Buscar

Avaliando o aprendizado - Aula 10 - HISTÓRIA DOS POVOS INDÍGENAS E AFRO

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DOS POVOS INDÍGENAS E AFRO-DESCENDENTES
CEL0032_A10_201804058823_V1 
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
		Aluno: LARYSSA MEIRE GONÇALVES DA SILVA
	Matr.: 201804058823
	Disc.: HIST DOS POVOS INDÍG 
	2019.1 (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Sobre as ações afirmativas é correto afirmar que:
I - As reserva de vagas estabelecidas pelas cotas atendem aos negros, pardos e indígenas.
II - As reserva de vagas estabelecidas pelas cotas atendem exclusivamente aos negros e afrodescendentes.
III - Os candidatos habilitados às vagas estabelecidas pelas cotas fazem uma autodeclaração de pertencimento aos grupos atendidos por elas.
IV - Para se candidatar as vagas, os indivíduos devem passar por testes de sangue que comprovem sa ascendência.  
	
	
	
	Apenas I e II estão corretas.
	
	
	Apenas II e III estão corretas.
	
	
	Apenas III e IV estão corretas.
	
	
	Apenas I e III estão corretas.
	
	
	Apenas I e IV estão corretas.
	
Explicação:
As ações afirmativas são políticas compensatórias estabelecidas pelo Estado para minimizar os danos causados pelo passado escravista. São atendidos por esta política negros, indígenas e pardos que assim se autodeclarem. Além das universidades, concursos públicos também reservam parte das suas vagas para este grupo.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		"Dados obtidos por diferentes órgãos de pesquisa (como o IBGE e o IPEA) indicam que a população brasileira está cindida por uma significativa desigualdade que se expressa por meio da cor." Essa afirmação pode ser explicada:
	
	
	
	Porque o salário mínimo não atende todas as necessidades básicas do brasileiro.
	
	
	Porque a diferença salarial, a população carcereira, a entrada nas Universidades públicas e os índices de assassinatos passam por uma crise social, política e econômica;
	
	
	Porque o índice de criminalidade, sobretudo nas grandes capitais brasileiras, é altíssimo;
	
	
	Porque as cadeias brasileiras estão lotadas e em péssimas condições;
	
	
	Porque a diferença salarial, a população carcereira, a entrada nas Universidades públicas e os índices de assassinatos passam pelo crivo racial;
	
Explicação:
Porque a diferença salarial, a população carcereira, a entrada nas Universidades públicas e os índices de assassinatos passam pelo crivo racial;
Essa afirmação demonstra como o racismo está presente nas relações sociais no Brasil.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Leia as afirmações abaixo referentes à contribuição dos índios e africanos à formação da cultura brasileira:
	 I
	Religiosidade, música, culinária, algumas técnicas de produção e confecção de objetos, além de traços físicos,   compõem a herança cultural da África ao Brasil.
	 II
	Contribuição dos indígenas à formação da cultura brasileira se limita as palavras em tupi-guarani incorporadas ao português.
	 III
	Instrumentos musicais africanos (tambor, berimbau, agogô e o reco-reco) juntaram-se aos de origem portuguesa (pandeiro, viola e rabeca) e, atualmente, ambos fazem parte da cultura brasileira. 
	 IV
	Os indígenas contribuíram para a formação da cultura brasileira por meio das palavras incorporadas ao português, bem como através da culinária, técnicas cultivo e conhecimentos de plantas medicinais.
	 V
	O Brasil sofreu influencia direta dos indígenas, africanos e europeus. Contudo, as culturas indígena, africana e europeia não estabeleceram relações entre si.
Assinale a opção em que todas as afirmações são verdadeiras:
	
	
	
	III, IV e V
	
	
	II, III e V 
	
	
	II, III e IV
	
	
	I, III e IV
	
	
	I, II e V
	
Explicação:
É evidente que a nossa cultura brasileira é fruto de heranças africanas e indígenas, sendo que as contribuições africanas são mais visíveis porquê se trata de reinvenções feitas por ela no Brasil, a tal ponto que é dito que o Brasil não existiria sem as Áfricas.
As populações indígenas também deixaram contribuições fundamentais, embora menos visível e mais regionalizada. Lembrando que as festas populares na realidade é uma mistura de práticas africanas com os costumes indígenas.
Não resta dúvida, de que a proposição que atende ao que propôs a questão é a penúltima: I; II e IV
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Os africanos trouxeram diferentes tipos de tambores e outros tantos instrumentos musicais que permitiram que a música brasileira se tornasse tão diversificada. Assinale a opção que contenha APENAS exemplos de instrumento musicais afro-brasileiros.
	
	
	
	Berimbau, agogô e fagote;
	
	
	Atabaque, fagote e pandeiro;
	
	
	Atabaque, agogô e cuíca;
	
	
	Cuíca, berimbau e flauta.
	
	
	Oboé, pandeiro e cuíca;
	
Explicação:
O fagote é um instrumento musical da família dos sopros.
O oboé é um instrumento musical de sopro
 Agogô instrumento idiofone afro-brasileiro com duas campânulas de ferro percutidas por vareta de metal; gã, gongom.
A cuíca ou puíta (em Angola pwita) é um instrumento musical, semelhante a um tambor, com uma haste de madeira presa no centro da membrana de couro
Atabaque é um instrumento musical de percussão afro-brasileiro
O berimbau ou hungo é um instrumento de corda de origem angolana
A flauta é instrumento musical de sopro feito de diversos tipos de madeiras com formato de um tubo oco com orifícios
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Entre as opções abaixo, assinale aquela que melhor apresenta exemplos de práticas culturais que a sociedade brasileira herdou da cultura africana.
	
	
	
	Samba e Capoeira.
	
	
	Futebol e Carnaval.
	
	
	Carnaval e Samba.
	
	
	Samba e Futebol.
	
	
	Capoeira e Futebol.
	
Explicação:
A contribuição africana é evidente, principalmente, na culinária, dança, religião, música e língua, essa matriz africana teve um papel importante na formação da identidade cultural afro-brasileira, pois eles possuíam uma grande diversidade cultural por pertencerem a diversas etnias com idiomas e tradições distintas, pois, eram oriundos de diversas regiões do continente africano. Lembrando por exemplo que o samba originou dos antigos batuques trazidos pelos africanos que vieram como escravos para o Brasil.
Entre as opções que responde à questão proposta: é o samba e a capoeira.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Quando se fala em uma comida tipicamente brasileira, qual a primeira palavra que vem à cabeça? E um ritmo musical? E o esporte?
	
	
	
	Feijoada, funk e capoeira;
	
	
	Feijoada, samba e natação.
	
	
	Pipoca, samba e capoeira;
	
	
	Feijoada, samba e capoeira;
	
	
	Tapioca, frevo e capoeira;
	
Explicação:
A questão se refere a uma comida tipicamente brasileira, e com certeza, se trata de mais herança vindas dos africanos. Constata-se que além da mistura de ritmos africanos, herança trazidas pelos escravos, uma das coisas mais preciosas dessa cultura são: a feijoada, o samba e a capoeira,lembrando que a capoeira no passado foi responsável pela prisão de muitos escravos e libertos, hoje se transformou em sinônimo de esporte brasileiro.
A única resposta que atende a questão: a feijoada, o samba e a capoeira.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Lei que no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639,de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática ¿História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena¿.
	
	
	
	Lei 11645
	
	
	Lei 18902
	
	
	Lei 9394
	
	
	Lei 12831
	
	
	Lei 87935
	
Explicação:
Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		"O crime de racismo, previsto na Lei n. 7.716/1989, implica conduta discriminatória dirigida a determinado grupo ou coletividade e, geralmente, refere-se a crimes mais amplos. Nesses casos, cabe ao Ministério Público a legitimidade para processar o ofensor. A lei enquadra uma série de situações como crime de racismo, por exemplo, recusar ou impedir acesso a estabelecimento comercial, impedir o acesso às entradas sociais em edifícios públicos ou residenciais e elevadores ou às escadas de acesso, negar ou obstar emprego em empresa privada, entre outro"
Sobre esta lei e sua interpretação é adequado afirmar que:
I - Esta lei surgiu dentro do âmbito das políticas de ação afirmativa implementadas no Brasil.
II - O propósito da lei é impedir que continuemos perpetuando os atos discriminatórios originados em nosso passado colonial.
III - A lei pune atitudes tais como impedimento de acesso a certos lugares em função de características físicas.  
	
	
	
	Apenas I e III estão corretas.
	
	
	Apenas II está correta.
	
	
	Todas estão corretas.
	
	
	Apenas I está correta.
	
	
	Apenas I e II estão corretas.
	
Explicação:
A lei que pune atos de hostilidade em relação a grupos específicos da sociedade foi criada no âmbito das políticas afirmativas impelmentadas pelo Estado ao longo das décadas de 90 e 2000. Esta lei determina encarceramento para os praticantes destes atos e tem como propósito educar ou punir membros da sociedade que se negam a superar as práticas discriminatórias executadas ao longo da nossa história.

Continue navegando