Buscar

As Cinco Forças de Porter

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

As Cinco Forças de Michel Porter
 As Cinco Forças de Porter baseiam-se em uma análise competitiva entres as empresas, além de serem fatores que uma organização deve estudar para desenvolver uma estratégia empresarial eficiente, assim também possibilitando para que a empresa possa estar sempre a frente dos seus atuais concorrentes e possíveis novos concorrentes. 
 Porter refere-se a essas forças como microambiente. Utilizam dessas forças em uma empresa que afeta a sua capacidade para servir os seus clientes e obter lucros. Uma mudança em qualquer uma das forças normalmente requer uma nova pesquisa (análise) para reavaliar o mercado. Porter avalia que a estratégia competitiva de uma empresa deve aparecer a partir da abrangência das regras da concorrência que definem a atratividade de uma indústria. 
Rivalidade entre os concorrentes:
 A primeira força é a rivalidade que existe entre os concorrentes, ou seja, qual o grau de competição existente.
 Um mercado ou um segmento de mercado com rivalidade entre os concorrentes acaba se tornando algo não atrativo para algumas empresas, pois com a disputa de preços, promoção de venda e propaganda acaba diminuindo a lucratividade. Entretanto, esse é um dos pontos mais importantes na análise de Porter, pois deve – se saber e considerar pontos fortes das organizações que vendem um produto ou participam do mesmo segmento, os fatores a serem analisados são o número de concorrentes, a adversidade e a publicidade que utilizam.
Algumas perguntas que ajudam a analisar esse ponto são:
Quantos competidores existem no setor?
Como os concorrentes estão agrupados (se houver grandes grupos, haverá mais força de negociação com fornecedores)?
Quais são as vantagens competitivas dos concorrentes (elas têm custos menores, conseguem margens maiores, estão bem localizadas, têm alto índice de fidelidade etc.)?	
Poder de Negociação dos Clientes.
 O poder de negociação dos clientes nada mais é do que o poder de barganha dos clientes e pode ser observado quando forçam o preço dos produtos/serviços para baixo, quando exigem melhoria de qualidade ou quando forçam um aumento na competição entre as empresas.
 Os principais fatores que potencializam a influência dos clientes podem ser, por exemplo, conhecimento do mercado e das empresas, estipularem quantidade e frequência de consumo e ameaça de produtos substitutos. 
Poder de Negociação dos Fornecedores
Assim como na força anterior, o poder de negociação dos fornecedores também pode ser sintetizado como o poder de barganha dos fornecedores. Um alto poder de negociação dos fornecedores é prejudicial à rentabilidade da empresa, uma vez que estes podem variar os preços dos produtos/serviços fornecidos e a empresa pode não ser capaz de repassar estes preços ao consumidor. 
Os fornecedores podem exercer grande influência nas empresas, se este possuir um produto/serviço diferenciado e altamente importante para o funcionamento do negócio. O poder de negociação dos fornecedores também é elevado se seu produto for único ou o mercado possuir poucos fornecedores que o produzem.
Ameaça de Entrada de Novos Concorrentes
 Muitas empresas entram no mercado com o desejo de conseguir uma fatia (parcela) de um setor e frequentemente recursos substanciais. Caso haja barreiras de entradas que possam dificultar a sua inserção, fica mais difícil a sua fixação no mercado: a ameaça de entrada é pequena. Se o concorrente se estabelecer pode haver perda de rentabilidade por parte da empresa. Com a ajuda de barreiras ficará muito difícil para o concorrente "roubar" os melhores clientes. 
Ameaça de Produtos Substitutos
 
 Produtos ou serviços novos no mercado que possuem função similar ou equivalente ao produto/serviço de sua empresa ou que possam substituir seus produtos são uma ameaça à sua empresa. Fatores que potencializam esta ameaça são, por exemplo, a relação preço/rendimento deste produto, as chances do cliente alterar suas preferências e baixa capacidade de sua empresa acompanhar o desenvolvimento no setor.
 A análise das 5 Forças de Porter é uma das ferramentas de gestão empresarial  que se aplica a qualquer empresa, independentemente do seu tamanho. Suas conclusões são importantes para mostrar qual a posição da organização no mercado, visualizando pontos positivos e negativos, além de forças e fraquezas da própria empresa e da concorrência. Fazer o uso dessa análise permite que a equipe tenha um conhecimento mais aprofundado dos seus serviços, clientes e concorrentes. Dessa forma, a estratégia da organização pode ser desenvolvida de forma muito mais planejada e inteligente.