Buscar

Cultura religiosa

Prévia do material em texto

Cultura religiosa
 
A partir do que você já estudou e pesquisou através da realização das atividades práticas um (1) e dois (2), essa questão vai tratar de diferentes temas tratados nos cinco primeiros capítulos de nosso livro texto, apesar de que a grande ênfase dessa atividade avaliativa estará sobre o tema do perdão.
 
                 Na reflexão desse tema, assista ao vídeo “A gêmea de Mengele”, já indicado na atividade prática 2 e disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=PLJTft-lK40&t=205s . Também acrescentamos como elemento auxiliar, o excerto de um artigo que afirma: “Podemos dizer que perdoar não é natural. Um perdão fácil pode ser superficial, inautêntico, e o mal pode reaparecer quando menos esperamos. Ninguém pode perdoar sem escavar até o fundo de si para se confrontar com seu desespero e sua recusa do mal. Para que o perdão se faça é necessário um lento crescimento interno”.  (MARASCA, Marilena. Perdoar para não se perder. In: WONDRACEK, K.; BRÍGIDO, M.A.; HEIMANN, T.; HERBES, N.H. (org.); Perdão: onde saúde e espiritualidade se encontram. São Leopoldo: Sinodal/EST/CAPES, 2016. p.71-76).
 
A partir desse enunciado, seguem três perguntas ou tópicos.  Você deverá eleger apenas dois (2) destes tópicos para dissertar em sua resposta. Você deverá, obrigatoriamente, descartar um dos três tópicos abaixo:
 
A) Diante do vídeo e do excerto acima, descreva acerca das dificuldades dos indivíduos em perdoar e pedir perdão e a correlação disso com a saúde integral do ser humano.
B) Qual a perspectiva bíblico-cristã ensinada por Jesus Cristo acerca do perdão de Deus ao ser humano e a relação dela com o vídeo?
C) Identifique outro conceito ou elemento teórico abordado no primeiro capítulo que está presente na narrativa do vídeo e justifique com argumentos sólidos sua resposta.
 
 
Para o conjunto dos dois tópicos acima escolhidos por você (que devem ser identificados na resposta), utilize no máximo 20 linhas em fonte 12, arial ou times new roman. Essa formatação poderá desconfigurar quando você fizer a transposição para o ambiente AULA.
Critérios de avaliação: o aluno deve demonstrar domínio de conteúdo, clareza, objetividade, profundidade na defesa e argumentação das ideias; manejo da teoria, manejo da Língua Portuguesa; manejo e desenvoltura textual.  Ressaltamos que as respostas devem ser individuais, elaboradas pelo próprio aluno, expressando o seu entendimento acerca da questão formulada. Respostas copiadas parcial ou integralmente serão zeradas, pois se configura plágio. Caso haja alguma citação, direta ou indireta, essa deverá ser referenciada na resposta.
 Cultura Religiosa
A partir do meu estudo realizado nas práticas um e dois e o vídeo “A gêmea de Mengele” pude observar o quanto é impactante para o ser humano o perdão e o quanto isso pode abalar o ser humano de alguma forma ou dar força, bem estar para o ser humano, tanto o que perdoa, quando o perdoado.
Estudos comprovam que a falta de perdão pode desencadear doenças emocionais e físicas como depressão, dores musculares, hipertensão e até câncer. O perdão está intimamente ligado às emoções. 
Um número cada vez maior de pesquisas indica que o perdão, longe de ser um gesto de pouca importância, proporciona uma série de benefícios à saúde, onde podemos ter observado no vídeo a importância do perdão, muitas vezes até mesmo um presente para ti e para o teu próximo difícil? Sim muito difícil, mas não impossível que pode melhorar sim a saúde integral do ser humano. 
A perspectiva bíblico-cristã ensinada por Jesus Cristo acerca do perdão de Deus ao ser humano tem uma relação muito forte com o vídeo, pois a idosa diz bem o que esta escrita nas escrituras sagradas, “perdoe até mesmo o seu pior inimigo”. 
Também podemos pensar que se for pela parte espiritual, quando acreditamos em Deus e acreditamos nos seus ensinamentos, pedimos perdão para deus, também estamos nos perdoando de algo, nos libertando.
Por esse motivo que acredito que perdoar não é esquecer, mas sim uma liberdade de dois lados, perdoar é a lembrança sem dor, uma decisão que todo o ser humano deveria tomar de coração, muitas vezes não entendemos, mas com o passar do tempo pode ir ficando mais claro.
 “Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo.” Efésios 4:32.
 REFERÊNCIA
https://www.luteranos.com.br › paroquia › confessionalidade-biblia
www.ascensao.org.br › site › recursos-liturgicos › literatura-crista › bíblia
https://www livro/perdao-onde-saude-e-espiritualidade-se-encontram/
https://pt.wikipedia.org › wiki › Eva_Mozes_Kor
https://www.correiobraziliense.com.br › mundo › interna_mundo,

Continue navegando