Buscar

POSTAGEM_2_PEIEC

Prévia do material em texto

Curso de Ciências Biológicas
 Prática de Ensino- Integração Escola e Comunidade
 Postagem 2 do projeto
 
 Aluna: Jéssica Cseminski RA: :1323857
 
 
 Polo: Foz do Iguaçu – Parque Presidente
 
 FOZ DO IGUAÇU – 2019
 
 UNIVERSIDADE PAULISTA
 Prática de Ensino- Integração Escola e Comunidade 
 ‘‘ Projeto apresentado à Universidade Paulista, na disciplina de Prática de Ensino: Integração Escola e Comunidade, ministrada pela professora Raquel Bokums.’’
 Polo: Foz do Iguaçu – Parque Presidente
 FOZ DO IGUAÇU – 2019
 
 SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO...................................................................................... 4
2.OBJETIVOS...........................................................................................4
2.1 Objetivos gerais..................................................................................5
2.2 Justificativas........................................................................................5
3 DESENVOLVIMENTO............................................................................5 
3.1 Ambientes e públicos alvos.................................................................5
3.2 Quem ajudará no projeto....................................................................6
3.3 Como será feito as arrecadações dos livros.......................................6
3.4 Apresentações....................................................................................6
3.5 Montagem da equipe..........................................................................7
3.6 Dia do evento......................................................................................7
4.MÉTODO............................................................................................... 7
5.RESULTADOS ESPERADOS.................................................................8
6.CONSIDERAÇÕES FINAIS ...................................................................8
 INTRODUÇÃO 
Nas escolas quando ocorre atividades ou projetos pode se notar o entusiasmos dos alunos, pois os projetos além de sair da rotina trás um conhecimento diferente, normalmente os alunos aceitam bem e ficam motivados a participar.
Esse projeto será diferenciado e o Colégio Sol de Maio não teve nada parecido, pois irá envolver os alunos, professores, pais e a comunidade, para realizar a coleta de livros doados. 
Será arrecadados livros, as pessoas podem participar doando obras de livros para biblioteca e para os alunos. É claro que todos serão avisados para participação de todas maneiras como citei acima, pode ser livros novos ou usados, desde que estejam em bom estado. 
 
 OBJETIVOS
2.1 Objetivos Gerais
Promover a integração entre a comunidade e a escola, lhes dando a oportunidade de dividir experiências e valores entre os dois lados, fazendo assim que se estreite o laço de comunicação e vivência. 
Com o objetivo de ajudar a restaurar os vínculos sócio culturais e familiares com a sociedade. 
Não podemos esquecer de dizer que esse projeto pode resgatar a cultura pois o hábito de ler foi deixado de lado, é importante as leituras, pois promove cultura e viagens da imaginação, exemplo não precisamos ir a Roma para saber como é, uma leitura imaginamos como realmente é.
2.2 Justificativas
Foi escolhido esse projeto de arrecadar os livros para motivar os alunos, professores, pais e comunidades a ler, caso aqueles que tem vontade para ler, mas não tem um livro possa ler e não tenha desculpas.
 
 DESENVOLVIMENTO
3.1 Ambientes e públicos alvos
O projeto foi pensado para resgatar o hábito de leituras, pois vemos o quanto o analfabetismo funcional existe nas escolas, esse projeto viria ajudar bastante os alunos com dificuldades nas leituras até os mais próximos, porque quem aprende não deixa nada para si, quer compartilhar os conhecimentos adquiridos, é maravilhoso conversar a respeito de um livro com outra pessoa que também leu o mesmo livro, aprender juntos.
Será realizado as atividades nas redondezas do colégio escolhido, segue o mapa abaixo:
3.2 Quem irá ajudar no projeto?
Todos que tiverem interesse em ajudar na causa pode participar, mas o foco são os professores, alunos, pais e comunidade. 
3.3 Como será feito as arrecadações dos livros?
A escola estará enviando aos pais um recado da realização do projeto, e para comunidade comunicando com propaganda de carro, noticiando o dia e hora. Aqueles que não podem arrecadar, podem apenas separar os livros para a doação, isso será de grande ajuda.
3.4 Apresentações
Depois das arrecadações, os alunos podem reunir com a comunidade e fazer apresentações dos livros lidos para mostrar para todos. Os professores vão sortear alguns alunos para apresentar uma resenha dos livros lidos, depois será aberto para quem querer apresentar também, podendo ser o próprio professor, alunos, pais e comunidade. 
Todos os professores irão participar, lendo ou doando um livro, também cada professor irá avaliar e dar alguma nota para seus alunos seria um incentivo mas não o foco, pois aprendizagem e habito de leitura é o que propormos neste projeto. 
3.5 Montagem de Equipes
 O ponto de encontro será em frente da escola para arrecadação, os grupos serão feitos de acordo com as series, exemplo: 8° ano irá com um professor e pais, perto de alguma região próxima. 
A comunidade estará avisada que os alunos irão passar nas casas, ou alguns locais de pontos de arrecadações como igrejas, mercados e farmácias, deixando uma caixa e um cartaz explicando os motivos do projeto, porque muitas pessoas trabalham e não estão em casa, elas participam também contribuindo com os livros. 
3.6 Dia do Evento 
Foi definido a data e a hora da arrecadação dos livros no dia 19 de abril de 2019 as 8h da manhã. O dia da apresentação será no dia 19 de maio de 2019 ás 19h da noite, será realizado na quadra de esportes porque tem mais espaço.
 
 MÉTODO 
Escolhemos o colégio Estadual Sol de Maio, certamente pensamos em algo diferente e necessário, pois envolve muitas pessoas, porém aprendizagem que será desenvolvida pode ser adotada pela escola, porque pode trazer novos leitores e amantes do mundo da leitura.
A escola especifica escolhida não temos acesso ao índice de analfabetismo funcional, não sabemos se a escola tem tido dificuldades com alunos na leitura, no decorrer do projeto vamos perceber isso, claro que possamos passar para direção se existe dificuldades nas leituras para eles prosseguir com as leituras.
 RESULTADOS ESPERADOS
O projeto superou nossas expectativas, pois muitos alunos mostraram interesse, todo esforço valeu a pena, porque o conhecimento e desenvolvimento de aprendizagem é valioso, algo que ninguém pode tirar de ninguém. Os alunos se comprometeram de continuar as leituras e fazer trocas dos livros entre eles e até em compartilhar o que acharam do livro.
 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Percebemos como esse projeto foi gratificante para nós e para todos envolvidos, levar conhecimento para aqueles que não tem é extraordinário. 
“A leitura é uma fonte inesgotável de prazer,mas por incrível que pareça a quase totalidade não sente esta sede.” Queremos que os alunos tenham essa sede de conhecimento e tenham prazer em ler um livro. E que entenda o que está lendo, pois hoje as pessoas leem e não entendem uma só linha, nós desejamos que todas as pessoas deste projeto aprendam a amar ler.
“Sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de biblioteca.”

Continue navegando