Buscar

Continue navegando


Prévia do material em texto

Aluno(a): 
	( X) G1
	
	Professor: Jéssica Stadniki
	( ) G2
	
	Disciplina: Patologia
	( ) Substitutiva
	
	Curso: Fisioterapia
	( ) 2º Chamada
	
	Semestre: 4º
	
NOTA: 
	
	Data: ___/___/____
	
FARMACOLOGIA EM FISIOTERAPIA – TEÓRICA (PESO 7,0)
01) MAPAS 1 a 3. (VALOR 1,0) ENADE 20. A História Natural da Doença é o conjunto de processos interativos que afetam desde o aparecimento da doença até o resultado final. Com base nessa informação, analise as afirmações a seguir. Uma fratura de quadril em um idoso tem etiologia multifatorial, e suas consequências no estado de saúde dependerão das condições clínicas pré-existentes no momento da fratura e dos níveis secundário e terciário de atenção à saúde existentes na comunidade onde vive o idoso.
PORQUE
O homem participa em todas as etapas do processo da História Natural da Doença, sendo gerador das condições favoráveis ao aparecimento de estímulos patológicos e vítima do contexto de agressão à saúde por ele favorecido.
Analisando as afirmações acima, conclui-se que 
(A) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. 
(B) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira. 
(C) a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa. 
(D) a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
(E) as duas afirmações são falsas.
02) MAPA 4. Patologia geral está envolvida com as reações básicas das células e tecidos a estímulos anormais provocados pelas doenças. Por isso é denominada patologia geral, doenças relacionadas a todos os processos patológicos, referentes às células. Assim considere as questões, colocando V (VERDADEIRO) e F (FALSO), após em caso de F (FALSO), justifique sua resposta (1,0).
( ) A patologia estuda múltiplas e complexas alterações anátomo-patológicas, caracterizadas por terminologias, definições, classificações, causas e consequências dos processos fisiológicos, enfatizando principalmente os mecanismos destas (patogênese).R:________________________________________________________________
( ) A patologia estuda a etiologia ( causa das doenças). Patognomia (mecanismo das doenças e a fisiologia Patológica (distúrbios Funcionais das alterações morfológicas-lesão amorfas).
R:___________________________________________________________________________
( ) A patologia estuda a Etimologia (Causa das doenças), Fisiopatogenia (mecanismo das doenças) Patognomia (mecanismo das doenças), alterações amofas ( lesões micro e macroscópicas induzidas nas células e órgãos do corpo) e, a Fisiopatologia (distúrbios funcionais das alterações morfológicas); R ____________________________________________________
( ) Reações biológicas e de homeostasia interagem entre si através de mecanismos e sistemas de biofeedback- que atuam desordenadamente no intuito de modular as varias múltiplas funç~ies do organismo;
( ) A homeostasia é mantida por informações recebidas ao nível de receptores sensoriais periféricos e centrais que transmitem estímulos a centros nervosos inespecíficos, s quais podem ser acionados conforme a necessidade orgânica; R:___________________________________________________________________________
( ) Homeostasia está relacionada com o índice ou parâmetros de normalidade, assim saúde está relacionada ao indivíduo, enquanto que normalidade está relacionada as partes estruturais ou funcionais do organismo; R: ______________________________________________________
( ) Doença é o estado de inadaptação ao ambiente físico, psíquico ou social em que se vive, no qual o indivíduo sente-se mal (sinais) e apresenta interações orgânicas evidenciáveis (sintomas).
( ) Saúde é o estado de perfeita adaptação do organismo ao ambiente físico, psíquico e social em que se vive, sentindo-se bem (saúde objetiva) e sem apresentar sinais ou alterações orgânicas evidenciáveis (saúde subjetiva) 
03) MAPA 2,3,4. (VALOR 1) Para compreender o mecanismo de lesão celular e conveniente e importante abordar os componentes da anatomia celular (organelas e citoesqueleto) e, sua consequente cascata de eventos (0,25).
a) Os __________ nas lesões reversíveis liberam enzimas para o citoplasma e no entanto desenvolvem papel fundamental nos fenômenos de_______________.
b) O ____________ sob certos estímulos (principalmente alguns fármacos) nas lesões celulares, pode ter seu volume diminuído.
c) Nas lesões irreversíveis a membrana celular apresenta bolhas na superfície provocadas pelo destacamento do citoesqueleto seguidas de ruptura devido ao aumento do estresse.
d) Nas lesões _____________ a membrana plasmática pode apresentar alterações mais sutis das vilosidades (que podem até desaparecer) em consequência do aumento da agua intracelular e demais alterações do _____________.
e) As _______________ apresentam alterações mais tardias em seu metabolismo e podem apresentar condensações amorfas_________________________ Em seu interior no caso de lesões irreversíveis.
Sendo assim complete adequadamente as frases:
a) Complexo de Golgi, heterólise, lisossomos, irreversível, irreversíveis, proteínas, mitocôndrias, grandes.
b) Lisossomo, autólise, retículo endoplasmático, irreversíveis, reversíveis, citoesqueleto, mitocôndrias, pequenas.
c) Enzimas, autólise, reticulo endoplasmático, reversíveis, reversíveis, citoesqueleto, mitocôndrias, grande.
d) Membrana plasmática, heterólise, mitocôndria, reversíveis, irreversíveis, citoesqueleto, reticulo endoplasmático, pequenas.
e) Lisossomos, autólise, reticulo endoplasmático, irreversíveis, irreversíveis, proteínas, mitocôndrias, grandes.
 
04) (MAPAS 4) Ainda em relação aos mecanismos moleculares responsáveis pelas lesões celulares que envolvem um cascata de eventos, os quais, na dependência de sua duração, gravidade e tipo de célula que acometem podem adquirir um caráter de reversibilidade e/ou irreversibilidade. Assim considere as questões, colocando V (VERDADEIRO) e F (FALSO), Justifique sua resposta: 
( ) Na lesão celular reversível ocorre a formação de densidades amosfas pequenas no interior das mitocôndrias o que leva a caracterizar a tumefação destas organelas e alterações na quantidade de ions cálcio em seu interior________________________________________________________
( ) No núcleo a cromatina encontrasse condensada podendo sofrer o fenômeno de picnose seguida de sua dissolução integral juntamente com a membrana nuclear, sendo este fenômeno característico das lesões reversíveis.________________________________________________
( ) A célula apresenta-se morfologicamente com tumefação mitocondrial e lesão da membrana plasmática com a formação de bolhas ocorrendo desintegração do citoesqueleto em uma lesão celular reversível. _____________________________________________________________
( ) Em uma lesão letal, ocorre lesão das membranas lisossômicas, seguida do extravasamento de suas enzimas para dentro do citoplasma tornando o pH citoplasmático mais ácido. R:___________________________________________________________________________
( ) Após a morte celular, os componentes organelares são progressivamente fagocitados por macrófagos locais e há extravasamento difuso de enzimas celulares para o meio extracelular e espaço intersticial. 
( ) Necrose pode ser considerada a morte celular ou tecidual de órgãos ou segmentos corporais do ser vivo, resultante da ação degradativa de enzimas sobre as células lesadas e pelas desnaturação proteica. R_________________________________________________________
( ) A necrose depende também do tecido que ocorre, podendo nem acontecer em tecidos como a pele e as mucosas.
( ) Gangrena é uma condição de morte celular que independe de um quadro de necrose. R___________________________________________________________________________
( ) As lesões celulares induzidas por processos isquêmicos mesmo após tentativa de reperfusao do fluxo local podem continuar a induzir morte celular, uma vezque as células já estão comprometidas bioquimicamente. Ex: isquemiamiocárdica suporta 30min. De anóxia e neurônios apenas 3min. R________________________________________________________________
( ) A atividade da bomba de sódio e potássio dependentes da energia da membrana plasmática pode ser reduzida consideravelmente, uma vez que as reservas e metabolismo energético (oxidativo e glicolitico) estão desordenados, porém permanecem inalterados até os estágios finais do processo de morte celular.
05) ( MAPA 5, 6) Individuo idoso de 80 anos, sexo masculino, chega ao pontro socorro com queixa de dor na região epigástrica esquerda que irradia para o tórax, dorso e membro superior esquerdo e falta de ar. Cardiopata e diabético diagnóstico médico comprovado por eletrocardiograma- Infarto agudo do miocárdio. 
a) Qual a possível necrose ocorreu no local?
_______________________________________________________________________
b) Cite as principais características patológicas desta necrose.
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
06) ( MAPA 6). (0,25) Individuo do sexo feminino, 60anos chega ao pronto socorro com queixa de dor intensa na região mamária e com dificuldade para respirar. Diagnóstico médico confirmado- Carcinoma Ductal Infiltrante de mama de evolução longa e também a mesma é portadora de diabetes mellitus. Observe-se lesões macroscópicas extrusadas que se iniciaram a mais de 1 ano e hoje encontram-se como evidencia a imagem. 
a) Qual a possível necrose do local ?
_____________________________________________________________________________
b) Cite as principais características patológicas desta necrose.
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
07) Quais as diferenças entre uma necrose Gomosa e a Caseosa? Cite as principais características fisiopatológicas das mesmas.
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
08) (MAPAS 1, 2 e 3) (Valor 0,25 ) Analisando a imagem, qual o possível evento patológico ocorre no local? 
R: _________________________________________________________________________
09 ( MAPA 8) Analise as afirmativas e assinale N para o eventos que ocorre em NECROSE e A para os de APOPTOSE.
( ) "Ponto final" das alterações celulares, sendo uma consequência comum de inflamações, de processos degenerativos e infiltrativos e de muitas alterações circulatórias. É o resultado de uma injuria celular irreversível, quando o então "nível zero de habilidade homeostática" é ultrapassado, caracterizando a incapacidade de restauração do equilíbrio homeostático, será seguida de autólise.
( ) Ocorre dentro de processos fisiológicos
( ) Elimina células indesejáveis do indivíduo, através da ativação de uma série coordenada e programada Internamente de eventos executados por um conjunto exclusivo de produtos gênicos
( ) Ocorre dentro de processos fisiológicos
( ) Célula compacta-se 
( ) Citoplasma entumecido
( )Resulta da alteração súbita de um ou mais processos fisiológicos( pH, temperatura, íons)
( ) Não ocorre perda da membrana citoplasmática 
( ) Perda da permeabilidade de membrana 
( )Formação de corpos apoptóticos