Buscar

Projeto Integrador 1 semestre

Prévia do material em texto

LAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES
AGDA PAIXÃO DE TOLEDO
projeto integrador: diagnóstico organizacional - fase 3 EXECUÇÃO 
São Paulo
2018
AGDA PAIXÃO DE TOLEDO
projeto integrador: Diagnóstico organizacional - fase 3 execução 
Projeto organizado como exigência parcial para a avaliação da Fase 3 Execução, do Projeto Integrador: Diagnóstico Organizacional, da Laureate International Universities. 
São Paulo
2018
Sumário
Introdução	4
1 OBJETIVOS	6
1.1 Gerais	6
1.2 Específicos	6
2 Análise de ambiente	7
2.1 Microambiente	7
2.2 Macro ambiente	7
2.3 análise SWOT	7
3 PROBLEMA	8
4 Execução do projeto	9
5 parecer final do projeto: Resultados esperados	10
REFERÊNCIAS	11
Tabela 1- Análise de Ambiente	7
Introdução
A empresa escolhida foi a Avianca Brasil, fundada em 18 de fevereiro de 2002 como Oceanair, em 26 de abril de 2010 teve seu nome alterado para Avianca Brasil, sendo hoje a quarta maior companhia aérea do Brasil, com sede em São Paulo.
A escolha da empresa foi pela história desde da sua fundação e tempos atuais, e hoje eu trabalho na companhia.
1 OBJETIVOS
	
O objetivo desse trabalho é analisar diversos pontos da empresa em questão, tantos negativos quantos positivos, e relatar possíveis melhorias e falhas na gestão da mesma, de forma a melhorar a sustentabilidade da mesma, contribuindo com o meio ambiente e conscientizado seu público.
1.1 Gerais
O foco principal desta análise é refletir sobre os pontos principais da empresa aérea Avianca Brasil, mostrando suas atividades diárias e relatando possíveis melhorias para tal.
1.2 Específicos
Apresentar as áreas em que são trabalhadas na Avianca, como: direitos humanos, diversidade, conscientização e sustentabilidade. 
É importante também ressaltar que ao dar a devida importância a esses tópicos, a empresa estará contribuindo para o seu sucesso e para que seu público tenha uma excelente visão da mesma.
2 Análise de ambiente
2.1 Microambiente
Avianca Brasil é considerada em pesquisas recentes como a mais votada em termos de conforto, atendimento diferenciado e serviço de bordo, e é a única companhia brasileira membro da Star Alliance, a maior aliança global de companhias aéreas. 
2.2 Macroambiente
Atualmente a empresa encontra-se em uma fase de “reestruturação”, como tem sido exposta pela mídia, vem causando “medo” aos clientes, fazendo com que tenha uma queda em termos financeiros, visibilidade e no conceito. A empresa não possui nenhum programa de sustentabilidade, e campanha de marketing efetivas.
 
2.3 análise SWOT
Tabela 1- Análise de Ambiente
	
	Forças Positivas
	Forças Negativas
	Interno
	Potencialidades
- Conforto
- Atendimento
- Preço diferenciado
- Frota Moderna
	Fragilidades
- Campanhas de publicidades pouco efetivas
- Numero limitados de destinos
- Problemas financeiros e judiciais
	Externo
	Oportunidades
- Acordo judicial
- Promoções para todos os destinos
- Transportadora oficial da copa do mundo de futebol feminino e dos jogos pan-americanos que ocorrera em Lima no Peru. 
	Ameaças 
- Quantidade de voos das concorrentes
- Campanhas constantes de marketings
- Recuperação Judicial
- Entretenimento a bordo
3 PROBLEMA
Atualmente a empresa esta passando por uma fase de recuperação judicial, onde a empresa tenta um acordo para se estabilizar de forma que beneficie ambos os lados.
A malha da empresa está ampliando aos poucos, porém ainda não se compara com a quantidade de voos das concorrentes, o que faz com que o cliente que adquire passagens com rotas específicas não tenha outras opções.
As campanhas de publicidade não são suficientes e as poucas que são criadas não são efetivas o bastante para alcançar e gerar interesse no amplo público alvo da empresa.
A Avianca Brasil é a única companhia aérea que recebeu a categoria ‘A’ de Selo Dimensional ANAC em todas as aeronaves e em todas as fileiras de poltronas.
A empresa também oferece um atendimento diferenciado, em que seus funcionários são treinados para entregar excelência, além das oportunidades que a mesma dá às pessoas com deficiência e jovens aprendizes à procura do primeiro emprego.
Se começarem a olhar para as oportunidades de possíveis alianças com times e equipes que tem demanda para certos destinos operados pela companhia, isso traria visibilidade para a empresa e ajudaria na divulgação da mesma, um bom exemplo disso são as viagens das equipes de futebol feminino e dos jogos pan-americanos que ocorrerão em Lima, Peru, um destino que a Avianca é famosa por operar. 
4 Execução do projeto
A companhia atualmente deve se organizar internamente, em termos financeiros, cuidar dos seus funcionários principalmente aqueles que estão na linha de frente, e estão enfrentando esses dias turbulentos, e assim começar aos poucos com promoções de passagens para todos os destinos para conquistar novamente os clientes, campanhas de marketings efetivas, e acordos com times, clubes, bandas, para voltar a ter visibilidade.
5 parecer final do projeto: Resultados esperados
Se a Avianca Brasil, após a recuperação judicial, tiver como objetivo criar projetos de sustentabilidades, como a utilização de materiais recicláveis, preservando o meio ambiente e gastando menos. E também começar a planejar acordos com os times de esportes, para iniciar esse projeto seria interessante se aproveitasse a oportunidade, de ser a transportadora oficial dos jogos pan-americanos que ocorrerão em Lima, Peru, um dos destinos que a companhia opera, através do voo TACA-PERU.
Assim a empresa voltara a ter visibilidade no mercado e a confiança dos clientes.
REFERÊNCIAS 
http://www.revistaflap.com.br/web/aviacao-civil/noticias/10012-avianca-brasil-encerra-as-operacoes-com-o-jato-fokker-mk-28
https://pt.wikipedia.org/wiki/Avianca_Brasil
https://g1.globo.com/economia/noticia/2018/12/13/avianca-brasil-diz-que-justica-aceita-pedido-de-recuperacao-judicial.ghtml

Continue navegando