Buscar

91300318-questoes-PROVA-HERMENEUTICA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1) O que é um silogismo científico?
São aqueles cujas premissas são universais ou necessárias bem como suas conclusões, ou seja, não admitem pode ser ou pode não ser, pode acontecer ou não acontecer, podem ser assim ou de outra maneira.
 
2) O que é um entinema?
É um argumento que contém pelo menos uma premissa não formulada, designada por premissa implícita. Pode-se também dizer que se trata de uma premissa subentendida ou oculta.
3) O que é um silogismo dialético?
É o que comporta argumentações contrárias, porque suas premissas são meras opiniões sobre coisas ou fatos possíveis ou prováveis. As opiniões não são objetos de ciência, mas de persuasão.
4) Explique a dialética em Platão.
Para Platão a dialética é o único caminho que leva ao verdadeiro conhecimento. Pois a partir do método dialético de perguntas e respostas é possível iniciar o processo de busca da verdade. Em sua Alegoria da Caverna, Platão fala da existência de dois mundos: o mundo sensível e o mundo das idéias. 
5) O que defendia Górgias?
Suas obras defendem pontos de vista que eram impopulares, paradoxais e até mesmo absurdos. 
6) O que é a antilogia em Protágoras?
Protágoras foi o primeiro a ensinar que em todo e qualquer assunto há dois discursos contraditorios, ou seja, que a respeito de tudo se pode encontrar sempre um pró e um contra.
7) O que é o ciclo hermenêutico? 
O processo de interpretação se dá através de uma interação ontológico-dialética (representada em forma de espiral), entre a consciência histórica do intérprete e a abertura interpretativa permitida pelo objeto, a partir de seu mundo próprio. 
8) Quem é seu fundador da hermeneutica?
A palavra deriva do nome do deus grego Hermes, o mensageiro dos deuses, a quem os gregos atribuíam a origem da linguagem e da escrita e considerado o patrono da comunicação e do entendimento humano.
Com Friedrich Schleiermacher (1768-1834), no início do século XIX, a hermenêutica recebe uma reformulação, pela qual ela definitivamente entra para o âmbito da filosofia.
9) Que influência ele sofreu da Antiguidade Clássica?
Foi influenciado pelo movimento romantista quando entende como possível um intérprete chegar a uma habilidade de recriar a mente do autor de um texto. 
10) O que é um sofisma?
É um suposto raciocínio aparentemente válido, mas inconclusivo, pois é contrário ás próprias leis. Possui caráter absurdo nas premissas da verossimilidade e, por definição, tem por objetivo, dissimular uma ilusão de verdade aparentando seguir normas de lógica.
11) O que é a ironia socrática?
Modo de interrogar pelo qual Sócrates levava o interlocutor ao reconhecimento da sua própria ignorância.
12) O que é um axioma?
É uma verdade auto-evidente sobre a qual outros conhecimentos devem se apoiar, da qual outro conhecimento é construído.  é considerado uma verdade evidente que e é aceita como tal mas que ao rigor da palavra não pode ser demonstrado ou provado uma verdade absoluta dentro do domínio de sua aplicação; é geralmente derivado de intuição ou de conhecimento empírico, os quais apoiam-se em todos os fatos científicos até então conhecidos e relevantes à área em estudo.
13) O que é a retórica em Aristóteles?
 é a outra face da dialética; pois ambas se ocupam de questões mais ou menos ligadas ao conhecimento comum e não correspondem a nenhuma ciência em particular. De facto, todas as pessoas de alguma maneira participam de uma e de outra, pois todas elas tentam em certa medida questionar e sustentar um argumento, defender-se ou acusar.
é dar um tratamento eminentemente filosófico ao tema em oposição ao tratamento descuidado que osretores e sofistas daquele tempo davam ao tema. 
14) Quais são as diferenças entre Interpretação e Hermenêutica?
A hermenêutica pode ser considerada a arte de interpretar as leis, estabelecendo princípios e conceitos, que buscam  formar uma teoria adaptada ao ato de interpretar. 
Já a interpretação é de alcance mais prático, pois, pode-se dizer, que se presta exclusivamente a entender o real sentido e significado das expressões contidas nos textos da lei, e, para que isso seja possível, é necessária a utilização dos preceitos da hermenêutica. 
15) Como funcionam as antinomias jurídicas? E as lacunas?
Funciona para situações fáticas às normas colidentes. 
22) Explique as gerações sofísticas.
górgias(famoso sofista que provou que tuda muda com o exemplo do pensamento:("nada é;se é;é incognoscível;se é cognoscível;é incomunicavél".) e protágoras inventor do pensamento:("O homem é a medida de todas as coisas,da existência do que existe e a inexistência do que não existe);logo;tinha o intuito de fazer do homem,um personagem de estudo visando reforçar o individualismo,humanismo e outros modelos que vieram no mesmo instante.
Estes dois influentes personagens deram base para o surgimento de duas gerações a dos sofistas erísticos e a dos sofistas políticos.
Os erísticos se traduzem hoje na idéia do advogado;defendiam uma causa estando certa ou errada;e tinham como função convencer para vencer.
Os políticos utilizavam da mentira para convencer e vencer.
23) O que é a maiêutica socrática?
Consiste em levar o interlocutor à descoberta da verdade mediante uma série de perguntas e mediante as perplexidades a que as respostas vão dando origem. Acha-se implicada a ideia da reminiscencia que se manifesta no reconhecimento da verdade, quando se apresenta a alma.
24) Quais são as partes do discurso retórico?
25) Como Descartes influenciou o método científico moderno? Quais as consequências de seu modo de pensar para o estudo do Direito e da Hermenêutica Jurídica?
26) Sobre a Hermenêutica Filosófica, diga o que você compreendeu de Schleiermacher, Dilthey e Gadamer.
27) Por que numa disciplina como esta, Hermenêutica e Argumentação Jurídica, discutimos assuntos como concepções de linguagem e convencionalismo?
28) A qual momento histórico remetemos, na nossa cultura, a origem da Hermenêutica?
29) O que mudou na maneira de interpretar dos seres humanos na modernidade? Que fatos são marcantes para sua inauguração?
30) Como a Hermenêutica pode lhe ajudar no curso de Direito e na vida profissional jurídica?
5) O que defende o princípio da não contradição? Qual é a sua diferença em relação ao princípio do terceiro excluído (segundo Aristóteles)?
2) Classifique o seguinte silogismo conforme a posição do termo médio.
Todo baiano é brasileiro.
Paulo é baiano.
Logo, Paulo é brasileiro.
7) Quais são os contributos mais destacados da sofística em relação a Hermenêutica?
15) Como a Interpretação era realizada durante a Idade Média?
16) Como a patrística e a escolástica contribuíram para o estudo da hermenêutica? O que elas defendiam que é tão marcante para o estudo do Direito?
17) Explique como trabalhavam os glosadores e os comentadores.
19) O que mudou na interpretação com o advento da Reforma Protestante?
20) Esquematize, com exemplos, as classificações da interpretação.
21) Quais foram os principais sistemas interpretativos discutidos em sala de aula?

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando