Buscar

educação nutricional

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201805457866)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Analise as frases abaixo:
1) A organização da sociedade, com suas diversas estruturas e sistemas de valores, desempenha um papel na aceitação e rejeição de padrões alimentares.
2) Hábito é um ato, uso e costume, ou um padrão de reação adquirido por frequente repetição da atividade (aprendizagem).
3) Os pais devem sempre controlar a quantidade da alimentação da criança, não permitindo a auto regulação alimentar que pode gerar problemas futuros.
4) Somente a família influencia na formação dos hábitos alimentares da criança, pois quando estas chegam à escola não é mais possível fazer modificações.
Em relação à formação do hábito alimentar pode-se afirmar que estão corretas:
		
	
	Todas as alternativas.
	
	Apenas a alternativa 1;
	 
	Apenas as alternativas 1 e 2;
	
	Apenas a alternativa 3;
	
	Apenas as alternativas 1, 2 e 3;
	Respondido em 30/04/2019 13:47:42
	
Compare com a sua resposta: O aluno deve comentar sobre as últimas mudanças ocorridas no padrão alimentar do brasileiro, conforme as últimas pesquisas de consumo alimentar. Comentar sobre o aumento no consumo de alimentos industrializados e redução no consumo de alimentos in natura. Descrever as alterações na sociedade que levaram à estas mudanças, como inserção da mulher no mercado de trabalho, maior disponibilidade e variedade de alimentos industrializados, dentre outros.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201806200681)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Com o objetivo de preservar a saúde da população, assim como a imagem do profissional nutricionista perante a sociedade, os Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas elaboraram recomendações para a participação de nutricionistas em entrevistas em meios de comunicação diversos. Aponte qual das alternativas abaixo não corresponde à uma recomendação dos Conselhos para a Comunicação em Saúde (Fonte: http://www.cfn.org.br/index.php/recomendacao-o-nutricionista-na-midia/):
		
	 
	Considere que a imprensa se dirige a um público bastante homogêneo e, portanto, transmita todas as orientações para públicos específicos, com recomendações gerais. Por mais que tenha domínio sobre o assunto, revise-o quanto a números, estatísticas, legislação, entre outros.
	
	Ao conceder entrevistas, procure saber antecipadamente se a pauta contemplará assuntos que poderão ser abordados com evidências científicas. Caso os temas sejam polêmicos, procure direcionar a entrevista de modo que o público receba informações respaldadas cientificamente, destacando os riscos, benefícios e a importância de acompanhamento nutricional individualizado.
	
	Antes de conceder entrevistas, busque informações sobre a motivação da imprensa a respeito da matéria, com a intenção de aumentar a chance de resposta para aspectos desconhecidos.
	
	Caso não tenha conhecimento a respeito de algum assunto específico, não hesite em esclarecer que o tema está fora de sua área de atuação e oriente o jornalista a consultar um profissional especializado no assunto.
	
	Consulte sites oficiais, como os da Anvisa, IBGE, CFN, CRN, Ministério da Saúde, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, OMS/ONU, FNDE, além das tabelas de composição nutricional, guias alimentares, diretrizes e consensos, antes de emitir qualquer pronunciamento.
	Respondido em 30/04/2019 13:43:01
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201805457930)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em relação as mudanças no padrão alimentar do Brasileiro, a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF 2008-2009), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), recentemente, mostrou um padrão alimentar inadequado pela maioria dos brasileiros, caracterizado pelo alto consumo de alimentos ricos em:
		
	 
	Gorduras, Açúcar e Sódio
	
	Frutas, verduras, Sódio, Gorduras e Açúcar.
	
	Arroz e feijão e carnes
	
	Frutas e verduras
	
	Bebidas alcoólicas
	Respondido em 30/04/2019 13:50:34
	
Compare com a sua resposta: 1 - Alimento é objeto de consumo; 2 - Usufruir ao máximo mesmo que o corpo padeça; 3 - Escassez de recursos x Consumo exacerbado.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201806200753)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O olhar biologicista da saúde, que enxerga a doença como um mero "desvio", e que traz uma visão pequena e reducionista sobre "alimentos saudáveis e não saudáveis", não promove mudança no comportamento alimentar. Os números alarmantes de pessoas com DCNT também nos dizem que a população não está saudável. Ao mesmo tempo que temos tanta informação circulando em vários meios de comunicação, por que continuamos doentes? Desta forma, é necessário buscar informações de confiança e credibilidade com nutricionistas. Existem alguns sinais que indicam falta de credibilidade nas mensagens sobre a alimentação:
Recomendações com base em um único estudo, com declarações que não são aceitas por organizações científicas respeitáveis.
Declaração de listas de alimentos "bons" e "maus".
Recomendações feitas para ajudar a vender um produto.
Orientações com base em estudos publicados sem revisão por pareceristas.
 Advertências sensacionalistas de "perigo" relacionado à um único alimento ou produto.
Aponte a alternativa com as afirmativas corretas:
		
	 
	Todas as afirmativas estão corretas
	
	Apenas as afirmativas I, III e IV
	
	Apenas as afirmativas I, II e III
	
	Apenas as afirmativas I, IV e V
	
	Apenas as afirmativas II, IV e V
	Respondido em 30/04/2019 13:45:29
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201806200697)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Segundo Alvarenga et al. (2015, pg.56), O termo "Mentalidade de dieta" é definido como o "controle social e o consequente mal-estar que atravessa nossa experiência com a alimentação e com o corpo. A maioria não sabe mais o que gosta de comer, o que é fome ou saciedade e quando as sente, sendo esses os sinais internos básicos da alimentação". Leia as afirmativas abaixo:
A relação com a comida sofreu enorme perturbação nas últimas décadas, advinda da regulação científica, dos ideais de beleza, do crescimento da produção industrial dos alimentos, da massificação e da cultura.
A mentalidade de dieta é produzida socialmente, está internalizada e regula as relações do homem com sua alimentação e com seu corpo.
A mentalidade de dieta indica que comemos cada vez mais motivados por fatores externos; perdemos nossa capacidade de saborear os alimentos, de saber a hora de parar de comer, de saber quando se tem fome, de escolher os alimentos por livre e espontânea vontade.
A mentalidade de dieta ocorre pois estamos diante de uma política de controle típica da sociedade de consumo em massa, temos que consumir, comprar, desperdiçar.
A mentalidade de dieta traz a mensagem: Desfrute dos prazeres mais arrojados oriundos da mesa mais exótica ou rara ou cara ou, ainda, farta do planeta, e cuidado: isso vai te matar, enfear, engordar!
Das afirmativas acima, quais são corretamente associadas ao termo "Mentalidade de Dieta":
		
	 
	Todas as afirmativas estão corretas
	
	Apenas as afirmativas I, II e III
	
	Apenas as afirmativas I, IV e V
	
	Apenas as afirmativas II, IV e V
	
	Apenas as afirmativas I, III e IV
	Respondido em 30/04/2019 13:49:55
	
	1a Questão (Ref.:201805457804)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O comportamento alimentar é determinado por 3 componentes: afetivo, cognitivo e situacional. Marque o item que não faz parte do componente situacional.
		
	
	Coerção social
	 
	Motivação intrínseca
	
	Padrões ou normas sociais
	
	Renda
	
	Apoios estruturais
	Respondido em 13/05/2019 11:02:56
	
Compare com a sua resposta:
A educação é uma atividade em que professores e alunos utilizando fatos concretos impostos pela realidade social em que vivem, extraem o conteúdo da aprendizagem, apreendeme atuam possibilitando a transformação social. O professor está ao mesmo nível de importância em relação aos alunos, visto que seu papel é animar a discussão, facilitar o processo de ensino-aprendizagem. O professor promove a valorização do saber do educando e instrumentalizando-o para a transformação de sua realidade e de si mesmo, possibilita o desenvolvimento contínuo de suas habilidades e técnicas O centro das atividades escolares não é o professor nem os conteúdos disciplinares, mas sim o aluno, como ser ativo e curioso. O mais importante não é o ensino, mas o processo de aprendizagem. Cabe ao professor organizar e coordenar as situações de aprendizagem, adaptando suas ações às características individuais dos alunos, para desenvolver capacidades e habilidades intelectuais de cada um. O professor estimula ao máximo a motivação dos alunos, despertando neles a busca pelo conhecimento, o alcance das metas pessoais, metas de aprendizagem e desenvolvimento de competências e habilidades.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201805457865)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Uma família tem o hábito de comer verduras apenas nos fins de semana, pois das cinco pessoas que moram na casa apenas uma trabalha e recebe um salário mínimo por mês. Durante a semana o almoço é composto apenas de arroz, feijão e uma opção proteica. Além disso, fazem apenas três refeições ao dia. Este é um exemplo do componente ____________ do comportamento alimentar.
		
	
	Afetivo
	
	Ambiental
	
	Social
	 
	Situacional
	
	Cognitivo
	Respondido em 13/05/2019 11:03:27
	
Compare com a sua resposta: O aluno deve comentar sobre as últimas mudanças ocorridas no padrão alimentar do brasileiro, conforme as últimas pesquisas de consumo alimentar. Comentar sobre o aumento no consumo de alimentos industrializados e redução no consumo de alimentos in natura. Descrever as alterações na sociedade que levaram à estas mudanças, como inserção da mulher no mercado de trabalho, maior disponibilidade e variedade de alimentos industrializados, dentre outros.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201805457743)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A aderência ao processo de educação nutricional é influenciada por alguns fatores que devem ser considerados durante os encontros do profissional com o cliente.
Analise os fatores a seguir.
I - Desenvolver um relacionamento estreito, de confiança e de curto prazo.
II - Evitar sobrecarga de informações em um mesmo encontro.
III - Fornecer material escrito simples e criativo que auxilie a compreensão.
 
É(São) fator(es) que facilita(m) a aderência ao processo o
 
		
	
	I e o III, apenas.
	
	II, apenas.
	 
	II e o III, apenas.
	 
	I, o II e o III
	
	I, apenas.
	Respondido em 13/05/2019 11:01:00
	
Compare com a sua resposta:
Espera-se que o estudante seja capaz de identificar duas ações e, ao mencioná-las, apresente possíveis impactos dessas ações na saúde do escolar. Na avaliação da questão, será considerada a importância da argumentação em relação à proposta.
Ações definidas pela Portaria Interministerial n.° 1.010, de 2006:
I. Definir estratégias, em conjunto com a comunidade escolar, para favorecer escolhas saudáveis; 
II. Sensibilizar e capacitar os profissionais envolvidos com alimentação na escola para produzir e oferecer alimentos mais saudáveis;
III. Desenvolver estratégias de informação às famílias, enfatizando sua co-responsabilidade e a importância de sua participação neste processo;
IV. Conhecer, fomentar e criar condições para a adequação dos locais de produção e fornecimento de refeições às boas práticas para serviços de alimentação, considerando a importância do uso da água potável para consumo; 
V. Restringir a oferta e a venda de alimentos com alto teor de gordura, gordura saturada, gordura trans, açúcar livre e sal e desenvolver opções de alimentos e refeições saudáveis na escola; 
VI. Aumentar a oferta e promover o consumo de frutas, legumes e verduras;
VII. Estimular e auxiliar os serviços de alimentação da escola na divulgação de opções saudáveis e no desenvolvimento de estratégias que possibilitem essas escolhas;
VIII. Divulgar a experiência da alimentação saudável para outras escolas, trocando informações e vivências; 
IX. Desenvolver um programa contínuo de promoção de hábitos alimentares saudáveis, considerando o monitoramento do estado nutricional das crianças, com ênfase no desenvolvimento de ações de prevenção e controle dos distúrbios nutricionais e educação nutricional; 
X. Incorporar o tema alimentação saudável no projeto político pedagógico da escola, perpassando todas as áreas de estudo e propiciando experiências no cotidiano das atividades escolares; e Promover educação alimentar na escola, incluindo oficinas de culinária.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201806200746)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	"Os métodos tradicionais, que privilegiam a transmissão de informações pelos professores, faziam sentido quando o acesso à informação era difícil. Com a Internet e a divulgação aberta de muitos cursos e materiais, podemos aprender em qualquer lugar, a qualquer hora e com muitas pessoas diferentes. Isso é complexo, necessário e um pouco assustador, porque não temos modelos prévios bem sucedidos para aprender de forma flexível numa sociedade altamente conectada (MORIN, 2015)". E a busca de alternativas para fugir do atual modelo "vertical, autoritário e uniforme de aprender", leva às Metodologias Ativas.  Qual das alternativas não apresenta um conceito de Metodologia Ativa:
		
	
	Aprendizagem por projetos
	 
	Educação bancária
	
	Sala de aula invertida
	
	Ensino por Problematização
	
	Ensino Híbrido
	Respondido em 13/05/2019 11:00:46
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201806215726)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	O processo em que os estudantes desenvolvem atividades em que necessitam de reflexão de idéias e desenvolvimento da capacidade de usá-las e o estudante deixa de ser audiência para ser o ator principal de seu processo de aprendizagem é conhecido como:
		
	
	Educação bancária
	 
	Educação Tecnicista
	
	Educação Tradicional
	 
	Metodologias ativas
	
	Educação Renovada
	Respondido em 13/05/2019 11:02:04
	
Compare com a sua resposta:
	1a Questão (Ref.:201805457731)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Umas das etapas mais importantes do planejamento de ação educativa é o diagnóstico educativo (DG). Abaixo estão algumas das características desse processo: 
1- O DG é importante para a identificação dos fatores que determinam a situação-problema;
2- O DG tem por finalidade básica identificar a necessidade de um programa educativo específico;
3- O DG fornece informações sobre a população-alvo e suas características em geral.
4- O DG oferece informações que poderão ser utilizadas para a avaliação do programa.
5- O DG deve ser realizado mediante a utilização: de inquéritos dietéticos e antropométricos, de pesquisa socioeconômica e de aspectos psicológicos, entre outros dados.
Assinale a opção que apresenta todas as afirmativas verdadeiras:
		
	 
	1, 2, 3, 4 e 5
	
	1, 2, 4 e 5
	
	2, 3, e 5
	 
	1, 2, 3 e 4
	
	1, 3 e 5
	Respondido em 04/06/2019 17:51:05
	
Compare com a sua resposta: Md= 65 kn/m; fcd= 21,428Mpa; fyd= 434,782Mpa; X= 0204m; X23= 0,077m; X34= 0,188m; M34= 61,58kn/m; Δ m= 3,42kn/m; As= 6,60cm2 ; A¿s= 0,30cm2 (As=6,60) Ø10= 9 barras; (As=0,30) Ø6,3= 1 barra
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201805457763)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A primeira fase do planejamento de uma ação educativa é conhecida como fase de diagnóstico, qual é o objetivo dessa primeira fase?
I.Realizar avaliações bioquímicas, antropométricas e inquéritos alimentares na população estudada.
II.Coletar dados sobre história social, estilo de vida e a hábito alimentar da população estudada.
III.Definir as metas a serem alcançadas ao final do trabalho.IV.Aplicar ações educativas com intuito de melhorar o conhecimento da população a respeito do que é uma alimentação saudável.
V.Conhecer, organizar e estudar dados básicos para identificar os problemas do grupo que será trabalhado.
Estão certos apenas os itens:
		
	
	III, IV e V.
	
	I, II e III.
	
	II, IV e V.
	 
	I, II e V.
	 
	II,III e V.
	Respondido em 04/06/2019 17:46:54
	
Compare com a sua resposta:
a) Quando se trabalha com crianças é importante estabelecer uma relação amigável e estreita com eles. Algumas vezes pode ser importante a presença das mães no processo educativo, mas não devemos esquecer que a ação educativa deverá ser voltada para a criança. Devido à faixa etária devemos nos preocupar com a linguagem não verbal que esse grupo utiliza para se expressar e por fim compreender que nessa fase da infância o processo de mudança é difícil, então ter paciência durante essa fase é fundamental.
b) Normalmente a proposta educativa com esse grupo são as brincadeiras e jogos, o processo de aprendizagem deve ser baseado no lúdico. Então, cantigas, jogos de cartas, pinturas, caça palavras, criação de parodias seriam os instrumentos ideais.
c) A avaliação das ações educativas normalmente é realizada com outra ação educativa. Vamos avaliar se os resultados dessa ultima ação educativa mostra alguma modificação do comportamento ou não.
 
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201806211837)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Sobre o tema Educação Alimentar e Nutricional-EAN, analise as afirmativas abaixo: 
I. A melhoria do conhecimento sobre alimentação e nutrição é o principal resultado que deve ser esperado da EAN. 
II. As estratégias de EAN devem considerar que o comportamento alimentar é influenciado por fatores cognitivos, psicológicos, situação sócio-econômica, normas sociais, padrões culturais, além da cadeia alimentar e da disponibilidade de profissionais especializados (recursos humanos).
 III. O suporte social recebido durante a modificação do comportamento alimentar é a motivação intrínseca que contribui para mudança de comportamento. 
É CORRETO afirmar que:
		
	 
	a primeira e a segunda são verdadeiras, porém a terceira é falsa.
	
	a terceira e a segunda são verdadeiras, porém a primeira é falsa. 
	
	as três afirmativas são falsas.
	 
	a segunda é verdadeira, porém a primeira e a terceira são falsas.
 
	
	a primeira e a segunda são falsas, porém a terceira é verdadeira.
	Respondido em 04/06/2019 17:48:49
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201805457943)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Para a educação alimentar e nutricional em comunidades, a ação do nutricionista em relação aos programas nutricionais deve se dar nas etapas de:
		
	
	implementação, avaliação e controle externo.
	 
	planejamento, implementação e avaliação;
	
	planejamento, avaliação e controle fiscal;
	
	concepção, implementação e controle fiscal e monetário;
	
	acompanhamento, fiscalização e suporte técnico-jurídico;
	Respondido em 04/06/2019 17:53:26
	
Compare com a sua resposta: Erro comportamental: Comer rápido; Conduta: iniciar a refeição com a salada ou sopa; estimular a redução de alimentos por garfada; descansar os talheres a cada garfada, estimular o aumento do tempo de mastigação; organizar a rotina com tempo reservado para a realização das refeições de pelo menos 30 minutos Erro Alimentar: nenhuma fruta e hortaliça; Conduta: incentivar a experimentar pequenos pedaços; experimentar novas formas de preparo - como sucos, bolos, complemento de salada; novas formas de apresentação; iniciar com as frutas mais doces evoluindo para as mais acidas; utilizar as hortaliças no preparo de panquecas, omeletes
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201805458014)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A educação alimentar e nutricional (EAN) é um campo de ação da segurança alimentar e nutricional e da promoção de saúde, e tem sido considerada uma estratégia fundamental para a prevenção de problemas alimentares e nutricionais contemporâneos. Acerca desse assunto, assinale a opção que indica uma das atividades da EAN.
		
	
	modificação de carboidratos em cereais.
	 
	oficina culinária com crianças do ensino fundamental.
	
	prescrição de dieta por terapia nutricional enteral (por sonda).
	
	controle de custos em cozinha dietética.
	
	planejamento de cardápio
	Respondido em 04/06/2019 17:45:17
	
Compare com a sua resposta: 1.Traçar o esquema; 2.Trabalho de preparação para qualquer empreendimento, segundo roteiro e métodos determinados; 3. Elaboração, por etapas, com bases técnicas de planos e programas com objetivos definidos.

Continue navegando