Prática Profissional Ciência, Educação e Tecnologia
6 pág.

Prática Profissional Ciência, Educação e Tecnologia

Pré-visualização3 páginas
Prática Profissional: Ciência, Educação e Tecnologia
Leia atentamente o trecho a seguir:
\u201cA internet pode ser vista como grande repositório de informação, onde é possível encontrar assuntos sobre praticamente todas as áreas do conhecimento. Além disso, a internet dispõe dos mais modernos recursos para a manipulação da informação. Essas características contribuem para que tanto alunos quanto professores concordem que a internet seja um dos meios mais explorados educacionalmente.\u201d
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VALENTE, J. A. Uso da internet em sala de aula. Revista Educar, Curitiba, n. 19, p. 131-146. 2002. p. 132.
Considerando o trecho de texto e a videoaula da Aula 5, Internet e educação, sobre o uso da internet no contexto educacional, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Podemos afirmar que a internet pode ser uma ferramenta que auxilia o processo de ensino-aprendizagem, mas não é uma fórmula mágica. É preciso haver planejamento.
Você acertou!
Comentário: Conforme a videoaula da Aula 5, Internet e Educação (intervalo de tempo: 10'58" à 11'45"), a internet veio como uma ferramenta para facilitar a vida das pessoas e, na educação, o processo de ensino aprendizagem, mas não como uma fórmula mágica. Para melhor aproveitá-la, não basta ter bons equipamentos, recursos de última geração, é preciso preparo e planejamento para trabalhar pedagogicamente. 
	
	B
	Ao contrário das expectativas, podemos afirmar que a internet mais atrapalhou do que ajudou no processo de ensino-aprendizagem.
	
	C
	Apesar de a internet contribuir de diversas formas com a educação, pouca coisa mudou em relação à pesquisa escolar, que ainda se baseia, principalmente, em livros físicos.
	
	D
	Com a incorporação da internet no processo de ensino-aprendizagem, solucionou-se os principais problemas da educação, pois o professor passa a interferir menos na educação.
	
	E
	O uso da internet causou pouco efeito na educação, pois há um consenso na sociedade de que esse tipo de tecnologia deve-se manter afastada do ensino.
Questão 2/5 - Prática Profissional: Ciência, Educação e Tecnologia
Leia o seguinte excerto de texto:
\u201cO papel da informática e das técnicas de comunicação com base digital não seria \u2018substituir o homem\u2019, nem aproximar-se de uma hipotética \u2018inteligência artificial\u2019, mas promover a construção de coletivos inteligentes, nos quais as potencialidades sociais e cognitivas de cada um poderão desenvolver-se e ampliar-se de maneira recíproca. Dessa perspectiva, o principal projeto arquitetônico do séc. XXI será imaginar, construir e organizar o espaço interativo imóvel do ciberespaço\u201d.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LÉVY, P. Inteligência coletiva: Por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Edições Loyola, 1998. p. 25.
Considerando os conteúdos do livro-base Educação e novas tecnologias: Um (re)pensar, é correto afirmar que o ciberespaço é:
Nota: 20.0
	
	A
	Um espaço de comunicação entre as pessoas que evitam o espaço virtual.
	
	B
	Um lugar onde se cria uma nova modalidade de contato social, que privilegia o contato físico entre as comunidades participantes.
	
	C
	O local onde diferentes comunidades se encontram desde os primórdios da humanidade, ou seja, desde a pré-história já existia tal lugar.
	
	D
	Um lugar de comunicação, que vai além dos limites naturais de espaço e tempo.
Você acertou!
\u201c[...] as tecnologias são produto de uma sociedade e de uma cultura que convivem no ciberespaço, lugar de comunicação, de sociabilidade, onde se cria uma nova modalidade de contato social que extrapola os limites naturais de espaço e tempo, aos quais a humanidade, até então, estava acostumada\u201d (livro-base, p. 24).
	
	E
	Um espaço que provocou o desaparecimento da cibercultura, pois fez surgir uma nova forma de sociabilidade.
Questão 3/5 - Prática Profissional: Ciência, Educação e Tecnologia
Leia o fragmento de texto a seguir:
\u201cA educação se torna um ato de depositar, em que os educadores são depositários e o educador o depositante. Em lugar de comunicar-se, o educador faz \u2018comunicados\u2019 e depósitos que os educandos, meras incidências, recebem pacientemente, memorizam e repetem\u201d.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. p. 58.
De acordo com o fragmento de texto acima e com os conteúdos do livro-base Educação e novas tecnologias: Um (re)pensar, é correto afirmar que a educação bancária privilegia:
Nota: 20.0
	
	A
	O aluno ativo no processo de ensino e de aprendizagem.
	
	B
	O professor passivo no processo de ensinar.
	
	C
	O professor mediador da aprendizagem.
	
	D
	O aluno passivo ao receber o conhecimento.
Você acertou!
\u201cNessa aldeia global, o professor ainda se considera um ser superior que ensina a ignorantes. Isso forma uma \u2018consciência bancária\u2019 \u2013 o aluno recebe passivamente os conhecimentos, tornando-se um depósito do professor\u201d (livro-base, p. 46,47).
	
	E
	O aluno ativo e o professor mediador na prática educativa.
Questão 4/5 - Prática Profissional: Ciência, Educação e Tecnologia
Leia o seguinte fragmento de texto:
\u201cOs conceitos nascem no cotidiano (senso comum), são apropriados pelo meio científico e tornam-se científicos ao romperem com esse cotidiano, com esse senso comum\u201d.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FRANCELIN, M. M. Ciência: Senso comum e revoluções científicas: ressonâncias e paradoxos. <http://www.scielo.br/pdf/ci/v33n3/a04v33n3.pdf>. Acesso em 5 jan. 2015.
O conhecimento humano se apresenta em diferentes formas e o senso comum é uma delas. De acordo com os conteúdos estudados nas aulas e no livro-base Educação e novas tecnologias: Um (re)pensar, é correto afirmar que o senso comum se baseia:
Nota: 20.0
	
	A
	Nos estudos científicos que têm como finalidade propor uma explicação racional da realidade.
	
	B
	Nos conhecimentos espontâneos e intuitivos, uma forma de saber que fica no limite de nossas crenças.
Você acertou!
O conhecimento em nível do senso comum \u201cse baseia em conhecimentos espontâneos e intuitivos, uma forma de saber que fica no limite das nossas crenças, nossas experiências de vida, ou seja, do nosso dia a dia\u201d (livro-base, p. 21).
	
	C
	No saber metódico e rigoroso que é sistematicamente organizado.
	
	D
	Nas verdades absolutas que estão diretamente ligadas à ciência.
	
	E
	No desenvolvimento de teorias e nas suas aplicações às necessidades humanas.
Questão 5/5 - Prática Profissional: Ciência, Educação e Tecnologia
Leia o seguinte extrato de texto:
\u201cGarcía-Vera [...] sugere três temáticas sobre tecnologia e novas tecnologias que devem ser inseridas na formação do docente. Isso porque, qualquer que seja a TIC [Tecnologias de Informação e Comunicação] empregada em sala de aula \u2013 livro didático, computador, projetor, softwares, entre outros \u2013, conotações políticas, econômicas, sociais e culturais sempre estarão presentes e cabe ao professor refletir sobre esses recursos tecnológicos empregados por ele\u201d. 
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRITO, G. da S.; BOENO, R. K. de S.; BOENO, R. K. A inserção de tecnologias na prática docente: Fazendo o mesmo de forma diferente. IX ANPED SUL, 2012. <http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/372/885>. Acesso em 12 maio 2017.
Conforme os conteúdos do livro-base Educação e novas tecnologias: Um (re)pensar, Garcia-Vera apresenta três dimensões que precisam ser consideradas na formação de professores e no desenvolvimento de tecnologias. A esse respeito, assinale a alternativa que apresenta tais dimensões:
Nota: 20.0
	
	A
	Dimensão educacional-laboral; dimensão político-governamental; dimensão socioeconômica.
	
	B
	Dimensão político-laboral;