A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Av2 2019

Pré-visualização | Página 1 de 1

Av2 - Seminário de Projeto Integrado IV - Pge
1) 
Uma das formas do governo ajustar a economia de um país é através das políticas macroeconômicas.
Sobre as políticas macroeconomias e os seus instrumentos, leia com atenção as afirmativas abaixo:
I. ( ) A Política comercial embora muito utilizada pelos países não serve para amenizar o problema da balança de pagamentos;
II. ( ) A Política Monetária, a política Cambial, costumam ser amplamente utilizadas para amenizar crises econômicas no Brasil, resultantes de instabilidades econômicas em países que são nossos parceiros comerciais, como aconteceu com a crise na Argentina em meados de 2001;
III. ( ) A Crise econômica que o Brasil enfrentou em meados de 2015-16, representou uma retração da demanda e uma consequente retração da oferta, gerada principalmente por aumento nos preços;
IV. ( ) O principal instrumento da política monetária é a emissão de dinheiro para aumentar a oferta de moeda em circulação, facilitando assim as trocas entre os agentes;
V. ( ) A inflação oficial do Brasil é medida pela variação de preço dos itens básicos da construção civil (tijolos, cimento, etc..)
Agora analise e marque V para verdadeiro e F para falso:
Alternativas:
a)
F - V - V - F - F 
Alternativa assinalada
b)
F - F - V - F - F
c)
V - V - V - F - V
d)
V - F - F - F -F
e)
F - V - V - F – V
) 
Ludwick Marishane, universitário na Universidade de Cape Town, na África do Sul, desenvolveu um gel de banho que não exige água e sabão. Para divulgar o produto, ele também criou uma empresa. A ideia dele é útil principalmente para lugares onde não há água adequada ou suficiente para o banho. O gel garante eliminar bactérias, hidratar a pele e deixar um cheirinho de banho tomado, basta esfregá-lo sobre o corpo. Seu criador acredita que seus principais clientes não estarão apenas em lugares onde não há água potável. A empresa diz que venderá o gel para passageiros de voos de longa duração, para hotéis e locais onde há guerras ou situações de conflitos. A criação de Marishane, extremamente parecida com o álcool gel, pode ajudar a reduzir doenças em áreas rurais causadas pela falta de água e higiene. A composição do gel mistura biocidas, bioflavonoides e hidratantes. Com o gel, Marishane ganhou o prêmio máximo do Global Student Entrepreneur Awards de 2011. Agora, além de uma empresa, ele já detém a patente e a marca registrada do gel. Cada unidade do gel será vendida por US$ 0,50 para comunidades rurais e por US$ 1,50 para empresas. Segundo o universitário, uma unidade é suficiente para limpar todo o corpo e matar 99,9% dos germes.
Com essas informações, pense em um cenário com uma empresa comercial que já atue com uma ampla distribuição de produtos diversos e que resolva introduzir o gel criado por Marishane em seu portfólio de produtos.
Nessa situação, em qual dos quadrantes da Matriz BGC (Boston Consulting Group) o gel (produto) estaria posicionado? 
Selecione a alternativa correta.
 Fonte: ENADE – Administração – 2015 (adaptado).
Alternativas:
a)
No quadrante estrela, pois tem grande participação no mercado e será introduzido em um mercado em crescimento constante.
b)
No quadrante abacaxi, pois como o mercado e o produto são novos, tanto a participação quanto o crescimento do mercado são pequenos.
c)
No quadrante vaca leiteira, pois é um grande gerador de caixa para empresa em um mercado crescente, sem a necessidade de investimentos.
d)
No quadrante em questionamento, pois é um novo produto que ainda não tem participação de mercado, embora seja introduzido em um mercado em crescimento.
Alternativa assinalada
e)
No quadrante estrela, pois é indicado para uso durante viagens de avião de longa distância.
3) 
Muitas empresas fracassam pela crença de que paradoxos são unicamente negativos e devem ser eliminados. Atualmente, diferentemente das organizações da Sociedade Industrial, as organizações da Sociedade do Conhecimento acreditam que o paradoxo é algo que deve ser aceito e cultivado (TAKEUCHI E NONAKA, 2008).
As contradições, as inconsistências, os dilemas, as dualidades e as oposições não são alheios ao conhecimento, pois o conhecimento em si é formado por dois componentes dicotômicos e aparentemente opostos, isto é __________ e __________.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
Alternativas:
a)
conhecimento real; conhecimento imaginário.
b)
informação; dado.
c)
informação explícita; dado explícito.
d)
tese e síntese.
e)
conhecimento explícito; conhecimento tácito.
Alternativa assinalada
4) 
O brand equity agrega valor a produtos e serviços, pois reflete o pensamento dos consumidores no que se refere a sua relação com a marca.
Com base nisso, analise as afirmativas I, II e III a seguir:
I - Brand equity corresponde ao valor tangível (palpável) de uma empresa ou uma marca com base na percepção de seus clientes.
II - As marcas com menor brand equity normalmente têm maior receita e lucro.
III - Um dos itens analisados referentes ao brand equity são os tipos de respostas do
cliente em relação à marca.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
I, apenas.
b)
II, apenas.
c)
III, apenas.
Alternativa assinalada
d)
I e II, apenas.
e)
I e III, apenas.
5) 
Faz parte da natureza humana aprender, e todas as vezes que realizamos algo melhor do que fazíamos anteriormente, podemos dizer que houve aprendizado. É por meio da aprendizagem que percebemos o mundo e nossa relação com ele.
Com relação ao aprendizado individual, analise as afirmativas a seguir:
I.É a aquisição de informações, habilidade, atitudes e valores.
II.Desenvolve-se pela interação social, em contato com a realidade, com o meio e as pessoas.
III.Independe da motivação de quem quer aprender.
IV.Promove mudanças no comportamento.
Agora, assinale apenas a alternativa que apresenta a(s) afirmativa (as) correta(as):
Alternativas:
a)
I, apenas.
b)
II e III, apenas.
c)
I e III, apenas.
d)
I, II e IV, apenas.
Alternativa assinalada
e)
Estão corretas as alternativas I, II, III e IV.