Buscar

AULA 9 DIFERENTES ASPECTOS DO CONHECIMENTOS PROFISSIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AULA 9 DIFERENTES ASPECTOS DO CONHECIMENTOS PROFISSIONAL
		1.
		José Carlos Libâneo classificou as tendências em educação como liberais e progressistas. Sobre as tendências progressistas é correto afirmar, marque a resposta certa:
	
	
	
	Desenvolvem saberes ou competências confrontando as realidades sociais, como o resgate de sua própria autonomia e também o desejo de ampliar sua visão de mundo, de crescer pessoal e profissionalmente.
		2.
		Com relação às diferentes abordagens e tendências da educação brasileira, o modelo escolanovista destacou-se na década de 1930, sendo a sua máxima expressão o Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova, sobre suas propostas de educação é correto afirmar: I - O aluno não aprenderia mais, apenas, ouvindo seu professor dissertar, poderia participar de aulas práticas, em laboratórios, experimentação, soluções de problemas, aulas passeio, na horta, aulas lúdicas, aprender fazendo, 'colocando a mão na massa'. II - O Professor deveria ser dotado de afetividade para estreitar os vínculos, se relacionando de forma mais amigável. III - Educação católica: 'Antes de existir como um ser pensante, o homem é um ser de Deus'. IV - Recebeu influência da Psicologia e das das Ciências Naturais. Marque a resposta certa:
	
	
	I, II e IV
		3.
		A formação dos professores devia insistir na constituição deste saber necessário e que me faz certo desta coisa óbvia, que é a importância inegável que tem sobre nós o contorno ecológico, social e econômico em que vivemos. E ao saber teórico desta influência teríamos que juntar o saber teórico-prático da realidade concreta em que os professores trabalham [...] preciso, agora, saber ou abrir-me à realidade desses alunos com quem partilho a minha atividade pedagógica. (Paulo Freire)
A partir desta afirmação deste importante educador brasileiro, podemos perceber que, ao contrário da educação denominada tradicional, faz-se necessário um novo processo, que valorize o aluno e seu lugar.
O conceito que explicita esta nova educação é, EXCETO:
	
	
	
	Prática pedagógica endereçada
	
	
	Prática pedagógica bancária
	
	
	Prática pedagógica contextualização
	
	
	Prática pedagógica desmistificadora
	
	
	Prática pedagógica desveladora
		4.
		As nuances da prática pedagógica, deixa claro que a docência não é neutra; é um ato intencional, um ato político. Nesse sentido, vale ressaltar que a prática docente não deve ser uma prática qualquer, aleatória, sem planejamento e desprovida de sentidos. Deve ser uma prática:
I.                   fundamentada, consciente, refletida e com objetivos.
II.                espontânea e livre de exigências, regras e métodos.
III.             sem metas determinadas, mas com intenções firmes.
	
	
	Somente I é verdadeira.
		5.
		A partir de influências da Igreja Católica, a educação enfatizou a formação do homem como ser imperfeito em busca da perfeição. O homem deveria merecer a vida sobrenatural, desenvolver princípios cristãos a partir da salvação de sua alma e respeitar o dogma da Igreja como representante terrena da autoridade divina. A Bíblia era o livro consagrado na pedagogia da escolástica e os princípios fundamentais desse modelo de educação podem ser encontrados na Obra de Santo Tomás de Aquino e na ratio studiorum dos jesuítas, que foram os principais educadores de quase todo o período colonial.  Essa concepção de Educação se situa no período se refere à:
	
	
	Idade Média.
		6.
		'Este tipo de ensino nasce da proposição de novos objetivos, de novos métodos, de uma nova pedagogia, cuja tônica primeira é a supressão do monólogo e a instauração de uma prática dialógica. Para tanto, faz-se necessário a eliminação das barreiras entre as pessoas que pretendem desenvolvê-las. Não significa desrespeitar a ¿verdade¿ de cada disciplina; é uma relação dialógica em que a posição é de construção do conhecimento. Tal atitude nos ajuda a viver o drama da incerteza e da insegurança. Possibilita-nos dar um passo no processo de libertação do mito do porto seguro..."
A afirmação de Hilton Japiassu diz respeito a um importante tendência da educação contemporânea. Estamos nos referindo:
	
	
	À interdisciplinaridade
		7.
		Há várias estratégias de desenvolvimento de um processo de aprendizagem significativa, não é mesmo?  Uma delas, Segundo Paulo Freire, trata-se de partirmos do óbvio, da realidade do educando, de seu saber e devolver de forma sistematizada, científica. Enquanto os alunos debatem sobre o assunto, mediados pelo professor, produzem conhecimentos, pois não têm a pretensão de obter a resposta definitiva para o objeto de estudos em questão. A postura de alunos e professores se modifica, pois se rompe com o modelo linear de ensino, do professor para o aluno, na medida em que o conhecimento é tratado interativamente, em forma de rede.  Essas orientações definem com clareza uma estratégia pedagógica. Ela é:
	
	
	Tema Gerador.
		8.
		Nesse período específico, podemos destacar Sócrates, Platão e Aristóteles, considerados os primeiros educadores, representando algumas expressões filosóficas. Essas concepções são de formação de caráter, de moral, de hábitos, do domínio das paixões, da justiça, do desenvolvimento religioso-intelectual, físico e artístico. Este período se refere à:
	
	
	Antiguidade.
		1.
		Este tipo ensino nasce da proposição de novos objetivos, de novos métodos, de uma nova pedagogia, cuja tônica primeira é a supressão do monólogo e a instauração de uma prática dialógica. Para tanto, faz-se necessário a eliminação das barreiras entre as pessoas que pretendem desenvolvê-las... (Ivani Fazenda)
Esta definição acima refere-se a:
	
	
	
	Interdisciplinaridade.
		2.
		 O homem é bom no seu estado natural. O papel do educador: afastar a criança dos vícios da sociedade, permitindo-lhe desabrochar espontaneamente suas potencialidades inatas; não impor e sim desenvolver a curiosidade, a sabedoria.  Essa forma de pensar a educação deve ser atribuída a qual pensador?
	
	
	Rousseau - 1712-1778.
		3.
		(ENADE-2011) O fazer docente pressupõe a realização de um conjunto de operações didáticas coordenadas entre si. São o planejamento, a direção do ensino e da aprendizagem e a avaliação, cada uma delas desdobradas em tarefas ou funções didáticas, mas que convergem para a realização do ensino propriamente dito.LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2004, p. 72. Considerando que, para desenvolver cada operação didática inerente ao ato de planejar, executar e avaliar, o professor precisa dominar certos conhecimentos didáticos, avalie quais afirmações abaixo se referem a conhecimentos e domínios esperados do professor. I. Conhecimento dos conteúdos da disciplina que leciona, bem como capacidade de abordá-los de modo contextualizado. II. Domínio das técnicas de elaboração de provas objetivas, por se configurarem instrumentos quantitativos precisos e fidedignos. III. Domínio de diferentes métodos e procedimentos de ensino e capacidade de escolhê-los conforme a natureza dos temas a serem tratados e as características dos estudantes. IV. Domínio do conteúdo do livro didático adotado, que deve conter todos os conteúdos a serem trabalhados durante o ano letivo. É correto apenas o que se afirma em
	
	
	B. I e III.

Continue navegando