Buscar

Jogo das Cores Proibidas - Vygotsky

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS 
CURSO DE PEDAGOGIA
JOGO DAS CORES PROIBIDAS - VYGOTSKY 
Emely Stefany S. Marques - N354AG3
Felipe Rochinski da Silva - D758CI5
Isabella de Oliveira Camargo – N3624B0
Lailla de Campos Brito - D67BDE5
Monaliza Silva Luz - N2367H6
Campinas/SP
2019
Introdução
Durante seus anos de estudos acerca da psique e do desenvolvimento cognitivo e comunicativo humano, Lev S. Vygotsky idealizou, conceituou e fundou a teoria histórico social, ou a psicologia interacionista sócio-cultural, que por resumo baseia-se em como o progresso da mente se dá a partir das interações sociais e culturais, como o próprio nome já diz. Em suma, o indivíduo aprende porque desenvolve-se no meio e com o que lhe é proporcionado.
Influenciado por discursos marxistas e ideias socialistas do início do século XX, deu início as suas teorias das funções psicológicas, enfatizando o quão grandemente a linguagem e pensamento estão atados e vinculadas. Inicialmente busca compreender e estruturar o desenvolvimento das crianças a partir de suas concepções do mundo e a fase de aprendizado que se encontra, sendo de única e exclusiva responsabilidade do que lhe é oferecido para que ocorra a construção e apropriação do conhecimento. Interagindo com o meio, com relações interpessoais e realizando trocas culturais/sociais é que será internalizado tal aprendizado, já que tudo o que temos em nosso consciente é fruto e resultado da relação com o outro.
Nosso trabalho irá explorar um dos principais pensamentos estabelecidos por Vygotsky, a mediação simbólica, aplicando ainda o “Jogo das Cores Proibidas”, método utilizado para entender e explicar como funciona a linguagem, egocentrismo, comunicação e a capacidade de memorizar e internalizar da criança, a partir dos usados signos culturais.
Mediação Simbólica 
As teorias vygotskyanas baseiam-se em quatro termos chaves: interação, internalização, zona de desenvolvimento proximal e mediação simbólica, sendo está última foco central para análise e estruturação do jogo das cores, tendo por objetivo examinar o progresso do pensamento e da linguagem na infância, tomando os outros termos como segundo plano.
Tudo o que aprendemos e está internalizado em nosso consciente é resultado de uma troca, uma interação com o meio e com os indivíduos que nos cercam, já que Vygotsky afirma que todo e qualquer aspecto que pareça individual na pessoa, é, na verdade, fruto da construção numa relação com o outro, num fator cultural, sendo daí em diante capaz de se internalizar o conhecimento. Torna-se então a língua, os símbolos, significados e signos os mediadores desse aprendizado, dessa cultura que se apropria no indivíduo.
Quando definimos um objeto e a representação do que é esse objeto, estamos criando e dando início a uma mediação simbólica, sendo esta a responsável por criar a ligação compreensível da criança com tudo o que diz respeito ao tal objeto em questão; seu significado, sua serventia, suas conexões com outras representações, etc. Através da mediação simbólica é que se internaliza o conhecimento proposto e adquire aprendizado perante tal situação.
Com base nessa teoria, são abertas as portas para o desenvolvimento do pensamento, do aprendizado e da linguagem, sendo apenas o segundo passo de toda uma linha teórica explorada por Vygotsky em seus estudos focados em aspectos infantis.
Jogo das Cores Proibidas 
O jogo das cores proidas é um jogo infantil que consiste em realizar perguntas que obtém as cores como respostas, porém com regras de proibição de palavras. O experimento tem como objetivo compreender o papel dos signos mediadores na atenção voluntária e na memória do indivíduo, em relação as instruções que foram determinadas no início do jogo e observar a frequência da fala egocêntrica. 
Para se jogar o jogo é necessario pedir a uma criança que ela responda a um conjunto de questões relativas as cores, destacando dois tipos de instruções: não mencionar as cores proibidas estabelecidas no início e não repetir as cores que já tenham sido mencionadas no decorrer da brincadeira. Vence o jogador que obedecer as duas regras durante toda a partida. A criança deve ser orientada a responder ''eu não posso falar essa cor'', para a determinada situação na qual a cor seja proibida ou repetida. O jogo é dividido em três etapas, sendo que a primeira é constituída por 19 perguntas, não possui ajuda e nem cartões de cores e as cores proibidas são amarelo e verde; a segunda etapa possui 19 perguntas, auxilio de cartões coloridos, não possue ajuda e as cores proibidas são azul e vermelho; a terceira e última etapa contém 19 perguntas, auxílio de cartões coloridos e ajuda de uma terceira pessoa, sendo as cores proibidas são marrom e laranja, destacando que em todas as etapas as cores não podem ser repetidas.
O material utilizado para a realização desse jogo foram cartões feito de papel colorset nas cores azul, vermelho, verde, amarelo, alaranjado, marrom, branco e preto, brinquedos, lápis, bexigas, lenços, pastas, borrachas, bolsas, caixas e folhas de papéis nas cores estipuladas no roteiro de perguntas e etapas do jogo cores proibidas. 
Assim, fora aplicado com quatros crianças, denominadas de: Sujeito A, Sujeito B, Sujeito C e Sujeito D.
Aplicação e Analise dos Resultados 
Criança A
Nome: Sujeito A
Idade: 6 anos
Sexo: Masculino
Nível sócio- econômico: Classe B
Conhecimento das cores: Já possui conhecimento prévio das cores
Compreensão das regras: Demonstrou não compreender completamente as regra
Local de pesquisa: Instituição de ensino
Condução do jogo: Isabella Camargo
Observação do jogo: Lailla Brito
Criança B
Nome: Sujeito B
Idade: 6 anos
Sexo: Masculino 
Nível sócio- econômico: Classe B
Conhecimento das cores: Já possui conhecimento prévio das cores 
Compreensão das regras: Demonstrou não compreender completamente as regra
Local de pesquisa: Instituição de ensino 
Condução do jogo: Isabella Camargo 
Observação do jogo: Lailla Brito
Criança C
Nome: Sujeito C
Idade: 8 anos 
Sexo: Feminino
Nível sócio- econômico: Classe B
Conhecimento das cores: Já possui conhecimento das cores
Compreensão das regras: Demonstrou compreender completamente as regras
Local de pesquisa: Sua casa
Condução do jogo: Emely Marques
Observação do jogo: Emely Marques
Criança D
Nome: Sujeito D
Idade: 9 anos
Sexo: Feminino
Nível sócio- econômico: Classe B
Conhecimento das cores: Já possui conhecimento das cores
Compreensão das regras: Demonstrou compreender completamente as regras
Local de pesquisa: Sua casa
Condução do jogo: Emely Marques
Observação do jogo: Emely Marques
Analise primeira etapa:
Tabela demonstrativa primeira etapa do jogo contendo as perguntas, erros e acertos de cada participante. 
 LINK Excel.Sheet.12 "C:\\Users\\Lailla\\Downloads\\tabela jdcp.xlsx" "Plan1!L1C1:L20C5" \a \f 4 \h \* MERGEFORMAT 
	Perguntas Etapa 1
	Criança A
	Criança B 
	Criança C
	Criança D 
	1. Qual é a cor deste brinquedo? (Azul)
	A
	A
	A
	A
	2.Qual é a cor do sangue? (vermelho)
	A
	A
	A
	A
	3.Qual é a cor dete lápis? (amarelo)
	A
	E
	A
	A
	4.Qual é a cor da terra? (marrom)
	A
	A
	A
	A
	5.Qual é a cor do sol? (amarelo)
	A
	E
	A
	A
	6.Qualé a cor da folha da arvore?(verde)
	A
	E
	A
	A
	7.Qual é a cor da banana ?( amarela) 
	A
	E
	A
	A
	8.Qual é a cor da maça ( vermelha)
	A
	E
	A
	A
	9. Qual é a cor dessa bolsa (marrom)
	A
	E
	A
	A
	10. Qual é a cor da grama (verde)
	A
	E
	A
	A
	11. Qual é a cor deste lápis (verde)
	A
	E
	A
	A
	12.Qual é a cor da coca-cola (marrom)
	E
	E
	A
	A
	13.Qual é a cor deste lenço (branco)
	A
	A
	A
	A
	14.Qual é a cor da laranja (laranja)
	A
	A
	A
	A
	15. Qual é a cor desta bexiga (verde) 
	A
	E
	E
	A
	16. Qual é a cor desta caneta ( preta )
	A
	A
	A
	A
	17. Qual é a cor do leite (branco)
	A
	E
	A
	A
	18. Qual é a cor do céu ( azul)
	A
	E
A
	A
	19. Você acha que você ganhou ou perdeu? O que não podia falar? O que mais?  
Criança A
A criança A demonstrou grande empolgação com o jogo, ficava muito preocupado em acertar as cores e não falar a cor dada como proibida, esquecendo da segunda regra que não permite repetir cores anteriormente faladas. Tendo então acertado 8 questões falando a cor corretamente em 7 questões respondeu corretamente “não posso falar” e errou 3 questões pois repetiu as cores. teve seu primeiro erro na oitava pergunta “qual a cor da maçã”, respondeu rapidamente que era vermelha, mas depois ficou pensando ao passar para próxima, ficou algum tempo pensando, assim respondeu com a cor repetida, ao final da rodada quando questionada se havia ganhado o jogo a mesma respondeu que havia perdido pois errou algumas vezes, lembrava da primeira regra onde não podia falar as cores amarelo e verde, porém não lembrou da segunda regra mesmo.
Criança B
A criança B demonstrou não compreender corretamente as regras do jogo, ficou muito empolgado com os brinquedo e se concentrou somente em responder às cores, não se importando completamente se estava certo. Teve um desempenho muito baixo acertou cumprindo as regras do jogo apenas 6 questões, não se atentou as cores dadas como proibidas e repetiu as cores, respondeu todas rapidamente e ao ser perguntado se havia ganhado o jogo, respondeu que sim, quando questionado sobre as regras não soube responder.
Criança C
A criança demonstrou animação, disse que adora essas atividades, e que em sua escola sempre brincam assim, sua empolgação era nítida do começo ao fim do jogo, entendeu todas as regras com facilidade. Na aplicação da Primeira parte, acertou 17 das 18 perguntas que lhe foram feitas. O seu erro aconteceu quando ela falou que laranja era cor proibida, mas não tinha dito essa cor nenhuma vez, mas foi uma das últimas perguntas, onde se perguntou “Qual é a cor da laranja?”, sendo assim se confundiu, achando que já havia falado. Em questão as cores proibidas “amarelo e verde”, acertou todas as vezes, sua reação no final, foi de alegria, disse que tinha acertado quase todas, e ainda repetiu todas as cores que havia falado só uma vez, e não as repetiu mais.
Criança D 
A criança mostrou compreender todas as regras do jogo, a empolgação em seus movimentos era evidente, estava super concentrada. Na aplicação da primeira parte, acertou 14 das 18 perguntas que lhe foram apresentadas, em sua oitava resposta se confundiu falando umas das cores proibidas para a pergunta “Qual a cor desta bolsa?(marrom)”, onde já havia dito está cor, foi assim também com as, décima segunda, décima terceira e décima quarta perguntas, mas depois dos erros, começou a se concentrar profundamente, acertou as que faltavam, percebeu que havia errado algumas, e principalmente as cores proibidas “amarelo e verde”, lembrando que para “Qual é a cor deste lápis? (Verde)”, respondeu com a cor proibida, tinha convicção que havia perdido esta rodada.
Analise segunda etapa:
Tabela demonstrativa segunda etapa do jogo contendo as perguntas, erros e acertos de cada participante.
 LINK Excel.Sheet.12 "C:\\Users\\Lailla\\Downloads\\tabela jdcp.xlsx" "Plan1!L23C1:L42C5" \a \f 4 \h \* MERGEFORMAT 
	Perguntas Etapa 2 
	criança A
	criança B 
	criança C 
	criança D
	1. Qual é a cor desta bexiga? (azul) 
	A
	E
	A
	A
	2. Qual é a cor deste brinquedo? (verde) 
	A
	A
	A
	A
	3. Qual é a cor do algodão? (branco) 
	A
	A
	A
	A
	4.Qual é a cor do tronco das árvores? (marrom)
	A
	A
	A
	A
	5.Qual é a cor do morango? (vermelho) 
	A
	E
	A
	A
	6.Qual é a cor desta folha de papel? (branco) 
	A
	E
	A
	A
	7. Qual é a cor do café? (preto) 
	A
	E
	A
	A
	8.Qual é a cor desta caixa? (vermelha) 
	A
	E
	A
	A
	9. Qual é a cor deste lápis? (preto) 
	A
	A
	A
	A
	10.Qual é a cor da casca da maçã? (vermelho) 
	A
	E
	A
	A
	11.Qual é a cor deste lápis? (azul) 
	A
	E
	A
	A
	12. Qual é a cor deste brinquedo? (alaranjado) 
	A
	A
	A
	A
	13.Qual é a cor da grama? (verde)
	A
	E
	A
	A
	14. Qual é a cor da terra? (marrom)
	A
	E
	A
	A
	15. Qual é a cor da piscina? (azul)
	A
	E
	a
	A
	16.Qual é a cor da laranja? (alaranjado)
	A
	E
	A
	A
	17. Qual é a cor deste brinquedo? (amarelo)
	A
	A
	A
	A
	18.Qual é a cor do cabelo loiro? (amarelo)
	A
	A
	A
	A
	19.Voce acha que você ganhou ou perdeu ? O que não podia falar ? O que mais ?  
 Criança A
Ao iniciar a segunda rodada entregamos os cartões coloridos correspondentes a respectivas cores usadas com os objetos e perguntas do jogo, orientando a criança que os cartões poderiam ajudá-la a vencer. Nesta etapa seu desempenho melhorou sendo então, que nas 18 questões falou as cores corretamente em 7 questões e nas demais respondeu que não poderia falar o nome da cor. Não utilizou os cartões de forma apropriada, ficou segurando-os nas mãos, mesmo sabendo que não podia mexê-los de lugar, sempre olhava antes de responder algumas perguntas como nas questões 5 e 6 respondeu apenas mostrando o cartão com um pouco de insegurança. Ao final da partida quando perguntamos novamente se havia ganhado respondeu que “não, porque errou algumas vezes”, não demonstrou segurança nas suas respostas.
Criança B
Na segunda etapa, a criança se comportou da mesma forma não tendo avanço no seu desempenho, foi dado os cartões com a orientação de que estes poderiam ajudar a ganhar, a criança ficou brincando disperso do jogo, não se atentou as perguntas respondendo somente as cores, acertou 7 questões , ao ser perguntado novamente se havia ganhado o jogo respondeu que sim e não se lembrou das regras.
Criança C
Na segunda parte, no início da rodada, foi colocado a sua frente cartões coloridos com todas as cores dos objetos que seriam apresentados a ela. A mesma foi orientada com cartões coloridos que seriam um apoio, para que ela pudesse ganhar o jogo, mas que nesse momento a orientadora do jogo não poderia mostrar-lhe como usá-los. Acertou todas as 18 perguntas que lhe foram feitas, se confundiu algumas vezes, mas a resposta sempre estava correta, no final da rodada, achou que tinha perdido, pois realmente em alguns momentos, ficou pensando por alguns segundos se já havia dito aquela cor ou não, tanto as cores proibidas “azul e vermelho”, quanto as outras.
Criança D 
Na segunda parte, no início da rodada, foi entregue a criança cartões coloridos com todas as cores dos objetos que seriam apresentados a ela. A mesma foi orientada com os cartões coloridos, sendo eles um apoio, para que ela pudesse ganhar o jogo, mas que nesse momento a orientadora, não poderia mostrar-lhe como usá-los. Foi visto um desempenho maior nesta fase, onde a criança acertou 16 das 18 perguntas, se confundiu algumas vezes, esqueceu algumas resposta, mas logo em seguida lembrou-se, na pergunta “Qual é a cor do cabelo loiro?”, ficou bem confusa, mas conseguiu responder, não olhou muito para os cartões, os utilizou olhando para eles, apenas três vezes. Ficou na dúvida se havia ganhado ou perdido a rodada, mas disse todas as cores que não podia ter falado e também as que não podia ter repetido.
Analise terceira etapa:
Tabela demonstrativa terceira etapa do jogo contendo as perguntas, erros e acertos de cada participante.
	Perguntas Etapa 3 
	criança A 
	criança B
	criança C
	criança D
	1.Qual é a cor da melancia por dentro? (vermelho)
	A
	A
	A
	A
	2.Qual é a cor deste lenço? (branco)
	A
	A
	A
	A
	3.Qual é a cor desta pasta? (vermelha)
	A
	E
	A
	A
	4.Qual é a cor deste lápis? (alaranjado)
	A
	E
	A
	A
	5. Qual é a cor desta borracha? (azul)
	A
	A
	A
	A
	6. Qual é a cor do abacate ? (verde)
	A
	A
	A
	A
	7.Qual é a cor desta bolsa? (marrom)
	A
	E
	a
	A
	8.Qual é a cor das nuvens? ( brancas)
	A
	E
	A
	A
	9.Qual é a cor deste brinquedo? (verde)
	A
	E
	A
	A
	10.Qual é a cor deste outro brinquedo? (alaranjado)
	A
	E
	A
	A
	11.Qual
é a cor do ouro? (amarelo)
	A
	A
	A
	A
	12.Qual é a cor do céu? (azul) 
	A
	E
	A
	A
	13.Qual é a cor deste brinquedo? ( marrom) 
	A
	E
	A
	A
	14.Qual é a cor da terra? (marrom) 
	A
	E
	A
	A
	15. Qual é a cor do urubu? (preto) 
	A
	A
	A
	A
	16.Qual é a cor deste brinquedo? (amarelo)
	A
	A
	E
	a
	17. Qual é a cor desta mexetica? (alaranjado) 
	A
	E
	E
	A
	18.Qual é a cor do chocolate? (marrom) 
	A
	E
	E
	A
	19.Voce acha que você ganhou ou perdeu ? O que não podia falar ? O que mais ? 
Criança A
Iniciamos a terceira parte do jogo explicando que nesta etapa poderia usar os cartões novamente orientando o modo com utilizados de forma com que conseguisse lembrar posteriormente as cores já faladas e as cores consideradas proibidas, e que agora sim, poderia mexê-los. Teve o mesmo desempenho da rodada anterior acertando quase todas as questões, teve dificuldades com os cartões sendo por fim não utilizando como de forma funcional, demorou um pouco mais para responder a questões, ficava observando e pensando durante um tempo até respondê-las, ao final perguntamos sobre as regras, e se havia ganhado, respondeu com insegurança que não sabia.
Criança B
Por fim, na terceira etapa do jogo decorreu como nas anteriores a criança acertou a cor de todas as perguntas e objetos mas não se atentou as regras, foi dado os cartões e orientado o modo de usar, sempre lembrando quais eram as regras de forma clara, entretanto não demonstrou um avanço qualitativo acertando novamente 7 questões, nas perguntas feitas ao final respondeu que sim havia ganhado o jogo pois respondeu as cores certas, ainda não conseguindo lembrar das regras.
Criança C
Na terceira parte, o desempenho da criança diminuiu, quando lhe foi dito que agora ela poderia usar os cartões coloridos como apoio, se embaralhou com as perguntas e acabou esquecendo de usá-los, acertando 14 das 18 perguntas, onde em uma das, disse a cor marrom respondendo “Qual é a cor da terra?”, mas logo em seguida lembrou que essa era uma das cores proibidas, corrigindo-a ela mesma da resposta errada, e as outras 3 errou pois não conseguiu se concentrar em mover os cartões, nem esperou que a aplicadora lhe perguntasse se havia ganhado ou perdido, já foi dizendo com clareza que esta rodada sabia que tinha perdido.
Criança D 
Na terceira parte, seu desempenho despencou um número a menos do que na segunda rodada, acertou 15 de 18, foi orientada que poderia ganhar utilizando os cartões coloridos, onde poderia movimenta-los para que de melhor maneira pudesse lembrar qual cor era proibida ou não, e também das que já havia falado. Os seus erros foram em relação a cor verde, ficou fixada na nas cores proibidas da primeira parte do jogo, “verde e amarelo”, nas perguntas “Qual a cor do abacate?;Qual a cor deste brinquedo? (Verde)” disse cor proibida para os dois, sendo que em nenhum momento já havia falado essa cor. Os cartões não a ajudaram muito, ficou confusa pois os movimentou muito e depois não se lembrava se já havia mexido ou não em algumas cores, ficou bem nervosa nessa etapa, pois queria ganhar e sabia que algumas de suas respostas estavam erradas, sua empolgação atrapalhou um pouco a rodada. No final, lembrou que as cores proibidas eram “laranja e marrom”, mas disse que havia perdido, pois se atrapalhou por causa das cores proibidas das últimas duas etapas do jogo, sendo assim, mostrou que sua memória está funcionando corretamente, pois conseguiu reconhecer onde errou.
Análise dos resultados geral 
O jogo das cores proibidas foi correspondida por todas as crianças com facilidade, elas entenderam suas regras, mesmo os sujeitos A e B de 6 anos conseguiram compreendê-las, mas por serem pequenos no decorrer das estampas ficaram dispersos em alguns momentos, mas mostram um desempenho grande para a sua idade. Em comparação com os sujeitos C (8 anos) e D (9 anos), de maior idade pudemos observar que uma criança que prevê uma avaliação onde se pode ganhar no final, mesmo que seja apenas um jogo, nos dois casos a empolgação os atrapalhou. O sujeito C iniciou o jogo muito seguro, prestou muita atenção na primeira e segunda parte, mas como viu que seu desempenho estava sendo bom, mesmo que no final não tivesse certeza, sempre achava que tinha, em partes ganhado mais do que perdido, na terceira parte se esqueceu de usar os cartões como apoio, sua ansiedade para ver se tinha completado a tarefa com sucesso, lhe deixou confusa e atrapalhada, sendo assim, percebeu sua falha e tinha convicção de nessa etapa, ter fracassado, perguntou varias vezes se poderia repetir todas as rodadas, e que iria conseguir ganhar da próxima vez. O Sujeito D como o sujeito C se concentrou muito, mas se atrapalhou, pois queria obter um resultado final de sucesso, não conseguiu atingir acertos completos em nenhuma das etapas do jogo, mostrou que sua memória estava coerente ao que estava respondendo, pois mesmo quando errava, se corrigia logo em seguida, mas não se concentrou devidamente, sua ansiedade para ganhar fez com que não seguisse as regras devidamente, sendo assim o atrapalhando.
 A experiência obtida com todos os sujeitos foi enorme, vendo que crianças de 6 anos em comparação com as de 8 e 9 eram bem diferentes, mas que em algumas etapas elas se ligavam, pois a criança pequena apenas não se concentra, se dispersava com todos os brinquedos postos a sua frente, e as de maior idade, por conta da ansiedade, querendo obter sucesso, as atrapalhavam, mostrando de fato que, o quanto ser bom, e mostrar resultados significativos é de grande importância para elas. Mesmo que suas concentrações estavam focadas, o querer atingir um resultado “nota 10”, isso se tornou um obstáculo, impedindo o resultado correto das 18 questões.
Conclusão 
Levando em consideração todo o desenvolvimento do tema explorado no trabalho, pudemos concluir a importância da mediação feita por instrumentos e símbolos, principalmente quando aplicadas em crianças durante sua maturação.
Como contextualizado por Oliveria (OLIVEIRA, M. K. 1997), as crianças abaixo de 8 anos ainda não se beneficiam do instrumento ofertado (cartões), não é capaz de fazer tal associação, porém, a partir desta idade, conseguem se basear em signos e instrumentos para atingir o propósito estabelecido no jogo. Tal informação ficou evidenciada na prática quando as crianças que usamos para avaliar corresponderam a teoria. Já com os indivíduos na faixa etária de 6 anos, ainda possuem dificuldade em aceitar e lidar com regras, além de terem dificuldade para compreender e internalizar o que lhes foi proposto.
O pensamento e a linguagem estão fortemente ligados, num segundo plano, com o contexto principal do jogo, visto que é preciso buscar, em seu consciente os símbolos já apropriados a partir das vivências, pois para fazer a relação com a cor verde, precisa se recordar de que a folha que viu numa árvore também é verde, por exemplo.
Tendo em vista todos os aspectos analisados de todo processo deste trabalho, aprendemos e concluímos o quão é importante os fundamentos e bases das teorias vygotskyanas e os seus pilares do pensamento: a função psicológica possui seu suporte biológico; fundamenta-se nas relações sócias indivíduo-mundo, desenvolvendo-se num processo histórico; e como é mediada a relação homem-mundo.
Anexos 
Sujeito A e B
(Foto 1)
(foto 2)
(foto 3)
Sujeito C 
(Foto 4)
(Foto 5)
(Foto 6)
Sujeito D	
(Foto 7)
(Foto 8)
(Foto 9)
Bibliografia 
OLIVEIRA, M. K. Desenvolvimento e aprendizado. In: OLIVEIRA, M. K. Vygotsky. Aprendizado e desenvolvimento um processo sócio -histórico. 4ª ed. São Paulo: Scipione 1997.
OLIVEIRA, M. K. O problema da afetividade em Vygotsky. In: TAILLE, Y. Piaget, Vygotsky, Wallon. Teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.
REGO, Teresa Cristina. Vygotsky uma perspectiva histórico-cultural. 20ª, Ed. São Paulo: Vozes, 2009
VYGOTSKY, L. S. Interação entre aprendizado e desenvolvimento.
In: VYGOTSKY, L.S. A Formação social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais