Buscar

Avaliação On-Line 4 (AOL 4) - Questionário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação On-Line 4 (AOL 4) – Questionário – nota 10,0
 
PERGUNTA 1
Correlacione os itens a seguir:
1 - O retrabalho;
2 - O reparo;
3 - A concessão.
A- É entendida pela norma como permissão para o uso ou liberação de um produto ou serviço que não atenda aos requisitos especificados;
B- É assim denominado como toda ação sobre um produto ou serviço não conforme, a fim de torná-lo aceitável para o uso pretendido;
C- É entendido segundo a norma ABNT NBR ISO 9000:2015 como uma ação sobre um produto ou serviço não conforme, a fim de torná-lo conforme, de acordo com os requisitos que podem afetar ou alterar partes do produto ou serviço não conforme.
Assinale a alternativa que traz a sequência correta.
	
	a.
	1-A, 2-C, 3-B.
	
	b.
	1-C, 2-B, 3-A.
	
	c.
	1-A, 2-B, 3-C.
	
	d.
	1-B, 2-C, 3-A.
	
	e.
	1-C, 2-A, 3-B.
PERGUNTA 2
Sobre os tipos de correlações que podem ser encontradas em um Diagrama de Dispersão, verifique as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA.
	
	a.
	Correlação negativa – as variáveis se concentram em uma linha decrescente.
	
	b.
	Correlação fraca - Quanto maior for a dispersão dos pontos, menor será a correlação entre os dados. 
	
	c.
	Correlação perfeita - será perfeita quando houver uma grande dispersão entre os pontos.
	
	d.
	Correlação forte - Quanto menor for a dispersão dos pontos, maior será a correlação entre os dados.  
	
	e.
	Correlação positiva - ocorre quando há uma tendência crescente entre os pontos.
PERGUNTA 3
Segundo ABNT NBR ISO 9000:2015, a ação corretiva visa eliminar a causa de uma não conformidade e prevenir sua recorrência. Dentre as ações a seguir assinale a INCORRETA.
	
	a.
	A permissão de desvio que consiste numa permissão para desviar-se dos requisitos, originalmente especificados, de um produto ou serviço antes da sua realização.
	
	b.
	O refugo é uma ação sobre um produto ou serviço não conforme, para impedir a sua utilização prevista originalmente.
	
	c.
	A liberação que consiste num tipo de permissão para prosseguir para o próximo estágio de um processo ou para o próximo processo.
	
	d.
	A reclassificação consiste num tipo de alteração da classe de um produto ou serviço não conforme, a fim de torná-lo conforme a requisitos diferentes daqueles inicialmente especificados.
	
	e.
	O retrabalho é assim denominado como toda ação sobre um produto ou serviço não conforme, a fim de torná-lo aceitável para o uso pretendido.
PERGUNTA 4
A ideia, de usar metodologias e ferramentas na qualidade, tem o objetivo de guiar o gestor para que ele possa entender a organização, verificar desvios, focar nos problemas e na solução desses, controlar as situações não programadas e planejar o trabalho no longo, médio e curto prazo. Na MASP, utiliza-se um método estruturado em alguns passos. São eles:
	
	a.
	Identificação do problema, define o tema, análise, plano de ação, ação, verificação, padronização e conclusão.
	
	b.
	Define regras, observação, análise, plano de ação, ação, verificação, padronização e conclusão.
	
	c.
	Identificação do problema, observação, análise dos resultados com exame da lista de ideias, plano de ação, ação, verificação, padronização e conclusão.
	
	d.
	Identificação do problema, observação, análise, plano de ação, ação, verificação, padronização e conclusão.
	
	e.
	Define regras, observação, análise, análise dos resultados com exame da lista de ideias, ação, verificação, padronização e conclusão.
PERGUNTA 5
Para Jaison e Meire (2018), o Diagrama de Ishikawa apresenta uma relação entre os diversos fatores (causas) que podem contribuir para a existência de um resultado indesejado ou não conforme de um processo (efeito). Originalmente, são propostas 6 categorias de causas, pelo método, que são:
	
	a.
	Máquina, Manuseio, Matriz, Meio social, Método e Medidas.
	
	b.
	Máquina, Materiais, Mão de obra, Meio econômico, Método e Medidas.
	
	c.
	Máquina, Materiais, Matriz, Meio social, Método e Mensuração.
	
	d.
	Máquina, Materiais, Mão de obra, Meio ambiente, Método e Medidas.
	
	e.
	Máquina, Manuseio, Mão de obra, Meio econômico, Método e Medidas.
PERGUNTA 6
Na análise de causa utilizamos alguns termos importantes, EXCETO: 
	
	a.
	Causa-raiz.
	
	b.
	Causas.
	
	c.
	Análise de causa-raiz.
	
	d.
	Prioridade de causa.
	
	e.
	Fatores causais.
PERGUNTA 7
O Brainstorming contém seis etapas. Análise as alternativas a seguir e assinale a que corresponde à sequência correta dessas etapas:
	
	a.
	Registro das ideias finais com o reexame da lista, define o tema, prepara a equipe, define regras, produção de ideias com enfoque na quantidade de ideias, análise dos resultados com exame da lista de ideias.
	
	b.
	Define regras, define o tema, prepara a equipe, produção de ideias com enfoque na quantidade de ideias, registro das ideias finais com o reexame da lista, análise dos resultados com exame da lista de ideias; 
	
	c.
	Define o tema, define regras, prepara a equipe, análise dos resultados com exame da lista de ideias, produção de ideias com enfoque na quantidade de ideias, registro das ideias finais com o reexame da lista.
	
	d.
	Define o tema, define regras, produção de ideias com enfoque na quantidade de ideias, prepara a equipe, análise dos resultados com exame da lista de ideias, registro das ideias finais com o reexame da lista.
	
	e.
	Define o tema, prepara a equipe, define regras, produção de ideias com enfoque na quantidade de ideias, análise dos resultados com exame da lista de ideias, registro das ideias finais com o reexame da lista.
PERGUNTA 8
Sobre as ações corretivas, preventivas e de melhoria, verifique as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA.
	
	a.
	Ação preventiva pode originar-se de registro de medições de produtos e processos, de ocorrências de não conformidades, de relatório de segurança de instalações e condições de trabalho, observações e oportunidades de melhoria, comentários e reclamações de clientes e sugestões dos próprios colaboradores.
	
	b.
	Já as ações de melhoria consistem na adequação, suficiência e eficácia do sistema de gestão da qualidade.
	
	c.
	Precisa-se destacar que, nas ações corretivas, podem existir mais de uma causa para uma não conformidade e, para evitar a recorrência dessas não conformidades, é preciso agir na prevenção. 
	
	d.
	Já a ação preventiva segundo a NBR ISO 9000:2015 é uma ação para maximizar a causa de uma potencial não conformidade ou outra situação potencialmente indesejável. 
	
	e.
	Na NBR ISO 9000:2015 o significado de ação corretiva consiste em eliminar a causa de uma não conformidade para prevenir uma recorrência. 
PERGUNTA 9
Uma matriz, comumente utilizada na gestão da qualidade, é a Matriz BASICO que, segundo Ribeiro (2018), é um método com foco na priorização de projetos. Esse método consiste em encontrar as mais diversas soluções, como a redução de custos, perdas e desperdícios de tempos, que podem atrapalhar o desenvolvimento de processos na empresa. Essa matriz baseia-se em seis critérios. Quais são eles?
	
	a.
	Malefícios para a organização, Abrangência dos resultados, Insatisfação dos colaboradores, Investimentos necessários, Cliente externo: grau de impacto, Operacionalização: grau de facilidade.
	
	b.
	Benefícios para a organização, Abrangência dos resultados, Satisfação dos colaboradores, Investimentos necessários, Cliente externo: grau de impacto, Operacionalização: grau de facilidade.
	
	c.
	Malefícios para a organização, Periculosidade dos resultados, Insatisfação dos colaboradores, Investimentos necessários, Cliente externo: grau de impacto, Operacionalização: grau de facilidade.
	
	d.
	Benefícios para a organização, Abrangência dos resultados, Satisfação dos colaboradores, Investimentos necessários, Cliente interno: grau de impacto, Operacionalização: grau de facilidade.
	
	e.
	Benefícios para a organização, Periculosidade dosresultados, Satisfação dos colaboradores, Investimentos necessários, Cliente externo: grau de impacto, Operacionalização: grau de dificuldade.
PERGUNTA 10
Verifique as alternativas a seguir sobre o Diagrama de Causa e Efeito e assinale a INCORRETA.
	
	a.
	Também conhecido como diagrama de correlação, consiste numa relação entre duas variáveis.
	
	b.
	O criador desse diagrama, o Kaoru Ishikawa, foi um importante propulsor dos avanços na qualidade de produtos e serviços. 
	
	c.
	Esse diagrama identifica, explora e ressalta todas as causas de um problema.
	
	d.
	Esse diagrama é muito conhecido na gestão da qualidade e no ambiente empresarial devido ao sucesso em seu uso. 
	
	e.
	Esse diagrama também conhecido como espinha de peixe ou Diagrama de Ishikawa.

Outros materiais