c)
	Generalidades.
	 d)
	História.
Parte inferior do formulário

Outros materiais