Buscar

atividade 02

Prévia do material em texto

Caros alunos, a data limite para a entrega das atividades está no quadro de avisos, lembrando que: 
1- O prazo não será prorrogado.
2- Cópias da internet, ou de outras fontes, ou ainda de colegas, serão sumariamente zeradas. 
3- Texto desorganizado, sem estética, com problemas de textualidade, bem como erros ortográficos, de coesão e coerência terão notas descontadas .
5- As respostas das questões objetivas obrigatoriamente devem ser feitas no gabarito.
4 - Cada atividade valerá 5,0 pontos, assim distribuídas: 
ATIVIDADE 1 – ENVIAR NO PORTFÓLIO 1 – VALOR TOTAL ZERO A CINCO 
ATIVIDADE 2 – ENVIAR NO PORTFÓLIO 2 - VALOR TOTAL ZERO A CINCO 
TOTAL – DEZ 
Acessem aos links e arquivos e , ainda, façam pesquisas complementares, ok?
Abraços e bom trabalho a todos (as).
Professora Pós Doutora Nara Sgarbi 
ATIVIDADE 2 -
	GABARITO
	01-
	“D”
	02-
	 “D”
	03-
	 “B”
	04-
	“D”
Leia atentamente : 
I- Sobre o objeto da linguística, na primeira metade do século XX, foi considerado premissa o fato de cada língua estruturar de forma particular a visão de mundo de uma dada comunidade, sendo prejudicial à descrição qualquer tipo de interferência de outros sistemas.
 II- Na segunda metade do século XX, portanto, desponta uma nova escola linguística que receberia o nome de Gramática Gerativo-Transformacional e que determinou uma verdadeira reformulação quanto ao jeito da linguística. 
III-A Gramática Gerativo-Transformacional aproveitou muitos dos ensinamentos de Saussure, por exemplo, o da língua como objeto stricto sensu da linguística em contraposição ao discurso, essa nova escola considera os objetivos até então vigentes como demasiado estreitos.
IV- O conceito de língua de Chomsky é o mesmo defendido por Saussure, para Chomsky o realce à língua é total, como um conjunto de regras, grande parte delas ordenadas, que permitem ao falante gerar um número infinito de orações gramaticais, isto é, todas as orações gramaticais da língua e nenhuma agramatical. 
V-Assim, o ponto de partida para a nova escola linguística foi o fato de um falante ser incapaz de produzir orações que ele nunca usara antes, e, ser incapaz, igualmente, de entender orações para ele novas.
É correto o que se afirma em: 
I, II,V apenas
B) III, IV, apenas
 C) I, II, IV, apenas
D)I, II, III, apenas
 E) I, II, III, IV 
2- 
A pragmática necessita ser entendida como algo separado dos “níveis” de língua representados nos modelos linguísticos de análise ,sejam eles o nível fonológico, o nível morfológico, o sintático, o semântico, entre outros.
 PORQUE 
A pragmática não faz parte da “estrutura” da língua e até o momento, ela ainda não tem um campo de estudo bem definido, até porque um grande número de fatores governa nossa escolha de língua em interação social, e ainda não está claro o que eles todos são.
Considerando-se essas assertivas, é correto afirmar que: 
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não possui relação com a I.
b) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
c) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
d) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II está relacionada a I.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
3-Para o subjetivismo idealista:
I-A língua é uma atividade, um processo criativo ininterrupto de construção que se materializa sob a forma de atos de fala individuais. 
II- As leis de criação linguística são essencialmente leis individuais-psicológicas. 
III-. A criação linguística é uma criação racional ,análoga à criação artística.
 IV. A língua, na qualidade de produto acabado , na qualidade de sistema estável se apresenta como um depósito inerte, abstratamente construída pelos linguistas em vista de sua aquisição prática como ferramenta pronta para o uso. 
V-Os críticos atuais da gramática gerativa também costumam incluir Saussure e Todorovinsk entre os que entendem a língua dentro do “subjetivismo idealista”, pois eles classificaram a linguística como um ramo da sociologia cognitiva.
É correto o que se afirma em: 
A-IV e V apenas
B) I,II ,III e V apenas
C)I, II, IV, apenas
D)I,II , III e IV apenas
 E) V apenas 
4- Sobre as questões linguísticas é correto o que se afirma em:
Saussure postulava a ideia de que o estudo da linguagem comportava duas partes: uma, essencial, que tinha por objeto a fala, que era social em sua essência e independente do indivíduo.
 Saussure postulava a ideia de que o estudo da linguagem comportava duas partes: uma, secundária, que tinha por objeto a parte individual da linguagem, vale dizer, a língua , inclusive a fonação e é psicofísica. 
 Os fatores históricos e geográficos não estão diretamente ligados à língua, e na realidade afetem sobremaneira o organismo interno da língua , sendo, portanto, possível separar os elementos externos dos internos nos estudos linguísticos.
Na evolução da língua a variação é inerente à mesma e reflete variações sociais, o fato é que as mudanças são regidas, sobretudo por leis externas, de natureza social. 
5- Elabore um texto analisando e respondendo a questão que segue: 
 A definição de língua para Noam Chomsky é a mesma defendida por Saussure? 
 
Resp:
De acordo com a apostila em sua página 31, a definição de língua para Noam Chomsky é difere bastante da defendida por Saussure, pois este defende que a linguagem se situa dentro do circuito da fala, exatamente no ponto em que a imagem acústica se associa a um conceito, enquanto que Chomsky da total realce a língua como um conjunto de regras, grande parte delas ordenadas, que permitem ao falate gerar um número infinito de orações gramaticais.
Leia obrigatoriamente Critérios Avaliativos ,os quais estão no quadro de avisos. 
Não ultrapasse o limite de dez linhas .
Lembre-se de citar as fontes de pesquisa.
Organize a resposta com as suas palavras.
QUALQUER CÓPIA ZERA TODA A ATIVIDADE. 
6- Por meio de um texto comente a afirmativa que segue :
Podemos assegurar que a ideologia é um reflexo das estruturas sociais e , portanto, toda modificação da ideologia acarreta uma modificação da língua.
Na visão de Mikhail Bakhtin, conforme texto contido em nossa apostila na página 41, essa frase é totalmente verídica, pois Bakhtin em análise essencialmente marxista, afirma que todo signo é ideológico. A ideologia é um reflexo das estruturas sociais e , portanto, toda modificação da ideologia acarreta uma modificação da língua.
Leia obrigatoriamente Critérios Avaliativos ,os quais estão no quadro de avisos. 
Não ultrapasse o limite de dez linhas .
Lembre-se de citar as fontes de pesquisa.
Organize a resposta com as suas palavras.
QUALQUER CÓPIA ZERA TODA A ATIVIDADE. 
Boas reflexões!!!
Professora Pós Doutora Nara Sgarbi

Continue navegando