Buscar

ESTAGIO II ( PROJETO)

Prévia do material em texto

FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU
CURSO DEPEDAGOGIA
PROJETO PEDAGÓGICO 
LUDICIDADE
 
ALUNA 1
ALUNA 2
Aracaju, 06 de Setembro de 2018.
LUDICIDADE
ALUNA 1
ALUNA 2
Projeto de ação pedagógica desenvolvido para a prática em Educação Infantil do Estágio Supervisionado II, ministrado pela professora (nome completo) e tido como requisito parcial da avaliação da 1ª unidade.
Aracaju SE
SUMÁRIO
1 JUSTIFICATIVA .............................................................................................................4
2 CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE DE ENSINO DO CAMPO DE ESTÁGIO.....5
3 OBJETIVOS......................................................................................................................6
4 PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS......................................................7
5 RECURSOS NECESSÁRIOS.........................................................................................8
6 ATIVIDADES..................................................................................................................9
7 REFERÊNCIAS..............................................................................................................13
1 JUSTIFICATIVA
A ludicidade no processo de aprendizagem tem uma importante função, pois é através dela que as crianças conseguem assimilar todo o conteúdo abordado em sala de aula de forma prática e dinâmica, fazendo com que as mesmas não sejam vítimas do tradicionalismo.
Sabemos a importância da educação na vida do ser humano e de como a mesma pode se tornar a chave da nossa liberdade, desenvolvendo assim nossas habilidades e competências, nos tornando seres críticos, reflexivos e agentes transformadores.
Em torno desse processo, podemos destacar a ludicidade, como uma das ferramentas que auxiliará e fará com que esse objetivo seja garantido. Vale ressaltar que a utilização do lúdico não se define como um simples ato de brincar ou algum momento conveniente para diversão vai muito além, se trata de uma mediação feita pelo educador, visando um objetivo pedagógico sucinto, onde o mesmo desempenhará o papel de planejar, acompanhar, observar e avaliar essas atividades. 
É com esse intuito que daremos inicio a esse projeto, fazendo com que essas crianças possam adquirir melhorias no seu processo de aprendizagem, para que essas se tornem melhores quanto seres humanos.
As escolas, desde as primícias, nunca foram vistas como algo atrativo, prazeroso e atraente, nos dias de hoje não é diferente, sempre a conceituam como entediante, obrigatória e sem sentido. Mas, para que tal coisa se modifique, é preciso que haja mudanças nas praticas pedagógicas aliado a uma intencionalidade educativa. 
2 CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE DE ENSINO DO CAMPO DE ESTÁGIO
A Escola fica localizada na Rua no bairro Inácio Barbosa. Fazem parte do núcleo de gestão, a diretora, a Sra. e a coordenadora pedagógica,.
A instituição está localizada em um bairro definido como classe econômica média e recebe alunos de família em geral considerados de renda média. A assiduidade dos alunos é definida como positiva e bem participativa, sem registro de evasão, o envolvimento da família junto à escola é considerado bom.
A estrutura física da escola dispõe de 8 salas de aula com ventiladores,6 banheiros, sendo 5 comuns e 1 adaptado para deficiente físico e para dar banho ,1 cozinha,1 pátio pequeno, não há biblioteca e nem brinquedoteca.
3 OBJETIVOS
Objetivo Geral:
Explicar através das atividades a importância da ludicidade na aprendizagem.
Objetivos Específicos:
Despertar o interesse do aluno por meio do lúdico
Enfatizar que há diversas maneiras de se repassar um determinado assunto além do método tradicionalista.
Desenvolver aspectos cognitivos
4 PRESSUPOSTOS TEÓRICO METODOLÓGICOS
 O lúdico tem um papel fundamental no processo educacional, pois o mesmo faz com que as habilidades e competências dos educandos sejam desenvolvidas de forma criativa. Por meio desta ferramenta, serão trabalhados, aspectos cognitivos, físicos, psicológicos, sociais, afetivos e psicomotores. 
Baseando-se sempre num modo atrativo de aplicação das atividades, a ludicidade visa unir o útil ao agradável, almejando e propondo a participação dos alunos com efetividade. O lúdico vem justamente para quebrar todo o tradicionalismo imposto nas escolas e fazer com que os alunos apreendam de modo convidativo os conteúdos. Entretanto, sabemos que essas práticas devem ter um objetivo pedagógico e internacionalizado para que assim, o ensino aprendizagem ocorra de maneira satisfatória. De acordo com Piaget:
 “A criança só realiza alguma ação exterior ou mesmo inteiramente interior quando impulsionada por um motivo e esse traduz sempre sob a forma de uma necessidade (uma necessidade elementar, ou um interesse, uma pergunta etc.)” (PIAGET, 1972, p. 14).
O aluno precisa de um estímulo em quaisquer que seja a atividade que esteja sendo colocada em prática para que haja um interesse recíproco, sendo assim, ao programar jogos, brincadeiras ou atividades dinâmicas, torna-se nítida a vontade da criança em fazer parte do processo e a fluidez da assimilação do conteúdo. Portanto, durante a regência, desenvolveremos atividades lúdicas com base no conteúdo acadêmico, onde serão realizadas dinâmicas como: pular corda, estourar balão, Quiz, entre outras, que servirão para a sustentação e desenvolvimento do projeto, visando assim, uma abordagem prazerosa e atraente das práticas aplicadas em sala de aula. Essas farão com que os alunos assimilem o conteúdo proposto e se desenvolvam enquanto ser humano.
5 RECURSOS NECESSÁRIOS
Lápis
Caderno
Livro
Balão
Folha
Palitos
6 PLANO DE AULA
PLANO DE AULA (Primeira Semana)
	Dia
	Competências e habilidades
	Conteúdo
	Procedimentos
	Recursos
	Tempo
	
22/10
	Trabalhar palavras com: as, es, is, os, us.
Verificar a massa. Explicar a evolução das coisas.
	Português
Matemática
 História
	No primeiro momento apresentaremos as palavras com terminações em: as, es, is, os, us. No segundo momento mostraremos o que podemos usar para medi a massa.
	Livro,
Folha,
Balança.
	4 horas
	 23/10
	Aplicar contas de divisão. Plantaremos feijões para acompanhar o nascimento. Demonstrar o uso do meio de comunicação.
	Matemática 
Ciências
Geografia
	Com palitos ensinaremos a dividir. Em um copo com algodão umedecido colocaremos os grãos. Usando imagens explicaremos os meios mais comuns de comunicação e para que cada um serve.
	Folha,
Lápis,
Palitos,
Algodão,
Copo,
Livro,
Imagens.
	4 horas
	
24/10
	Identificar no texto as palavras com: as, es, is, os, us.
Observar nas fotografias o que é antigo e o que é atual. Indicar a capacidade.
	Português 
História
Matemática
	Procurar e listar as palavras encontradas no texto. Observar a mudança nos objetos de antes e de agora. Medir a quantidade em litros que o ser humano bebe por dia. 
	Livro,
Objetos,
Garrafas de 500ml.
	4 horas 
	
25/10
	Observa o quanto o feijão cresceu. Apresentar palavras com: gua, guo, gue, gui. Rever os meios de comunicação e sua importância. Observa os produtos que podemos comprar em litros.
	Ciências
Português
Geografia
Matemática
	Identificar se o feijão esta saudável e quanto cresceu. Agrupar palavras com essa família. Definir os meios de comunicação que usam som e imagem e os que usam apenas o som ou apenas a escrita.
	Livro,
Folha.
	4 horas
	
26/10
	Representar as maiores e as menores capacidades. Criarão um anuncio.
	Matemática
Redação
	Explicar onde podemos encontrar a maior capacidade de água em litros e onde podemos encontrar a menor. Confecçãode altidor sobre a dengue.
	Folha,
Caderno,
Cartaz.
	4 horas
PLANO DE AULA (Segunda Semana)
	Dia
	Competências e habilidades
	Conteúdo
	Procedimentos
	Recursos
	Tempo
	
29/10
	Explicar o uso de palavras com: bl, cl, fl, gl, pl, tl. Medir o tempo. Verificar as transformações com o passar dos anos.
	Português 
Matemática
História
	Mostrar que sem esses encontros não existiria uma palavras. Analisar as transformações e a importância para nossa evolução.
	Folha,
Caderno,
Livro .
	4 horas 
	
30/10
	Aplicar contas de multiplicação e divisão. Explicar a importância das plantas. Expor os meios de comunicação.
	 Matemática
Ciências
Geografia 
	Usando dados com números e os sinais de multiplicação e divisão, um joga o dado e outro tentará acertar o valor. Informar de que forma as plantas contribuem para nossa saúde e a importância delas por meio ambiente. Dinâmica do telefone sem fio.
	Livro,
Folha.
	4 horas
	
31/10
	Praticar a escrita de palavras com: bl, cl, fl, gl, pl, tl. Como as coisas mudam. Aprender a marcar o tempo.
	 Português 
História
Matemática
	Ditar a palavra e o aluno vai escrever como ele acha que é. Apresentação de vídeo. Confecção de relógio.
	Livro,
Folha,
TV.
	4 horas
	
01/11
	Expor as partes da planta. Aprender palavras com: br, cr, dr, fr, gr, pr, tr, vr. Selecionar imagens de meios de comunicação. Explicar como funciona o relógio.
	Ciências
Português
Geografia
Matemática
	Mostrar o que consumimos de cada parte da planta. Dinâmica com balão, as palavras vão esta dentro do balão e cada aluno escolhera um, a professora vai ler e o aluno soletrar. Colar os meios de comunicação no caderno e explicar para que cada um serve. Mostrar para que serve cada ponteiro
	Livro,
Balão,
Caderno,
Relógio.
	4 horas
	
05/11
	Aprender sobre ditado popular. Usar o calendário. Rever as mudanças nos meios de comunicação.
	Português
Matemática História
	Explicar o que é ditado popular. Mostrar como usar o calendário e com ele perceber acontecimentos que veio antes e depois. Expor como era o celular e o ferro de passar.
	Folha,
Livro,
Imagens.
	4 horas
7 REFERÊNCIAS
	
PIAGET, Jean. Seis estudos de psicologia (1972, p.14). Rio de Janeiro, 1999. Disponível em: < http://www.revistadogepel.faced.ufba.br/artigos/artigo%2007%20-%20a%20importancia%20da%20ludicidade%20no%20desenvolvimento%20infantil.pdf
SANTOS, Santa Marli Pires dos. O Brincar na Escola: Metodologia lúdico-vivencial, coletânea de jogos, brinquedos e dinâmicas. Rio de Janeiro, 2010.

Continue navegando